sábado, 23 de maio de 2015

O Jornalista SOU EU (32) - Na Linha da Frente...



HÁ uma linha que separa... as prestações dos Juniores do CCFC no Campeonato Distrital da 1.ª Divisão da Associação de Futebol de Setúbal do êxito agora conquistado no “II.º Torneio de Páscoa – Juniores – Almada Cidade CUP”. Enquanto jornada a jornada, em competição acessa e renhida esta experiente Equipa tem passado por uma incoerência de bons e maus resultados que têm obviamente suscitado alguma discrepância entre os seus adeptos, na hora da verdade... chamados a mostrarem as suas verdadeiras e inolvidáveis qualidades, os jovens atletas dos Juniores do CCFC não vacilaram e transcenderam-se em relação aos seus adversários derrotando os “Pescadores” (vencedores da 1.ª Edição do “Almada CUP”), no jogo inaugural (2-1), ganhando ao rival Monte de Caparica (2-0) e empatando no derradeiro encontro com o madrasto Almada Atlético Clube (1-1) -resultado conveniente para assegurarem o 1.º lugar do Torneio -concorrente que, para o Campeonato, havia infligido duas derrotas idênticas, por concludentes dois a zero, tanto no Cassapo como no Pragal. Daniel Fortes, recebendo um passe magistral do travesso Diogo Abrantes, parou a bola no peito rematou de primeira e fez um golo lindo, o 1.º aos “Pescadores” e Ricardo Araújo, um mágico-da-bola, através de um livre soberbo, elevou a contagem para dois a zero... estava aberto o caminho para o esplêndido triunfo no “II.º Torneio ALMADA CUP”. Juniores do CCFC pois, na linha da frente!...
         Há uma linha que separa... os Torneios realizados pelo Charneca de Caparica Futebol Clube dos restantes similares que se organizam pela Páscoa e noutras ocasiões, nas redondezas e espalhados pelo País, dentro das características e no meio em que o CCFC se insere. Não é moda corrente, noutros certames, verem-se elogios e agradecimentos dos concorrentes participantes, mesmo daqueles que nada conquistaram, a não ser o prémio de presença, por terem participado no Evento. Nos Torneios do CCFC também é habitual o adepto comum apreciar e comentar, vejam-se os exemplos, deste “II.º Torneio” de João Paulo Ventura (Monte de Caparica), Luis Leal (Almada) e Lima E Silva (decano de mérito do Mundo do Futebol). No CCFC venera-se o orgulho de servir... bem! 
         Há uma linha que separa... os Torneios organizados pelo CCFC dos restantes ocorridos nos arredores da Charneca de Caparica porque aqui o Clube está na linha da frente... onde os certames são orientados em ambiente familiar, tornam-se assim vistosos, são garridos e ficam bem documentados e registados para que um dia, na História do Clube, os seus Sócios, Adeptos e Simpatizantes possam desfrutar do brio dos seus antepassados!
Repórter de Ocasião (08 de ABRIL de 2015)

Nota O Repórter de Ocasião opta por escrever os seus textos na ortografia antiga.   
              
CLASSIFICAÇÃO FINAL DO TORNEIO

1.º LUGAR:
CHARNECA DE CAPARICA, 7 pontos (5/2) - TAÇA
2.º LUGAR: G D PESCADORES, 6 pontos (9/2) - TAÇA
3.º LUGAR: ALMADA A C, 4 Pontos (2/3) - TAÇA
4.º LUGAR: MONTE DE CAPARICA, 0 Pontos (0/9) - TAÇA
PRÉMIOS E PREMIADOS

FAIR PLAY:
MONTE DE CAPARICA ATLÉTICO CLUBE – TROFÉU
MELHOR JOGADOR: BRUNO GOMES (Monte de Caparica) – TROFÉU
MELHOR MARCADOR: RODRIGO SILVA (Pescadores) – TROFÉU
MELHOR GUARDA-REDES: RUBEN FURTADO (Charneca) – TROFÉU
OS RESULTADOS DOS JOGOS

·      
Equipa Participantes
Charneca de Caparica Futebol Clube
Grupo Desportivo Pescadores C.C.
Monte Caparica Atlético Clube
Almada Atlético Clube
Horário de Jogos
Dia 3 de Abril (Sexta-Feira)
09.30H- Almada vs Monte Caparica (1-0)
10.45H- Charneca vs Pescadores (2-1)
11.45H - ALMOÇO
15.00H- Almada vs Pescadores (0-2)
16.15H- Monte Caparica vs Charneca (0-2)
Dia 4 de Abril (Sábado)
15.00H- Pescadores vs Monte Caparica (6-0)
16.15H- Charneca vs Almada (1-1)
18.00H – Entrega dos Troféus
Duração dos Jogos
Os jogos tiveram a duração de duas partes de 30 minutos com um intervalo de 10 minutos.
        
LISTA DOS GOLEADORES
RODRIGO SILVA (Pescadores) -3 golos.
 TIAGO LOPES (Pescadores), BRUNO SILVA (Almada), RUDI FILIPE (Pescadores), FILIPE NERI (Charneca) e DANIEL FORTES (Charneca) -2 golos.
CARLOS XAVIER (Pescadores), RICARDO ARAÚJO (Charneca) e BRUNO FORTES (Pescadores) -1 golo.
     OS MELHORES EM CAMPO

BRUNO GOMES (Monte de Caparica) -3. NUNO PIRES (Charneca) -2. BRENO NASCIMENTO (Pescadores) -1. DANIEL REIS (Almada) -1. BRUNO SILVA (Almada) -1. ALEX VARELA (Pescadores) -1. DADIER LIMA (Almada) -1. JOÃO NEVES (Charneca) -1. RODRIGO SILVA (Pescadores) -1.

O Monte de Caparica Atlético Clube (MCAC) que não marcou qualquer golo no Torneio foi a equipa mais felizarda porque levou para casa três Troféus: 4.º lugar, Melhor Jogador e Prémio “Fair-Play”.
                  Os Árbitros que ajuizaram o Torneio, pertencentes ao Núcleo de Almada: JOÃO DOMINGOS, ARTUR FINO, WILSON ALMEIDA e MÁRCIO DUQUE, estiveram brilhantes nas suas actuações e apesar de não terem sido alvo de qualquer contestação levaram os jogos muito a sério com profissionalismo, competência e imparcialidade ao ponto de exigirem que os jogadores não batessem as grandes penalidades sem estarem equipados com as respectivas caneleiras! Gostei do trabalho deste quarteto. Parabéns. 
                  Por ironia do destino a “Máquina do Café” sorteada entre aqueles que ajudaram a enriquecer os recursos financeiros do CCFC foi parar às mãos de uma adepta do Arrentela que esteve presente no Cassapo para apoiar os Benjamins (2006) do Charneca de Caparica. 727 foi o número da sorte.  Parabéns.
                  O Presidente do Monte de Caparica porque se serviu do fogareiro do CCFC resolveu dar um lanche ao Pessoal da organização do torneio, um gesto que caiu bem mas, eu ainda gostei mais do chouriço e da morcela! Bem haja.
                  Pedro Cardoso, actualmente Júnior do Paio Pires, ex-atleta do CCFC, antiga “Girafa” do “ZOO do Cassapo”, aproveitou para “matar” saudades e veio aplaudir os Juniores do CCFC. Na companhia do “Homem-do-Som”, o seu primo Diogo, divertiram-se satisfatoriamente e eu aproveitei a presença deste meu discípulo de outrora para que ele me tirasse umas fotografias. Obrigado, Pedro.
                  Marcos Lourenço, Manuel Couto, Agostinho, Pedro Teixeira, Luís Rodrigues, André Sequeira, Rosário (Junta de Freguesia da Sobreda e Charneca) e José Moura foram distintamente seleccionados para entregarem os Prémios deste maravilhoso “II.º Torneio de Páscoa – Juniores ALMADA CIDADE CUP”.
                  Depois desta excelente organização onde, mais uma vez, a boa disposição, o salutar convívio, o desporto e sobretudo a AMIZADE prevaleceu com harmonia e bom-senso... o CCFC continua na LINHA DA FRENTE! (RO).

MOVIMENTO ASSOCIATIVO - EVENTOS


Hoje... há Notícias que nos chegam do amigo Arnaldo Ferreira um Homem que está ao serviço do Movimento Associativo há muitos anos... agora, sendo um excelente dinamizador das Concertinas e criador do GRUPO DE CONCERTINAS ÁGUIAS VERMELHAS (Charneca da Caparica), este companheiro e habitual orador nas Sessões Solenes dos Aniversários do Charneca de Caparica Futebol Clube (CCFC) vai realizar, com a sua Equipa, entre os quais se encontra José Machado, o...

1.º ENCONTRO DE TOCADORES DE CONCERTINA E CANTADORES AO DESAFIO



O Evento vai realizar-se no próximo mês, dia 7 de Junho, Domingo, no SOLAR DOS ZAGALLOS (Sobreda da Caparica) cuja recepção aos Grupos Convidados ocorrerá pelas 10,30 horas. Às 11,00 horas efectuar-se-á o desfile dos Grupos que vão participar no Original Concurso que almoçarão pelas 12,30 horas. Pelas 13,00 horas será a vez de confraternizarem em almoço/convívio todo o restante pessoal que pretender assistir e participar na Festa e por volta das 14,30 horas dar-se-á início ao 1.º Encontro de Tocadores de Concertinas...
Quanto aos comes e bebes... haverá à disposição dos convivas, Queijo Fresco, como Entrada e Porco no Espeto com Arroz de Feijão, acompanhados de Salada de Tomate. Pão, Vinho, Sobremesa e Café completarão a refeição.




Como Patrocinadores desta original iniciativa, mais uma vez idealizada com a vontade e espírito Associativo do Companheiro Arnaldo Ferreira e a sua Equipa, temos: Câmara Municipal de Almada, Junta de Freguesias de Charneca de Caparica e Sobreda e Tipografia Lobão, Lda. 
Se o leitor pretender passar um Domingo divertido... não falte a este Evento.
Contactos:
Arnaldo Ferreira - 968 164 951 e 210 847 140
José Machado - 926 433 193

sexta-feira, 22 de maio de 2015

O Jornalista SOU EU (33) - Troféu ALMADA 2015


Olá, Leitores!
Está na hora de publicarmos mais uma crónica/reportagem que, embora divulgada via online e apresentada nas redes Sociais, no meu "Facebook" e no "Grupo Fechado do CCFC", não houve ocasião para que a mesma fosse inserida neste espaço, tal e qual como muitas, de outras minhas Secções que aguardam aqui apresentação.
Este "O Jornalista SOU EU" (33), que publicita o "Troféu ALMADA" (2015) e a dinamização da "Nação CCFC" é mais uma prova do meu trabalho jornalístico em prol do Charneca de Caparica Futebol Clube. Numa próxima oportunidade divulgarei "Na Linha da Frente" (O Jornalista SOU EU - 32) e, depois, só me faltará apresentar, neste espaço, as 18 primeiras edições destas páginas!... Com o tempo... vamos lá... Desculpem a maçada.
Saudações Desportivas.
Luís Rodrigues (RO).

   

sábado, 16 de maio de 2015

Crónica Ocasional n.º 117 (Os "GOSTOS" do "FACEBOOK")

CRÓNICA - DEDICADA AO COMPANHEIRO 
HENRIQUE SANTOS 





S
EMPRE que me lembro que nasci numa pequena Aldeia do Algarve (Burgau) em 1958 e que somente quando completei 10 anos de idade tive o privilégio de calçar as primeiras sandálias... em toda a minha vida... (até aí, andei sempre descalço (!?) –exceptuando, evidentemente, um calçado rústico que servia para me levar à Escola Primária daquele tempo!) ... o meu coração enche-se de nostalgia e, depois de passados 47 anos... agora, nos tempos modernos, eu chego à conclusão que, afinal, naquela época, as coisas não eram assim tão más... ia-se vivendo, apesar de, naquele dia, quando estreei as sandálias... ter levado uma valente tareia da minha saudosa Mãe... porque fui para a praia do Burgau e... as deixei, despreocupado... em cima dumas rochas... enquanto fui jogar à bola com os amigos da altura... A maré encheu e... Adeus sandálias... nunca mais... as vi! A minha Mãe, triste pelo dinheiro que juntou, com sacrifícios, para me comprar as sandálias, dizia, preocupada e assustada: -Luís, onde é que deixaste as sandálias?... Eu, aflito, respondia, sem nexo: -Ficaram ali, naquelas pedras... Adeus sandálias... o mar... levou-as!! Pancada no lombo, até chegar a casa.  
            Lembro-me que há pouco menos de 15 anos os primeiros telemóveis tinham o peso de um tijolo... e, sem TV de Cabos... as Pessoas usufruiam apenas de 2, depois 3 e finalmente de 4 canais televisivos! Com a evolução dos tempos... tudo mudou! E, quem não se actualizar... perde o “comboio”... fica para trás... não acompanha o mediatismo do progresso da Humanidade. Eu, com 8 anos de idade (1966), tomava banho, aos Domingos, num alguidar enorme, com água quente, sim senhor, que a minha Mãe aquecia, num fogão... a petróleo! Hoje (2015) se tiver o Esquentador avariado... os meus filhos chamam-me todos os nomes... é a vida! Sempre fui Tipógrafo, hoje, nos tempos modernos... Oficial de Artes Gráficas... onde abracei o ofício em 1969, com 11 anos, porque fui enviado para Almada justificando a pobreza dos meus Pais, após ter completado, com distinção a antiga 4.ª Classe! Eu até era muito inteligente, diziam os meus familiares... mas, por falta de dinheiro... vim para Almada... para me fazer Homem! Excelente. Estive para ser recambiado porque, após 3 dias de trabalho (clandestino, evidentemente, tinha 11 anos em 1969, cinco anos antes da revolução do 25 de Abril!) fiquei com um braço entalado numa máquina de corte e vinco e fui parar ao Hospital. Felizmente que fiquei, apenas, com mazelas... e os meus Patrões lá se safaram, naquele tempo... por empregarem um miúdo... com 11 anos!... Ainda bem que não regressei a Burgau porque, se tal tem acontecido... hoje, no CCFC... tudo era um mar de rosas!... 
Não havia “RO” para atormentar ninguém!...            
         
O EVOLUIR DA HUMANIDADE        
            Com o aparecimento dos telemóveis, TV por Cabo, Internet, etc, etc... e outras coisas mais que não valerá a pena referir... as pessoas foram-se acomodando às situações e, mesmo aqueles retrógrados que teimam em não acompanhar o progresso (como foi o meu caso... em relação ao “Facebook”...) acabam mais tarde ou mais cedo por aceder à evolução do sistema Humanitário. A partir daqui... em todo o lado, em casa, no trabalho, na TV, nos Clubes, nas Redes Sociais, etc, etc... existem, sempre, os bons e os maus momentos... a gente boa e as pessoas más que, utilizam estes meios, para os aproveitar à sua melhor maneira e... feitio! Dificilmente haverá um consenso e uma Paz harmoniosa em redor da Humanidade. É... a vida! No meio de tudo isto... eu, pessoalmente, tento guiar-me por uma linha a que chamo de COERÊNCIA! E, normalmente, tenho-me saído... bem! Por exemplo: Nunca iria dizer mal de um vizinho... e, depois, ao passar pelo seu quintal... dispor-me a colher uns limões e apanhar umas alfaces!! Isto... é inadmissível! Todavia existem pessoas que são capazes de viver nesta realidade e, depois, afirmam que não sabiam que aquele quintal era do tal “inimigo”... que nem sequer podiam ouvir falar... no nome dele! No entanto, não deixaram de ir colher os limões e as alfaces. Sintomático.    

OS GOSTOS/LIKES NO FACEBOOK    
            Sempre escrevi coisas... desde os meus tenros 14, 15, 16 anos de idade... se estão atentos a este texto, os meus Pais achavam que eu até era muito inteligente... só que... não tinham dinheiro para me pôr a estudar em Faro... coisas daqueles tempos! Antes da minha actividade no CCFC estive, durante 20 anos, aliado a um movimento do Policiarismo Português, onde fui um dedicado dinamizador da Tertúlia Policiária de Almada (TPA) conhecendo, então, o Vereador António Matos -ele, certamente, não se lembra de mim, daquela altura!...) e onde coloquei toda a minha criatividade em prol daquele Grupo. Os êxitos e sucessos foram gigantes. Depois, no CCFC, chegou o primeiro “Site” coordenado pelo companheiro Vitor Guerreiro e, eu, quando deparei com o mesmo, escrevi de imediato que me iria dedicar com alma e coração àquele espaço... passados sete ou oito anos... deu no que deu... ainda, hoje, os leitores estão-a-levar-comigo! Depois chegou o “Facebook”... ao qual nunca pretendi aderir... por motivos pessoais e de desconfiança... mas, o meu Presidente José Manuel Santos (JMS) dava-me cabo da cabeça... dizendo que tinha de “entrar”... para não perder o tal “comboio”... e, depois de alguns anos e muitas tentativas... foi o próprio JMS... quem me criou a página... Luís Rodrigues-Facebook.
            Ora... metido “nisto”... ou em outra coisa qualquer... nunca fui de virar a cara à luta... sempre com aquela cartilha no pensamento... a COERÊNCIA! Lá assumi a página no “Face...” e, como sou muito curioso... logo reparei na “arma-mortífera” que são os “gostos” ou “likes” do “Facebook”... Não hesitei e produzi uma crónica de homenagem ao RUI PEDRO S porque foi aquele elemento que mais me chamou a atenção... para os “gostos”... Passados uns tempos... já reparei que começa a ficar ultrapassado... ou então, evita colocar “gostos” em tudo quanto é sítio... imagem... prosa... ou um texto qualquer... até aqui, tudo bem!  
            Com o passar dos dias fui-me apercebendo que, na realidade, eu tinha razão... em não querer aderir ao “Facebook” (por suspeita!) porque... se o mesmo for utilizado por maldade... está tudo complicado... mas, se houver, de permeio, bom-senso, compreensão, imparcialidade, postura, bom comportamento dos seus utilizadores e... a tal COERÊNCIA... então, tudo funcionará na melhor das conveniências e liberdade de expressão!... E assim é que devia de ser... SEMPRE! 
            Eu até aceito que os cibernautas ponham um “gosto” num texto e que, depois, mais tarde, venham a retirá-lo... porque se precipitaram ou não perceberam muito bem... a mensagem ou não estão de acordo com o teor da mesma!... Agora... retirarem o “like”, dias ou momentos depois... por ameaças e opressões de outrém, com esclarecimentos do tipo “...então não viste que aquilo era sobre o fulano de tal?...” ou “...foste lá pôr o “gosto” e aquilo referia-se à pessoa tal!”... aqui é que eu não concordo!... No entanto é a minha opinião! No sentido oposto aplaudo o sentimento dos internautas, especialmente aqueles mais visíveis que sendo figuras públicas, pelos serviços prestados ao Movimento Associativo Nacional (e... não só!), não hesitam em colocar um “gosto” ou “like” num texto que julgam ser polémico mas que defende de sobremaneira  a tal coerência e o enorme sentido de responsabilidade apregoado, demonstrado e continuadamente registado pelo autor dos textos divulgados. A estes... tiro eu... o meu chapéu!         
            Para terminar... nunca devem os utilizadores da internet atirar pedras aos vizinhos quando, eles próprios... têm telhados de vidro nas suas próprias casas... eu seria incapaz de acusar alguém de ingerir exageradamente 5 ou 6 hambúrgueres por dia... e depois, mesmo às claras e inocentemente, eu próprio, comer 8 ou 9 almôndegas... num só dia! Mais grave, ainda... é ser confrontado com o assunto e desculpar-me, dizendo: -Desculpem-me... não sabia que era a mesma coisa!... 
            À parte isto, sobre a questão dos “gostos” e “likes”, embora reconheça que, a maioria “deles” sejam colocados ao calhar... por entusiasmo ou admiração do leitor/cibernauta, em relação aos autores dos trabalhos, quer sejam em fotografia, vídeo, simples frases, recortes ou textos... congratulo-me por concluir que, no meio dos mais extasiados, existem aqueles que serenamente só colocam o seu “gosto” em publicações de qualidade! É evidente que toda esta actividade e/ou lazer, como em outra qualquer situação online, estará sempre em observação pelos mais conceituados na matéria porque depois de se divulgar um texto com 50, 60 ou mais linhas... é impossível receber-se um “like” após 5 ou 10 segundos da sua visibilidade ao público!... Mas, isto sucede com frequência. De qualquer modo, hoje em dia... quem é que não se sente controlado, na sua vida profissional, familiar e privada? Toda a gente está sob controlo! Quando se pede uma factura num Supermercado o Estado já está a saber o que se come e se gasta. São os tempos modernos! Não me arrependia nada, mesmo nada, de regressar a Burgau e voltar a levar sovas da minha Mãe por ter perdido umas sandálias novinhas em folha! Esses, sim... eram tempos lindos e inocentes.  
Repórter de Ocasião, 16 de Maio de 2015. 

Nota O Repórter de Ocasião opta por escrever os seus textos na ortografia antiga.