segunda-feira, 29 de março de 2010

ANTOLOGIA
CRÓNICAS E REPORTAGENS - (6)




UM JOGO MEMORÁVEL DOS "GUILHERMES" 


UMA REPORTAGEM EXEMPLAR
CAMPEONATO DISTRITAL JUNIORES / 2ª DIVISÃO


15ª Jornada – Época 2008/2009
Campo Cassapo (Terra Batida)


CHARNECA DE CAPARICA, 8
C. R. “O GRANDOLENSE”, 2
(Ao Intervalo: 6/2)


Árbitra: Isabel Ribeiro
Auxiliares: Mónica Salvador e Tatiana Martins
(Núcleo de Almada e Seixal)


CHARNECA (Equipa): Camisola Amarela , Calções Azuis e Meias Amarelas, alinhou da seguinte maneira: 1-Barreto, 3-David Rodrigues, 4 –Samuel, 25 –Tiago e 27 –Dário. 11 –Candeias, 29 –Ricardo Cruz, 13 –David Pacheco e 7 –Rafael (capitão). 5 –França e 9 –Macuá.
Suplentes: 12-Marcos, 2 –Paulinho, 14 –Zé Maria, 10 –Rodrigo, 8 –Brites, 16 –Eduardo e 28 –Bruno.
Disciplina: Cartão Amarelo a Tiago (12 minutos), por entrada dura sobre um adversário.
Treinador: José Guilherme. Adjunto: Rosinha. Delegado: António Espinha.


GRANDOLENSE (Equipa): Camisola com riscas verticais Azuis e Vermelhas, Calções Azuis e Meias Azuis, alinhou do seguinte modo: 1 –José Rosa, 2 –Marcelo Nunes, 3 –Filipe Neves, 4 –Cristiano Vilhena, 5 –Diogo Pereira, 6 –André Carvalho, 7 –Tiago Francisco, 8 –Carlos Marques e 9 –Júlio Oliveira. 10 –Paulo Santos (capitão) e 11 –André Gamito.
Suplentes: 15 –Rui Costa, 16 –António Vale e 17 –Fábio Paulo.
Disciplina: Cartão Amarelo a André Carvalho (16 minutos) por palavras dirigidas à árbitra; a Cristiano Vilhena (17 minutos) por entrada maldosa sobre o Capitão do Charneca e Paulo Santos (62 minutos) por meter mão à bola e... consequente penalidade.
Treinador: Costa Pereira. Delegado: António Chainho.


GOLOS: 0-1/Tiago Francisco (2 min); 1-1/Candeias (22 min); 1-2/Tiago Francisco (23 min); 2-2/Dário (“penalty” – 27 min); 3-2/David Rodrigues (32 min); 4-2/Macuá (33 min);
5-2/Rafael (43 min); 6-2/Macuá (45 min); 7-2/França (46 min) e 8-2/Rodrigo (penalty-74 min).


CRÓNICA DE JOGO:
Os Juniores do Charneca de Caparica proporcionaram-nos, novamente, um jogo de fortes emoções e... muitos nervos à mistura! Realmente só uma equipa com uma mentalidade muito forte consegue, depois de sofrer golos do “arco-da-velha”, dar a volta, categórica, ao resultado e, aproveita, depois, para golear o adversário!... Neste jogo, vivemos, todos os adeptos, treinador e dirigentes, inclusive, uma primeira meia-hora de “terror” com os “Guilhermes” a sofrerem dois golos inesperados que assustaram os mais desprevenidos, fortemente! Até parecia que estávamos num filme de ficção e até ficámos estupefactos quando verificámos, que naquela meia-hora até a árbitra, ao mesmo tempo que arbitrava, igualmente, passeava fora do recinto do jogo (!?!) -mas o que se passa, aqui? Comentamos... Afinal, era a irmã gémea, qual sósia?!... Enfim, mesmo com os dois golos sofridos, estes rapazes continuam com a defesa menos batida do campeonato, agora de parceria com os de “SINDICATO” e são também o 2.º melhor ATAQUE da competição!!! Foi bonito ver, no final do jogo, um dos Adeptos e Familiar dos Escolas/B oferecer um Porto de Honra à equipa de Juniores (e... já não é a 1.ª vez!) obrigado, pela atenção! De registar que já na outra ocasião... igualmente, o David Rodrigues marcou um golo!!! Será coincidência? Registamos a casualidade e o facto.
 
LANCES DO JOGO:

2 m –Pontapé de longe do nº 7 adversário, Barreto deixa a bola bater-lhe à frente e a mesma passa-lhe por cima e entra na baliza. (0-1).
6 m –Livre de França e Macuá atira por cima da barra.
9 m-Remate frontal de França, muito alto, por cima da baliza de José Rosa.
11 m-Abertura perigosa de David Rodrigues para Rafael que centra fraco e rasteiro...
14 m –Remate de Ricardo Cruz, por cima e alto.
19 m –Grande perdida de David Pacheco, com remate rastejante e... ao lado!
21 m –Quase golo de Macuá e, na sequência do lance, Dário choca e lesiona o guarda redes.
22 m –Triangulação soberba entre França, Macuá e Rafa com este a isolar Candeias, para empatar a partida. (1-1), “salvou-se” porque o treinador já preparava a sua substituição...
23 m –O mesmo jogador do 1.º golo dos Alentejanos, na resposta, repete a “gracinha” do 2.º minuto e faz novo golo, após desatenção da defesa Charnequense. (1-2).
25 m –Candeias,de novo, quase golo.
26 m –Abertura de David Rodrigues a isolar Macuá que atira ao lado.
27 m –“Penalty” sobre Dário. O mesmo concretiza o castigo máximo. (2-2).
32 m –David Pacheco, após enorme “sprint”, ganha um canto. Na sequência do mesmo, Dário remata de esguelha, José Rosa defende, a bola vai entrar e... David Rodrigues, oportuno, aparece no segundo poste a cabecear e a confirmar o golo! (3-2).
33 m –Após enorme “slalom” de França, e depois de centrar, à boca da baliza contrária, aparece Macuá a confirmar o tento. (4-2).
39 m –Samuel, de livre, remata forte, pelo chão, a bola sai ao lado...
42 m –Livre perigoso contra nós. Barreto defende.
43 m –Capitão Rafael, de cabeça, faz golo! (5-2).
45 m –Jogada rápida do endiabrado Rafael, pela direita, isola-se, centra fraco e pelo chão, onde aparece Macuá a marcar, só, em frente do g. r. contrário. (6-2).
Ainda, antes do intervalo, numa outra distinta jogada de França, após outro “sprint”, cansado, centra mal... bola para fora... O Charneca fez, então, QUATRO GOLOS, em 13 MINUTOS!!!
Intervalo.
Substituições nas duas equipas –Candeias e Macuá não saíram do balneário e entraram para os seus lugares, Brites e Zé Maria. No Grandolense, entraram Rui Costa e Fábio Paulo para as vagas de André Carvalho e Carlos Marques.
46 m –Agora, foi o Charneca a surpreender, França, num remate fortíssimo, fora da área, marca golo, bonito. (7-2).
51 m –Livre de Zé Maria, com remate para fora.
53 m –Remate de França, por alto.                                                                                                                      55 m - Remate fraco de Ricardo.
59 m –David Pacheco cabeceia rente ao poste.
60 m –Rodrigo substitui o esgotado França e os visitantes trocam Diogo Pereira por António Vale.
62 m –Remate de Rodrigo.
63 m –Cabeçada frontal de Rafael, por cima da barra da baliza adversária.
64 m –Livre directo de Zé Maria, ao lado.
65 m –Grande remate de Rafael, com defesa do g. r. para canto.
69 m –Rafael é subsituído por Bruno.
70 m –Zé Maria remata ao lado!
74 m –Mão-na-bola do n.º 3 Grandolense, dentro da área! Rodrigo, aplicado, transforma o respectivo “penalty” e corre para abraçar o não-convocado Café. (8-2).
78 m -Finalmente... o adversário cria perigo na baliza anfitriã com o Barreto só a agarrar a bola “à segunda”... como se costuma dizer.
80 m –Livre contra nós e aqui Barreto mostrou-se seguro e agarrou a bola de primeira.
81 m –Pacheco, atira, por alto.
86 m –Zé Maria remata à rede lateral... quase parecia golo.
88 m –Barreto faz boa defesa.
89 m –David Rodrigues, vai à frente, finta dois adversários, mas a bola perde-se pela linha lateral...
90 m –Acaba o jogo, com dois minutos de descontos!...
 
ENTREVISTAS:

DÁRIO, habitual Capitão de Equipa: “-Tomei a decisão, neste jogo, de dar a braçadeira de capitão ao Rafael/Rafa por ele ser o elemento mais antigo deste plantel e também para fomentar e fortalecer, mais ainda, a nossa UNIÃO e ESPÍRITO DE GRUPO! Ganhámos muito bem, porque fomos a melhor equipa!! Mostramos que temos capacidade para virar resultados e nunca desanimamos, mesmo estando a perder –acreditamos SEMPRE num resultado positivo!!! Quanto ao 3.º golo, a bola sempre entraria na baliza, rematada por mim, mas o marcador foi o David Rodrigues, porque apareceu muito bem e foi oportuno a cabecear, dou-lhe os parabéns!”
Palavra de CAPITÃO.

ZÉ GUILHERME, Treinador do Charneca: “ –A nossa equipa foi sempre MAIS FORTE, em toda a partida, mesmo sofrendo golos, muito consentidos, por falta de concentração! A diferença de CLASSE foi notória. Somos uma equipa perigosa com muitos desiquilibradores! O resultado é expressivo e não sofre contestação alguma. Destaco RAFA, DÁRIO e PACHECO e aproveito para referir que a experiência de TIAGO, a “central”, resultou. O “problema” do Barreto é psicológico. Aproveitei o desafio para dar oportunidade àqueles que menos jogam. Conto com todos, os que hoje aqui estiveram e também com os outros que não pude convocar!”
Palavra de REI.

COSTA PEREIRA, Treinador do Grandolense: “ –Foi um jogo bem disputado, com bastante qualidade. A condição física do Charneca foi superior à do Grandolense e até porque também tinham mais jogadores –nós, desta vez, só podemos contar com catorze elementos! Mas, o Charneca, tem jogadores de Qualidade que fazem a diferença! Também vimos alguns foras-de-jogo, não assinalados, que resultaram em golos contra nós!... Mas, também não foi por isso que perdemos. Reconheço as melhores capacidades dos Atletas do Charneca.”
Palavra de Treinador.

REPÓRTER DE OCASIÃO: “-Queria deixar aqui um agradecimento, muito Especial, à formosa Equipa de Arbitragem –que praticou uma excelente actuação! Quero agradecer-lhes de sobremaneira a graciosidade e amabilidade que tiveram para com o Repórter ao prestarem as informações solicitadas!... Muito obrigado. Igualmente, para a “malta” representante dos “Grandolenses”, aqui deixo um FORTE ABRAÇO pela simpatia com que acolheram o Repórter, desde a treinador, delegado, capitão de equipa e jogadores! Obrigado, portanto!”

Palavras de REPÓRTER.
Janeiro de 2009.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.