PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

sábado, 24 de setembro de 2016

Crónica Ocasional n.º 154 - JÁ SONHO COM O CASSAPO! »»» Escreveu: Repórter de Ocasião (inédito)


»»» Neste meu sonho recebi os agradecimentos pessoais de Paulo Santos pela crónica e fotos que produzi sobre o “PALATSI DA CHARNECA!”… Não era necessário. As crónicas valem o que valem… são simplesmente uma minúscula gotinha de água do Universo do CCFC! É preciso é dedicação, empenho, compromisso e respeito pelo Clube! E, neste caso, Paulo e Pedro Santos são um forte exemplo disso. (RO)



CRÓNICA OCASIONAL n.º 154

                                         Já sonho com o Cassapo!

                                                                       Escreveu: Repórter de Ocasião

J
Á Sonho com o Cassapo!
Esta é uma crónica sem fotos… como nos dias… em que me iniciei a escrever, no antigo Site do CCFC…, sobre os jovens talentos do Charneca de Caparica Futebol Clube e, aí… nos primeiros tempos… toda-a-gente se interrogava quem era ou quem seria… aquele Repórter de Ocasião… mais tarde eternizado por “RO” pelos Amigos Joaquim Gomes e Vítor Guerreiro quando, saídos do CCFC, tinham os seus filhos (Gomes -este, um dos originais “Aranhas” –e Daniel Guerreiro) nos quadros dos “Pescadores” -Costa da Caparica! Uma(s) história(s) que se repete(m)… mas, o futebol é mesmo assim!...      
Fotografias… para quê?... Em 2006, 2007, 2008, 2009… mais ano, menos ano… eu não tinha, comigo, máquina fotográfica… nem tão pouco… telemóvel adequado para tirar fotos, apenas o Vítor Guerreiro, na ocasião… ia tirando umas fotografias… (Como tudo… mudou!). 
Portanto… o que eu quero dizer, com toda esta lengalenga é que… outrora escrevia crónicas, sem fotos… e os leitores apreciavam! Hoje, no presente, tenho a certeza (e… se estiver enganado que me corrigem…) que os mesmos (agora) internautas… apreciam, gostam e se dedicam mais minuciosamente às fotografias do que, propriamente, aos textos escritos!       
Ora, este meu sonho… com o Campo do Cassapo… que vos quero contar… evidentemente que não tem fotos porque, precisamente, se trata de um sonho! Estou curioso… para observar como vão os leitores reagir a esta crónica…       


SONHEI…         
Por motivos de força maior, profissionais e particulares… normalmente, só me desloco ao Campo do Cassapo aos fins de semana… Sábados e Domingos! Mas… não significa que, durante os outros dias da semana…, não esteja de alma e coração ligado e/ou conectado com o CCFC! O Presidente JMS, a Direcção do CCFC e os seus Colaboradores, Amigos e Trabalhadores, alguns Pais e Familiares de Jogadores sabem que, durante todos os dias, nos chamados “bastidores”, eu “trabalho” afincadamente (não sendo, claro, o único nesta matéria, porque há mais Pessoas, como EU!) em prol do Charneca de Caparica Futebol Clube! Todavia, nada comparável com a participação de José Manuel Santos (sabem… quem é?) este, sim…, dedica-se 24 horas por dia… à causa CCFC! Não tenham dúvidas… o Homem não dorme… e, de tempos a tempos, é bom que se diga isto e… se ninguém falar neste assunto… digo EU, sem qualquer espécie de engraxadela ou chauvinismo, porque lisonja gratuita… não faz parte da minha maneira de ESTAR e SER, tanto na Nação CCFC como na Vida profissional e particular e, se calhar, até tenho perdido alguma(s) coisa(s) por ser assim mas… orgulho, e muito brio por ser COMO SOU… sem qualquer espécie de… NARCISISMO! Eh! Onde é que eu… já vou… Passemos ao SONHO!      


SEXTA-FEIRA – 23 DE SETEMBRO 2016  
Na noite de Sexta para Sábado, como habitualmente, não visitei o Campo do Cassapo… mas… sonhei com o CCFC, como se lá tivesse estado (!)… e, embora não me lembrando de muitos acontecimentos, deste meu sonho, nem tão pouco consigo registar todos os nomes das Pessoas que lá vi… e conversas que realizei… vou tentar resumir aquilo presenciei neste meu sonho… 
SONHANDO… cheguei ao Campo do Cassapo por volta das 19 horas da tarde… através de uma boleia generosa que o meu Amigo José Luís Moura de Oliveira (Só MOURA… para os Amigos e crianças, jovens talentos do CCFC!) se dignou efectuar que foi deslocar-se, de propósito, do seu honroso lugar do Bar do CCFC até à Tipografia Lobão (meu local de trabalho) para me levar ao famigerado Campo do Cassapo! Como podem compreender… isto, só mesmo em sonhos!
Chegados ao Campo, fiquei deslumbrado com aquela enormidade de pirilampos mágicos que resplandeciam no aprazível, bem tratado e composto relvado sintético implantado no Clube em Novembro de 2012! Em inúmeras correrias os meninos das Escolas de Formação do CCFC, dezenas e muitas dezenas deles… divertiam-se na relva exalando um brilho intenso que mal dava para vislumbrar a famosa Árvore do Cassapo… mas, ela lá estava, sorridente e toda contente, com o cabelo arranjado, pestanas encaracoladas, face rosada e lábios pintados… a aplaudir e a observar, com imensa atenção e enaltecida, os meninos que um dia… serão o futuro do CCFC! Notei-a diferente… airosa e exibida e deduzi que deve andar por ali… novo namorado! Será?... Talvez o Treinador de guarda-redes Fernando Bento tenha andado arredado de a visitar e… o Jorge Coelho, nova alma-do-CCFC… se tenha chegado… à frente! Ah… mas aqui… nestes assuntos… eu não me meto! Adiante.     
Fixei os Treinadores e Colaboradores dos pequeninos jogadores do CCFC, meninos nascidos em 2011, 2010, 2009 e por aí fora… e  que a maioria deles são Prata-da-Casa do Clube, pois, estando ausentes Raquel e Samuel, reparei em Renato Fernandes, Dário Jesus, Paulo Piedade, José Pedro Santos, Sérgio Daniel, André Sequeira (Kanuka) entre outros que administravam e cuidavam dos pirilampos do CCFC! Mais tarde adorei o trabalho de David Maside com os Juvenis (B)… poucos e valentes! Atenção ao Francisco Valente… valente como o Pai Manuel (do Monte) Valente com quem confraternizei por breves momentos! Depois vi entrar em campo, para treino, ainda Ricardo Matos e Frederico Castro (Fred) que comandavam os crescidos Juvenis (A). Grande plantel e, pelo meio do meu sonho, ainda assisti a alguns preciosos momentos do treino dos Seniores, com Edson, Bambo, Rafael Cândido, Neri, Tiago Correia, Paulo Tavares, Cláudio Soares, entre muitos e tentei seleccionar 18 deles para a convocatória do jogo, de Domingo, em Setúbal… desisti! A qualidade do Grupo é tanta que comecei a ficar com dores de cabeça… e estas dores horríveis ou saborosas… ficarão, certamente, para os líderes do Plantel: Élio Santos, Custódio Galveias, Paulo Loureiro e Luís Galveias. Eles… que se amanhem!  
No meu sonho conversei, também, com Joaquim Café, Pedro Teixeira, Nuno Favinha, Horácio Neri, Raul Sacramento, Vitor Espada, Zé Pendão, António Dias, Tiago Campos, Serafim Peralta, António Campos (Guarda-Campos), Filipe Espada, Iago Marques, Sérgio Marques, António Espinha, Jorge David, Amílcar Piteira, cumprimentei Francisco Cardoso (Kiko) e brinquei com o filho de Helder Videira e falei com Gustavo Campos (Guga), Élio Santos e Custódio Galveias e igualmente muitas outras pessoas ligadas ao CCFC, das quais não me recordo dos seus nomes. Ah… adorei as Tortas de Azeitão que a sempre alegre, divertida e muito bem disposta e dedicada Ana Patrícia Agostinho ofereceu como sobremesa para o jantar de confraternização onde participei pois, quando vou ao Cassapo, mesmo em sonhos… é sempre para petiscar! Jantei com José Manuel Santos e os “Especialistas” Helder Videira, Anselmo Rosa, Carlos Videira, Helder Cardoso, JMS, Moura  & Favinha e o sempre bem-vindo “Sócio” Paulo Silva! Espectacular. Faltaram outros, nesta celebridade, como os falados Sandro Marques, Tavares, Jorge Campos, daqueles que me lembro… e João Barros e… além de termos bebido o Vinho (que estava guardado, de reserva e com reserva) do JB (não confundir o nome com outro líquido!)… não me lembro de mais nada porque… acordei, com o despertador do telemóvel… às 6.55 horas da manhã… hora de ir trabalhar. 

TIAGO ANASTÁCIO E PAULO SANTOS 
Neste meu sonho recebi os agradecimentos pessoais de Paulo Santos pela crónica e fotos que produzi sobre o “PALATSI DA CHARNECA!”… Não era necessário. As crónicas valem o que valem… são simplesmente uma minúscula gotinha de água do Universo do CCFC! É preciso é dedicação, empenho, compromisso e respeito pelo Clube! E, neste caso, Paulo e Pedro Santos são um forte exemplo disso. Por isso… talvez a crónica tenha nascido… sei lá! Já escrevi sobre muitos atletas e outros elementos da Nação CCFC e nem sempre os resultados saem fortificados mas… também não estou à espera de algemar ninguém ao CCFC! As coisas… são como são. Cada um segue o seu destino com a convicção dos seus sentidos e sentimentos… Nunca beliscarei a minha missão de servir o CCFC por um outro acontecimento de somenos importância.
(Estes relatos do meu sonho nunca mais acabam... de qualquer maneira… estou tranquilo… quase ninguém lê as minhas crónicas… até ao fim… penso EU!)  
Neste sonho e… para terminar… tive o grato privilégio de dialogar e confraternizar, numa conversa muito amena e gratificante, com Tiago Anastácio, a quem ainda não tinha tido o prazer de conhecer pessoalmente… precisamente o Pai do “menino do boné encarnado...”! Quem se lembra de Diogo Anastácio, nascido em 2011, inscrito nas Escolas de Formação do CCFC, figura principal da crónica de apresentação do Plantel dos Seniores?...       
Pai, menino e Família estão encantados com o Charneca de Caparica Futebol Clube… Gostei, embora não me lembro, com exactidão, dos pormenores dos diálogos, mas, certamente… que pusemos a escrita em dia… relativamente à Nação CCFC! Orgulho.   
 
WhatsApp  
Não conhecia mas, no sonho, um Grupo de Amigos do Bar do CCFC, Moura & Favinha, inscreveu-me numa Sociedade de Jantares à Sexta-Feira, (WhatsApp) com mensagens encriptadas… que só podem ser vistas pelos próprios membros! Não percebo nada daquilo e acho que foi mesmo… só em sonhos porque já pesquisei a matéria e diz lá, numa das mensagens, que me deitei às 4.15 horas da madrugada!... Impossível, penso EU… pois, se disse anteriormente que acordei ao som do despertador às 6.55 horas, para ir trabalhar e… fui mesmo… como foi possível ter imprimido numa máquina Offset GTO, 10.000 exemplares de envelopes na manhã de Sábado… fresquinho que nem uma alface?... Só mesmo em sonhos! Sonho lindo, gentil e bonito. Gostei.  

DESAFIO AO LEITOR  
O leitor, agora, vai voltar a ler o texto e contar quantos nomes da Nação CCFC são mencionados nesta crónica! 
EU… contei 66.             
CCFC…           
SOMOS (e continuamos a ser…) GRANDES!                          
(RO)drigues.

  Repórter de Ocasião (24 de Setembro de 2016)
NOTA – O Repórter de Ocasião opta por escrever os seus textos na ortografia antiga.

 CAMPO DO CASSAPO - RELVADO SINTÉTICO

 CAMPO DO CASSAPO - PELADO


 IMAGEM DE ENTRADA NO CAMPO DO CASSAPO

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.