quarta-feira, 22 de setembro de 2010

O REGRESSO DO REPÓRTER

PONTAPÉS -  DE  -  CANTO  (1)    

INICIOU-SE recentemente a nova época desportiva do Charneca de Caparica Futebol Clube, o nosso tão querido CCFC. Primeiramente com os treinos exigidos, escalão, após escalão, depois com os jogos competitivos calendarizados pela Associação de Futebol de Setúbal.
Entre jogos familiares (é bonita a palavra, não é?...) de treino com equipas congéneres, realizados pelos nossos diversos escalões, impunha-se, aqui, neste espaço, os comentários do “Repórter de Ocasião”, esperavam os fiéis leitores... outros, talvez não.
Venho EU, hoje, a terreiro (atenção, nada de confusões com o nosso eterno pelado!...) tecer alguns pareceres sobre aquilo que tenho observado nestes poucos dias de início de época, dentro das minhas precárias disponibilidades, pois, presentemente, não tendo nenhum descendente a desempenhar as funções de atleta no CCFC torna-se difícil a minha missão, embora tenha responsabilidades directivas no elenco do biénio 2009/2011, sobre as quais tentarei não desiludir.
Este título que escolhi: “Pontapés de Canto” se eu tiver pachorra e motivação será para continuar, nas minhas moderadas reportagens e imparciais comentários, porquanto, revelará sintomaticamente as minhas ambições em comentar ou não os factos quotidianos do CCFC, conforme, como já referi, as minhas disposições temporais e emocionais.
E... “Pontapés de Canto”, porquê?... Precisamente, por isso mesmo, reflectindo na gíria futebolística... quando um livre de canto é executado, nunca se sabe, ao certo... onde a bola vai parar... Será golo, num canto directo?... A bola sairá fora do rectângulo de jogo e voltará a entrar dentro das quatro linhas (lembram-se do último e recente Sporting/Olhanense?)... A bola sairá pela outra linha lateral?... Irá direitinha para a cabeça do ponta-de-lança?... Será desviada por um defesa-central?... Etc, etc... Compreendem?... Como não sei o que irei escrever este ano, decidi encabeçar os meus escritos com o título “Pontapés de canto”!
As tarefas futebolísticas e directivas do CCFC, ainda agora começaram... e eu já presenciei a marcação de muitos “pontapés de canto” observando a bola atingir as mais diversas direcções, ou com rumos objectivos ou perdendo-se nos mais inadmissíveis destinos!... É caso para exclamar: -Há cada pontapé de canto, que não lembra ao diabo!!
Justifico: Já observei jogos amigáveis que acabaram quase ao murro e ao pontapé; outros jogos de treino, com equipas adversárias que não chegaram à meia-hora de competição; Tenho constatado coordenações directivas descoordenadas; promessas das mais variadas espécies, disto e daquilo, não cumpridas por os mais variados motivos; Marias e Antónios, Pais e Sócios do CCFC com atordoadas de bradar aos Céus pedindo consequentemente explicações como se frequentassem o ensino primário e ainda outras coisas mais bem exemplificativas de um bom pontapé de canto... Será que dá golo... ou a bola vai para fora!...
Após estes comentários também deduzo que virão os mal entendidos e comentem em surdina que regressou o D. Sabichão ou o Mais-Que-Perfeito! Todavia haverá sempre alguém que proclamará: BEM DITO! E, é para esses que eu escrevo.
Para não me alongar em mais do que uma página A/4 separo o trigo do joio e dentro daquilo que me foi dado observar e me foi transmitido nestes primeiros desafios da época do CCFC, destaco o GONÇALO DIAS/Infantil(A) pelos CINCO golos que obteve na vitória sobre o Trafaria, fora, por 7/2. (Bravo XICO e ADELINO). RAFAEL CÃNDIDO/Iniciado pelos TRÊS golos que já marcou esta época, dois deles em Alfarim na vitória forasteira por 4/2. (Parabéns LUÍS VASQUES e JOÃO PAULO). PEDRO SANTOS/Juvenil pelo “Banho-de-Bola” que deu em Breijos de Azeitão, na vitória deste escalão por 3/0. (JOÃO PERES és o meu herói! – JOSÉ MANUEL SANTOS és um baboso!!)
Termino, com TRÊS APLAUSOS: a) –JOÃO ESPINHA/Guarda-Redes dos Juvenis, BOM em qualquer lugar no onze, se fosse eu que mandasse não jogava na baliza! b) –RICARDO ARAÚJO/Iniciado, pelo seu regresso aos golos, maravilhou em Alfarim! c) –RUI FREIXO/Iniciado, um senhor-jogador-da-bola e um GRANDE EXEMPLO DA PRATA-DA-CASA do C.C.F.C.! Se todos seguissem o seu empenho, dedicação e AMOR-AO-CLUBE o CHARNECA era TEMÍVEL!!! OBRIGADO, FREIXO, regozijo-me e sinto uma enorme alegria por seres JOGADOR do CCFC!!!
Um abraço e... até ao próximo “Pontapé de canto”!
(Repórter de Ocasião)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.