quinta-feira, 31 de março de 2011

ENTREVISTAS... (3)

 OCASIONALMENTE...

AS NOSSAS ENTREVISTAS (AOS DA CASA!)

Elaboração de: Repórter de Ocasião  

 
Entrevistado:  
JOSÉ MANUEL SANTOS (JMS) - (Presidente da Direcção do CCFC)

CHARNEQUENSES (Por Amor ao Clube) DE GEMA: 
Frases Sábias do entrevistado: 

= “ORA VIVA!” - Qualquer semelhança com as crónicas do nosso R.O. é pura coincidência pois   ele é insuperável nas suas abordagens.
= Queremos dar Estímulo à Formação, apoiando e incentivando todos os Atletas!
= Não tenciono ficar aqui eternamente, como Presidente, mas acho que tenho alguma coisa de liderança, pois as pessoas acham-me “engraçado”!
= Entrou o Eduardo para dar uma “corzinha” à Equipa!...
= Gostava de ver o Sr. Luís Filipe Vieira a fazer Bifanas aos Sábados para a formação...
= Só costumo desafiar Homens com um metro e quarenta...
= Aquele jogador parece que tem uns pezinhos duma mesa de cabeceira... 
= O Charneca tem as suas contas, em dia, organizadas e o Clube não tem dívidas! Portanto, somos um Clube Seguro e com Credibilidade! 


12 QUESTÕES DE OURO


Nome: José Manuel Santos
Idade: 51 Anos
Profissão: Empresário
Um “Clube de Sonho”: Ajax
Naturalidade: Caparica
Residência: Charneca de Caparica
Signo: Sagitário
Família: Filhos (2)
Jogo de Futebol da sua vida: Oriental/Benfica 2-1 (Juniores) marquei 1 golo.
Jogador da Actualidade que mais admira: Ricardo Carvalho e João Moutinho.
Jogador do Passado que mais gostou: Hector Yazalde.
Comportamento de um ser humano que mais aprecia: honestidade, humildade.  



ENTREVISTA: 



Repórter de Ocasião:  -Quando entrevistei, pela primeira vez, o anterior Presidente, António Pereira, perguntei-lhe se a missão dele era  fazer de “apanha-bolas” nos terrenos circundantes ao Cassapo! Agora, vejo o Presidente JMS a fazer Bifanas, aos Sábados, na Sede/Bar do Clube! Os Presidentes do CCFC são pau-para-toda-a-obra?...

José Manuel Santos: -Bem quando assumimos uma Direcção, temos de estar preparados para fazer o que for necessário sem olhar a quê porque, se reparar, aos Sábados estou no Bar a fazer as ditas bifanas, aos Domingos estou na portaria a vender bilhetes, ao intervalo vou novamente para o Bar ajudar o “velho” Vitalino, provavelmente será essa a palavra certa: pau-para-toda-a-obra.

R. de O.: -O Charneca, presentemente, tem um Presidente Sportinguista o anterior era Benfiquista, este facto revela alguma importância nos destinos e liderança do CCFC?...

JMS: -Claro que não, a nossa simpatia clubista por A ou B, não pode nem deve interferir com os destinos ou liderança do CCFC.

R. de O.: -Foi eleito Presidente do Charneca de Caparica há dois anos, atrás. Se fosse, hoje, voltaria a assumir o cargo para o qual foi escolhido?...

JMS: -Repare, eu sou o Presidente por “acidente”, mas não me arrependo por ter aceitado, voltaria a assumir novamente, mas também já manifestei a vontade de sair no final deste mandato, assim apareça gente competente para continuar o trabalho.

R. de O.: -Antes, nos seus tempos de Coordenador do CCFC ouvia apelidá-lo de Pessoa “Mole”, Director “Passivo”, incapaz de tomar decisões drásticas! É um defeito seu ou uma virtude?... Hoje, como Presidente, a sua atitude mudou?... Já tomou e assumiu algumas decisões difíceis em prol do Clube? Que tem a dizer sobre estes assuntos?...

JMS: -Bem, isso tem a ver com a minha forma de estar, e considero uma virtude, mas os outros é que poderão dizer, apesar de ser Presidente há dois anos, já ando com CCFC “às costas” há cinco anos, eu é que contratei todos os treinadores até então, e na minha analise não sai nenhum treinador por perder jogos, mas sim se treinar mal, a minha atitude é apaziguadora e não muda, tento tomar as atitudes certas, e na hora certa, esta época já tive de tomar decisões drásticas (mas sempre com aval da Direcção) para bem do clube e, como estou todos os dias presente ouço também algum descontentamento de alguma pessoas, conversando com outras, mas num clube como este não se pode agradar a gregos e a troianos, pois por vontade de alguns, outros já lá não estariam.

R. de O.: -Está contente com a Equipa dos Corpos Sociais que escolheu para dirigirem, nestes últimos dois anos, os destinos do CCFC?...

JMS: -Claro que sim, apesar de sermos poucos, temos conseguido dar conta do recado, é evidente que é necessária mais gente para trabalhar.  

R. de O.: -Sei também que tem o Curso de Treinador de Futebol. Preferia ser actualmente Treinador ou gosta de estar nesta posição de Presidente do Charneca de Caparica Futebol Clube?...

JMS: -O que mais gosto é de treinar, e escalões de formação (futebol 7), pretendo voltar a treinar, mas neste momento a minha vida profissional não me permite

R. de O. : -Apoia, em simultâneo, todos os Escalões do Charneca ou tem preferência em acompanhar algum, em Especial?...

JMS: -É óbvio que apoio todos os escalões do CCFC e não há ninguém no clube que tenha visto mais jogos do que eu, em todos os escalões, também é óbvio que acompanho sempre os Juvenis o escalão do meu filho.

R. de O.: -O que pensa sobre os Seniores? São necessários para a imagem do Clube ou seriam facilmente dispensados com a supressão deste Escalão?...  

JMS: -Penso que os Seniores são um mal necessário ao CCFC, garante a continuidade dos nossos Juniores, contudo, temos de rever a forma de os manter.

R. de O.: -Guarda os louvores do Sucesso, todos, somente para si ou quer referir e destacar algum Jogador, Director ou Alguém, em Especial, sobre o seu trabalho, nestas duas Épocas de Direcção e Desportivas?...

JMS: -Só poderei considerar sucesso quando conseguirmos atingir os objectivos a que nos propusemos, mas este equilíbrio, no momento, deve-se a esta equipa de trabalho que dá o seu esforço diário em prol do clube. Como jogador destaco o meu filho Pedro Santos, para mim, será sempre... o melhor jogador do CCFC!

R. de O.: -Já alguma vez se sentiu ofendido ou foi ameaçado pelas Funções que representa no Charneca de Caparica Futebol Clube?...

JMS: -Sim já fui ofendido, mas penso que essas pessoas não me conhecem e por isso estão perdoadas, porque se me conhecessem não me ofendiam, porque não tenho inimigos, agora é obvio que sou o que leva com o “embrulho” por ter a função que tenho.

R. de O.: -O que sente, pessoalmente, quando vê algum jogador ex-Charneca, formado nas Escolas do CCFC, atingir alguns anos mais tarde um Clube com dimensões Maiores, como é o recente caso de Fábio Sturgeon?...

JMS: -Sinto um grande orgulho, pois também treinei o Fábio e dá-me imenso prazer ver este jovem representar um clube de maior dimensão.

R. de O. : -Acha que há gente capaz e suficiente, na actual Direcção do CCFC, com possibilidades de Elevar o Clube a uma Grandeza Maior ou prefere as “coisas” como estão?... Pode também falar do desejado “Sintético”... 

JMS: -Claro que há gente com valor, somos é poucos, mas ambição não nos falta, se conseguirmos o famigerado sintético, não tenho dúvidas de que o CCFC, poderá ser, a curto espaço de tempo, um dos melhores clubes do Concelho.

R. de O.: -Para quando a Aquisição da Utilidade Pública para o CCFC? Porquê este interesse  e “cavalo-de-batalha” da Direcção?...

JMS: -A aquisição da Utilidade Pública não é nenhum cavalo-de-batalha da Direcção é somente uma mais-valia e, provavelmente uma fonte de receita para esta colectividade, principalmente com a isenção do IVA, quanto à sua aquisição e atribuição ao nosso clube, está para breve a decisão final.

R. de O.: -Como gostaria de terminar esta Entrevista?... Diga de sua justiça...

JMS: -Gostaria de terminar esta entrevista, lançando um apelo aos Sócios e Simpatizantes do CCFC, para que participem mais no Clube! Estamos a chegar a um momento crucial, é necessário mobilizar a massa associativa, todos juntos seremos ainda mais fortes, estamos também a pouco tempo das eleições, façam a vossa lista, ajudem os vossos filhos.
Obrigado.

quarta-feira, 30 de março de 2011

"ZOO DO CASSAPO" NO "LISBOA CUP" (2011)

INICIADOS DO CHARNECA DE CAPARICA FUTEBOL CLUBE / CCFC

“ZOO DO CASSAPO” VAI PARTICIPAR NO “LISBOA CUP  -  2011”

=== 27 de JUNHO a 02 de JULHO (2011) ===

O “LISBOA CUP” é um Torneio de Futebol onde, ano após ano, se reúnem em Lisboa Jovens de todo o Mundo com o objectivo de Competirem e Trocarem Experiências com outros Jovens, não somente de Vários pontos do País, mas também com Atletas de Outras Nacionalidades.

PATROCÍNIOS:
PAIS DOS JOGADORES (1)                                                
ANTÓNIO ESPINHA (2)                                                               
VENDA DE RIFAS PELO PLANTEL (PAIS) (3)
PAULO RIBEIRO (COORDENADOR) (4)
TRANSPORTES SUL DO TEJO (TST) (5)
(Os responsáveis desta Iniciativa estão receptíveis a outras ofertas, inclusive monetárias, que possam servir para a Alimentação dos Jogadores, durante a semana que dura o Torneio!)

EQUIPAMENTOS:
Com a Colaboração do Coordenador Paulo Ribeiro, a equipa já está servida de equipamentos (Novos!) que serão oferecidos pelos Transportes Sul do Tejo (TST) a quem agradecemos.

RIFAS:
Para angariação de fundos para a devida Inscrição no Torneio e para a alimentação diária dos Jogadores, o Grupo organizou a venda de 1000 rifas que foram distribuídas pelos Pais dos Atletas que aderiram à Iniciativa. (Uma quota Suplementar/Extra também foi ofertada pelos mesmos Pais, aos quais o Grupo e os Técnicos estão reconhecidos).
Os Prémios das rifas, cujo sorteio se realizará, ao Vivo(!) no próximo dia 10 de Abril, no Almoço de Confraternização que está a ser Organizado pelos responsáveis dos Iniciados, com a inclusão ds Pais, são os seguintes:
1.º) –Um Cabaz da Páscoa; 2.º) –Um Conjunto com 2 Relógios; 3.º) –Uma Máquina de Barbear. Depois, haverá prémios surpresa que poderão englobar um 4.º, 5.º, 6.º, 7.º etc... etc... tais como: Uma Bola autografada pelo “ZOO do Cassapo”... Uma Garrafa de Whisky... Uma Garrafa de Vinho do Porto... Uma Garrafa de Moscatel... e outras coisas mais que possam surgir, ainda, como ofertas! Como o sorteio é manual há espaço para a Criatividade! 
Os elementos da Equipa Técnica dos Iniciados (ZOO) estão agradecidos à prestimável Colaboração do Coordenador do CCFC (Paulo Ribeiro) que se prontificou a oferecer o 2.º e 3.º Prémio desta Iniciativa. Obrigado. 

ALMOÇO:
Realizar-se-á no dia 10 de Abril de 2011, Domingo, pelas 13 horas depois do Jogo para o Campeonato, no Cassapo, com o Vale de Milhaços.
Toda a gente pode participar desde que se inscreva até ao dia 4 ou 5 de Abril contactando o Luís Vasques ou outro qualquer membro responsável por este Plantel.
Os adultos pagarão pela refeição: 7, 50 Euros. Fala-se numa grelhada mista...

SURPRESAS:
Serão de esperar como habitualmente... todos sabem que quando se trata do “ZOO do Cassapo” as Festas são sempre repletas de novidades e... originalidade!

(Equipa Técnica do ZOO)   

terça-feira, 29 de março de 2011

Falso Gordo ou Falso Lento... O Talento está lá!

CRÓNICA OCASIONAL N.º 30 
"PEDRÃO"
                                                                                                          
O FALSO... GORDO!

Homenagem ao PEDRO SANTOS!
Por: Repórter de Ocasião

*****************************************************************************

            Uma Crónica que já tardava...
            -Oh, Pedrão! Quando é que marcas um golo?... Já faz falta uma Crónica para ti!...
            (Perguntei, na última sexta-feira, dia 25, ao Pedro Santos – Juvenil do CCFC.)
            -É já no próximo Domingo!... Vamos ganhar! Eu vou marcar dois golos!!
            (Respondeu ele, eufórico, com o punho fechado e os olhos arregalados!)
            Eu sorri... e retorqui: -Quero um golo, para mim! Exigi.
            Ele prometeu: -Pode contar com isso!... 

*****************************************************************************
            O “Pedrão” (Pedro Santos) cumpriu a promessa e cometeu a proeza de fazer 2 golos às Escolas de Futebol António Pica! Excelente. Não sei se ele se lembrou desta nossa conversa, provavelmente... Não! Todavia, isso para mim pouco me importa... o meu objectivo foi conseguido e aproveito, agora, para lhe dedicar esta Crónica, homenagem que já tardava, dada as qualidades evidenciadas por mais este prodígio nascido e criado na “Cantera” (O Paulo Futre que me perdoe esta...) do Charneca/CCFC!
            Os Juvenis venceram o “António Pica” por 4/3 num jogo recheado de emoções onde este Jogador: Pedro Santos (Pedrão) mais uma vez brilhou e, ao que parece, “pintou-a-manta” conforme posso depreender dos comentários de dois colegas meus, que já escreveram no Site, chamando-lhe “ressuscitado” com exibição “soberba”! A saber:
            “(...) Domingo 27 de Março 10.30h. Mais uma grande partida de futebol dos Juvenis do Charneca de Caparica Futebol Clube! A equipa a jogar e o adversário (António Pica) a marcar!... Depois do resultado inicial de 0-2, recuperamos para 2-2; depois, 2-3 e nova reviravolta: 4-3, COM EXIBIÇÃO SOBERBA de PEDRO SANTOS, COM 2 GOLOS E UMA ASSISTÊNCIA! (...) –Escreveu JMS.
            “(...) Não esmoreceram os da casa... porque só dava Charneca / CCFC e novamente empate! Novo Golo do “RESSUSCITADO” E GOLEADOR PEDRO SANTOS: 3-3 (GRANDE GOLO)!!! (...) –Escreveu JP.  
 
*****************************************************************************


            PEDRO SANTOS, desde pequenino que apresenta uma fisionomia larga e forte, não sendo muito alto foi apelidado, por maldade, há uns tempos atrás, por “O Gordo”! Eu tencionava escrever, a este propósito, explicando donde nasceu a alcunha “O Gordo”... No entanto fui advertido por Amigos-do-Peito para não entrar por aí... Aconselharam-me a manter a postura de Cronista alheio, e isento às polémicas exteriores, mantendo os propósitos da minha missão! Atendi ao pedido, mas... apetecia-me tanto relatar, aqui, o meu raciocínio, tanto, tanto, tanto... que os meus fiéis leitores nem imaginam o que eu tinha para vos narrar...                   
            “Pedrão”será sempre um “Falso Gordo” porque exemplifica superiormente, dentro do campo, as características sublimes de um... “Falso Lento”! No seu estilo pesadão, engana os adversários e, com “sprints” estonteantes, consegue sempre ser o primeiro a chegar à posse da bola! É um exímio marcador de Livres! É um Génio! É um prodígio do Futebol!

*****************************************************************************


Caricatura Fotográfica (PHOTOSHOP)
                                              
REFERÊNCIAS... REGISTOS!

            Por Feliz coincidência faz hoje, dia 29 de Março de 2011, precisamente 2 anos que eu comecei a tomar notas e a escrever sobre este miúdo! Dei uma revisão pelos meus Escritos, Crónicas e Reportagens anteriores e descobri vários elogios que tenho redigido sobre esta Maravilha do Futebol que se chama: PEDRO SANTOS... PEDRÃO... FALSO LENTO!...
            Anotem:
29/Mar/2009
José Pedro Santos (filho de peixe sabe nadar!) que exemplifica superiormente a arte de jogar à bola (de esvoaçar) em movimento.

4/Mai/2010
Dom PEDRO é magnânimo e usufrui de mestria técnica para introduzir a bolinha no fundo das redes adversárias. Este menino nasceu para fazer Golos! É um Talento do Futebol! Por tal, eu não concordo com o adágio popular que dita: “Santos da Casa não Fazem Milagres”. Para mim e, este bom Jogador, é prova disso mesmo, mostra-o perfeitamente: Santos da Casa Fazem Milagres!

22/Set/2010
Destaco, o PEDRO SANTOS/Juvenil, pelo “Banho-de-Bola” que deu em Breijos de Azeitão, na vitória deste Escalão, por 3/0.

07/Out/2010
Estive presente, na primeira parte, assistindo a este jogo... fui anfitrião e não querendo ser gozão... parece-me que o jogo foi bonacheirão! Vejamos: Ao intervalo vencíamos de rompão por 4/0 devido ao golão do Cascão, ao golão do Tiagão, ao golão do Pedrão e ao golão do João!!! (Charneca, 7 – Zambujalense, 3).

01/Nov/2010
PEDRÃO...
Os  Juvenis venceram por 3/0, o CRI (Barreiro), com 2 golos de Pedrão.
(Esclarecemos que “Pedrão” é a alcunha do PEDRO SANTOS, goleador nato que, como tal, no dia de Todos-os-Santos, aderiu à Festa e resolveu marcar dois óptimos golos... Um, à “Valdés”... outro, à “Cardoso”!) 

28/Nov/2010
No Monte da Caparica, os “Irmãos (Duarte) Metralha” metralharam os da casa com dois golos preciosos, os quais tiveram a assistência plena e perfeita do Pedrão Valentão! 

8/Dez/2010
Para que todos se recordem foi também neste dia (1.º de Dezembro) que se registou a magnífica vitória dos Juvenis sobre o Arrentela, por 5/3! Foi a desejada e benquista ressurreição dos ANJOS DE MÁRCIO! Parabéns e votos de futuros êxitos. O “Pedrão” Santos, em dia de Festa, presenteou o Papá (aniversariante) com o beijinho da praxe, após obter mais um dos seus excelentes e primorosos golos! 

            Depois de escrever esta Crónica sinto-me um Escritor Realizado!
            Quando fores Homem, “Pedrão”, irás certamente lembrar-te do Repórter de Ocasião.  
            (29. Março.2011)

segunda-feira, 28 de março de 2011

Acabou o Sonho... Registe-se na História!

PEQUENOS PONTAPÉS-DE-CANTO (X)

MUDOU A HORA!

João Marques (Jacaré); Gonçalo Dias (Doninha): Miguel Cravo (Camaleão) e Ricardo Araújo (Raposa) - "ZOO do Cassapo"!!!                                                      
                                              






















Por:  Repórter de Ocasião                                                                              
                                                                                                          
E… tudo a hora mudou!
Mudou o Sonho, a Garra e a Crença dos Iniciados (Sub/15) do “ZOO do Cassapo” que hoje, dia 27 de Março de 2011, perderam o jogo, no campo do Almada, por 2/0.

Muita parra… e pouca uva!
O Charneca jogou bem, controlou o jogo mas os miúdos do Almada, sempre que visitavam a baliza dos visitantes era um “ai… Jesus!”

Acabou-se… a papa-doce!
 Rui Freixo e João Marques e Fábio Veloso falharam golos incríveis, numa dúzia de oportunidades constantes… o Almada, com um “Super Mário” inspirado (outro menino que deu os seus primeiros passos no Cassapo, a jogar à bola –mas que não se chama Gabriel, nem de perto, nem de longe…) fez “gato-sapato” da equipa forasteira! Mais tarde, um outro jogador (Yuri) ofereceu um “Cheque-Mate” ao “ZOO” que o colocou fora da corrida para os  dois primeiros lugares da competição!

Um falso domínio…
O Charneca dominou e teve o domínio do jogo mas foi o Almada quem foi mais eficaz: Em três momentos de golo… marcou dois!! E, quando assim é… só resta ao “ZOO” acabar o resto do Campeonato com dignidade.

Agora… se me perguntarem:
Mas, a história do jogo não podia ter sido outra?...

Claro que podia…
Se… O árbitro não tivesse invalidado um “golo limpo” ao João Marques, logo aos 11 minutos de jogo… mas obedeceu à indicação do seu fiscal-de-linha!
Se… O árbitro não tivesse validado os dois golos do Almada que, na minha opinião, foram ambos obtidos em posição de fora-de-jogo!
Se… logo aos 7 minutos o Fábio Veloso não tivesse falhado um golo, certo, de baliza aberta… escancarada!
No entanto, eu não mudo a minha opinião final:
O resultado está certo (2/0) pela eficácia dos visitados! 
R. O.

domingo, 27 de março de 2011

C. C.F.C. é um berço de Prodígios!


PEQUENOS-PONTAPÉS-DE-CANTO (IX)
                                                                                                                                 
Gabriel TriGo! Grande, Nobre e Gentil! 

Por: Repórter de Ocasião       
                                                                                                                       

O nome Gabriel era distinguido antigamente por “Gavriell” cujo som pronunciado pelas suas consoantes (GVR) se interpretaria como “Gavar” significando para todos os efeitos: FORÇA! Gabriel é também nome de Anjo e igualmente se conta que ao próprio foi destinada uma das missões mais categóricas dos tempos Bíblicos cabendo-lhe a responsabilidade de anunciar o nascimento de Jesus Cristo! Trigo é um nome vulgar de uma planta bastante cultivada em Portugal de cujo grão se extrai uma gostosa farinha alimentícia que é consideravelmente empregue e utilizada no fabrico do pão que gostosamente comemos todos os dias. Anjo representa outrossim uma pessoa extremamente bondosa e um qualificável e voluntarioso mensageiro. 

Tal como o seu próprio nome indica, Gabriel Trigo é um predestinado para fazer grandes coisas, exemplos esses que se reflectem na arte e engenho de fazer golos!... Esta Época conseguiu, até ao momento, concretizar 16 golos num total de 40 marcados por todo o seu Escalão, os conhecidíssimos “Xiquinhos”!!! É obra se atentarmos que ultrapassa um terço dos golos obtidos pelo plantel e quase atinge a metade da sua totalidade! Estamos na presença de um goleador NATO!

RAÍZES

            Escrevi aquelas palavras na Crónica Ocasional n.º 10 há quase dois anos! Precisamente no dia 27 de Maio de 2009.  O Gabriel foi mais um dos Ídolos do CCFC que partiu, com 10 anos, para jogar noutro Clube, neste caso tornou-se Atleta do Monte de Caparica! As razões são, por mim, desconhecidas!..
            Hoje, num jogo realizado no Monte ele encontrou os seus antigos colegas e os Treinadores que o acarinharam! Lá jogou contrariado... O Monte de Caparica venceu os nossos Infantis/A por 8/3, registando-se ao intervalo a marca de: 6/1.
            Gabriel Trigo que é um ponta-de-lança, por excelência jogou lá atrás, retraído... nunca respeitou os desejos do seu actual Treinador que o incitava a jogar ao ataque! Foi sublime, este miúdo. Conseguiu acabar o jogo sem marcar qualquer golo aos seus antigos companheiros e... ficou muito Feliz, por isso!
            O que é ainda mais Extraordinário é que o Gabriel Trigo se recusou mesmo, a marcar uma grande penalidade contra o seu anterior Clube!!! Incrível. Parabéns, Gabriel Trigo pelo teu Companheirismo e respeito pelo CCFC!!!
            Eu, pessoalmente, estou muito contente porque não me enganei, há dois anos atrás, quando escrevi aqueles comentários sobre os teus comportamentos!
            Depois do jogo as duas equipas reuniram-se em casa do GT para juntos almoçar e confraternizarem!
            Os golos do Charneca foram marcados pelos habituais meninos: Luiz Lopes (2) e Gonçalo Dias (1).
            Gabriel Trigo, um Abraço, para TI!
            (R. O. – 26 de Março de 2011)

CCFC GERA TALENTOS

                                                                                                                          

PEQUENOS-PONTAPÉS-DE-CANTO (IX)


Por: Repórter de Ocasião       

O nome Gabriel era distinguido antigamente por “Gavriell” cujo som pronunciado pelas suas consoantes (GVR) se interpretaria como “Gavar” significando para todos os efeitos: FORÇA! Gabriel é também nome de Anjo e igualmente se conta que ao próprio foi destinada uma das missões mais categóricas dos tempos Bíblicos cabendo-lhe a responsabilidade de anunciar o nascimento de Jesus Cristo! Trigo é um nome vulgar de uma planta bastante cultivada em Portugal de cujo grão se extrai uma gostosa farinha alimentícia que é consideravelmente empregue e utilizada no fabrico do pão que gostosamente comemos todos os dias. Anjo representa outrossim uma pessoa extremamente bondosa e um qualificável e voluntarioso mensageiro. 

  Tal como o seu próprio nome indica, Gabriel Trigo é um predestinado para fazer grandes coisas, exemplos esses que se reflectem na arte e engenho de fazer golos!... Esta Época conseguiu, até ao momento, concretizar 16 golos num total de 40 marcados por todo o seu Escalão, os conhecidíssimos “Xiquinhos”!!! É obra se atentarmos que ultrapassa um terço dos golos obtidos pelo plantel e quase atinge a metade da sua totalidade! 
Estamos na presença de um goleador NATO!

RAÍZES

            Escrevi aquelas palavras na Crónica Ocasional n.º 10 há quase dois anos! Precisamente no dia 27 de Maio de 2009.  O Gabriel foi mais um dos Ídolos do CCFC que partiu, com 10 anos, para jogar noutro Clube, neste caso tornou-se Atleta do Monte de Caparica! As razões são, por mim, desconhecidas!..
            Hoje, num jogo realizado no Monte ele encontrou os seus antigos colegas e os Treinadores que o acarinharam! Lá jogou contrariado... O Monte de Caparica venceu os nossos Infantis/A por 8/3, registando-se ao intervalo a marca de: 6/1.
            Gabriel Trigo que é um ponta-de-lança, por excelência jogou lá atrás, retraído... nunca respeitou os desejos do seu actual Treinador que o incitava a jogar ao ataque! Foi sublime, este miúdo. Conseguiu acabar o jogo sem marcar qualquer golo aos seus antigos companheiros e... ficou muito Feliz, por isso!
            O que é ainda mais Extraordinário é que o Gabriel Trigo se recusou mesmo, a marcar uma grande penalidade contra o seu anterior Clube!!! Incrível. Parabéns, Gabriel Trigo pelo teu Companheirismo e respeito pelo CCFC!!!
            Eu, pessoalmente, estou muito contente porque não me enganei, há dois anos atrás, quando escrevi aqueles comentários sobre os teus comportamentos!
            Depois do jogo as duas equipas reuniram-se em casa do GT para juntos almoçar e confraternizarem!
            Os golos do Charneca foram marcados pelos habituais meninos: Luiz Lopes (2) e Gonçalo Dias (1).
            Gabriel Trigo, um Abraço, para TI!
            (R. O. – 26 de Março de 2011)  

sábado, 26 de março de 2011

Pais e Filhos do Charneca...




CRÓNICA OCASIONAL N.º 29
RASTEIRO (ANDRÉ) E  NUNES (TOMAZ)                                              
DOMINGOS NUNES E JOÃO RASTEIRO
À DIREITA OU À ESQUERDA... TANTO FAZ!...

            “(...) Uma certeza, tenho eu, quanto à minha pessoa... com ditos e desditos ninguém me vai desviar do meu caminho que é o de engrandecer, com todo o meu total empenho, o CCFC enquanto cá andar e fazer parte desta Bela Equipa! (...)”

            ONTEM, 25 de Março, escrevi aquilo, hoje, dia 26 de Março de 2011, continuo a minha caminhada, redigindo isto:
            Muito se fala, por vezes (e nem sempre!), em PAIS e FILHOS no Charneca/CCFC, uns para jogar e outros para apoiar! Eu, pessoalmente, tenho vivido este dilema, numa conjuntura difícil... porque queria escrever uma Crónica onde englobasse uma destas duplas numa miscelânea de elogios e encómios e não havia maneira de a ocasião surgir a fim de me dedicar a tão honrosa tarefa!... Pessoal candidato havia bastante mas faltava-me o sal para que o prato a confeccionar não saísse insonso e até porque fazia questão de mencionar alguém que não se relacionasse comigo directamente para que não surgisse a ideia de que a Crónica cheirasse a arranjinho ou engraxadela! Longe de mim, tais pensamentos e/ou atitudes -já por mais do que uma vez afirmei que não faço Crónicas por encomenda nem escrevo Reportagens de compadrio! O que tiver de sair, sai... no momento... por criatividade e/ou por espontaneidade! Às vezes, reconheço, um golo fora do comum, genial, ou uma melhor prestação de um jogador, em determinado jogo, ajuda-me imenso nas tarefas... Não se podem fazer omeletas sem os respectivos e necessários ovos. 

JOÃO RASTEIRO
            Ora bem, por vezes procura-se longe o que está muito perto de nós... e eu que tanto busquei, longe... um Pai e um Filho para elaborar uma Crónica de cumplicidade, única, falando ao mesmo tempo dos dois... afinal, a matéria encontrava-se, mesmo ali, tão pertinho de mim! Foi como cavar num quintal à procura de um balde velho, cheio de moedas de ouro, depois de encontrado uma mapa velho no sótão da casa e, afinal, o tesouro estava guardado e almofadado em notas, por baixo e compondo a almofada ou travesseiro onde todos os dias dormimos assentando a cabeça! Esta, saiu-me.


DOMINGOS NUNES
                                                                                   
            André Rasteiro (Defesa-Direito dos Juvenis) e Tomaz Nunes (Defesa-Esquerdo do mesmo Plantel) são Filhos dos estimados Pais: João Rasteiro e Domingos Nunes que quase sempre estão na Sede/Bar do CCFC, nos momentos em que os descendentes treinam, a beber umas “minis” e a fazer com que a gaveta da caixa da máquina registadora do clube não chegue ao fim da noite vazia, tal e qual como foi aberta no início de cada tarde/noite de todos os dias! Se os seus Filhos, tanto à direita, como à esquerda são pedras preciosas, dentro do Campo, em prol e dedicação ao Charneca, os Pais não menos competentes porque também alinhando à direita ou à esquerda do balcão da Sede/Bar eles contribuem, de uma outra forma, com uns trocos, em despesa, ajudando nas contas diárias do Clube! Enquanto, uns, com mais responsabilidades, se escondem pelo Cassapo e evitam frequentar o Bar e ainda se gabam que ajudam fraternalmente o CCFC estes dois Companheiros não estão pelos ajustes e quase todos os dias dão um arrepio nas cervejas e nas batatas fritas que, por vezes, nem baldes do lixo se encontram livres para recolher as garrafas ou os sacos de plástico vazios!
            Os miúdos, Jovens jogadores do CCFC são talentos ainda em formação mas enquanto forem chamados para jogar o Charneca estará sempre bem servido nas Laterais! À Direita ou na Esquerda, com Rasteiro ou Tomaz... tanto FAZ!...
            Viva o CCFC! 
            R. O.

sexta-feira, 25 de março de 2011

SITE do CCFC!!! Dois Meses ininterruptos a publicar Notícias, Crónicas e Comentários...

                                                                                               
CRÓNICA OCASIONAL N.º 28
                                                                                                    
OK!
FOGO À PEÇA...          
GÁS NA MÁQUINA...
ESTÁ A ANDAR DE MOTA...
ROLANDO SOBRE OS CARRIS...

Pesquisa, de: Repórter de Ocasião 

            Qualquer dos cinco títulos em epígrafe serve exemplarmente para ilustrar o feito histórico que o famigerado Site do Charneca de Caparica Futebol Clube / CCFC acaba de alcançar! Trinta dias depois de se publicar neste Site, pelo menos, UM COMENTÁRIO, CRÓNICA, INFORMAÇÃO, NOTÍCIA, CRÍTICA, etc, etc... por dia (de 24 de Janeiro de 2011, a 24 de Fevereiro de 2011), registo notado por mim na Crónica Ocasional N.º 24, este brilhante e procurado Site repetiu a proeza inserindo e publicando no seu dedicado espaço, de 25 de Fevereiro de 2011 até 24 de Março de 2011, novamente, e pelo menos, UMA MENSAGEM, POR DIA! Agora, não é obra! É MONUMENTO!!! Em Portugal, sujeito a confirmação, efectuadas várias pesquisas por outros Sites similares e idênticos, NÃO VI IGUAL!!! (Não confundir Site com Blog e muito menos com Facebook!). 
            Os Colaboradores e Participantes de tão ÚNICO Site fizeram ainda MELHOR, em relação ao último mês, porquanto, quase unidos em telepatia, aumentaram o número de Comentadores e também progrediram no crescimento de mensagens! Extraordinário!
            As ESTATÍSTICAS não passam disso mesmo mas revelaram que no primeiro mês os participantes foram em número de Dezanove (19). Agora, no segundo mês, somei Vinte e Seis (26), a saber: JMS; A Direcção do CCFC; Repórter de Ocasião; Adepto Amarelo; Cristina Matoso; CGR; Joaquim Gomes; JP; Zorro; O Bota Abaixo; Adelino Dias; lmfrm; Agente Secreto 25797; Templus; Lone Ranger; Mário Branco; O Das Caldas; Paulo Ribeiro (Coordenador); Dário Jesus; Armando Lopes; Márcio Rodrigues; A Equipa do Site; Mente Aberta; As Siglas; Leitor Anónimo do Site do CCFC e Graça Mendes.
            Em relação ao primeiro mês ininterrupto, seleccionado, perderam-se Nove (9) Colaboradores factor compensado pelo aparecimento, neste último mês, de escrutínio, de Dezasseis (16) Novos Comunicadores! Espectacular. Tanta gente a querer Participar!
            Na primeira contagem (primeiro recorde) publicaram-se Noventa e Oito (98) Citações, agora, completanto os DOIS MESES,  SEGUIDOS, com relatos, contei Cento e Cinco (105) REGISTOS!!! UM ENORME SUCESSO! Parabéns, a todos!
            Quanto aos conteúdos, assisti a publicações excelentes, algumas com muita piada e outras inexplicáveis que nunca deveriam aqui terem sido mostradas! No entanto, quem sou eu para censurar alguém!? Também, se não fosse assim, este Site não era tão famoso! Veja-se o que sucedeu neste último dia, 24 de Março, apareceu gente nova e publicaram-se 12 escritos!!
            Uma certeza, tenho eu, quanto à minha pessoa... com ditos e desditos ninguém me vai desviar do meu caminho que é o de engrandecer, com todo o meu total empenho, o CCFC enquanto cá andar e fazer parte desta Bela Equipa!
            Quanto ao Site... quem é que pode prever o Futuro?... Será que no dia 25 de Abril de 2011 (Olhem... que data tão bonita! Há cada coincidência!...) eu estarei aqui a escrever enaltecendo a publicação de mensagens durante 3 MESES SEGUIDOS e ININTERRUPTOS?     
            Esperemos.
            O que faz falta é animar a “malta”!...
            Cumprimentos, para todos, do Repórter de Ocasião.
            25 de Março de 2011. 

quarta-feira, 23 de março de 2011

Uma Vitória do BEM contra... o MAL!

PONTAPÉS – DE – CANTO  (38)
Fábio Veloso  -  O TIGRE
                                                                                                                                     
CONTOS  DE  FADAS!

Crónica, de: Repórter de Ocasião  


   N
OS Contos de Fadas as narrações são obviamente curtas e fictícias e pertencem somente ao imaginário do seu Autor. Normalmente o Herói da história, ou a Heroína, tem de enfrentar vastos embaraços e enormes contrariedades, batalhas e lutas ferozes, também, até finalmente levar vantagem  sobre e contra o mal e... vencê-lo, na sua plenitude! Quase sempre, nestes Contos, os seus Autores empregam a magia, como tema e assunto principal, aleada à metamorfose dos seus personagens que se transfiguram de uma forma encantada para derrotar os inimigos que (quase garantidamente, -os maus!) –são sempre os que perdem, nos finais das histórias! Quero dizer: O Bem, nos Contos de Fadas, triunfa sempre sobre o mal!
            As Fadas, propriamente ditas, poucas vezes aparecem nas histórias e o termo “Fada”, quanto a mim e na minha opinião, é apenas empregue nos escritos numa forma metafórica, designando para o leitor a determinação da Sorte dos Heróis, implementando os seus desígnios num modelo predestinado.
            Em muitas histórias, nos Contos de Fadas, os Autores dos textos, ou quase todos, dão fala aos animais para tornar a narrativa mais real e plausível de ser compreendida.   

=========================================================================

            No jogo de hoje, 20 de Março de 2011, entre os Iniciados (Sub/15) do Charneca de Caparica Futebol / CCFC e o Grupo Desportivo de Alfarim / GDA, -um Clube com mais 12 anos de existência em relação aos Azuis e Amarelos da Charneca, uma vez que ambos os conjuntos equipam de forma semelhante, -assisti, eu e todos os adeptos que estiveram presentes no Sintético do Complexo Desportivo de Alfarim, a um sem fim de Contos de Fadas que, como não podia deixar de ser... terminaram com a Vitória do Bem contra o Mal! Desde a pancadaria dos visitados sobre o CCFC, com a permissão dos árbitros da partida, até à incitação dos Treinadores da casa dizendo aos seus pupilos para não terem “fair play” passando por um golo esquisito, de um outro planeta, algo excêntrico, também com a anuição do árbitro e fiscais de linha do jogo, contra o “ZOO do Cassapo”, tudo, mas mesmo tudo aconteceu a esta Equipa!! Ora, o resultado final, tal como nos Contos de Fadas, sorriu aos visitantes e, assim, os “Animais Falantes” do “ZOO” saíram de Alfarim com um Triunfo majestoso por 5/3!!! Foi necessário muita União, Garra, Crença, Força e... Vontade! Mas este Grupo já mostrou possuir todos estes atributos e conseguiram uma Vitória com muita Valentia e grandiosa Destreza!!

=========================================================================

A EQUIPA DO “ZOO”
            Todo o Clã dos “Simbas” (tal como n’O Livro dos Quatro!) esteve presente neste jogo: Luís Vasques; João Paulo; Henrique Lopes e Luís Rodrigues. A formação inicial apresentou algumas novidades, com a estreia absoluta do “Bambi” (João Castelo) que jogou os 70 minutos! Boa. A “Raposa” (Ricardo Araújo) e o “Camaleão” (Miguel Amiguinho) ficaram no banco, numa jogada estratégica que viria a funcionar, na segunda metade, com um golo soberbo do “Camaleão”! Mesmo com as alterações inovadoras os “Animais” estiveram muito bem e todos mostraram atitude.

A BELA E O MONSTRO
            11h:43m (Início do Jogo):
            11h:51m –Livre, a favor do Charneca. Eu, disse: -Até eu marcava este livre e fazia golo! Risos no Banco dos Suplentes. Rui Freixo (“Touro”) remata fraco e sem convicção. A bola ressalta na barreira formada pelos jogadores do Alfarim e foi devolvida ao “Touro”, como se fosse guiada por Artes Mágicas! Foi como se a “Bela” estivesse destinada a ser amada pelo “Monstro”! Então, o Tempo parou... os ponteiros do relógio estagnaram... Os relógios ficaram inertes. Toda-a-gente parada... Jogadores de ambas as equipas...Treinadores... Público... Árbitros e Polícia... e o Rui Freixo (O Monstro), sózinho, mexendo-se no ar... foi brincando com a bola (A Bela)... passou por tudo e por todos... quais bonecos de madeira colocados em tabuletas coloridas?... e, depois enviou a “Galinha” para a “Capoeira”!... Estava feito o primeiro Golo! Um a Zero, a favor do CCFC. Só depois, toda-a-gente acordou... e gritou! E os ponteiros do relógio voltaram a trabalhar... Deu-se, assim, início aos Contos de Fadas. Um Sonho para o Charneca. Um Pesadelo para o Alfarim. Só foram precisos 8 minutos para o “Touro” transfigurar num 8 a formação de Alfarim. 

OUTROS PERSONAGENS
            11h:57m: Outro Livre, para o “ZOO”. Pediu-se golo ao “Pernalonga” (Bruno Silva) mas este atirou contra o “boneco”! 12:01m: Livre perigoso contra o CCFC. “Touro” é amarelado pelo árbitro sem saber como e... o porquê!? “Macaco” (Peixoto) defende. 12h:10m: Bola bombeada pelo “Macaco”... “Tigre” (Fábio Veloso) isola-se e endossa a bola para “A Lebre” (Bruno Nery) este remata à figura do guarda-redes contrário.
            Não marcaram... sofreram! Em 4 minutos... dois golos nas redes do “Macaco”! 12h:11m: Displicência dos dois Cavalos de Corrida do “ZOO” –Pedro Victor (“Trovão”) e Gonçalo Vasques (“Relâmpago”) que permitiu ao jogador mais pequenino –qual Anão da “Branca-de-Neve” surgido do anonimato? -do GDA marcar um golo com a cabeça. Incrível. Jogo empatado. Foi um entregar de “Ouro” aos “Bandidos”... Quatro minutos depois, um outro “Bandido” que parecia saído do Conto “Ali Babá e os 40 Ladrões” voltou a imitar o companheiro e repetiu a gracinha e, de repente o “ZOO do Cassapo” perdia por 1/2! “Bambi” (João Castelo) e a “Gazela” (Miguel Dias) não comprometiam, nas laterais, pelo que os “bandidos” espertos e com Cavalos mais velozes “roubaram” o “Ouro” do “ZOO” pelo meio.
12h:17m: (Hora de redenção) Livre para o CCFC, o Cavalo Preto (“Trovão”), danado, faz questão de ser ele a marcar... Chuta alto para a cabeça do “Tigre” (Fábio Veloso), este, lesto, reenvia a bola para o “Jacaré” (João Pedro Marques)... este, também ágil e cruel fez a “menina” voar por cima do guardião do Templo do Alfarim. (2/2). O intervalo veio a seguir.

AH... TIGRE!!!
            Ao intervalo os “Simbas” trocaram a “Girafa” (Pedro Cardoso) pelo “Camaleão” (Miguel Amiguinho) e “A Lebre” (Bruno Nery) pela “Raposa” (Ricardo Araújo). Foram meras opções estratégicas, uma vez que os substituídos estiveram sempre bem na partida. Assisti às trocas Altas (G vs C) e... Rápidas (L vs R)!
            12h:36m: Finalmente, um Golo do Fábio Veloso! Um golo há muito desejado. Quem porfia mata caça e o “Tigre”, um caçador por natureza, nunca desistiu e... a sua hora, chegou! Não foi num Conto de Fadas. Aconteceu, na realidade! Parabéns, Fábio! Boa proeza, “Tigre”! O seu golo nasceu duma arrancada fulgurante do “Pernalonga” que, perante o guarda-redes visitado desviou a bola para a baliza deserta... a redonda ia sair ao lado, não fosse o sentido “Assassino” do “Tigre” que apareceu de rompante e a atirou para o fundo da baliza abandonada! (3/2). Estava dada a volta ao marcador.

DARTH VADER
            Parece mesmo estranho surgir num Conto de Fadas esta personagem medonha, vil, do Filme “ A Guerra das Estrelas”, uma Pessoa que, por sinal, também se veste de Negro... Um SER mau! Um Homem infame. O lado do Mal! Pois bem... só seguindo o caminho da maldade os jogadores da casa conseguiram novamente empatar a partida, desta vez, dando razão ao Treinador do S. L. e Benfica, o Bom “Jesus” quando este afirma que o “Fair-Play” é... uma Treta! A determinada hora de jogo, quando se aprestavam para marcar um livre, a meio campo, a seu favor, os “Animais” do “ZOO” ficam pasmados quando o árbitro do encontro (Darth Vader) se decide por continuar o jogo com uma “bola-ao-solo”, dentro da área do “Macaco”, iniciativa indicada pelo Fiscal-de-Linha do lado dos bancos de suplentes! Toda a gente pensou tratar-se de uma brincadeira de Carnaval... no entanto, estas Festas tinham terminado no dia 8. O árbitro, amigo da onça (este animal não pertence ao “ZOO”!) conversou com os dois jogadores de ambas as equipas para resolver, a posse de bola, a bem... Cá fora, um dos Treinadores do Alfarim, gritava: “Atira lá para dentro!...” “Atira lá para dentro!...”! O “Camaleão” deu larguras ao jogador adversário e o “Macaco” não se atirou à bola... É que, o miúdo do Alfarim, chutou mesmo a esférica para a baliza do “ZOO”!!! A bola entrou, devagarinho, nas redes do “Macaco”! O “Darth Vader” nem sabia o que havia de fazer!... Alguém gritou: É golo! É golo!! O jogador da casa justificou-se dizendo que pediram para ele atirar para a baliza e... ele rematou! Só então, o traiçoeiro, vestido de preto, fez soar o seu apito e apontou para o centro do terreno! Validou o Golo! Incrível! Repugnante! Insólito! Um Roubo! Um Crime! Estava, assim de um modo fantasmagórico, reposta a igualdade.

DUAS VEZES... O RUGIDO DO TIGRE!
            12h:49m: Com o jogo estragado... lá apareceu mais um livre, a favor do Charneca. O “Tigre” (Fábio Veloso) que estava raivoso, adivinhou o lance... isola-se... espera pela Bola e, lança-se, no ar... ele e a Bola... a Bola e o “Tigre”, numa dança comprometida... tocam-se na testa e ela parte para o fundo das redes da baliza dos anfitriões!... (4/3). O “Tigre” feliz (era o seu dia, que mais parecia um Conto de Fadas, para mais tarde recordar...) correu, contente, para os braços dos seus Pais!
            Quem... com “Ferro” mata... com “Tigre”... morre!

CAMALEÃO E... FINAL DA HISTÓRIA!
             Até ao final do jogo “Darth Vader” ainda permitiu que fossem feitas algumas agressões aos “Animais” do “ZOO” e não marcou vários cantos a favor do CCFC! Às 12h:57m, talvez por vergonha, lá marcou um cantinho contra o GDA. O “Camaleão” enroscado no ar, deita a sua enorme língua de fora ... toca na bola e atira-a, fogosa, com uma gigante cabeçada,  para dentro da baliza dos adversários! Ponto final.

ÚLTIMAS PÁGINAS
            O “Tigre” deu o lugar ao “Super-Rato” (Ricardo Francisco) este, rápido, num lance, isola-se e remata por alto! Quase dá golo! Momento frenético. Saiu o “Touro” e entrou o “Lince” (Diogo Pires) que mostrou Classe e Firmeza! O “Pintassilgo” (Rodrigo Marques) foi para o lugar do “Jacaré” e foi uma surpresa, nos poucos momentos que esteve em campo... Com o bico bem afiado e em riste ainda pôs em sentido a defesa Alfarim! Gostei. O “Pintassilgo” voa alto! Já nos descontos... o “Pernalonga” falhou mais um golo... que parecia certo! E, ele, que tanto o merecia.
            Não jogaram, neste jogo, “Gorila” (Jorge Matos) e “Búfalo” (André Carvalho).          Ficaram de fora da convocatória, por diversos motivos: “Doninha” (Gonçalo Dias); “Gafanhoto” (Henrique Lopes –está curado e vai regressar!); “Lobo” (André Batista); “Diabo da Tasmânia” (Rafael Cândido); “Cangurú” (Kawan Medeiros); “Zebra” (João Pedro Pereira) e “Esquilo” (João Loureiro).
            E, assim, se escreveu mais um Capítulo deste Livro Encantado que é o “ZOO do Cassapo”!! Abraços fadados, para todos, do vosso enlevado Repórter de Ocasião. (R. O.)