quarta-feira, 2 de julho de 2025

🔖👀 PONTUAÇÕES - PONTUAÇÕES - PONTUAÇÕES 🔖👀 ☝Torneio Cinquentenário "Mistério... Policiário" - TCMP 1975-2025! 🔦 Jornada N.º 6 - De: ARJACASA - Valpaços Problema Policiário: Um Cachimbo no Local do Crime...

🧐POLICIÁRIO!🕵🂧

TORNEIO DO CINQUENTENÁRIO “MISTÉRIO… POLICIÁRIO” – MA/MP (1975-2025)

 


 

📖 HOMENAGEM 📖

 
📖🏆🎓🔍🧐 O momento é solene e gratificante e o que ficará para a HISTÓRIA é a HOMENAGEM AO “SETE” E À PROBLEMÍSTICA POLICIÁRIA... 50 ANOS DEPOIS!! Marque presença honre e dê prestígio ao Torneio! 
 

 

 

Problema Policiário N.º 6

 

Um Cachimbo no local do Crime...

Um Original de:

Arjacasa - Valpaços

 

 in Blogue Repórter de Ocasião

https://reporterdeocasiao.blogspot.com/

 

🗒🔖 Pontuações 🖊📃

 

TOTALISTAS (10 Pontos):

Arjacasa – Valpaços
Clóvis – Viseu
Mandrake Mágico – Sobreda
Edomar – Montijo
Detetivesca – Ponte de Lima   
Dona Sopas – Porto  
Inspector Pevides – Oeiras
Inspector Mucaba – V. N. Gaia
Visconde das Devesas – V. N. Gaia
Bernie Leceiro – Matosinhos  
Mancha Negra – Porto  
O Pegadas – Braga
Inspector Mokada – Porto  
Margareth – Lagos
Mali – Lisboa
Columbo – Bombarral  
Mula Velha – V. N. Gaia  
Faria – Évora    
Jorrod – Burgau  
Detective Verdinha – Lisboa  
Haka Crimes – V. N. Gaia  
Vic Key – Bombarral   
Ribeiro de Carvalho – Torres Novas   
Inspector Aranha – Santarém
Rainha Katya – Charneca de Caparica
ZAB – Côja   
Detective Jeremias – Santarém  
Búfalos Associados – Lisboa
Detective Vasofe – ???
Sofia Ribeiro – Charneca Caparica
Carluxa – Lagos
Pintinha – Lisboa  
Joel Trigueiro – Costa da Caparica  
EGO – Loures  
Fotocópia – Feijó   
Inspetor Moscardo – Santarém  
Ana Marques – Lisboa   
Molécula – Évora  
Inspector Detective – ???
Inspector Ryckyi – Amora  
JC Al – Londres
Dick Tracy – ???   
Inspector 27797 – (Laranjeiro) - ESTREIA
Agente Silva – (Montijo) - ESTREIA  

»»» 44 Concorrentes.

 

NÃO TOTALISTAS (3 Pontos):  

Inspectora Sardinha – Armação de Pêra
CA7 – Sobreda... City  
CN13 – Charneca de Caparica  
Pedro Monteiro – Sobreda  
Detective Silva – Cova da Piedade  
Inspector Cláudio – Lagos
Fátima Pereira – Vale de Milhaços  
Detective Suricata – Braga
Marino – Lisboa  
Sandra Ribeiro – Almada
Carlos Caria – Lisboa  
Zé Alguém – Lagos

»»» 12 Concorrentes.

 

👩👨👧👦TOTAL DE CONCORRENTES: 56

 


☝Torneio Cinquentenário "Mistério... Policiário" - TCMP 1975-2025! 🔦 Jornada N.º 6 - De: ARJACASA - Valpaços Problema Policiário: Um Cachimbo no Local do Crime... 🧐 SOLUÇÃO do AUTOR e Comentários do Blogue RO 🖋

🧐POLICIÁRIO!🕵🂧

TORNEIO DO CINQUENTENÁRIO “MISTÉRIO… POLICIÁRIO” – MA/MP (1975-2025)



📖 HOMENAGEM 📖

 
📖🏆🎓🔍🧐 O momento é solene e gratificante e o que ficará para a HISTÓRIA é a HOMENAGEM AO “SETE” E À PROBLEMÍSTICA POLICIÁRIA... 50 ANOS DEPOIS!! Marque presença honre e dê prestígio ao Torneio! 
 

 

Problema Policiário N.º 6

 

Um Cachimbo no local do Crime...

Um Original de:

Arjacasa - Valpaços

 

 in Blogue Repórter de Ocasião

https://reporterdeocasiao.blogspot.com/

 

Proposta de Solução do Autor:  

 

 


1 O culpado e preso pelo Inspector Morgado, tanto pode ter sido o suspeito da caligrafia bonita como o indivíduo que não tinha a mão direita. (3 pontos)

2 Tanto o suspeito que não tinha a mão direita e que assinava com a esquerda... como o marinheiro da bela caligrafia - que se supõe ter as duas mãos (!) - podiam ser os donos do Cachimbo encontrado no local do crime. (2 pontos)

3 O Cachimbo encontrado no local do crime estava queimado no lado direito... E NÃO EXISTEM NEM SE ENCONTRAM DOCUMENTOS E/OU DADOS LÓGICOS, COMPROVADOS, CORRECTOS, VEROSÍMEIS, INQUESTIONÁVEIS E INEQUÍVOCOS... DE QUE UM FUMADOR UTILIZANDO A SUA MÃO DIREITA, OU ESQUERDA, PARA ACENDER UM CACHIMBO, ATRAVÉS DE UM ISQUEIRO, OU FÓSFORO, TENHA TENDÊNCIA PARA QUEIMAR O OBJECTO... MAIS DE UM LADO (DIREITO)... OU DE OUTRO (ESQUERDO)! TUDO DEPENDERÁ DA POSIÇÃO, INCLINAÇÃO, DO CACHIMBO, COLOCADO NA BOCA, DIRECÇÃO DA CHAMA, ETC. (2 pontos)

Presença: Proposta de Solução: (3 pontos)

Saudações Policiárias. 

ARJACASA (Valpaços)

 


Comentários do "Blogue RO"...

UM problema policiário - prova n.º 6 do “TORNEIO DO CINQUENTENÁRIO “MISTÉRIO… POLICIÁRIO” – MA/MP (1975-2025) – aparentemente de resolução fácil (!?)... uma vez que foi publicado na Secção “Mistério... Policiário”, de “Sete de Espadas”, na revista “Mundo de Aventuras” no dia 1 de Agosto de 1984, tinha o seu Autor, Arjacasa, 23 anos, mas provavelmente escreveu a produção dois ou três anos antes (!), podia “provocar” vários “despistes”, abruptos, de alguns concorrentes – e de modo ainda mais inesperado... reparámos que alguns destes solucionistas se encontravam nos lugares cimeiros da tabela classificativa! – o que foi para o coordenador desta Etapa uma enorme surpresa! Tudo “isto” tendo em consideração o meu raciocínio, imediato, após ler o texto e ter obtido as minhas próprias conclusões que julguei serem lógicas e irredutíveis!

NO entanto, como a “solução oficial”, pertença do produtor, nunca saiu à estampa (!) decidi contactá-lo, para elaborarmos, em conjunto, a referida... e foi quando surgiu a diversidade e a complexidade de uma “solução” plausível... sem remoques e sem possibilidades de constatação e, ainda para compor o ramalhete da ambiguidade, o Arjacasa não se lembrava de quem tinha “incriminado” quando redigiu a produção... SE o homem que não tinha a mão direita... SE o marinheiro da “bonita caligrafia”, possivelmente com as duas mãos! Perante este desaguisado... decidimos, em sintonia, considerar as duas hipóteses possíveis... ou seja... aceitar as respostas correctas, de ambos os casos, sobre quem “culpasse” de assassínio o indivíduo que não tinha a mão direita ou o sujeito da bela caligrafia!

PORQUE NÃO EXISTEM DADOS LÓGICOS, COMPROVADOS, CORRECTOS, VEROSÍMEIS, INQUESTIONÁVEIS E INEQUÍVOCOS... DE QUE UM FUMADOR UTILIZANDO A SUA MÃO DIREITA, OU ESQUERDA, PARA ACENDER UM CACHIMBO, ATRAVÉS DE UM ISQUEIRO, OU FÓSFORO, TENHA TENDÊNCIA PARA QUEIMAR O OBJECTO... MAIS DE UM LADO (DIREITO)... OU DE OUTRO (ESQUERDO)! TUDO DEPENDERÁ DA POSIÇÃO, INCLINAÇÃO, DO CACHIMBO, COLOCADO NA BOCA, DIRECÇÃO DA CHAMA, ETC.

CONSIDERANDO todas as “respostas” como plausíveis, no entanto, é justo registarmos um alerta para os decifradores... dizendo-lhes que será, sempre, necessário elaborarem os respectivos relatórios unicamente baseados com os dados mencionados nos textos... Não se podem extrair conclusões baseadas em movimentos e indicações que não estejam evidenciadas e identificadas nos textos!

ALGUNS solucionistas, daqueles que culparam o homem que não tinha mão direita... afirmaram que a “perda da mão”... teria sido recente e que até ao momento do infortúnio... o marinheiro tinha usado o cachimbo, com a sua mão direita (!)... – embora o texto nada revele sobre este facto! – no entanto, se este raciocínio estivesse correcto... teríamos, então, os dois suspeitos com ambas as mãos, direitas, livres para acender o cachimbo, pois em nenhum momento nos é referido que um deles seria esquerdino e/ou canhoto! Logo... qualquer um deles... poderia ser o autor do crime. Revelador.

SOBRE o facto de a vítima ter sido baleada na sua têmpora direita... não representa ou significa verdadeiramente a certeza de que o assassino tivesse que disparar com a sua mão esquerda (canhoto!) pois, qualquer pessoa, com qualquer uma das mãos, poderia desferir um tiro na têmpora direita de alguém, bastando estar à direita da vítima. Não é descrito no texto que o assassino estava de frente para a vítima!

NADA, nada, nada, é referenciado no texto que o crime ocorreu após discussão entre os intervenientes... pelo que o homem assassinado... poderia ter sido apanhado de surpresa... pelo seu “amigo”... ASSASSINO... e, neste caso, o portador da arma que desfere o tiro, estando à direita da vítima, poderia utilizar qualquer uma das suas mãos... para... disparar! Sintomático!

MAIS... vários solucionistas interpretaram que o acidente que amputou a mão direita de um dos suspeitos foi... RECENTE!?! (conforme já se referiu... nestes comentários e esclarecimentos!) E daí tiraram conclusões precipitadas... porque... ao longo do texto apenas se refere o seguinte: “Quanto ao outro não se pode dizer o mesmo, pois era obrigado a escrever com a mão esquerda, visto ter ficado sem a direita num acidente.” Portanto... nada de “acidente recente”! Vai daí... consideraram como culpado o marinheiro sem a mão direita... porque como o acidente acontecera recentemente... podia ter utilizado a mão direita para queimar o cachimbo por aquele lado!... Dedução completamente incorrecta... convenhamos!

APÓS estas considerações apenas os concorrentes que apresentaram todos os seus raciocínios, com lógica e coerência, independentemente de indicarem como “culpado” qualquer dos suspeitos/marinheiros e/ou até justificando a culpabilização de ambos... obtiveram “pontos extras” na classificação “AS MELHORES”... (e, mesmo assim, não foi nada fácil... escolher os mais competentes!) sabendo-se que estes procedimentos não se aplicam no escalonamento das “MAIS ORIGINAIS”... onde se pode merecer realce com um qualquer número de pontos na decifração!


DURA LEX SED LEX. Abraços. Saudações Policiárias.

O Gráfico RO

Repórter de Ocasião