terça-feira, 19 de julho de 2011

Festas Populares da Charneca 2011

LUÍS RODRIGUES, JOSÉ MANUEL, ANTÓNIO ESPINHA e RODOLFO RODRIGUES

OS HERÓIS!
(do último dia)

Crónica, de: Repórter de Ocasião

ENTRADA DA FEIRA. VISTA PARCIAL. (Foto e Arranjos, de: Repórter de Ocasião)

   T
ERMINARAM, ontem, dia 17, conforme estava previsto, as Festas Populares da Charneca de Caparica local onde permaneceu a Direcção do CCFC, com alguns voluntários colaboradores, vendendo bifanas, couratos e entremeadas, sediados em duas rulotes amavelmente cedidadas pela “Sumol” e “Tagus”, cuja finalidade residiu no facto de se conseguir mais algum dinheiro para os cofres minguados e carecentes do nosso Clube. Foram uns autênticos Heróis os Directores e Amigos do CCFC que se prontificaram a trabalhar nesta pequena aventura. Foram Heróis os que lá estiveram, nos últimos dias, e foram igualmente Heróis aqueles que colaboraram nos primeiros dias das Festas e também os outros que apareceram pelo meio, uma vez que as rulotes do CCFC estiveram abertas ao público durante oito dias alternados. É evidente que uns se esforçaram mais do que outros pois além do apresentado e visto na Feira existe todo um trabalho de bastidores que é preciso cumprir para que nada falte no momento de se abrirem as “Tendinhas” aos visitantes. Aqui, como em qualquer outro lugar, nestas organizações e eventos, há sempre uns que se sacrificam mais do que outros... não é por obrigação... é porque tem de ser mesmo assim!

       
Ainda ontem, no final da Feira, eu fiquei arrepiado com a enormidade de tarefas e canseiras que os Heróis do “último dia” tiveram para levar toda aquela quantidade de utensílios, incluindo as rulotes, que foram rebocadas, por duas vezes (!) de volta à sede Bar do CCFC! E, já passava das duas horas da madrugada! E, no romper do dia, na manhã seguinte, Segunda-Feira, gente daquela, já estaria a trabalhar nos seus empregos, como todos sabemos.

A rulote Sumol e o João Peres
O Presidente e os Freixos!




                                                 
OS NOMES E OS... ENCONTROS
            Não resisti a tomar nota dos nomes que no último dia das Festas ainda tiveram a amabilidade de nos visitar com cumprimentos, apertos de mão e abraços fraternos. Houve companheiros que passaram de carro e acenaram-nos outros foram “apanhados” no Café, mas mesmo assim valeu a pena encontrar este Pessoal. Se não me esqueci de ninguém, então aqui registo os nomes deste último dia de Festa –também estes visitantes foram Heróis!
            Carlos Santos (Cobrador); Joaquim Gomes e Miguel Gomes; Esposa do José (REI) Guilherme e Família; Henrique Lopes (Pai) e Henrique Lopes (Filho); João Rasteiro; Rafael (Rafa); Rui Freixo (Filho); Rui Freixo (Pai) e Esposa; Pais do Miguel Cravo Amiguinho (o Filho não o vi!); Café (Filho); João Paulo Francisco e Esposa. O Filho Senior do João Peres; Carlos Viana; Pedrão Santos; Samuel; João Espinha e quase toda a família do Hugo Rafael (Rafa) –contei, pelo menos, seis ou sete crianças, para não falhar... na companhia da Mãe!!! Fiquei uns segundos a olhar para aquela pequena multidão. Felicidade a rodos! Por certo, também uma gentil família de Heróis!!! 
                                                                                                                                                        
O Grande REI GUILHERME
Amuado ou Vigilante!?
                                                                                  
              No assador estiveram os insubstituíveis REIS “Paxá” e “Guilherme”! Nas bifanas fritas manteve-se o presidente “Zé... (ia dizer um nome!)” e no pré-pagamento estiveram serenos: o irreversível e combatente Espinha, juntamente com o autor destas linhas que nem eu próprio sei se estaria (também) amuado ou vigilante perante uma fotografia (que eu já vi!) que o “apanhou” à socapa e inadvertidamente!
            Para o ano haverá mais Festas... 

OS HERÓIS DO STAFF... CONTENTES DA VIDA!!!
(R. O.) - 18 de Julho de 2011 -  (23h e 47 m)

domingo, 17 de julho de 2011

Festas Populares da Charneca 2011

FESTAS POPULARES DA CHARNECA DE CAPARICA. À NOITE! VISTA PARCIAL. (Foto: R. O.)


GANHÁMOS!

Crónica, de: Repórter de Ocasião


   O
NTEM, 16 de Julho de 2011, Sábado, foi o melhor dia de venda dos couratos, bifanas e entremeadas por parte das “Tendinhas” do CCFC. Também recebemos a visita de muitos Amigos (com Familiares) do Clube, não sei se, nalguns casos, movidos pela minha primeira crónica, o que é certo é que alguns visitantes se chegaram junto a mim e transmitiram-me que já tinham lido a reportagem sobre as Festas Populares da Charneca e tinham gostado. Quando assim sucede, também fico contente.  

JP confraterniza com trabalhadores da Junta na companhia de A. Espinha.
                                                   
            Por ter visto tanta gente a visitar as rulotes do CCFC, cumprimentando, acenando e abraçando o “Pessoal” (que ontem estava de “serviço”) e a fazer despesa, comendo as iguarias já faladas e bebendo uns sumos, um tinto ou umas cervejas, fui escrevendo, de quando em vez os nomes deles para agora, aqui os mencionar nestes apontamentos. Já sei que corro o risco de me esquecer de alguns mas, como já expliquei na anterior crónica, não o faço por mal. 

KEVIN E RAFA (Jogadores SENIORES)
            Nesta lista de nomes estão incluídos também os elementos da Direcção que têm colaborado nos “trabalhos”, a saber: João Rasteiro; Mário (Treinador dos Juniores), Esposa e dois Filhos; Adelino Dias; Gonçalo Dias; Cristina Dias; Samuel; Dona Gina e Familiares do Vice-Presidente António Espinha (eram muitos!); Carlos Viana; Graça Mendes; Susana Daniela; Paulo Velez; Pedro Xavier; Faustino, Mulher e Filhos; Maside; Alda Fidalgo (J. F. Charneca) António Pereira (que nos acenou de longe); Daniel (Danny) Guerreiro (veio dar-nos um aperto de mão, especial!); Luís (com menos 50 kilos!!); Edson Semedo (é mesmo esse... o craque que estão a pensar! O Zé Guilherme ficou doido quando o viu!); Dário Jesus; José Vitorino, Mulher e o irrequieto Fábio; André Santos; Luís Duque; Ivo Duque; Costa (antigo “Aranha”) com o Pai e a Mãe; José Carlos; José Diogo Simões e Familiares e muita, mesmo imensa, gente conhecida de quem eu não sei nem me lembro dos nomes, desde figuras assíduas e frequentes do Cassapo até dirigentes de outras Colectividades (como foi o caso dos três Amigos do Monte de Caparica que estiveram connosco até perto das duas horas da madrugada! Só arredaram pé quando o “maldito” antibiótico foi vencido pela gulosa “imperial”! Valeu a pena.) e também jogadores e pais que já não estando no CCFC não deixam de mostrar o seu carinho especial pela nossa Colectividade e nós todos ficámos muito gratos pelos seus cumprimentos. 

TIA EMA E ACOMPANHANTE SABOREIAM UMAS BIFANAS!
                                                      
            Como intitulei em epígrafe, ontem, ganhámos, melhor, goleámos! Como é logico, em Animação e Convívio, pelo menos, o CCFC já mostrou ser forte. A Direcção, nestes últimos anos tem feito um trabalho transparente e inabalável no que diz respeito às suas convicções e procedimentos! É do conhecimento de todos. Agora é preciso ganhar jogos e fortalecer as Equipas de todos os Escalões. O objectivo é elevar e engrandecer, ao máximo o CCFC! Para  que tal suceda falta-nos... o quê?!... Claro, o desejado Campo Sintético.  

Cartaz da Feira
O Célebre Assador
                                                                                                                        
        
            Para isso também teremos que ganhar, nem que seja por uma diferença mínima, o “jogo” do próximo dia 27! É evidente que o resultado deste “encontro” não irá só depender da Direcção do CCFC! No entanto, como temos uma boa “equipa” que já demonstrou muito valor creio que o “adversário” estará sensibilizado às nossas convicções e apetite!... Vamos ganhar mais este “desafio”, de certeza absoluta. 

O PATO ORIGINAL E VERDADEIRO DO... CASSAPO!
            Não tardará muito... o “Pato do Cassapo” (só perceberá isto quem leu e conhece a história!) poderá ser posto em liberdade e voará solto e alegre perante visões esverdeadas e então partirá feliz em busca de novos horizontes... perante a concretização do nosso sonho!!

(R. O.) - 17 de Julho de 2011 -  (16h e 39 m)

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Festas Populares da Charneca 2011

CARTAZ DE ACOLHIMENTO AOS VISITANTES  (Foto, de: Repórter de Ocasião)
RAÍZES DO CCFC

João Peres; José Manuel Santos e António Espinha
                                                                                         
Crónica, de: Repórter de Ocasião


   C
OMO habitualmente as Festas Populares da Freguesia da Charneca de Caparica, este ano a decorrer entre 8 e 17 de Julho, têm no seu programa a inclusão de duas rulotes (roulotte, em Francês), sem quaisquer custos de aluguer para o CCFC, para este Clube explorar a venda de Couratos e Bifanas, entre outras “especialidades”, cuja finalidade se resume, e apenas com esta intenção, em angariar alguns fundos monetários, no final da época desportiva de cada ano, para a subsistência desta Sociedade Recreativa que dá pelo nome de Charneca de Caparica Futebol Clube –o cada vez mais mediático CCFC!  

À Noite! Vista parcial da Feira
                                                                  
            Conforme prometi hoje (ontem), dia 13 de Julho, quarta-feira, fui visitar os Directores e Amigos do CCFC que anualmente se esforçam em ajudar o Clube e para igualmente tirar umas fotos para a posteridade e dar relevo à efeméride ciente, mais uma vez, em oportuna ocasião, de que estava a fazer algo de novo (na questão das fotografias!) em prol da elevação e divulgação das gentes do Charneca de Caparica Futebol Clube. Comi e... bebi, é verdade, mas acabei à meia-noite e poucos minutos... por me encontrar a lavar a loiça, entre garfos, copos, pratos, facas e travessas, material utilizado no serviço do dia! Gostei. Amanhã (hoje) e talvez  Sexta, Sábado e Domingo também lá voltarei. Quem corre por gosto... não se cansa!

Rodolfo (Paxá) e José Guilherme (REI)
                                                      
            Sensivelmente entre as 20 e as 24 horas, com o tempo a passar rapidamente, entre piropos, brincadeiras e travessuras não deixei de ficar surpreendido com a quantidade de gente que ali vi, cumprimentei e abracei... todos companheiros actuais e de outrora, treinadores, atletas e familiares, ligados a este tão admirável e contagiante Clube. Já não tenho dúvidas nenhumas que como o Charneca não há outro Clube igual. Quem passou por este Clube, por qualquer motivo, ficou de sobremaneira e de um modo indelével, com o “bichinho” no corpo! E, então, sempre que podem aparecer lá comparecem para abraçar os Amigos! Ora, as Festas Populares da Charneca de Caparica são uma causa e razão mais do que suficientes para as Pessoas mostrarem que nos seus corações têm um “cantinho” guardado para o CCFC!! Criaram-se raízes profundas, sólidas e robustas com o CCFC que jamais serão extinguidas.
            Pelos relatos que me foram revelados, dos visitantes de Sexta-Feira passada, Sábado e Domingo, incluindo Directores do Clube, juntamente com as Pessoas que cumprimentei hoje, estou em condições de divulgar alguns nomes que registei. Obviamente que não anotei todos e se algum nome aqui não for mencionado já sabem que a omissão não é premeditada. 

Silvino, Tiagão; Paulinho e Kátia (Claque Amarela)
                  

MANUEL CARVALHO E ESPOSA (Pais do André Carvalho)
                                                          
            O CCFC agradece as visitas dos seguintes Amigos:
            Paulinho; Tiagão; Silvino; Tiago Santos; Pedro Santos; Ricardo Duarte; Daniel Duarte; João Espinha; Dois cunhados do António Espinha; Hugo Rafael (Rafa); Bruno Nery; Sandro; Joaquim Gomes; Miguel Gomes; Garcia (não confirmei se acompanhado); Francisco Araújo e Família: Elsa, Ricardinho e Ritinha; Manuel Carvalho e Esposa; Ana Cristina Matoso; Pais dos “Irmãos Metralha”; Teixeira; António Espinha; José Manuel Santos (Presidente JMS); José Guilherme; Rodolfo Rodrigues; João Peres; José Duarte (Roupeiro); Bolacha e Namorada; Arnaldo (Presidente da Casa do Benfica da Charneca); Joaquim Café e Raquel; Tia EMA acompanhada por uma Senhora; Marcos Lourenço; Paulo Gonçalves e Esposa, com os dois Filhos; Paulo Jesus (Kevin); Carcaça; Ricardo e a Kátia da Claque Amarela. 

PRESIDENTE  E  REPÓRTER...
                                             
            (R. O.) - 14 de Julho de 2011 -  (2h e 42 m) 

quarta-feira, 13 de julho de 2011

CRÓNICAS ANTIGAS (01)

Crónicas  Antigas (01)                  

Por: Repórter de Ocasião

Prefácio:
Tenho verificado, ultimamente, que o nosso Site do CCFC está muito bem composto de colaboradores. Valeu a pena o meu esforço para seduzir o pessoal a escrever neste espaço. Para que eu não caia no esquecimento (até porque ontem me telefonaram, propositadamente, a dar conta da utilidade presente do conteúdo dos textos do “Zé do Pelado”) agora que estou um pouco afastado das lides deste mediático Clube, por afazeres profissionais e familiares, resolvi rebuscar algumas “crónicas antigas” e publicá-las, novamente, aqui no Site! Ajudou-me, nesta primeira publicação o senhor Manuel Carvalho, Pai do jogador André Carvalho (“Búfalo” do “ZOO do Cassapo”) que também me telefonou, há dias atrás, solicitando-me uma reportagem, das minhas, de 2009, onde eu enaltecia o seu filho, a propósito dum seu golo marcado ao Corroios, numa derrota do Charneca por cinco a um!
Enfim, demorei três dias a encontrar a dita reportagem e, ao lê-la, eu próprio fiquei emocionado pelo que de brilhante a mesma contém! O seu título “Hoje... Houve Golos!” foi o escolhido naquele momento, registado a 5 de Dezembro de 2009.
Já telefonei ao amigo Manuel Carvalho e hoje, logo à noite, na Feira da Charneca -vou lá estar para abraçar o pessoal! -entregarei ao próprio a tal crónica pedida! Pelo que percebi, este Pai está a fazer uma resenha das prestações e... golos do Filho, enquanto jogador do CCFC e, por isso, baseou-se fortemente nas minhas reportagens, para a realização de um mini-livro que entregará, depois, ao André Carvalho! É uma honra, para mim, ver os meus textos divulgados.
Posta a introdução aqui vos apresento a reportagem referida.
Ficarei atento a sugestões dos meus Amigos e Leitores para publicação de Crónicas Antigas! Quem tiver boa memória, basta pedir ou solicitar as publicações, aqui, no Site do CCFC.
Um Grande Abraço.
Repórter de Ocasião.
(13 de Julho de 2011)


==========================================================


HOJE... HOUVE GOLOS!

            Normalmente ou quase sempre começo por referenciar as minhas crónicas ou os meus escritos com a respectiva data em que os factos sucederam para que os mesmos se registem para a posteridade e, como por vezes, e também quase sempre, começo a escrever antes da ocasião da noite em que o Sol está no nadir e os textos ultrapassam quase sempre a meia-noite e porque nunca sabemos, ao certo, quando os assuntos vão aparecer e são inseridos e publicados no Site (!) sempre achei, por norma, volto a referir, datar as minhas notícias. Então, como o título em epígrafe origina o advérbio HOJE creio que é justo referir, mais uma vez, a data em que “Hoje... Houve Golos!” para que não se confunda, no futuro, estes acontecimentos que surgiram inesperadamente, ou talvez não, num abundante e frutuoso Sábado Desportivo do nosso carismático CCFC!!! Então, aqui vai ela, a data: 5 de Dezembro de 2009. 

            
FOI UMA FARTURINHA...
            Empregamos, mesmo assim, à maneira de neologismo, este subtítulo da crónica desta semana para justificar a abundância excessiva da surpreendente quantidade de golos que foram marcados pelos nossos meninos dos 7/8 anos aos 12  distribuídos pelos Escalões de Escolas/C, Escolas/B, Escolas/A ou simplesmente Escolas; Infantis/B e Infantis/A ou tradicionalmente e correctamente Infantis. Marcámos, HOJE, Dezasseis golos com os quais obtivemos uma Vitória, um Empate e três Derrotas e mesmo sofrendo 23 não nos melindra absolutamente nada enaltecer aqueles marcados pelos nossos meninos e é isso precisamente que estamos e vamos fazer já que de “farturinhas” de golos sofridos, semanalmente, estamos nós empanturrados... irra! 

"Aranhas" (Miguel Gomes é o segundo, em baixo, a contar da direita)
UM PONTAPÉ NO AZAR... 
            Fez hoje precisamente quinze dias que eu tive o belo prazer de me dirigir às “Minhas Queridas Aranhas” pedindo-lhes calma e serenidade que mais tarde ou mais cedo a má sorte e a infelicidade deixariam de atormentá-las nos seus respectivos jogos. Já esta semana, no banquete célebre e agora afamado que as “Francesinhas” nos proporcionaram (Um sentido obrigado pela reportagem merecer honras de figurar no lote das NOTÍCIAS do nosso Site!) eu tinha perguntado ao meu Amigo Miguel Gomes, uma das Estrelas dos Escolas/A, por onde andavam os golos(!?) ao qual ele respondeu com um encolher de ombros. Dei-lhe um aperto de mão e disse-lhe que em breve os mesmos iriam aparecer... Por coincidência, os golos, surgiram logo no Sábado seguinte à nossa conversa, HOJE, e logo em mais um brilhante “Hat-trick” deste génio da bola, menino Miguel Gomes, que voltou a cometer a proeza de marcar três (3) das 10 bolas com que as “Aranhas” brindaram o colega Vale Milhaços! Parabéns. O enguiço foi quebrado e a partir deste momento, estou convicto, vai ser sempre a marcar muitos mais. Vai-te embora azar. Seja bem-vinda “Dona Sorte” aqui será muito bem recebida.
            Uma outra maravilha deste Escalão, para não repetir génio, e até porque são tantos, naquele grupo, o habilidoso Pedro Guilherme –que um dia me disse que marcava golos a pensar no seu futuro(!), foi mesmo assim –este menino, então, arrebentou com a escala, porquanto cometeu o desplante e o atrevimento, com muita audácia, de marcar 5 (cinco!) golos neste desafio!!! Depois dos “Hat-tricks” (3 golos num só jogo) e dos “Pokers” (4 golos numa partida) agora nem eu tenho, confesso, argumentos e conhecimentos futebolísticos para cognominar a façanha desta pérola! Muitos parabéns.
            Ganharam por 10/3 com o Garcia e o Pedro Xavier a marcarem um golo cada e também já começam a ser notados pelos seus golos! Continuem. Gosto de vocês todos.


PEDRO GUILHERME



LANÇAS... E MAIS LANÇAS!
            O ano passado apareceu um menino que era guarda-redes, jogava nos Escolas/C e mesmo naquela posição marcava golos! Numa outra ocasião actuando na linha avançada conseguiu mesmo um “Hat-trick” num desafio. Chamava-se Miguel Lança. Esta Época joga nos Escolas/B. Numa outra ocasião metemos uma lança em Cacilhas com um golo magistral do Rui Freixo (Infantil). Este ano, nos Escolas/C, temos mais um “lança” que dá pelo nome de TIAGO LANÇA –atenção ao nome –que também é goleador, pois, HOJE teve o engenho de marcar dois (2) golinhos no empate de 2/2 deste Escalão com os adversários do Clube António Pica.  



A EQUIPA DOS NUNES...
            Os Escolas/B perderam com o Almada Atlético Clube por 4/2 e dos três Nunes que a Equipa comporta, dois deles foram os marcadores de serviço, com um golo cada um! Honras sejam prestadas aos meninos DAVID NUNES e DIOGO NUNES. O outro Nunes deste grupo apresenta como primeiro nome: LEANDRO todavia não marcou, HOJE, qualquer golo. De pé ante pé esta Equipazinha lá vai ganhando um pontinho aqui e acolá. Força, Mister Ricardo. Eu sempre te disse que o Charneca de Caparica Futebol Clube era o lugar e o Clube certo para evoluires na tua formação. Um abraço.    


OUTROS GOLEADORES...HOJE! 
            E chegamos aos Infantis, A e B. Dois jogos, duas derrotas. Por 9/1, os mais novos que demoram a acertar o passo... e por 5/1, novamente, os mais velhos, ambos com o mesmo opositor, o Corroios! Só pelo nome do adversário compreendemos de imediato que não vale a pena lamentar as derrotas... Por isso mesmo homenageamos os dois jogadores que cometeram a ousadia de marcar um golo cada ao assombroso CORROIOS!!! Foram eles: PEDRO PINELA (Infantil/B) e ANDRÉ CARVALHO (Infantil/A –o nosso Búfalo, viva miúdo!).   

 
ANDRÉ CARVALHO (BÚFALO)
                                               
            Francisco Araújo não desanimes porque os teus miúdos têm habilidade e sabem jogar à bola! Os adversários têm sido fortíssimos! Deixa os meninos crescer que em breve obterás resultados pelo teu esforço. Um abraço para ti e para o Adelino.
            Para o Luís Vasques (Simba-Mor) a minha admiração pelo trabalho desenvolvido, pois, pelos vistos, acabaram-se as goleadas sofridas constantemente! Só o MACACO entre os postes não justifica tudo. Abraços também para o João Paulo e para o Henrique que também merecem porque têm ajudado muito. 






MAIS ABRAÇOS, POR HOJE: 
            E porque os últimos, normalmente e segundo rezam as crónicas são sempre os primeiros foi com intenção e propósito que deixei para o fim os ABRAÇOS destinados aos Treinadores dos Escalões: C e A!!! Ao Samuel Espinha e aos seus respectivos colaboradores um aplauso forte pelo entusiasmo e empenho postos à disposição do nosso Clube –já vai no seu 2.º ano de comando e fá-lo muito bem. Continua. Não é fácil orientar miúdos com aquelas idades. Para o Treinador MOURA (e ste nome tinha que ser escrito em maiúsculas –eu é que sei!) e também para o Luís Duque deixo-lhes aqui a minha eterna solidariedade e o meu incondicional apoio por tudo o que têm feito em prol dos “Aranhas” e é fácil de perceber que em continuação do trabalho desenvolvido até ao presente, nos darão consideravelmente muitas alegrias com aquelas dedicadas e já consagradas ARANHAS!
            Até à próxima.
            (R. de O.)
                                                              

domingo, 3 de julho de 2011

EXCLUSIVO / ESPECIAL LISBOA CUP 2011

                        

 LISBOA CUP 2011                                                                                          
VALÊNCIA C. F. VENCEDOR EM SUB/15

Por: Repórter de Ocasião  


   N
ÃO me enganei quando previ, no terceiro dia de competição, que aquela equipa, nossa adversária, no grupo B, em Sub/15, iria chegar à final do torneio! O seu valor, como conjunto e elementos valiosos, com atletas ágeis e robustos, antevia esta certeza e só não avancei com o prognóstico de apostar neles como campeões porque não conhecia de sobremaneira as restantes formações do certame! No entanto, após o jogo da nossa eliminação com os Finlandeses do Helsínquia tive a oportunidade de me cruzar com um dos responsáveis do Valência e, naquele momento, aproveitei para dizer-lhe que eles iriam ganhar o torneio! O monitor, modestamente, sorriu e respondeu-me: “...Um jogo de cada vez!...”
            Pensamento de campeão! 
Lobo; Gorila; Falcão; Girafa; Camaleão; Raposa e Bambi, sorridentes com o Galhardete do Helsínquia. (Foto: Ana Paula Vasques)
                                                                  

TERCEIRO DIA de Torneio, terceiro jogo... terceira derrota! Desta vez o “ZOO do Cassapo” defrontou os “Extraterrestres” do Valência C. F. uma das maiores Potências do Futebol Espanhol. Os miúdos do CCFC já sabiam que iam perder o desafio mas a entrega deles foi enorme e o ambiente entre colegas foi magnífico e digno de se ver! O dia anterior já foi... passado! O Grupo voltou a estar unido. Os miúdos cresceram neste jogo e voltamos a ter Equipa – “ZOO do Cassapo”. Parabéns, jogadores.
Perderam o jogo por catorze a zero pois a diferença de classe, dos Países, formação, métodos de jogo, preparação fisíca e estatura do adversário foram determinantes para o desnivelamento do resultado! Era capaz de apostar que esta equipa do Valência vai à final do Torneio! Se isso suceder será uma honra para os Iniciados do CCFC (Sub/15).


Momento do jogo do CCFC com o Valência C. F.. Peixoto, agarra bem a bola! (Foto: Luís Rodrigues)
            Com esta vitória do Valência C. F. os Iniciados do CCFC (ZOO do Cassapo) acabaram por figurar na história do Lisboa Cup 2011, porquanto, juntamente com o San Pietro Isola e 1.º de Dezembro honraram o Grupo B, em Sub/15, na companhia do Vencedor –o Valência C. F. –terceira potência do futebol Espanhol, logo atrás de Real Madrid e Barcelona!
            Curiosamente, a outra equipa da final foi também Espanhola, o Antiguoko!  Este clube foi fundado em 1982 e trabalha unicamente na formação de jovens até aos 18 anos possuindo somente um único centro de treinos.
Relâmpago (Gonçalo Vasques)
            Depois de tudo isto os nossos jogadores do Charneca de Caparica Futebol Clube (ZOO do Cassapo) só podem sentir-se honrados por terem defrontado tão prestigiante equipa (Valência, Vencedor do Lisboa Cup!) e também devem mostrar-se orgulhosos por  participarem em tão distinto torneio e ainda usufruir do privilégio de representarem tão elevado clube da Freguesia da Charneca de Caparica, o nosso querido CCFC!                                                                           

(R. O.) drigues  





sexta-feira, 1 de julho de 2011

EXCLUSIVO / ESPECIAL LISBOA CUP 2011

Hoje foi o quarto dia...
Do resto do Lisboa Cup 2011                           
                     
Pequena Crónica, por:   
Mister Adelino... A Bandeira e... O "Macaco"!
Repórter de Ocasião                         
                            



                                                               
            Último dia para os Iniciados (Sub/15) –“ZOO do Cassapo” no Torneio Lisboa Cup 2011, porque fomos eliminados pelo Helsínquia da Finlândia! Cumprindo com os principais objectivos desta semana desportiva, o “ZOO” voltou a apresentar duas equipas misturadas, no jogo, a eliminar, com os Finlandeses! Fragmentada, a Equipa, seria difícil ganhar a este conjunto equipado à “Porto” que, exceptuando duas ou três peças... estava ao nosso alcance! Mesmo assim o nosso Grupo jogou bem e teve o domínio absoluto do jogo, só perdendo o desafio por 3/0 devido aos contra-ataques rápidos do adversário. Enfim, os jogadores divertiram-se e acabaram por desfrutar de quatro dias excelentes onde, libertos do compromisso de jogar para ganhar, puderem evidenciar todas as suas excentricidades e diabruras adequadas à sua própria idade! Por mim... os excessos estão perdoados! Como eu gosto do “ZOO do Cassapo”!! 

Quadro com camisola, oferecido ao Patrocinador TST 
                                                        
            Hoje, Sexta-Feira, dia 1 de Julho jogam-se as semi-finais, com dois jogos para todas as Equipas que passaram a Eliminatória de ontem, Quinta-Feira, dia 30 de Junho. Amanhã, Sábado, dia 2 de Julho disputar-se-ão todos as finais das diversas categorias que participaram no Torneio Lisboa Cup 2011.

André (filho mais novo) e Custódio Dias (Foto: Ana Paula Vasques)
                                               





            Com o jogo do CCFC a ser iniciado às 7 horas da tarde (mais 1 hora de atraso em relação à hora regulamentada!...) a comitiva reuniu-se no Cassapo às 2 horas da tarde. Partimos para uma programada visita ao Aquário Vasco da Gama gentileza oferecida pelo Senhor Custódio Dias, Pai do atleta Miguel Dias –a “Gazela” do “ZOO do Cassapo”! Foi um bom momento de lazer e serviu para eu próprio me documentar sobre o funcionamento do Aquário Vasco da Gama, numa amena conversa que tive com Custódio Dias que sendo trabalhador naquele local me explicou convenientemente o modo como adquirem os peixes para constante renovação das espécies. 


                                                                                          
                                                
                                                                                                         
            À noite, no Campo e Sede/Bar do Cassapo toda a comitiva se reuniu para um óptimo jantar de grelhada mista onde se efectuaram as despedidas e... até à próxima Época! O momento serviu para alguns discursos onde todos puseram “as-contas-em-dia”... aproveitando eu para Premiar o Luís Vasques –principal mentor de toda esta Organização! –com uma Placa de Agradecimento e oferecendo também uma caderneta de Cromos a um dos Capitães do “ZOO” (Ricardo Francisco - Super Rato) e um Álbum Especial com todos os “Retratos do ZOO do Cassapo” e algumas Crónicas e Reportagens ao elemento mais novo do “ZOO”, o carismático Gonçalo Dias (“Doninha”).    
Ricardo e Gonçalo
Vasques e o Boné... Gassó!
Ana Paula Vasques
                                                                                                  
  Por mim, gostei imenso e julgo que com os ensinamentos recolhidos é uma confraternização para se repetir!
            R. O. (drigues)