quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

ZOO DO CASSAPO FAZ HISTÓRIA...
GANHA DISPUTA COM "LEÃO ALTIVO"!!!

CANTAR VITÓRIA!

     Gabar-se de um êxito ou de um triunfo é o que os nossos Infantis/A (ZOO do Cassapo) podem fazer depois do sucesso alcançado, hoje mesmo, dia 16 de Janeiro de 2010 no Campo INDOORFUT (relvado sintético) em St.ª Marta de Corroios! O jogo que ganharam inseriu-se na 3.ª Jornada do Campeonato Distrital de Infantis de Futebol de 7. Prova da Série “A” – Fase Complementar da “Associação de Futebol de Setúbal”.
Contra todas as previsões, especialmente das aves más, reles e agoirentas que por aí esvoaçam (e não sobrevoam somente no Cassapo!) este Escalão que, em cada dia que passa, se mantém cada vez mais, coeso e unido (e não julguem que no seio do grupo corre tudo às mil maravilhas...) foi defrontar a Equipa do LEÃO ALTIVO ASSOCIAÇÃO, filiado recente da A. F. Setúbal com o n.º 5262 (nós, CCFC temos o n.º 3105) e venceram categoricamente este jogo de futebol com o resultado final a marcar 3/2 a nosso favor!!!

UMA EQUIPA DE ATAQUE
     O Treinador-Mor deste Escalão pareceu-nos bastante conhecedor do adversário ao apresentar nesta partida uma formação totalmente vocacionada para atacar uma vez que no “sete” inicial poucos defesas lá se encontravam. Aliás, para reforçar esta pesquisa realçamos que todos os suplentes ( e eram quatro!) tinham características defensivas e dizemos já aqui os seus nomes: João Rodrigues/Hipopótamo; Pedro Cardoso/Girafa (Centrais) e Rodrigo Gomes/ Coala; João Loureiro/Esquilo (Laterais). O guarda-redes suplente foi o Francisco Silva/Sapo. Aproveitamos o recrear da reportagem para referir de imediato, então, o “sete” inicial e inovador do Rei Simba (Luís Vasques) –certamente aconselhado (e conversado) pelo superior adjunto João Paulo e porventura também com o outro gestor Henrique Lopes que por motivos profissionais não compareceu neste momento histórico deste Escalão, versão 2009/2010.
     Alinhamento dos Animais que se aprestaram, inicialmente, para enfrentar, sem medo algum, os terríveis “Leões Altivos” (Associados): António Vicente/Macaco (Guarda-Redes); Ricardo Francisco/Super-Rato e Miguel Dias/Gazela (Laterais); Miguel Quaresma/Pantera (Central); Rui Freixo/Touro (Médio Ofensivo); André Carvalho/Búfalo e João Pedro/Jacaré (Avançados). Na realidade, uma equipa de ataque... Parabéns, Vasques pela coragem.

O JOGO...
     Num campo reduzido, muito mais pequeno em relação aos restantes que observamos por aí, e com as balizas estrategicamente afundadas pelos da “casa”, mais pareciam caixinhas de fósforos, a partida começou... Deu logo um remate perigoso para o “Touro” cuja bola parou nas mãos do guarda-redes adversário. No segundo minuto de jogo o “Jacaré” e o “Búfalo”, quais animais à solta resolveram colocar os “Leões Altivos” na ordem... através de habilidades e malabarismos foram trocando a redondinha entre si... até que, ao vê-la no ar, o João Pedro/JP, “Jacaré” medonho, resolveu acabar com “aquilo” e cabeceá-la para o fundo das redes dos “Leões Visitados”! Um a zero, a nosso favor... dois minutos de jogo! Lindo. Nos minutos seguintes a bolinha andou ali repartida entre os guarda-redes, através de pontapés de baliza e trocada entre os “meios-campos” das duas equipas. Regista-se um livre marcado pelo Rui Freixo, muito fraco após uma falta duríssima (arranhadela profunda) dum “Leão Altivo”.

BÚFALO/JACARÉ ARRASAM...
     O jogo continuava repartido entre todos os Animais (Leões e ZOO do Cassapo) quando o André Carvalho de parceria com o João Pedro resolvem repetir “a dose” em jogada semelhante à do primeiro golo... Desta vez foi o “Búfalo” a cabecear fazendo o Dois a Zero para a alegria contagiante do seu progenitor que se encontrava na bancada ao lado do “repórter”... o contentamento foi tanto que se prontificou a oferecer um Bolo de Aniversário para a nossa Festa a realizar-se no próximo dia 23!!! (A Direcção do CCFC agradece). Ah, estavam decorridos dezasseis minutos de jogo... faltavam, portanto, ainda, catorze para se chegar ao intervalo. Nesse momento, o “Simba” Vasques, entusiasmou-se e resolveu trocar toda a equipa inicial e meteu “toda-a-gente” em campo... Neste Escalão jogam todos... já aqui referimos por diversas vezes –é uma equipa de formação, não nos podemos esquecer! Os novos Animais foram atirados para as garras dos “Altivos” que como o seu próprio nome indica, nunca se sentiram derrotados, jamais cederam perante o resultado e sentindo-se feridos no seu orgulho carregaram sobre o nosso ZOO! Distinguiram-se nesta ocasião o “Esquilo” e o “Hipopótamo” que ofereceram, por várias vezes, os seus corpos à avalanche adversária. António Vicente aproveitou para mostrar as suas enormes qualidades e “macaquices” fazendo “mil defesas”!!! Numa confusão de riscos, entre linhas amarelas e brancas os Animais do ZOO do Cassapo desistiram de procurar a bola, em jogada atacante dos visitados e os Leões da casa aproveitaram a distracção alheia para reduzir o resultado ficando o mesmo em 1/2. Veio o intervalo logo a seguir. Nós, com imensas mexidas na equipa estivemos sempre empenhados no jogo com muito entusiasmo e emoção. Sofremos... mas, aqui jogam todos!!!

SEGUNDA PARTE DE LOUCOS!
     No início da 2.ª parte o nosso Treinador manteve a mesma formação que terminara a primeira e, depois, foi mudando, lentamente... quem nunca mais de lá saiu foi o João Rodrigues, o nosso “Hipopótamo” que realizou uma exibição tremenda –treina pouco, muito pouco, aliás, mas efectuou um jogo espectacular! Parabéns, João!
     Como era de esperar os “Altivos” não se amedrontaram nem desanimaram e vieram terríveis tentando dar a volta ao marcador... Os adeptos da casa até previam um resultado de 5/2 a seu favor... Mas nós, com muitos nervos, determinação e coragem estivemos sempre resolvidos para ganhar este jogo! Um golpe magistral do “Touro”, com um remate forte e colocado, fora da área deu-nos magicamente o 3/1!!! Foi o delírio. Estávamos perante uma boa Equipa que sabe praticar óptimo Futebol, tem Formação, bons Técnicos e que troca muito bem a bola em transicções rápidas, estudadas e planeadas mas os nossos miúdos, hoje, achavam-se imparáveis!...

HIPOPÓTAMO VALENTÃO
     Um jogo destes também teve um pequeno sururu, sem brigas nem motins, diga-se em abono da verdade, quando o “Durão” João Rodrigues pontapeou sem intenção de maldade um “Leão” que lhe surgiu pelas costas... animal ferido no chão e o jogo a decorrer... Nomes em abundância para o árbitro, daqueles que todos conhecemos... o jogo lá parou e assistiu-se o jogador. A seguir novamente o “Hipopótamo” derruba outro adversário (estava feroz este animal!)... de novo, mais nomes, dos tais, para o Homem que vestia de preto... Todos pediam grande penalidade, etc... etc... Repetiu-se, noutra ocasião, outro derrube do João a um jogador contrário... livre perigoso que deu o 2/3 que viria a ser o resultado final! Até lá, “Jacaré” e o “Touro” ainda atiraram duas bolas ao poste e à trave respectivamente. Emoção “a rodos”! O “Macaco” continuou a fazer defesas e começa a “queimar” tempo... João “corta” tudo o que era bola, para fora... Os “Leões Altivos” pressionam e quase empatam, de livre... O “repórter” deixou de tirar apontamentos e começou a gritar também: “Está na hora”! E... o jogo acabou! Ganhámos 3/2! Vencemos uma boa Equipa!! Temos Equipa!!! Viva o ZOO do Cassapo.

UMA VITÓRIA DE TODOS
     Não participaram neste jogo, os meninos Henrique Lopes/Gafanhoto e Fábio Veloso/Tigre, por razões particulares e/ou por opções técnicas pelo que este Sucesso também é para eles! Também (ainda!) não nos esquecemos do José Tavares/Serpente e do Cláudio Azevedo/Elefante pelo que este triunfo também é para eles!!!
 
FRASES DO (NO) JOGO:                                                                                                                                        
      Ao intervalo, quando se falou, em Espírito de Grupo, na possibilidade de trocarmos de guarda-redes (António por Francisco ou “Macaco” por “Sapo”) o batráquio retorquiu, muito nervoso e quase a gaguejar: “-Mister, Mister, pode jogar o “Macaco”… mantenha o António na baliza!...” (E todos sorriram).
No final do desafio os miúdos cantavam e dançavam no chuveiro e entre eles, um dos mais afoitos, a nossa “Pantera”/Miguel Quaresma que neste jogo foi utilizado, com surpresa, a Defesa Central e foi Capitão de Equipa cumprindo maravilhosamente a missão destinada, proclamou em tom jocoso e divertido: “-Mister, Mister, os “Animais do ZOO do Cassapo” ganharam às “Lagartixas”!” (Novamente risos, pela bonita piada).
     O “Hipopótamo”/João Rodrigues (que esteve para não ser convocado –e, com muita justiça!) mesmo assim realizou uma soberba exibição, repetindo ainda com mais valia aquela realizada com o Monte de Caparica Futebol Clube uma semana antes... repetiu por diversas vezes: “-Não quero treinar mais! Jogo melhor, sem treinar! E eu não dizia que jogo com mais afinco sem a braçadeira...?” (A propósito de ter transmitido aos “Simbas” que não queria jamais ser o habitual Capitão de Equipa). Estava feliz, o petiz.
No decorrer da partida, quando o João Pedro, o nosso velocista, tentava ganhar a posse da bola, gritou-se várias vezes: “-Jota Pê, mete o Pé, Jacaré!”
Em pensamento, o “repórter” meditava: “-Querem ver que eu não ganho este jogo..” Lembrou-se, por mais do que uma vez, da derrota com o Costa da Caparica (3/4) e também com o Monte de Caparica (1/2)... quando jogámos (BEM) e perdemos (MAL).
Foi sofrer... sofrer... sofrer... e ganhar! Desta vez a sorte esteve connosco.

ANÁLISE AOS ANIMAIS:
     António Vicente (Macaco) –Sempre Atento e Competente.
     Ricardo Francisco (Super-Rato) –Certeza e Evolução.
     Miguel Quaresma (Pantera) –Polivalente, Hoje, Capitão.
     Miguel Dias (Gazela) –Na Direita Galga Mais Terreno.
     Rui Freixo (Touro) –Com Falta de Espaço mas Eficaz como Sempre!
     André Carvalho (Búfalo) –Esforço, Agilidade e Vontade.
     João Pedro/JP (Jacaré) –Velocidade e Inteligência.
     Francisco Silva (Sapo) –Sacrificado em Prol da Equipa.
     João Rodrigues (Hipopótamo) –Corpulento e Intransponível.
     Pedro Cardoso (Girafa) –Ensonado mas Útil e Prestável.
     Rodrigo Gomes (Coala) –Já Está Integrado no Grupo!
     João Loureiro (Esquilo) –Dedicado Roedor a Ajudar.

     E, como a reportagem já vai longa, resta-nos abraçar os nossos leitores e pedir-lhes desculpa por este arrazoado de palavras que foram escritas por e com intensa devoção.
Cumprimentos.
(R. de O.)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.