PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

terça-feira, 23 de agosto de 2016

CRÓNICA OCASIONAL N.º 103 »»» A PROVA ««« - Por: RO



CRÓNICA  OCASIONAL  N.º 103

»»» A PROVA «««
     Escreveu: Repórter de Ocasião

NÃO É TODOS OS DIAS QUE LEVAMOS UM FILHO NOSSO AO CHARNECA DE CAPARICA FUTEBOL CLUBE PARA REALIZAR UM JOGUINHO DE FUTEBOL PELOS JUNIORES DO CCFC E DESFRUTARMOS DA EFECTIVA POSSIBILIDADE, COM PLENO PRAZER, DE SERMOS FOTOGRAFADOS NA ELEGANTE PRESENÇA DA ÁRVORE DO CASSAPO

>>> Esta história aconteceu, na realidade... e esteve para não ser contada (!) mas, como a sorte protege os audazes, tudo acabou em bem e, como de facto o CCFC é mesmo e se considera um Clube DIFERENTE, então, aqui vai mais uma narração mediática do Repórter de Ocasião... rima e é verdade! (RO)       

Repórter de Ocasião (10 de Julho de 2014)
 
NOTA: O Repórter de Ocasião opta por escrever os seus textos na ortografia antiga. 

                                                          
  S
EXTA-FEIRA, dia 4 de Julho, faz amanhã precisamente oito dias que esta odisseia começou... Faltei ao trabalho, na parte da tarde (marquei férias propositadamente) para calmamente me ir encontrar com José Manuel Santos, Presidente do CCFC, para conjuntamente efectuarmos os preparativos na Feira da Charneca -com a colaboração de outras pessoas, Directores do Clube, entre os quais Carlos Cardoso, Joaquim Café, Pedro Teixeira, João Peres, António Espinha e Sérgio Marques -com a colocação de cartazes, mesas e outras coisas mais na tenda/stand que foi gentilmente reservada e destinada ao Charneca de Caparica Futebol Clube pela União das Freguesias da Charneca e Sobreda. A tarefa tinha que ser rápida (e foi...) porque à noitinha uma comitiva do CCFC rumaria ao Barreiro para no Auditório Municipal Augusto Cabrita (AMAC) assistir ao Encerramento das Actividades da Associação de Futebol de Setúbal (AFS) Época 2013-2014 onde o CCFC receberia cinco (5) troféus, ombreando com o Grupo Desportivo Alcochetense tendo ambos os clubes averbado somente menos um (1) em relação ao Grupo Desportivo Fabril do Barreiro que foi o vencedor da temporada, enquanto Clube Desportivo da Cova da Piedade (3 troféus), Ginásio Clube de Corroios (2) e Almada Atlético Clube (2), para só escrever sobre estes vizinhos... ficaram aquém desta época de sonho de amarelo/dourado que o CCFC protagonizou!!
          Como sempre... fui trabalhando, brincando e... tirando fotos! A tenda ficou montada e ficaram de “serviço” Cardoso e “Spider-Man” que juntos posaram para a fotografia com a bandeira do CCFC facto que resultaria numa foto espectacular! Já mereciam.
         No Barreiro... foi um sucesso com o CCFC a merecer honras de destaque devido aos triunfos das equipas de Juniores (Campeonato, Disciplina e Complementar); Juvenis (Campeonato) e Infantis-A (Complementar). O Repórter especialista, nesta matéria, o amigo conceituado Joaquim Candeias tem dado o relevo necessário e significativo a este evento. Basta visitarem o seu blog em www.desportoalmada.blogspot.pt e apreciar o seu notável trabalho de superior informação onde este ilustre colega enaltece frequentemente o emblema do CCFC.
         Já passava da meia-noite quando o grupo do Charneca regressou à Feira para apoiar CC e SM que, entretanto, já tinham arrumado a... sala! E... eu fui tirando fotos... na Charneca, no Barreiro e de novo na Charneca! No dia seguinte, 5 de Julho, no Campo do Cassapo, estava agendado o tal “Porco no Espeto”numa Festa Rija da “Família CCFC” para se comemorar os títulos e troféus recebidos na véspera com entrega das faixas de campeões aos Infantis (A), Juvenis e Juniores! Correu tudo às mil maravilhas, realizando-se jogos entre Juniores, Juvenis e Iniciados e foi neste espaço que entrou... o meu filho João! (E eu fui tirando fotos!)

ETERNAMENTE GRATO AO PAULO CANHOLA
         Há uns dias atrás, talvez um mês, mês e meio, o meu filho mais novo, o João Luís, que jogou futebol no CCFC desde tenra idade até aos Infantis (A), sob a batuta do Luís Vasques, -era o João, então, o “Hipopótamo” do “ZOO do Cassapo” –veio ter comigo e disse-me que queria voltar ao Charneca para jogar futebol...! Valha-me Deus! Disse-lhe que a temporada estava a terminar e que, para o ano, já integraria o plantel dos Juniores (Campeões) e que estando quatro anos sem jogar... seria difícil para ele! O João insistiu e eu conversei com o JMS e o Paulo Canhola que não colocaram entraves ao miúdo e disseram-me para ele aparecer.
         Aproveitei a Festa da entrega das faixas aos Campeões para convidar o João Luís a visitar o Cassapo e participar num dos jogos amigáveis que, julgava eu... seriam entre o pessoal todo... novos e velhos... todos à mistura! Para surpresa minha, afinal... os jogos da Festa seriam entre os grupos (Iniciados, Juvenis e Juniores) que na próxima época representariam o CCFC. Falei com o Treinador e Coordenador do Charneca, Paulo Canhola, e disse-lhe, caso fosse possível, como se tratava de uma (quase) brincadeira, para colocar o meu filho a jogar! Não me prometeu à excepção do JL participar uns quantos minutos no desafio. Tudo combinado.
         Começou o jogo e eu... não via o João Luís em lado nenhum! Olhando melhor para os jovens, em campo, verifiquei que o meu filho era o n.º 4 e jogava a defesa central. Apanhei um susto dos diabos... fiquei num misto de apreensão e contentamento. E... fui tirando fotos.

         Aos poucos fui comentando com os meus amigos: José Manuel Santos, António Espinha, João Peres, Adelino Vieira e José Moura para observarem o João que estava a jogar... e alguns surpreendidos, como eu, exclamavam: -Mas... qual é ele!? -É o n.º 4, -dizia eu.
         Resumindo: Isto... só podia acontecer no... CCFC!!! Em mais nenhum Clube! O miúdo jogou o jogo todo e até nem se deu mal... Se os adeptos que assistiam à partida entre Juniores não repararan nele... é porque, passando despercebido... não é tosco! Aqui fica um abraço especial ao José Moura (O Homem do Bar) que acredita piamente na evolução do João! E aqui registo, igualmente, o meu agradecimento especial ao Treinador Paulo Canhola pela atitude pedagógica que teve e assumiu. São estes comportamentos que definem, na realidade, os verdadeiros Campeões, do trabalho, do ensino e do genuíno companheirismo. Esta situação pode, até, não ter significado nada... mas, para mim representou  muito! Obrigado.
         Em jeito de brincadeira... até deu para brincar e lá fui dizendo: -Quem diria? Um filho do “RO” a jogar, novamente, no Charneca! Agora que quase todos os meus amigos já têm os filhos “reformados”... eu apareço com um dos meus, ainda, pelo menos, para fazer duas épocas de Juniores! Atenção... (avisava eu) ainda faço outro!! E lá fomos rindo. E eu... ia tirando fotos.


O PORCO E AS FAIXAS E... -JÁ TOU!”
         Entretanto chegou o “Porco” ao Cassapo para ser assado e comido. O dia era de Festa. Após os jogos procedeu-se à cerimónia da entrega das faixas aos Campeões! O Carlos Cardoso punha-se constantemente à frente dos fotógrafos mas... eu lá fui tirando fotos! Os momentos foram bonitos, alegres e divertidos. Conviveu-se, brincou-se e bebeu-se. Bebeu-se muito.
         À noitinha voltámos à Feira para afixarmos mais cartazes publicitários das últimas actividades do CCFC, dos anos recentes e também de todas as equipas do Clube. Facto curioso é que quando os miúdos passavam pela tenda, ao serem convidados para jogar no Charneca, quase todos respondiam: -Já tou! -Ai, sim? Interrogávamos nós. -Então onde é que estás na fotografia? Os garotos procuravam, procuravam... e lá encontravam a sua cara num dos posters que ilustravam a tenda/stand do CCFC. E assim foram passando as horas! E... eu fui tirando fotos. A Sandra Teixeira confeccionou uns apetitosos pastéis que juntamente com uma cervejas caíram nos nossos estômagos... que nem ginjas! Até parecia que não tínhamos comido nada, naquele dia!
        No Domingo, dia 6, após convite do Presidente JMS, já não consegui ir até à Feira. Estava cansado porque levara uma semana inteira a deitar-me às “quinhentas”... preparando os cartazes para a Feira e escrevendo as Crónicas do “Ramalho”, “Cardoso” e “Varela”. Não revi as fotografias... nem nada escrevi sobre os acontecimentos recentes.

A  PROVA
         Na Segunda-feira o meu filho David Luís pediu-me para ver as fotografias do irmão João e as demais que estavam insertas na máquina cá de casa! Dei-lhe a máquina fotográfica onde estavam todas as fotografias do Barreiro, da Feira, dos jogos no Cassapo, do Porco, da Festa, da entrega das Faixas, das Equipas, do João, etc, etc... Passados alguns momentos... olhei para o David e viu-o cabisbaixo e debruçado sobre a mesa! Perguntei: -O que é que se passa? Estás mal, David? Ele... olhou para mim, triste... e numa mistura de arrelia, desmotivação e desconforto disse-me serenamente: -Olha... apaguei as fotos todas da máquina!!! Uf! Eu nem pestanejei. Com calma e serenidade respondi-lhe: -Não te preocupes. Não é por isso que vou desanimar! Há coisas mais importantes... na vida! Ignoramos e passamos... ao lado! O desgosto, em ambos, era profundo mas... fomos fortes e levantámos a cabeça! Ai... mas as fotos! O João, no Cassapo, com a Árvore, a jogar... um momento único e histórico! A Feira, o Barreiro, as Faixas??? O Cardoso e o Sérgio numa fotografia linda, com a Bandeira do CCFC??? Meu Deus... foi tudo ao ar! Não faz mal... não me vou deixar abater... pensava eu decididamente! Desliguei a “ficha...” e nada pensei escrever sobre este assunto. Estava perante a prova da tal frase que há coisas mais importantes na vida do que um jogo de futebol!! Era a ocasião favorável para olhar em frente e pensar em novos momentos e outras felicidades!... Aguentei-me mas via tristeza no rosto do David que, mais tarde, contou ao irmão e este, também, não se lamentou do sucedido.

TIAGO LOBÃO O PROFISSIONAL
         (...) Até que, no meu local de trabalho, narrei o acontecimento ao Tiago dando o assunto como resolvido de impossível solução!... Ele, descontraído e à vontade, como é seu timbre, proferiu: -Qual quê!? Fotos eliminadas?... Porque é que não falam com os Mestres!? Uma luzinha brilhante iluminou o meu cérebro! -Será possível recuperar as fotos??? –perguntei. A resposta foi afirmativa e, na verdade, após algumas discussões, na Tipografia Lobão, o Tiago Lobão, com arte, conhecimentos e engenho, recuperou (eu... ainda não sei... como ele o fez!) todas as fotografias que o David Luís, sem querer, tinha apagado e/ou eliminado!!! Exultei. Aprontei-me a escrever esta crónica e, até ao momento, os meus filhos, incluindo o Telmo Luís, não sabem que as fotografias foram todas readquiridas. Obrigado, Tiago.
         E, não sendo pouco... é tudo o que se me oferece dizer sobre o último fim-de-semana, mágico, do CCFC!!! Desta... não estavam os meus leitores... à espera! Abraços, para todos.

       VIVA... O CHARNECA !!! (RO) 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.