PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

(R)eportagens (O)riginais n.º 15 - Crónica de ditados...



Introdução do Autor:
         Os ditados populares, adágios, rifões e outras coisas mais... estão sempre em voga no seio do Povo Português... e, alguns deles, muito conhecidos, até, das “gentes” do futebol, aparecem todas-as-semanas nos jogos realizados nos variados campeonatos... O CCFC não foge à regra...



Reportagens Originais (15)

 Crónica de ditados...
Escreveu: Repórter de Ocasião
oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

Introdução do Autor:
         Os ditados populares, adágios, rifões e outras coisas mais... estão sempre em voga no seio do Povo Português... e, alguns deles, muito conhecidos, até, das “gentes” do futebol, aparecem todas-as-semanas nos jogos realizados nos variados campeonatos... O CCFC não foge à regra... e, por conseguinte, neste último apetecido fim-de-semana... o desafio que opôs os Seniores do Charneca aos congéneros da Quinta do Conde... foi rico e fértil em provérbios e adágios populares... senão, vejamos:
         “A sorte consegue-se com trabalho”... “A fortuna protege os audazes”... “Quem não marca sofre”... “Quem porfia mata caça”... “No lavar dos cestos.. é que é a vindima”... “A esperança é a última coisa a morrer”... “Não à Bela... sem senão”... “Não há duas... sem três”... “Uma mão... lava a outra”... etc, etc...
         Estamos, portanto, perante uma crónica de ditados popularaes...
         Em frente (RO).


 oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

TREINADORES DE... FUTEBOL
            Se há coisas que eu admiro num treinador de futebol é o facto de os mesmos efectuarem substituições nos jogadores, quando a sua equipa está a perder um desafio... muito tempo antes do término da primeira parte! Que eu me lembro... António Oliveira (F. C. Porto) e Jaime Pacheco (Boavista F. C.) eram exímios nesta função... e, às vezes, mesmo muito antes do intervalo, faziam duas substituições... José Mourinho... o “Special One”... o extra-terrestre... apareceu anos depois... E contra factos não há argumentos! É mesmo o “maior” de todos aqueles que eu conheço naquela função! É, para mim... o melhor treinador de futebol de onze... do Mundo !!!

TIAGO MORAIS
            É o treinador dos Seniores do CCFC (Charneca) e... aos poucos... com o seu trabalho sério e competente... vai cativando os adeptos do futebol... (aqueles que realmente percebem de futebol!) Conhece perfeitamente o plantel do Charneca criado e idealizado por si... “cortou” onde devia ter “cortado” e devido à polivalência dos jogadores que possui... por vezes... mexe em demasia no “onze inicial” que escala para cada partida! (É a minha opinião!) Todavia... astuto, como é... tal e qual José Mourinho, Jaime Pacheco e António Oliveira (sá não incluo aqui, nestes nomes: Jorge Jesus e Paulo Fonseca... para não o ofender..) depressa rectifica as suas ideias iniciais... faz substituições e... empata e ganha jogos! Que eu me lembro tais acções sucederam na Quinta do Conde... quando Frederico Pimentel (Bambo) esteve no banco... e agora, novamente, com a ADQC... quando se decidiu a meter de início “Galo” e “Fred” deixando “Dani” e “Pinheiro” no banco... mas... o treinador é que sabe... é ele quem dirige os treinos... durante a semana de trabalho! Desta vez tinha Fábio Carvalho e Wilson Bolonha castigados e... teve de tomar opções e também, para gerir o plantel... deu oportunidade a “novos” jogadores... tudo bem.


OS DITADOS... AS SUBSTITUIÇÕES...
            O Charneca começou bem o jogo com a Quinta do Conde... ninguém tinha dúvidas, entre os assistentes, que o CCFC é melhor! No entanto... quem não marca sofre... e a ADQC foi lá à frente... aproveitou um (mal?) atraso do Miguel Costa, defesa direito do CCFC... e perante a inocência de Francisco Palas que rasteirou timidamente e “sem querer” o avançado contrário... ganhou uma grande penalidade! Aproveitou. Um a zero para a pior equipa.
            A sorte conquista-se com trabalho... mas a fortuna e também a sorte protege... os audazes! Tiago Morais a escassos 3 minutos do intervalo... não foi de modas e resolveu retirar do terreno de jogo os inadaptados Fábio Galo e Frederico Oliveira... e esteve correcto... porque os “críticos” fora-do-campo (incluindo EU!) estavam mesmo-a-ver... Entraram Daniel Pires e Pedro Pinheiro. Mas... a equipa sofreu uma revolução... Hugo Rafael regressou à sua posição habitual de defesa esquerdo e Edson Castro Semedo passou da ala direita para a esquerda... Job António derivou de defesa esquerdo para ponta-de-lança e, para mim... a equipa do CCFC ficou demolidora e começou a jogar, depois de estar a perder por 1-0... em 4-2-4 !!! Na frente: Edson; Job; Dani e Jackson só serviam para arrasar o adversário... Pinheiro e “Bambo” seguravam o meio-campo e Miguel Costa, Davitson Silva, Bruno Santiago e “Rafa” mantinham-se na retaguarda da defesa. Jogada de mestre! Tiago Morais a ler bem o jogo e a colocar as peças certas no lugar devido!
            (...) Tudo isto aconteceu 2 ou 3 minutos antes do árbitro arbitrar para o intervalo e... se Job António tem concretizado aquela oportunidade flagrante onde atirou a bola para a Lua... a poucos metros da baliza contrária... então, neste momento... o Tiago Morais era “O MAIOR”!!!

SEGUNDA PARTE
            Pensei, sinceramente... que o CCFC ia arrasar a ADQC... E, ainda por cima, Miguel Costa, após 5 minutos da segunda metade, fez um golo soberbo... espectacular! (1-1). Depois... a equipa falhou muitos golos e permitiu que a Quinta do Conde igualmente perdesse muitas ocasiões para dilatar a vantagem... até que já nos descontos “Dani” é derrubado pelo guarda-redes contrário... “Penalty”... claro... sem dúvidas! Frederico Pimentel (n.º 8) agarrou-se à bola como que dizendo: “-Esta... marco EU!” E... ao contrário do “Cardozo” (do SLB) marcou... mesmo!!!
            A bola nem veio ao centro do terreno... Acabou o jogo. Dois a um para o CCFC.
            No acreditar é que está... o ganho... teria pensado o “Bambo”.

NA HORA DA DESPEDIDA...
            Envio as saudações habituais aos meus dedicados leitores. (RO)

Repórter de Ocasião (04 de Fevereiro de 2014)

Nota O Repórter de Ocasião opta por escrever os seus textos na ortografia antiga.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.