PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

O Jornalista SOU EU N.º 13 - EFEITO... BOOMERANG - Por: RO (25 de Março de 2014)



O Jornalista... SOU EU! (13)

EFEITO... BOOMERANG

Charneca de Caparica, 5   -  Faralhão, 3

Escreveu: Repórter de Ocasião
Bumerangue dito em Português ou boomerang escrito desta forma na língua Inglesa é um objeto de arremesso que teve origem em várias partes do Mundo mas é dos tempos primitivos da  Austrália donde se conhecem as primeiras descobertas deste utensílio.

O Bumerangue é descrito como uma arma construída, antigamente, com uma lâmina de madeira resistente, de forma curvada que estrategicamente servia para caçar animais, e que quando o alvo não era atingido... regressava ao seu atirador... aquele que a lançava!

  Os Bumerangues  também já são utilizados no desporto e normalmente regressam à mão do seu atirador quando não atingem o alvo.


INTRÓITO
>>> O leitor já compreendeu o efeito do bumerangue, uma arma, por assim dizer, que ao ser arremessada pelo seu atirador tem como objectivo atingir o alvo pretendido! Por sua vez quando tal não acontece o objecto dá a volta... e regressa ao ponto de origem, na maioria das ocasiões, dócil, suave e maneirinho.
No entanto, também, existem bumerangues que se perdem no seu trajecto... atingindo, ou não, o objectivo, o alvo, o fim ou o propósito que definiu o arremesso!
Escolhi para esta crónica o “Efeito Boomerang” e dividi-o em três partes para escrever sobre a vitória dos Seniores do Charneca de Caparica Futebol Clube (CCFC) perante as Estrelas do Faralhão Futebol Clube (EFFC) com cinco golos marcados e três consentidos.

EFEITO BOOMERANG
(Parte 1)
Os jogos do Charneca com o Faralhão por um ou outro motivo têm-se tornado renhidos, intensos e bastante combativos pelo que somente ao terceiro encontro, entre ambos, o CCFC conseguiu ganhar espelhando, assim, o real valor entre as duas equipas porque a olhos vistos, os jogadores do Cassapo são mais talentosos e capazes. Nem é deveras essencial e importante ter olho mágico para se perceber tal realidade.
À parte os detalhes deste resultado (5-3) houve um momento do jogo que, quanto a mim, foi elucidativo, para quem assistia à partida, de que a sorte também se procura e que quando as coisas correm mal... há que contrariar a direcção ou fatalidade... existe sempre uma maneira de se procurar algo... inventa-se se for necessário!
Refiro-me precisamente a Tiago Morais o treinador dos Seniores do Charneca! Foi ele próprio quem mudou a sina e/ou a sorte do resultado... (!) quando resolveu alhear-se do jogo após o árbitro ter dado as indicações para que se jogassem três minutos de descontos na primeira parte. O resultado estava 2-2. Tiago Morais saiu do banco de orientação, em passos serenos e devagarinho, enquanto se disputavam aqueles 180 segundos frenéticos e foi juntar-se a António Mendes, ali, logo à saída dos balneários do campo do Cassapo, no lugar onde as equipas se agrupam com o trio de arbitragem para a entrada inicial no campo. Tiago Morais em nenhum momento perdeu o fio da meada mas quis mostrar aos seus jogadores que não seria de todo imprescindível a sua presença, como timoneiro, para os seus pupilos marcarem um golo naquele curtíssimo espaço de tempo... ou, por outro lado, igualmente, pretendeu transmitir à equipa que não estava contente com o desfecho da partida tal era a superioridade dos “Canários”! Tiago Morais... queria mais! E o mais... entenda-se por golos.
Foi o efeito boomerang que... resultou! Tiago Morais partiu... atingiu e conseguiu o objectivo... mas, não se perdeu! Mesmo no último segundo daqueles emocionantes 3 minutos... o Charneca marcou o 3.º golo!! Missão cumprida. Valeu a audácia.

EFEITO BOOMERANG
(Parte 2)
            Mais tarde, após o descanso, o Faralhão, sempre aguerrido e teimoso, voltou a empatar a partida (3-3)... contudo, na jogada seguinte, aconteceu aquilo que eu designo como um golo fantástico! Épico!! Fenomenal!!! Só uma grande equipa, imbuída num espírito magnânimo, como é actualmente o Charneca de Caparica, muito forte mentalmente, conseguiria reagir às adversidades da partida e Edson (Sem Medo) Semedo.. que transporta consigo, com entusiasmo e alegria, carradas de talento e magia futebolística que são inexoravelmente espalhados nos jogos de futebol que realiza... fez um golo magistral! Uma autêntica obra de arte. UM GOLÃO... COM EFEITO BOOMERANG! O “ET” dos Seniores do CCFC recebeu a bola na ala direita do seu ataque, ele que é um esquerdino por natureza... dominou-a e fintou dois adversários... esquivou-se a um terceiro... e olhou para a baliza... (Eu também olhei!) Via-a tapada pelo guarda-redes das Estrelas do Faralhão e outrossim protegida por dois defesas da mesma equipa... mas, vislumbrei inadvertidamente um pequeno espaço entre o guardião EFFC e o seu poste direito... O Edson sem medo... também viu aquela “imagem”... ou provavelmente já sabia ou deduzira milimetricamente que a bola só podia entrar por ali... Com a parte interna do seu pé esquerdo nem precisou de chutar... apenas falou com a bola e disse-lhe:

            - O TEU LUGAR É ALI!...

            Seguidamente tocou a redonda levemente com o dito pé esquerdo e ela obedeceu de um modo generoso e sublime ao seu mestre! Como que levada pelo vento a bolinha, em harmonia, seguiu o seu destino... fado traçado maravilhosamente e previamente pelo jovem Edson Semedo e foi aconchegar-se suavemente de um modo eufónico, por aquele caminho... nas redes macias e apetitosas da baliza das Estrelas do Faralhão! Divino. A bola chegou ao céu! Foi um golo só ao alcance dos predestinados. Eu estava lá e vi... e percebi... e compreendi! Exultei. Senti-me feliz. Muito feliz! Obrigado Edson. Foi assim feito o 4-3. Edson Semedo que marcara o 3-2, à beirinha do intervalo, devolvia a esperança ao Charneca com este monumental golo! Depois, surgiu o 5-3, concretizado de livre por Frederico Bambo. Não foram 6 (Fábio Carvalho) ou 7 (Hugo Rafael) porque os episódios do próprio jogo assim não o permitiram. Nos minutos iniciais do desafio Jackson Souza Lorran e Davitson Silva obtiveram respectivamente os primeiros golos do CCFC através de dois cabeceamentos fabulosos! Parabéns.
             
EFEITO BOOMERANG
(Parte 3)
O virtuoso capitão da equipa Hugo Rafael (Rafa) fazia anos no dia do jogo. Creio que completou 24 Primaveras. No final da partida foi arremessado ao ar, pelos colegas... foi e regressou. A Árvore do Cassapo testemunhou. Hugo Rafael (outrora referido e muito bem como “Messi-do-Cassapo”) dançou no ar... ia e vinha... tipo efeito boomerang! No Bar do Cassapo houve bolo de aniversário... tão gigante como o “Rafa”! Ainda sobrou... Brincou-se, trocaram-se “sorrisos amarelos” e festejou-se a vitória... cantando os “parabéns a você”!
Aqui registo o meu fraterno abraço tipo “efeito bumerangue” para os meus extraordinários leitores e amigos. 
    
     Repórter de Ocasião (25 de Março de 2014)
         
    NOTA: O Repórter de Ocasião opta por escrever os seus textos com a ortografia antiga.  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.