PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

sábado, 23 de julho de 2016

(O)utras (R)eportagens... ««« »»» ...snegatrope(R) sartu(O) - Por: "RO" (009)

»»» Olá, Seguidores!
Aproveito a época das férias... merecidas, para todos, para actualizar as publicações no meu BLOG (RO). Nesta Secção "(O)utras (R)eportagens" -crónicas diferentes do habitual sobre os relatos de futebol e gentes da Nação CCFC (Charneca de Caparica Futebol Clube) -faltava divulgar neste espaço o acontecimento n.º 009, num total de dez que já foram inseridas e mostradas publicamente nas minha páginas do "Facebook"! Como sempre, aqui, no BLOG, os trabalhos apresentam-se com um visual diferente, mais colorido e... agradável! Depois... há sempre aqueles Leitores que por um motivo, ou outra lacuna, qualquer não tiveram oportunidade de acompanhar esta reportagem... daí copiá-la, de novo, para a montra do "Facebook"!...
Desculpem maçá-los... com mais do mesmo! BOAS FÉRIAS! (RO)


Luís Rodrigues
Os Tipos das Artes Gráficas
C
HEGUEI a casa há poucos minutos... 20 horas e 30, mais coisa, menos coisa e... nem me descalcei... vim de imediato para o computador! Vou narrar, imediatamente, num misto de emoção e nervosismo aquilo que presenciei no designado e anunciado como “Almoço do Século”, dos antigos Trabalhadores da extinta Gráfica Almadense, Lda. Peço desculpas, antecipadas, por, talvez, me apoiar, neste caso, num bordão linguístico, ao descrever os factos deste dia mágico, fraterno, acolhedor, sublime e gratificante mas, a alegria é tanta que dou, para já... um pontapé fulgurante na nostalgia que me invadiu, por momentos, quando notei, neste Almoço de exemplar Confraternização a ausência de alguns colegas que confirmando a sua presença não apareceram... espero que por motivos de força maior! Hoje, num dia memorável, estiveram dezassete alminhas, à mesa, comendo, bebendo, contando histórias, lembrando momentos inolvidáveis de tempos anteriores que marcaram uma VIDA! Obrigado, a todos!
            Não foi um encontro qualquer, onde se almoçou e se conversou... foi uma reunião de alto grau onde o seu anfitrião e organizador, mesmo ajudado por mais um ou dois, preparou tudo até ao mais ínfimo pormenor para que nada faltasse aos convivas e tudo funcionou com mestria, bom senso e arte de bem receber a um Grupo, onde... alguns deles, não se viam há dez, vinte, ou trinta anos... é verdade! Está de parabéns o Francisco Salgueiro, um HOMEM que tem lutado por ver dignificado o seu trabalho de fotógrafo e repórter em prol de uma Comunidade que disfarçadamente lhe tem virado as costas de um modo insonso e ignorante não conseguindo, por variados interesses, descortinar a mais valia deste honrado comunicador! Obrigado, Xico-Zé.

OS DEZASSETE PRESENTES 
            Álvaro Conceição, Adelino Vieira, Carlos Alberto, José Carvalho, Castelino César, João Costa, Daniel Valente, Domingos Domingues, Filipe Loureiro, António Gomes, Joaquim Torrado, João Vieira, Francisco Jorge, Manuel Miguel, Luís Rodrigues (EU), José Silvério e Francisco José. 

            Foram estes OS TIPOS que representaram uma classe; que foram ou ainda são (alguns!) o paradigma de uma Arte; que são considerados um símbolo das Artes Gráficas; que representam uma Família de uma determinada área unida de esforço e dedicação; que devem ser imitados na sua essência por outros artistas de muitas funções; OS TIPOS DAS ARTES GRÁFICAS são HOMENS (incluindo Mulheres!) fulanos, gajos, indivíduos ou sujeitos com carácter, atitude, sentido do dever, profissionalismo, que nunca viram (nem voltaram!) a cara a uma boa causa ou aguerrida luta... Nasceram, estão vivos e permanecem... para durar! 
                 

O decano deste amistoso e extraordinário convívio foi o colega António Gomes Eugénio, um exímio Cortador de Papel, um autêntico Guilhotina de Ouro... e o mais jovem a comparecer foi Filipe Loureiro, um aprendiz de gema! Depois tivemos, à mesa, os Impressores Álvaro, Adelino, Rodrigues (Eu), Carvalho, Domingos e Silvério. Os Encadernadores (ia... escrever “Papa-Massas”) foram: César, Daniel e Joaquim. Depois de outras funções chegaram a Motoristas da Empresa: Costa e Jorge. E os Compositores foram representados por Carlos, Vieira, Miguel e Francisco.  
         Os melhores momentos, mais hilariantes do convívio, tiveram “bolinha” (!)... pelo que não os considero de utilidade meritória para serem narrados nesta crónica mas... tenho que enaltecer a amabilidade com que o Francisco Salgueiro recebeu os presentes!     
        
O serviço de culinária esteve, igualmente, magnífico, servido com pessoal muito alegre e divertido com especial relevo para os trabalhadores e operárias da cozinha que tudo fizeram para que nada faltasse à malta! Na Sociedade Filarmónica União Seixalense (SFUS) estão todos e todas de PARABÉNS! Obrigado pela simpatia e generosidade. 

         Já ficou prometido realizar-se novo Encontro no próximo ano! Espero e desejo que estejamos todos vivos para nova reunião deixando o convite para que apareça mais gente! Olhem que vale... a pena! Vamos lá... Até à próxima.  

Repórter de Ocasião (14 de MAIO de 2016)
  NOTA – O Repórter de Ocasião opta por escrever os seus textos na ortografia antiga.



EXEMPLOS DE UM CONVÍVIO DIGNIFICANTE  
            Francisco José, antes de se iniciar a refeição, solicitou aos presentes, um minuto de silêncio, em memória dos colegas falecidos! Momento que foi respeitado, por todos, com profundo sentimento. Depois, discursou, comunicando que o convívio serviria, também, para homenagear a Entidade Patronal que acolheu estes elevados trabalhadores de Artes Gráficas esclarecendo que um vistoso ramo de flores (presente na mesa) iria ser entregue a Áurea Afonso que, por motivos de força maior, não pôde estar presente na reunião. Um cartão-de-visita, com palavras mágicas, destinado à senhora, foi lido, mostrado e... fotografado. 
            Manuel Miguel e Francisco José foram os oradores da confraternização e... que discursos! O Miguel (MM) então... esteve verdadeiramente eloquente! Disse de tudo... o que lhe ia na alma. Adorei. Bravo, Miguel... é assim mesmo!  

            Foi cantado e recordado por mim e pelo MM (Dupla: Rodriguda e MM) a canção mais mediática de há 40 anos atrás (a publicar brevemente!) que se intitulava de “ANDAVA UM PALHAÇO A BRINCAR NO JARDIM!”, com letra e música dos próprios Luís Rodrigues e Manuel Miguel. Foi uma ocasião oportuna de imensa animação e vivacidade e todos bateram palmas e riram às gargalhadas!... E, como foi bom recordar... a letra de toda a canção... que não nos sai do pensamento!
            Este... não foi um Encontro qualquer... houve alegria, recordações, amizade, bom senso, camaradagem, solidariedade e fraternidade e... o mais importante, de tudo isto, é que todos voltaram FELIZES para casa... É PARA REPETIR! 


Luís Rodrigues





































































2 comentários:

  1. estás de parabéns AMIGO Rodrigues , muito bem organizada esta tua página , estamos plenamente retratados !

    ResponderEliminar

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.