1) ATITUDE, APTIDÃO E PERSEVERANÇA DE UM DESPORTISTA
Por: Repórter de Ocasião
Atitude: -Maneira de significar um propósito.
-Modo de proceder.
Aptidão: -Faculdade de poder fazer alguma coisa.
-Habilidade. Vocação.
-Disposição virtual que, por desenvolvimento natural, pelo exercício,
ou pela educação, se torna uma capacidade.
Perseverança: -Capacidade de sustentação voluntária de uma actividade implicada por uma tarefa prolongada.
Amigos, nesta minha primeira crónica, quero realçar as virtudes de um miúdo que em determinado dia, estando na escola primária, com mais ou menos sete ou oito anos, o foram buscar -quase recrutamento obrigatório! -para JOGAR FUTEBOL! O clube era da zona onde o garoto frequentava o Ensino Primário e era nas Escolas da redondeza que o mesmo cativava jogadores para a modalidade!
Ora bem, lá foi ele, mais uns quantos colegas de sala... Jeitinho, para-a-bola, ele não tinha nenhum...! Todavia, outros miúdos, logo, logo, se distinguiram e evidenciaram com TOQUES, FINTAS, REMATES, etc... O TELMO (nome fictício que nesta crónica dou ao dito “miúdo” para o identificar!) nada disso sabia fazer... mas como tinha sido chamado para aquela TAREFA jamais se deixou abater e lá continuou fazendo parte do grupo! Nunca desanimou e treinava em igualdade de circunstâncias com todos os companheiros... No entanto, mais tarde, começaram a aparecer as convocatórias e... raramente o “miúdo” era CHAMADO aos jogos... E, quando era CONVOCADO, pouco competia... a não ser uns minutinhos finais de cada jogo, mas, para isso suceder (!) a sua equipa tinha que estar a GANHAR por enorme diferença ou estava a ser GOLEADA!!! Bem, mas lá foi permanecendo no clube que o requisitou! O Pai deste garoto, como nunca tinha andado nestas andanças, a princípio, não ligou demasiado ao facto do filho jogar numas ESCOLAS de FUTEBOL!!! (Ai... tão arrependido ele está...! Porque o miúdo CRESCEU e as COISAS modificaram-se, com o decorrer dos tempos -anos!).
O rapazito emancipou-se e... foi ganhando jeito e habilidade!! Cá está...: -ESCOLA FUTEBOLÍSTICA e FORMAÇÃO!!!
Após os 12 anos de idade, o Clube que o acarinhou já não o podia ter mais como jogador, pois, ALI, só havia formação até aos INFANTIS!!! E, agora!? O Pai, que entretanto, começara já a acompanhá-lo mais assiduamente, resolveu integrá-lo noutro CLUBE. Consegui-o em boa-hora numa Colectividade da sua zona de residência... onde o Telmo entrou como INICIADO! Só que, aquele grupo de Iniciados já estava FORMADO desde as respectivas ESCOLAS... vai daí, trabalhos reforçados para o Telmo... Novamente mais débil e menos apto que os novos colegas ELE NUNCA DESISTIU... continuou a nunca faltar aos treinos, quer fizesse SOL tórrido ou CHUVA torrencial! (Faço aqui um pequeno parentesis para realçar a maneira carinhosa, simpática e compreensível como o Telmo foi recebido neste novo Clube, pois, observando e reconhecendo o diminuto valor deste novo jogador, jamais os treinadores (daquele momento!) o desprezaram -sempre o acarinharam e incentivaram... todavia, quanto a jogar e ser convocado... isso era outra história... disseram-nos que ele teria que esperar pela SUA oportunidade!... Sinceridade, acima de tudo!) Pois é... entre LESÕES, CONSTIPAÇÕES e... CASTIGOS do próprio plantel, a oportunidade... SURGIU! Foi uma alegria.
(...) Como era habitual, após o último treino da semana (dia de convocatória) o Pai metia o miúdo no carro e deixavam o Campo... pois, as possibilidades de ele ser convocado... eram NULAS... Só que, naquela semana, tudo foi diferente! Já estavam em casa, quando o telefone tocou, repentinamente... Eram os seus Treinadores, do Clube actual, a perguntarem pelo Telmo (!?) ESTAVA CONVOCADO para o jogo do fim-de-semana! Lançaram-se “foguetes” e o Pai sentiu-se orgulhoso pelo SORRISO tímido, de orelha a orelha, que o FILHO patenteou!!!
(...) A partir daí (daquele momento) o Telmo foi sendo convocado regularmente e jogando de vez em quando... E, assim se passaram mais dois anos... Já JUVENIL, no primeiro Ano, com 15 anos, voltou a jogar mais vezes, até que no 2.º ano, com dezasseis, se impôs definitivamente!!! Mas não foi fácil porque a equipa do seu plantel perdeu quase todos os jogos do seu campeonato!... No entanto, houve um treinador (após mudanças) que ao experimentá-lo, em determinado jogo, depois de várias hesitações... GOSTOU DO RAPAZ!!! No final da época desportiva, quanto à constituição da equipa, para cada partida, eram: O TELMO e... mais DEZ!!! É verdade! E tudo isto, porquê?... Porque o “TAL” menino NUNCA DESISTIU... Não era convocado para os jogos mas raramente faltava a um treino... Isto é MUITO IMPORTANTE! Ele acreditou mais do que o próprio Pai que por inúmeras ocasiões o convidou a borrifar-se (desistir...) para “AQUILO”...
Quando chovia ininterruptamente, em certos dias, o progenitor tentava esquivar-se com desculpas... mas a VONTADE do atleta prevalecia e lá iam a caminho do campo, para o devido treino...
Entretanto, o Telmo chegou à idade de JÚNIOR -aqui, ainda MAIS VALIA... mas ele, com o seu jeito DESENGONÇADO, esteve muitíssimo BEM no primeiro ANO!!! -fez os jogos quase todos, jogando no MEIO... à DIREITA ou à ESQUERDA (Quem diria...!?) conforme o NOVO treinador (deste Escalão) assim o entendesse!!! Agora, a posição do Pai, como espectador, era totalmente diferente e já se misturava de peito feito e cheio de regozijo com os restantes Pais dos jogadores que mais habitualmente faziam (ou fazem) parte da equipa/base para cada desafio a disputar com as equipas congéneres de cada campeonato!!! Anteriormente, quando o filho ocasionalmente participava nos jogos, o próprio Pai refugiava-se da disputa e dos comentários, algo agastado e tímido, pois, o miúdo, quase sempre não saía do banco dos suplentes...
Como tudo mudou, graças ao EMPENHO, VONTADE e PERSISTÊNCIA do Telmo -que não é nenhum jogador EXCEPCIONAL!!! -mas, hoje, ACTUALMENTE, no segundo ano de Júnior, continua a permanecer inequivocamente entre as primeiras opções do seu treinador, para cada jogo semanal!!!
---XXX---
E é esta a história ou crónica que tinha para vos contar... PAIS, acreditem SEMPRE nos vossos filhos... É isto que vos peço!... Aos fins-de-semana nem todos podem ser convocados... NUNCA desanimem... ACOMPANHEM em todas as ocasiões os vossos MENINOS e jamais lhes faltem com o VOSSO APOIO!!!
Quem sabe...? Quantos TELMOS haverão por aí... a dar os primeiros passos!?...
FORÇA.
Saudações de Ocasião
___PSST___
Resta-me acrescentar, para que se repare, que o Telmo, na vertente ESCOLA/EDUCAÇÃO igualmente conseguiu conciliar os ESTUDOS com o DESPORTO e, hoje, com 17 anos (ainda não fez os dezoito...) já é aluno Universitário e obteve um Curso Profissional, incluindo Estágio, adquirido entre os 9º e 12º Ano.
|
MTR
ResponderEliminarJá cá cheguei, vamos ver se me safo😂
😃💥🥳 ...Muitos Parabéns, Maria Teresa Rodrigues! Uma das enormes revelações do Entretenimento do Blogue RO! Yupi! Assim vale a pena... andar por aqui! 💖 🍾 🥂 Beijinhos!! (Blogue RO)
Eliminar🤣🤣🤣🤣.... já cá estou...
ResponderEliminar...Uuuuuiiiii! Muitos Parabéns, Roxy Henriques! 😃💥🥳 Devo confessar que fiquei muito surpreendido! YUPI!!! 💖 🍾 🥂 (RO)
Eliminar😜😜😜😜
ResponderEliminar