quarta-feira, 27 de outubro de 2010

RETRATOS DO "ZOO DO CASSAPO" (4)


www.omeuclube.org/charneca

2010-10-27    REPÓRTER DE OCASIÃO

T...RRR...IDENTE  GOLEADOR!
LUSO do Barreiro (0)   Charneca de Caparica (6)
Falando da meia-dúzia de golos, marcados hoje, começa a revelar-se no “ZOO do Cassapo” um Tridente Ofensivo de triplos ERRES (RÊS) que fazem quase sempre golos em todos os jogos! São eles: Rui, Rafael e Ricardo. Rui Freixo, Rafael Cândido e Ricardo Araújo, para perceberem mais convenientemente ou, melhor, ainda: “Touro”, “Diabo da Tasmânia” e “Raposa”, já que se tratam dos Animais do “Zoo do Cassapo”! Atenção a eles. Hoje, os dois primeiros marcaram dois (2) golos cada e o “Ricardinho” obteve um (1). O restante remate certeiro foi conseguido pelo nosso irrequieto “Pernalonga” que em nada fica atrás deste TRIO infernal. Parabéns, também, Bruno Silva.

Charneca de Caparica (4)   1.º de Maio Sarilhense (3)
(...) A partida aproximava-se do final e o resultado estava periclitante, todavia a arte da “Raposa” (Ricardo Araújo)... dáva-nos segurança, cá atrás!...

Monte de Caparica (3)   Charneca de Caparica (1)
Antes do intervalo, ainda empataram, (1/1), num livre primoroso executado pela perícia genial da “Raposa” (Ricardo Araújo).

                                                                                                                                                                                                                                                                                      
2010-10-27    REPÓRTER DE OCASIÃO
             
        A Raposa é a mascote de diversos Clubes de Futebol entre os quais estão o “Cruzeiro” de Belo Horizonte, o “Leicester City” da Inglaterra, e o “Flamengo” de Teresina. A Raposa chegou, agora, ao Charneca de Caparica Futebol Clube / CCFC! A Raposa no seu sentido figurado representa uma Pessoa Fina e Manhosa tal e qual os atributos que reconhecemos no Ricardo Araújo na sua Arte de Jogar Futebol!
        As Raposas são animais que se alimentam  de aves, pequenos roedores, coelhos, peixes, ovos, frutos e insectos. Tal e qual o “Ricardinho” que marca golos, com gana, de qualquer maneira e feitio!

terça-feira, 26 de outubro de 2010

RETRATOS DO "ZOO DO CASSAPO" (3)


2010-10-19    REPÓRTER DE OCASIÃO


OS GOLOS GENIAIS DO “TOURO”!...

CHARNECA DE CAPARICA / 4   –   1.º DE MAIO SARILHENSE / 3

(...) os “Animais” reduziram para 1/2, com a irreverência do “Touro” a mostrar serviço. O golo foi assaz para devolver a ambição ao “ZOO do Cassapo”.
                                                ======
(...)
foi o “Touro” (Rui Freixo) dos “velhos tempos” que resolveu acabar com “aquilo”...! Recebe um passe de mestre da endemoninhada “Doninha” (Gonçalo Dias) e... começou a dança... um, dois, três adversários fintados... um, dois, três ressaltos ganhos... uma duas, três simulações e... pumba! Já está! Bolinha no fundo da baliza! Quatro a Três, a nosso favor!!! Foi o delírio do costume.
                
2010-10-25    REPÓRTER DE OCASIÃO
           
As qualidades próprias e inerentes do TOURO comparadas com as prestações do Rui Freixo, enquanto jogador, são muito comparáveis, porquanto, não têm limites, desde a servir o Homem na sua alimentação como outrossim nos seus divertimentos. O Touro é Universal. Na Mitologia Grega, Zeus transformou-se em Touro para conquistar a Europa, uma Princesa Fenícia. O Touro é honesto e esforçado. Inflexível e incessantemente procura o sucesso não se importando com as consequências do seu temperamento explosivo! Acata as decisões é bom ouvinte e bom amante! É gentil, sociável e relaxando antes das suas investidas demolidoras consegue chegar ao sucesso! Trabalha no duro.
.

RETRATOS DO "ZOO DO CASSAPO" (2)



2010-10-19    REPÓRTER DE OCASIÃO

O REGRESSSO DO “BÚFALO”!
     
André Carvalho há quanto tempo não marcavas um golo tão lindo?... Foi bonito de se ver aquele golão que reduziu para 2/3 a desvantagem que o “ZOO do Cassapo” tinha para com o “1.º de Maio Sarilhense” já a meio da segunda-parte do desafio! Parabéns, miúdo! És um “Búfalo” resistente que nunca desanima e se estivessemos num palco Profissional do Futebol receberias, certamente, uma grande ovação da assistência quando, minutos antes do termo do encontro, deste o teu lugar ao novato “Lince” (Diogo Pires) que ainda teve tempo para colocar os “Sarilhenses” num grande sarilho e em sentido, pois, no Cassapo, em casa, quem manda são os residentes do ZOO!!!
            O golo do “Búfalo” teve a assinatura do “Trovão” (Pedro Victor) –o nosso “Cavalo Preto de Corrida”! Após desarmar um adversário chutou para a frente desmarcando, pela direita, o carismático André Carvalho. Este, pelo seu corredor, com concorrentes à ilharga, não se atormentou e com a bola dominada... correu, correu, correu... Quase já sem visão de remate, por uma nesga, rematou em arco na direcção da alvejada baliza... Observado pelo olhar horrorizado do pequeno guardião contrário, o enorme “balão” só parou no fundo das redes “ensarilhadas” do “1.º de Maio”! Grande golo! Foi uma Festa!
                                                                                                                             
                                                                      
2010-10-21    REPÓRTER DE OCASIÃO

            O Búfalo, na sua vertente selvagem é muito forte conseguindo até impor respeito aos seus predadores. Fornece o Homem, na parte doméstica, com Carne e Leite e serve de banquete selvagem ao Leão esfomeado. Os Búfalos são unidos e organizados e quando protegidos pela sua própria manada são capazes de enfrentar os mais temíveis inimigos como por exemplo Leopardos ou Hienas! O designado “Búfalo-Africano” nunca se deixou domesticar e continua selvagem nas Regiões Africanas.
            É assim mesmo que se designa o André Carvalho: Forte e Agressivo. Sentindo-se protegido no “ZOO do Cassapo” enfrenta os adversários sempre destemido e silvestre. É o nosso “Búfalo-do-Cassapo”! 


RETRATOS DO "ZOO DO CASSAPO" (1)


www.omeuclube.org/charneca
2010-10-10    REPÓRTER DE OCASIÃO

A DONINHA
De vez em quando, sempre que é necessário mais um elemento para completar este grupo do “ZOO do Cassapo” –quando algum “Animal” adoece ou está lesionado! - é chamado a terreiro o Gonçalo Dias, do Escalão inferior, agora Infantil/A. (É esse mesmo... o tal dos cinco (5) golos num só jogo!) Hoje, não marcou nenhum mas esteve muito bem na partida! Os da “casa” ficaram com a água (do Luso) pela barba –muito atrapalhados! –com a exibição deste miúdo. Sendo assim e porque o jogador só aparece aos lampejos, embora com sucesso, tornando-se raras as suas aparições, eu decidi admiti-lo como membro do “ZOO do Cassapo”! Por isso mesmo, a partir deste momento fica cognominado como a “Doninha” do “ZOO”. É mais um “Animal” na Equipa. Está dito e escrito e... não há volta a dar! As Doninhas verdadeiras também são assim, na vida selvagem... aparecem e desaparecem.  


2010-10-11     JMS      “O MENINO”

O menino ??? Calma, não é esse!!! ...(ah!ah!ah!ah!) O menino que vos falo faz-me recordar um que, em tempos longínquos, com 17 anos, fazia parte da equipa sénior do Trafaria-Campeão Distrital e subida ao Nacional! Eu era esse menino e recordo-me que quando era atingido por um adversário com alguma violência, os meus companheiros mais velhos (pois claro!) rodeavam-no de imediato que mais parecia um Alce rodeado de Leões famintos. Pois meus amigos quem me fez recordar esta passagem é precisamente “o menino” GONÇALO DIAS a “Doninha” excelente jogador, pertencente ao Escalão de Infantis e, após a sua bela exibição de Sábado, frente ao Fabril, vai ao Luso dar outro “banho” aos INICIADOS locais! Parabéns miúdo e a todo o Grupo do “Zoo do Cassapo” foram brilhantes. Vamos mostrar a alguns... que também temos QUALIDADE e HUMILDADE, nos Atletas, Treinadores e Dirigentes, para ombrear com equipas que se designam superiores.

Força Charneca!...

domingo, 24 de outubro de 2010

ZOO DO CASSAPO FOI DORMIR AO MONTE

PONTAPÉS DE CANTO  (6) 

UMA FACTURA EM TRIPLICADO!

Por: Repórter de Ocasião  

            Os “Animais” do “ZOO do Cassapo” foram esta tarde à fazenda do “Monte de Caparica” desfrutar de uma grande soneca! O objectivo era de jogar à bola mas preferiram dormir durante setenta minutos, o tempo real previsto para o desafio. Aproveitando a sonolência dos “Animais”, os “Fazendeiros” do Monte não estiveram pelos ajustes e aplicaram ao ZOO uma “Factura” com três vias iguais de papel autocopiativo (outrora designado de papel químico). Original, Duplicado e Cópia ou Triplicado! Ganharam os caseiros por três a um (3/1) e os seus golos foram tão iguais, tão semelhantes que até foram obtidos pelo mesmo jogador, o seu n.º 9, que obteve, assim, um maravilhoso “hat-trick”!  
            Cinco segundos iniciais, após o pontapé de saída, foram suficientes para o ZOO sofrer o 1.º golo, perante a indiferença de toda a equipa. Antes do intervalo, ainda empataram, (1/1), num livre primoroso executado pela perícia genial da “Raposa” (Ricardo Araújo). No começo da 2.ª metade do jogo, mais cinco segundos e os do Monte já ganhavam, novamente, por 2/1. Jogada igual, perante a inércia e a preguiça dos “Animais”! Fiquei espantado com tamanho acontecimento, nunca tinha visto igual e, realmente, o Futebol tem destas coisas... por muitas tácticas e palestras que se façam, antes dos jogos e ao intervalo... os imprevistos acontecem. Talvez a bola que foi à barra, após remate, de livre, do “Camaleão” (Miguel Amiguinho) desse outro entusiasmo à partida e talvez também se o árbitro não nos tivesse escamoteado uma grande penalidade... talvez, talvez... o resultado tivesse sido outro, no entanto, também é verdade que o “tal” jogador dos “três golos” igualmente poderia ter concretizado mais dois ou três em outras ocasiões oportunas que lhe proporcionaram para elevar o marcador! Enfim, o resultado é justo e quando assim é há que dar os parabéns ao Monte de Caparica. No Futebol, ganha-se, perde-se e empata-se! Hoje, perdemos... amanhã tentaremos ganhar. Quem ganha sempre, no final dos jogos são os “Animais” porque o seu “Rei” o “Simba-Mor” (Luís Vasques) os trata sempre muito bem... Hoje, a expensas do próprio, havia como merenda apetitosas sandes com queijo e fiambre, mais fatias deliciosas de bolo de chocolate! O CCFC forneceu os sumos. Ora, depois de uma enorme soneca digam lá se não valeu a pena esta visitinha à fazenda do Monte?...   

“ARANHAS” EM FESTA!
            Ontem, o Senhor Marcos teve a sua Festa no Campo do Cassapo, com o seu Escalão preferido sobre o qual vai até ao “Fim-do-Mundo” para o defender! Agora, as “Aranhas” já são “Infantis/B” mas o entusiasmo do Senhor Marcos mantém-se! Assim mesmo é que é! Eu cheguei tarde e, como é apanágio das Festas do CCFC, momentos depois das Confraternizações, até parece que não aconteceu, ali, na Sede/Bar, NADA (!!!) tal é a limpeza que Directores, Treinadores e Pais dos Jogadores efectuam na Sala que recebe os convivas!
            Mesmo chegando tarde ainda tive tempo para confraternizar com algumas das “aranhas” mais antigas e por isso ainda brinquei com o José Diogo Simões, com o Pedro Xavier, com o Ruben, com o João, com o Pedro Guilherme, com o André Dias e com outros que agora não recordo o nome! Ah, já não vi o David, mas constou-me que também lá esteve.  
            O Senhor Marcos anda encantado com o Treinador, Senhor Manuel Santos e já me confidenciou que nunca viu igual, tanto a treinar como a acarinhar os miúdos e, quando assim é estamos todos no bom caminho. Aguardamos pelos resultados desportivos mas certamente não virá mal ao CCFC se os “Aranhas” não conseguirem ganhar todos os jogos!...   

FÁBIO CASTANHEIRA 
            É Júnior, joga na frente de ataque com o dorsal 16, tem cabelo comprido, faz golos e é um nome para fixar! Ontem, pela primeira vez, vi um jogo de Juniores, esta Época. Como sempre, parece que dou sorte e o CCFC ganhou ao Brejos de Azeitão por 4/3. Depois da derrota estrondosa, no primeiro jogo, ganhar depois é sempre saboroso. Os Juniores começaram a perder o desafio por duas bolas a zero mas com atitude e empenho conseguiram dar-a-volta ao resultado e obtiveram uma bela vitória!
            Impressionou-me o golo do Fábio Castanheira, jogador que eu não conhecia e, por isso mesmo, lhe perguntei o nome no final do jogo, para que não surgem desconfianças de engraxadelas –se calhar iriam pensar que o jogador é meu parente! Quando ele me inquiriu pelo facto de eu lhe perguntar o seu nome logo alguém gritou: “-Vás p’ró Site!”   
            O resultado estava em 3/2, a favor dos nossos Juniores quando repentinamente alguém chutou a bola em profundidade... na direcção da baliza do Brejos de Azeitão. Vi quatro jogadores a correr... Três de amarelo torrado, na frente, em busca da bola... e um vestido de azul que também corria, em 4.º lugar... em dois segundos, nem tanto, o Fábio Castanheira, ultrapassou um adversário e, no meio dos outros dois, chegou primeiro à posse da bola, dominou-a... vendo o guarda-redes pela sua frente, fintou-o com elegância e mestria para a sua direita... quase já sem ângulo para rematar chutou a redondinha para as malhas desertas dos Brejeiros! Grande GOLO!!!

“MATARAM O BORREGO”! 
            Ainda houve tempo, depois do jogo dos Juniores, para o jogo de “Sueca” habitual entre o Presidente da Direcção (José Manuel) que tem como companheiro o Vice (Vitalino) e o Presidente da Mesa da Assembleia (Luís Rodrigues) que joga com o colega Vice (Marcos). A história já vem doutras Festas e a Sorte sempre sorriu a estes últimos! Todavia, desta vez, os primeiros conseguiram “matar o borrego” que é como quem diz, ganharam pela 1.ª vez uma partidinha! O jogo acabou em grande para os da Direcção infringindo uma arreliadora “Bandeira” aos da Mesa da Assembleia!!! Há sempre uma primeira vez para tudo.
             Uma vez, numa Sessão Solene, realizada num Aniversário duma Colectividade congénere, ouvi atentamente o Senhor José Manuel Maia (Presidente da Mesa da Assembleia Municipal da Câmara Municipal de Almada) proferir, mais ou menos, as seguintes palavras: 
            “-É bom para o Povo as Colectividades e os Clubes existirem. As Pessoas devem sempre juntar-se e confraternizar. Mesmo que num Clube apenas se reunem para jogar Dominó ou às Cartas, a ideia é excelente! É sinal que ali existe um Clube e que as Pessoas se reunem para conviver! Nos dias que correm quase nem conhecemos o vizinho do andar ao lado do nosso!...”  
            Ora, tais palavras produzidas indelevelmente por tão distinto e respeitado orador são para ter em consideração! Eu só as transcrevo para que conste e sejam notórias. 

CLAQUES E CACHECÓIS
            Ainda sobre o jogo de hoje, no Monte da Caparica e também ainda em relação à Festa de ontem, com os “Aranhas” gostei de ver as Pessoas, uma grande maioria, embelezadas com os vistosos Cachecóis do Charneca de Caparica Futebol Clube/CCFC!!! A moda está a pegar. Os ditos custam somente e simplesmente cinco euros! Uma pechincha para os tempos que correm. O leitor e Amigo que faz o favor de nos ler já pensou em adquirir o seu?... Então diriga-se à Sede/Bar do Campo do Cassapo do Charneca/CCFC e compre UM! Assim estará a ajudar o seu Clube do Coração!
            Cumprimentos e até a uma próxima ocasião.
            (R. O.) – 24 de Outubro de 2010.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

DESTINOS...


PONTAPÉS DE CANTO  (5) 

MARATONA...                           Por: Repórter de Ocasião

            OLÁ PESSOAL!
            Estou desconsolado! (Foi a palavra que me veio à memória para iniciar o meu quinto “pontapé de canto” da presente temporada do Charneca de Caparica Futebol Clube/CCFC). Ontem, Domingo, dia 17 de Outubro de 2010, sofri imenso, perante a angústia e desespero de um Amigo meu... por isso, por respeito, nada escrevi sobre os dois jogos de Futebol (Iniciados e Seniores) que assisti no nosso Campo do Cassapo! Hoje, trinta e duas horas depois do trágico acontecimento que motivou o desfalecimento e o enorme desânimo daquele meu Companheiro, eu estava decidido a comentar a jornada desportiva que presenciei, porquanto, a vida continua, pois, horas nefastas e tormentosas sucedem-nos inesperadamente a cada momento! E, embora, a vida quotidiana esteja cada vez mais difícil de gerir... há que olhar em frente, e devemos também falar e relatar sobre as coisas positivas que surgem do nosso lazer e divertimento se bem que outrossim ligadas a um trabalho assíduo e constante mesmo que não seja o aplicado nas nossas profissões do dia-a-dia. Com isto quero dizer que a brilhante vitória (a segunda consecutiva!) dos Iniciados não podia deixar de ser notada e enaltecida! Porém, antes de iniciar estes meus comentários, fui ao “Livro de Visitas” do nosso “Site” e fiquei hipnotizado. Meu Deus! (Pensei e reflecti aqui o meu lado cristão!) Estou perante uma incongruência e uma frontalidade que aplaudo incessantemente! Eu explico: Gostei do que li (já não era sem tempo e alguém estava a pedi-las!) todavia, parece-me que o momento para expressar vontades não foi o mais apropriado! Até me dói o coração, quando termino a leitura do texto a que me refiro, porque penso e me sinto na pele de quem, naquele Domingo fatídico, sofreu um enorme golpe, desolador, na sua vida!...
            Por este motivo, escolhi, como “Maratona” o título para estes escritos porque não sei se acabarei hoje mesmo os dizeres que tenho para transcrever... E como a “Maratona” se trata de uma corrida de grande fundo, muito laboriosa e prolongada, vamos a ver se me despacho... 

TEXTOS CURTOS (?) 
            Os meus Professores sempre me ensinaram que a “malta”, o leitor, e os Amigos que gostam de nos ler preferem de sobremaneira textos curtos e concisos, muito breves e... claros! Eu, não consigo seguir o critério dos meus Professores e tenho uma opinião diferente que esbarra no conceito do esclarecimento... Entendo que para comunicar com as pessoas e os leitores, os textos têm que conter algo de -não diria enigmático -mas sim de tentativa de busca e raciocínio... Penso que um BOM leitor e observador se deliciará, após ler e devorar os nossos textos, com uma busca de soluções e entretenimento para colmatar os nossos escritos e opiniões! Quem não gostar de palavras longas, paciência... talvez não seja um dos nossos apaniguados Leitores! 

O REGRESSO DO “BÚFALO”!
            André Carvalho há quanto tempo não marcavas um golo tão lindo?... Foi bonito de se ver aquele golão que reduziu para 2/3 a desvantagem que o “ZOO do Cassapo” tinha para com o “1.º de Maio Sarilhense” já a meio da segunda-parte do desafio! Parabéns, miúdo! És um “Búfalo” resistente que nunca desanima e se estivessemos num palco Profissional do Futebol receberias, certamente, uma grande ovação da assistência quando, minutos antes do termo do encontro, deste o teu lugar ao novato “Lince” (Diogo Pires) que ainda teve tempo para colocar os “Sarilhenses” num grande sarilho e em sentido, pois, no Cassapo, em casa, quem manda são os residentes do ZOO!!!
            O golo do “Búfalo” teve a assinatura do “Trovão” (Pedro Victor) –o nosso “Cavalo Preto de Corrida”! Após desarmar um adversário chutou para a frente desmarcando, pela direita, o carismático André Carvalho. Este, pelo seu corredor, com concorrentes à ilharga, não se atormentou e com a bola dominada... correu, correu, correu... Quase já sem visão de remate, por uma nesga, rematou em arco na direcção da alvejada baliza...  Observado pelo olhar horrorizado do pequeno guardião contrário, o enorme “balão” só parou no fundo das redes “ensarilhadas” do “1.º de Maio”! Grande golo! Foi uma Festa!    

INICIADOS: CCFC/4 – 1.º DE MAIO SARILHENSE/3 
            Foi a segunda vitória sucessiva do “ZOO do Cassapo”! A tarefa não esteve fácil porque estivemos a perder por 2/0, com 2/1, antes do intevalo da contenda. Mas esta Equipa já provou que está disponível para grandes aventuras e enormes batalhas... Depois de um “penalty”, com a falta cometida fora-da-área, contra-os-da-casa, a ampliar a vantagem para os forasteiros, os “Animais” reduziram para 1/2, com a irreverência do “Touro” a mostrar serviço. O golo foi assaz para devolver a ambição ao “ZOO do Cassapo”. No início da segunda parte um jogador endiabrado dos “verdes” cometeu a proeza dum “hat-trick” e colocou a sua equipa a vencer por 3/1. O pior temeu-se. Depois, surgiu a corrida desenfreada do “Búfalo” que animou as hostes. Nos momentos seguintes  o “Diabo da Tasmânia” (Rafael Cândido –O regressado do Costa da Caparica), vingou-se, também de grande penalidade, e colocou o resultado numa igualdade. Acreditámos. A equipa é forte posiciona-se bem no terreno e o “Simba” Vasques não lhes dá descanso, nem aos “Animais”, nem à equipa de Arbitragem –que por diversas vezes o mandaram calar ameaçando a expulsão!... Força Vasques! Bom comportamento, João Paulo!
            A partida aproximava-se do final e o resultado estava periclitante, todavia a arte da “Raposa” (Ricardo Araújo), o irrequietismo do “Pernalonga” (Bruno Silva), a polivalência do “Camaleão” (Miguel Amiguinho) e a bravura do “Trovão” transmitiam-nos muita segurança, cá atrás!... O “Tigre” (Fábio Veloso) ainda entrou na “guerra” final mas foi o “Touro” dos “velhos tempos” que resolveu acabar com “aquilo”...! Recebe um passe de mestre da endemoninhada “Doninha” (Gonçalo Dias) e... começou a dança... um, dois, três adversários fintados... um, dois, três ressaltos ganhos... uma duas, três simulações e... pumba! Já está! Bolinha no fundo da baliza! Quatro a Três, a nosso favor!!! Foi o delírio do costume. Abraços e... mais abraços! Com a “Gazela” (Miguel Dias), algo amedrontada e a “Girafa” (Pedro Cardoso), num último esforço, ajudando a proteger a baliza do “Macaco” (Peixoto –já não quer ser o António Vicente!) a marcha do marcador não sofreu alteração. Foi uma vitória saborosa. Somos o Guia da Classificação. Dois jogos, duas vitórias. Dez a três em bolas marcadas e sofridas. É bonito. 
            O “Super-Rato” (Ricardo Francisco), com dores de barriga, no onze inicial, deu o seu lugar ao “Búfalo”! Houve quem exclamasse “Bendita dor-de-barriga”! Um apreço especial, neste jogo, para os “Animais” que repousaram e que não chegaram a entrar na “luta”: “Zebra” (João Pedro), “Gorila” (Jorge Matos), “Lobo” (André Baptista) e “Esquilo” (João Loureiro). A vitória também é deles! O “Músico” “Hipopótamo” (João Rodrigues), esta época futebolística afastado destas andanças, esteve presente no Cassapo a apoiar os seus companheiros. “Gafanhoto” (Henrique Lopes), “Piranha” (André Pires), “Cangurú” (Kawan Medeiros), “Relâmpago” (Cavalo Branco de Corrida/ Gonçalo Vasques) e o “Simba” (Henrique) não estiveram presentes, por motivos diversos, mas este triunfo também lhes pertence ou não fossem eles “Animais” do “ZOO do Cassapo”!!! (Nuno, Massagista, contamos contigo!).

QUANDO UM HOMEM CHORA...
            Antes da realização do jogo de Futebol entre os nossos Seniores com o “Grandolense” para a Taça da A. F. Setúbal, jogo no Cassapo, assisti inconsolável ao desgosto incontrolável do meu Companheiro António Espinha que recebera, naquele momento, a violente notícia da morte sinistra de um seu familiar! Fiquei aterrorizado porque o acontecimento foi terrível e muito desagradável. A morte ocorreu num acidente de Caça!!! Lamentável. O António Espinha estava ao telemóvel num pranto lastimoso pois a vítima foi um seu cunhado, Amigo do Coração! Quero associar-me, nesta crónica, ao desgosto do António Espinha e aconselhar-lhe calma, serenidade e resignação, pois, “dos fracos não reza a história”! Peço-lhe perdão pela ousadia desta reportagem mas como já expliquei a tristeza profunda não pode apagar a alegria de vivermos enquanto o destino o permitir. Força, Espinha! Contamos contigo. Aparece Forte, como nunca! 

ENXURRADA DE “PENALTYS”
            No jogo dos Seniores perdemos por 3/5, tendo o árbitro marcado quatro grandes penalidades, duas para cada lado! Está visto que foi “ele” o artista da partida! Admirei muito a participação dos nossos atletas –temos Equipa! O Treinador está de parabéns! Gostei do “Xurro”, bons pés e inteligente. Bom jogador. O “Rafa” está demoníaco... continua! O “Canário” e o “Xupa” também são terríveis. O “Flora” continua a dar um beijinho ao pai, quando marca um golo! Já vejo este “filme” há para aí uns oito anos! O Paulinho é “Prata da Casa”, assim como o Rui, O Tiago, e outros mais. Ah, o “Bolacha”... é forte! Só é pena o seu estilo temperamental! Sai ao Pai. Um abraço “Zé Duarte”. Em suma, gostei dos Seniores.
            Já passa da meia-noite... É uma da manhã! Foi mesmo uma “maratona” este “pontapé de canto”.
            (Repórter de Ocasião) 19. Out. 2010.

sábado, 16 de outubro de 2010

CRÓNICA OCASIONAL (N.º 9)

CRÓNICA OCASIONAL N.º 9
 OS FANTÁSTICOS DO POKER

Homenagem de: Repórter de Ocasião


POKER é uma palavra Inglesa que em Português se apresenta como PÓQUER. Consiste num Jogo de Cartas praticado por dois, quatro ou mais intervenientes. É um dos mais populares jogos onde os jogadores, com as cartas escondidas, fazem apostas contínuas que se amontoam no centro da mesa de jogo. Os montantes ou quantias apostadas são ganhas posteriormente pelo jogador que apresentar o melhor e o mais valioso conjunto de cartas, associadas em determinadas variantes ou então serão simplesmente entregues ao jogador que à excepção dos restantes não tenha desistido!!!
QUADRA ou POKER é uma jogada Inglesa, numa das variantes deste interessante e fascinante jogo, designada por “Four of a Kind” e que consiste no facto do jogador apresentar 4 cartas iguais! Em caso de empate, entre jogadores, ganha aquele que tiver a QUADRA (ou POKER de cartas) mais alta. Se o empate persistir vence o jogador que possuir a 5.ª carta mais valiosa!!!
PÓQUER deriva do Inglês POKER, originário do Francês POQUE, outrora representado em Alemão como POCHEN significando, em todas as vertentes: BATER!!!
No Futebol alguém assumiu (de certeza os Ingleses!) e decidiu atribuir o termo POKER, PÓQUER para nós, Portugueses, aos Jogadores que têm a Felicidade a Arte e o Engenho de MARCAR QUATRO GOLOS NUM SÓ JOGO DE FUTEBOL! Talvez materializados na jogada inglesa de poker “Four of a Kind” onde os jogadores apresentam 4 (quatro) cartas iguais demolidoras e ocasionalmente triunfadoras!...
* * * *
(...) Depois dos nossos brilhantes “Artistas do HAT-TRICK” (aqueles que por diversas vezes marcam 3 golos num só desafio!) chegamos assim ao momento glorioso de HOMENAGEAR os NOSSOS POKERS do CHARNECA –aqueles meninos que têm sido FANTÁSTICOS ao obter, com enorme brilhantismo, QUATRO GOLOS numa única partida de Futebol!!! Coisa rara nos tempos que correm!...
Dizemos proeza rara e não mentimos, porquanto, em toda a Época Futebolística do nosso Charneca, em todos os Escalões, exceptuando um ou outro desafio dos Pré-Escolinhas (difíceis de atentar e pesquisar) somente em QUATRO JOGOS (outro poker) tais artistas se distinguiram, a saber:
1) –PEDRO GUILHERME (Pantera Gui – Boa!) em 22/11/2008, no jogo de Escolas/B entre o Almada/2 e Charneca/8. Quatro golos de um menino que quer ter futuro no Futebol Profissional!
2) –PEDRO CAMPOS (Estorninho goleador) em 1/2/2009, na partida de Juvenis entre o Brejos de Azeitão/2 e Charneca/4. O Melhor Marcador dos Juvenis com uma dúzia de tentos obtidos!
3) –DANIEL GUERREIRO (Danny –Um Guerreiro no seu verdadeiro sentido!) em 25/10/2008, no jogo de treino entre Infantis A e B do Charneca, cujo resultado foi de 11/2 e mais recentemente em 2/5/2009, no encontro de Infantis/A entre o Zambujalense/1 e Charneca/6. Como se de um exame final se tratasse aqui se registou a MARCA do GUERREIRO!!!
De entre todos, estes Três Magníficos, “ Os Fantásticos do Poker”, destaco e deixo aqui um Abraço Especial, com muito apreço, ao Daniel Guerreiro por todos os sacrifícios que fez em prol do plantel (curtinho, curtinho, curtinho...) vagueando e balançando-se entre as posições de guardião (GUARDA- REDES) e avançado (PONTA-DE-LANÇA)!!!
Parabéns, Obrigado e Boa-Sorte no Futuro. Um Amigo. (Repórter de Ocasião)

CRÓNICA OCASIONAL (N.º 8)

CRÓNICA OCASIONAL N.º 8

OS NOSSOS PRODÍGIOS DA BOLA

RICARDINHO, “XIQUINHO” OU...
SIMPLESMENTE RICARDO ARAÚJO

Elaboração de: Repórter de Ocasião


Pois é... Anda por aí muito talento, à solta, nas Equipas do nosso Charneca de Caparica Futebol Clube (CCFC)! Em vésperas da realização de mais um Torneio, o nosso terceiro da Páscoa, para onde devemos, todos, prestar a devida atenção, para que seja mais um sucesso da nossa Colectividade, damos connosco, num momento de reflexão e pesquisa a deparar com o nosso “Guerreirozinho” (Infantil/A) –Ricardo Araújo –verdadeiro “Xiquinho” de gema, qual pedra preciosa!?...
Este miúdo, no seu sentido mais puro e genuíno, que SÓ QUER... É MARCAR GOLOS... mandando às “malvas” as tácticas e palestras do Guerreiro, Treinador, no último Sábado, perante o desafio com o Beira Mar de Almada, entrou quase em delírio, quando marcou mais um golo para o seu currículo, levando-o a exclamar variadas vezes: -ENA! MARQUEI O GOLO DA VITÓRIA!!! Foi ao rubro e não cabia de contente!
Por vezes (ou quase sempre) ouve-se, durante os jogos, o Treinador a gritar MIL-VEZES o nome de “Ricardiiiiinnnhoooo”!... Porque o menino não pressiona o adversário... porque faz mais uma finta, em vez de passar a bola a um colega, porque remata de qualquer maneira, etc, etc. Logo, logo, aparece um golo do Ricardo Araújo e todas as arrelias se desmoronam no abraço fraterno e carinhoso entre o Jogador e o Treinador! É lindo e ternurente de se ver...

O “Xiquinho” (é como diz o provérbio: “Filho de peixe sabe nadar...”) no jogo com o Beira Mar, não valeu somente pelo golo que prestigiosamente concretizou, atente-se na Reportagem daquela partida e observe-se o seguinte:
1.º) –“10:57h. Grande remate de Ricardinho (“Xiquinho” disfarçado!), ao ângulo superior esquerdo da baliza do B. Mar, para grande defesa do guarda-redes contrário.”
2.º) –“11:05h. Novamente Ricardinho (Ricardo Araújo), uma finta, isola e desmarca Faustino, para este, à boca-da-baliza, fuzilar e fazer o empate. (1/1).”
3.º) –“11:13h. Outro grande remate, por alto, de Ricardinho, quase golo, guarda-redes defende! (Os nossos miúdos confirmam e acreditam categoricamente que a bola ultrapassou a linha-de-golo!!!).”
4.º) –“... O JOGO FICA FRENÉTICO... BOLA CÁ... BOLA LÁ!!! 11:45h. Pontapé forte de “Danny”... Ricardinho, que procurava repetir o golo genial da 1.ª fase, ganha o ressalto da bola, o guarda-redes fica para trás... o nosso “Xiquinho” isola-se e faz exemplarmente o 3/2!!! Foi mágico! Foi o delírio!!! Pela primeira vez e até final do encontro estávamos na frente do marcador.”


Esclarecimento:
Quando se escreve sobre “o golo genial da 1.ª fase”, não é por acaso, reparemos então no extracto de reportagem aqui publicado, neste espaço, no nosso “Site”, em 8/12/2008:
“BRAVO ‘XIQUINHO’!!!...
Foi também num campo sintético que os Infantis/A brilharam esta manhã, em Almada/Cacilhas, onde empataram a UMA BOLA!!! Um GOLÃO espectacular do RICARDO ARAÚJO, desferido do meio-da-rua (visão de jogador inteligente), com uma enorme chapelada ao guarda-redes do Beira-Mar, não serviu para ganharmos este jogo, pois, os da casa, empataram perto do final, quando tínhamos menos um jogador em Campo! Valeu, sobretudo, o golo do Ricardinho, aplaudido energicamente com uma palavra perceptível: BRAVO XIQUINHO!!! Parece-nos que andam por aí mais PAIS BABOSOS...”


Artista de “Hat-Trick”:
O Ricardo Araújo também é um dos mágicos do “hat-trick” em boa hora registados e referenciados no nosso CCFC pois, já marcou TRÊS GOLOS num só desafio e foi, por isso, distinguido em 8/1/2009 na nossa “Crónica Ocasional N.º 4”, a saber e recordando:
“=15/NOV/2008 – Almada/0, Charneca/8, em Infantis/A. O Mágico P. PITAU repetiu o “hat-trick”, mas foi acompanhado pelo colega RICARDO ARAÚJO que igualmente fez 3 golos.”


As “Vítimas”...
Quem disse que o 13 é número de Azar?... Para o Ricardinho não é... Pois, até ao momento, nesta Época Futebolística, pelos Infantis/A, ele já MARCOU 13 golos! Quem sofreu:
Sesimbra -2; Trafaria -1; Almada -3; Monte de Caparica -2; Corroios -1; Beira Mar -1; Vale de Milhaços -1; Monte -1 e Beira Mar -1.

0000000000000

E pronto, quando menos esperamos, aparece uma Crónica a homenagear os nossos meninos, por isso é que as ditas são OCASIONAIS. O Repórter deseja que todos EVOLUEM e possam CRESCER com muita SAÚDE e façam MUITOS GOLOS e que se portem SEMPRE BEM... Nunca descurem os ESTUDOS... Por favor, peço-lhes que não se desmazelem na ESCOLA porque, depois, vêm os “castigos” e é sempre uma chatice...! Ou, não é verdade?...
BOA-SORTE, no futuro! (R. de O.)

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

CRÓNICA OCASIONAL (N.º 6)


CRÓNICA OCASIONAL N.º 6                                            

OS NOSSOS ARTISTAS DA BOLA...
E MAIS MÁGICOS DO “HAT-TRICK”!

            Olá Amigos, há dias dei comigo a pensar que os melhores momentos do Futebol, acima de tudo, e independentemente das quezílias, discussões, dúvidas e arrelias do próprio desafio, são, sem sombra de dúvidas, quando os jogadores (desde meninos a adultos...) estão no terreno, no recinto desportivo, pelado, sintético ou relvado, a praticar a modalidade!! O resto...!? É com diz... “o outro”... o que hoje é verdade, amanhã é mentira!... É mesmo isto que eu penso:  -enquanto se está a discutir o resultado de cada jogo, ali, naquele momento, somos todos iguais... ali, é que estamos unidos e pendemos todos para o mesmo lado!... Cá fora, no dia a dia... a “conversa” é outra!
            (...) No entanto, também tem sido cá fora que eu tenho tido experiências enriquecedoras com os miúdos da bola... Há dias, estando no Bar do nosso Clube, no intervalo de uma conversa amena, tive o prazer de dialogar com mais um “artista” da nossa colectividade que, confesso, até àquela ocasião, apenas o conhecia de nome!... Trata-se do “Xiquinho”, Escolas/A, que dá pelo nome de André Baptista! Ele, o miúdo, estava bem vestido, com o “corta-ventos” brilhante e mostrava um sorriso de orelha a orelha... Perguntei-lhe, metendo conversa, se estava tudo bem e... ao reparar no nome, por extenso, na própria indumentária, lembrei-me que já tinha reparado e anotado aquele nome, por qualquer motivo...! Então, ao perguntar-lhe se ele já marcara golos pelos Escolas/A, ele respondeu-me, humildemente, que, sim senhor, já marcara quatro golos!!! Dei-lhe os parabéns e perguntei-lhe se ele costumava ver o nosso “site” e, para meu espanto, o miúdo disse que sim(!!!) o que muito me envaideceu!... Mais tarde, fui investigar e conclui que o ANDRÉ BAPTISTA, “Xiquinho” de gema era, também, um dos nossos ARTISTAS DO “HAT-TRICK”, pois, em 24 de Janeiro de 2009 marcara três golos ao Alfarim, no nosso Campo do Cassapo!!! Parabéns. E, agora, meu querido menino, podes ler esta Crónica e exultar, pois, também fica aqui registado que és uma vedeta do CHARNECA com motivos para distinção!!!
            E chegamos, assim, com estas palavras, à altura própria de mencionar e elogiar os novos  “Artistas do Hat-Trick” que semanalmente nos vão deliciando com as suas boas surpresas de encantar:
=IVO DUQUE, Escolas/B, “Aranha” magistral que teve a proeza de fazer três golos ao Vale Milhaços, ostentando a braçadeira de Capitão, no dia 17 de Janeiro de 2009.
=BRUNO HENRIQUES, Infantil/A, “Guerreiro”, também Capitão de Equipa, no dia 7 de Fevereiro de 2009 marcou três golos ao Zambujalense.
=LUÍS PHILIPE, Escolas/A, outro “Xiquinho”, também mágico do “hat-trick”, obteve três golos perante o adversário do Monte de Caparica, em 14 de Fevereiro de 2009.
=EDUARDO, Junior, “Guilherme” humilde, cometeu a proeza de fazer três golos ao Paio Pires, na histórica vitória de 8/1 perpetuada em 7 de Março de 2009.
            Também queremos aqui referenciar DANIEL “GUERREIRO” que num jogo de treino, entre Infantis, realizado em 25 de Outubro de 2008 obteve quatro golos! E, igualmente, PEDRO GUILHERME, “Aranha” goleadora, que em 22 de Novembro de 2008, cometeu o feito inigualável de marcar QUATRO GOLOS num desafio!!! A “vítima” foi o Almada.
            Entretanto, outros goleadores vão aparecendo... atenção, pois, aos PEDROS, Campos (Juvenil) e Faustino (Infantil/A) que já têm quatro golos apontados em três partidas consecutivas!!! Estaremos, certamente, atentos à respectiva evolução!...
            Boa-sorte, miúdos.  (R. de O.)

CRÓNICA OCASIONAL (N.º 7)

CRÓNICA OCASIONAL N.º 7
CRÓNICA OCASIONAL N.º 7

OS IMPRESCINDÍVEIS DIRECTORES

Compilação de:
JOÃO PERES e REPÓRTER DE OCASIÃO

Introdução: O meu Amigo João Peres apresentou e muito bem, no nosso “Site”, no passado dia 26 de Março de 2009, uma vintena de alíneas representativas de outras tantas tarefas e deveres dos Directores do Charneca de Caparica Futebol Clube.
O Repórter, sempre atento, leu, observou e comentou, mais tarde, com o Autor sobre o assunto e ambos chegámos à conclusão de que o referido texto carecia, ainda, de mais uns quantos itens para ficar devidamente completo e esclarecedor! Pelo menos, mais dez alíneas, num total de trinta(!) seriam necessárias para compor convenientemente o artigo. Os dois, concordamos que, por vezes, o trabalho dos Directores não é muito bem compreendido nem assimilado entre as várias pessoas que assiduamente frequentam o Clube!
Já por várias ocasiões ouvimos comentar que “...Os Clubes não sobrevivem sem Treinadores...!” Também não é menos verdade que os Clubes também não poderão existir sem o entusiasmo voluntário dos Directores!...
Por isso... “puxamos a brasa à nossa sardinha” e decidimos publicar, em conjunto, esta Crónica Ocasional, para que fique registada a missão de um Director de Futebol (no CCFC) em vésperas e durante o momento em que os jogos se realizam.

============

Trabalhos ou missão de um Director de Plantel, pela manhã, quando chega ao Campo do Cassapo:
1) –Antes, na véspera, ir à Rouparia, escolher e preparar os equipamentos da sua Equipa!
2) –Até há poucos dias, quando havia Portão fechado, era o Director que abria a Porta de Entrada, Rouparia e Secretaria.
3) –Fazer e contar as Sandes para os Jogadores, nos Jogos fora de casa.
4) –Contar e preparar os Sumos que acompanham as Sandes.
5) –Preencher o Boletim do Jogo.
6) –Tirar Fotocópias nos Jogos em casa.
7) –Verificar se não faltam as Braçadeiras de Treinador, Capitão e dos Delegados.
8) –Verificar se não faltam os Papéis das Substituições. (Futebol de 11).
9) –Verificar se estão todos os Cartões dos Jogadores.
10) -Verificar se o Boletim do Jogo tem as três assinaturas legais dos Directores.
11) -Não esquecer de colocar o número do Capitão e Sub-Capitão no Boletim do Jogo.
12) -Ter a responsabilidade de mudar de Equipamento quando a equipa visitante tem cores iguais às nossas! (Nos jogos em casa).
13) -Verificar Equipamentos e Números para condizer com o Boletim do Jogo.
14) -Dizer e prevenir os Jogadores para tirarem Brincos e Pulseiras.
15) -Não esquecer os Coletes.
16) -Não esquecer os Bebedores.
17) -Não esquecer a Mala dos Primeiros Socorros.



18) -Não esquecer as Bolas e verificar o seu estado.
19) -Tirar as Balizas, de Treinos anteriores, de dentro do campo e colocar as correspondentes, ao próprio jogo, no local adequado. (Futebol de 7).
20) -Disponibilizar-se e fazer de Delegado ao Jogo.
21) -Ouvir atentamente os sermões e directrizes dos Árbitros para o próprio Jogo e transmitir o relato ao Treinador.
22) -Nos Jogos em casa levar uma Garrafa de Água e Bola de Jogo ao Árbitro do Encontro.
23) -Fazer as devidas Substituições indicadas pelos Treinadores.
24) -No Final do Jogo recolher as Bolas e contá-las para concluir e verificar que não se perdeu nenhuma.
25) -No final de cada Jogo não esquecer de assinar o Boletim do Jogo e recolher todos os Documentos sobre o mesmo na Cabine do Árbitro.
26) -Conduzir a Carrinha do Clube e transportar os Jogadores quando as Equipas jogam fora.
27) -Verificar e ter a responsabilidade de concluir, no regresso, que não falta nenhum Jogador!
28) -Arrumar, quando chegados ao Cassapo, nosso Campo e Sede, a Caixa das Sandes.
29) -Arquivar o Boletim do Jogo na Pasta de Arquivo respectiva.
30) -Arrumar a Pasta do Jogo no Armário correspondente.
31) -Arrumar a Chave da Carrinha no Chaveiro da Secretaria, quando a Equipa joga fora.

========

Afinal, enganámo-nos! São 31 alíneas e não 30!!! É caso para dizer: GRANDE TRINTA E UM!!!
Parecem poucas tarefas mas acreditamos que muita gente não sabia a canseira que dá ser Director de Plantel!!! É verdade, igualmente, que os Treinadores também nos ajudam nalgumas ocasiões, ninguém é perfeito! Nós... fazemos este TRABALHO SEMANAL com o MAIOR PRAZER!
Estão preparados?...
Força! O que atrapalha mais é sempre o Primeiro Jogo. Depois é eternamente a mesma coisa. BOA-SORTE. Abraços.

João Peres e Repórter de Ocasião
(Abril de 2009)

domingo, 10 de outubro de 2010

INICIADOS GANHAM 1.º JOGO

PONTAPÉS DE CANTO (4)

A... E... I... O... U... (ZOO DO CASSAPO)

Foi hoje, dez de Outubro do ano de dois mil e dez, que se realizou o primeiro jogo oficial do Escalão de Iniciados relativo à Época 2010/2011. O “ZOO do Cassapo”, apelidados por mim, desde o Campeonato passado –outrora Infantis –deslocaram-se ao Campo do LUSO, no Barreiro, e venceram os visitados categoricamente por seis a zero. Vou repetir: 6/0!!! Os arautos da desgraça que de quando em vez apregoam maledicências sobre o nosso CCFC querendo denegrir a imagem do nosso Clube, espalhando mentiras que os miúdos/jogadores nos abandonam dando a idéia que, assim, não iremos a lado nenhum... certamente ficarão de boca aberta ou talvez surpreendidos, estupefactos até, com este resultado! (Esquecem-se, os apregoadores da má vontade que, sim senhor, todos os anos vários atletas deixam o CCFC, no entanto, igualmente, em todas as Épocas outros jogadores regressam ao nosso Clube e é verdade também que muitos deixam de representar as tais “Equipas de Renome, Crédito e Superiores” –como os catedráticos as classificam –para ingressarem pela primeira vez no Charneca de Caparica Futebol Clube!! Este ano foram mais os que regressaram e ingressaram no CCFC do que aqueles que nos deixaram. Como vêem o CCFC não é um deserto! Voltaremos a este assunto, numa próxima ocasião, com dados e resultados concretos e exemplificativos).

AS VOGAIS DO ABECEDÁRIO
Escolhi as vogais do alfabeto para abrilhantar esta primeira vitória dos Iniciados pelo simples facto de se tratar outrossim do jogo oficial da temporada e quero materializá-las com as seguintes definições –numa homenagem ao Grupo de Trabalho do “ZOO do Cassapo” -assim:
A –Amizade e Ambição.
E –Empenho e Entusiasmo.
I –Imaginação e Inteligência.
O –Orgulho e Organização.
U –Utilidade e União!
Todos estes atributos estiveram em evidência no desafio que o “ZOO” realizou com o Luso, do Barreiro. E, quando escrevo “Grupo de Trabalho”, refiro-me a todos, além de concretamente realçar os Jogadores e Treinadores, incluo também Roupeiro, Massagistas e Directores. Somos uma EQUIPA, mesmo que MUITOS não queiram compreender nem aceitar!

T...RRR...IDENTE GOLEADOR!
Falando da meia-dúzia de golos, marcados hoje, começa a revelar-se no “ZOO do Cassapo” um Tridente Ofensivo de triplos ERRES (RÊS) que fazem quase sempre golos em todos os jogos! São eles: Rui, Rafael e Ricardo. Rui Freixo, Rafael Cândido e Ricardo Araújo, para perceberem mais convenientemente ou, melhor, ainda: “Touro”, “Diabo da Tasmânia” e “Raposa”, já que se tratam dos Animais do “Zoo do Cassapo”! Atenção a eles. Hoje, os dois primeiros marcaram dois (2) golos cada e o “Ricardinho” obteve um (1). O restante remate certeiro foi conseguido pelo nosso irrequieto “Pernalonga” que em nada fica atrás deste TRIO infernal. Parabéns, também, Bruno Silva.

A DONINHA
De vez em quando, sempre que é necessário mais um elemento para completar este grupo –quando algum Animal adoece ou está lesionado! - é chamado a terreiro o Gonçalo Dias, do Escalão inferior, agora Infantil/A. (É esse mesmo... o tal dos cinco (5) golos num só jogo!) Hoje, não marcou nenhum mas esteve muito bem na partida! Os da “casa” ficaram com a água (do Luso) pela barba –muito atrapalhados! –com a exibição deste miúdo. Sendo assim e porque o jogador só aparece aos lampejos, embora com sucesso, tornando-se raras as suas aparições, eu decidi admiti-lo como membro do “ZOO do Cassapo”! Por isso mesmo, a partir deste momento fica cognominado como a “Doninha” do “ZOO”. É mais um Animal na Equipa. Está dito e escrito e... não há volta a dar! As Doninhas verdadeiras também são assim, na vida selvagem... aparecem e desaparecem.

TODOS BEBERAM ÁGUA DO LUSO
O jogo, pelo resultado verificado, tem pouca história, o domínio foi quase absoluto dos “Animais” que se deliciaram com a água do Luso que os fortaleceu de sobremaneira para combates futuros! De realçar, na nossa baliza, o empenhamento do “Macaco” que jogou o desafio completo porque o “Gorila” estava com uma unha encravada! O “Camaleão” que já marcara um golo ao Costa de Caparica tem sido de uma utilidade extrema a jogar em qualquer posição! O “Diabo da Tasmânia” conseguiu aliar à sua ferocidade uma dose forte de imaginação e manteve a equipa organizada, uma vez que corre o campo todo! O “Touro” está igualzinho ao ano passado e com o mesmo entusiasmo continua temível com os seus dribles! O “Tigre” e o “Búfalo” continuam ambiciosos, como é seu timbre, lutadores. A “Raposa” é a inteligência ao serviço do Futebol sempre súbtil e engenhosa a fintar os adversários! O “Super-Rato”, o “Lobo”, a “Gazela” e outros mais vão cumprindo nas laterais, orgulhosos e unidos! O “Trovão” –o nosso Cavalo Preto de corrida! –está demolidor, assombroso! Enfim, o “Simba-Mor” e os restantes “Simbas” estão de parabéns pela amizade patenteada e incutida nesta Equipa, neste “ZOO do Cassapo”!
Até à próxima.
R. O. (10.Out.2010)

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

QUEM DEIXOU CAIR O MENINO?...

PONTAPÉS DE CANTO ( 3 )

JUVENIS... INICIADOS E... A ESPERA!...

Somente oito dias se passaram, após o último “Pontapé de Canto” aqui publicado e já se justifica novamente a chamada do “repórter” a este espaço!... Pois bem, tivemos no dia dois de Outubro, Sábado, mais um jogo “oficial” dos nossos Juvenis que culminou com uma apetitosa vitória por 7/3 perante os opositores do Zambujalense! Óptimo, pela primeira alegria da época, porque os pensamentos de Amora e Paio Pires eram nefastos... de solidão!
Estive presente, na primeira parte, assistindo a este jogo... fui anfitrião e não querendo ser gozão... parece-me que o jogo foi bonacheirão! Vejamos: Ao intervalo vencíamos de rompão por 4/0 devido ao golão do Cascão, ao golão do Tiagão, ao golão do Pedrão e ao golão do João!!! Um outro João, na baliza, parecia estar em dia-não!
Depois do intervalo (eu já não estava lá, não!) o Treinador deste Escalão –por sinal é meu vizinho! Espero que não faça como o outro... que em contra-mão resolveu “dar de mão” ao nosso CCFC! Porém, eu não censuro... já que foi para um Clube, com Piedade e Campeão –resolveu, o Treinador, fazer uma Revolução! E, de uma assentada mudou as melhores peças da formação! Talvez a pensar noutro próximo jogão. O resultado foi de sensação uma vez que os golos do Nuno Anjos (2) e Ricardo Duarte (1), na segunda parte apenas igualaram os outros três marcados pelo Zambujalão da última metade! 7/3, no entanto, foi um resultado bonitão.
=====
No dia seguinte, 3 de Outubro, esperava, ansioso, pela apresentação dos Iniciados! O temível “ZOO do Cassapo”!! Foi um jogo agradável com uma saborosa vitória sobre os amigos do Vale Milhaços, por 2/1!!! Quem diria foi preciso esperar quatro anos para estes miúdos vencerem um joguinho aos seus antigos colegas dos Escolas/B que anos atrás deixaram o CCFC e partiram para as bandas do Vale de Milhaços em busca não sei do quê!?... Sempre nos ganharam os desafios, tangencialmente ou com goleadas, porém, desta vez, Filipe Nery, Francisco, Afonso, Miguel e outros tantos saíram derrotados do Cassapo! Os nossos meninos estão enormes e prometem uma grande época... a ver vamos! Ah, os golos... foram marcados pela nova “Raposa” do plantel, o Ricardo Araújo e pelo “boneco animado” “Pernalonga” o nosso terrível Bruno Silva –o Bom Gigante se preferirem!
Depois da apresentação dos “Animais”, em reunião Familar na Sede/Bar do Clube, os novos elementos do ZOO foram divulgados, antes ainda do apetitoso Almoço de Confraternização! Lembramos as novas Feras, para este ano, do “ZOO do Cassapo”: “Gorila”/Jorge Matos; “Raposa”/Ricardo Araújo; “Pernalonga”/Bruno Silva; Dois Cavalos de Corrida: “Trovão” (Cavalo Preto/Pedro Victor) e “Relâmpago” (Cavalo Branco/Gonçalo Vasques); “Diabo da Tasmânia”/Rafael Cândido; “Lince”/Diogo Pires; “Piranha”/André Pires; e “Camaleão”/Miguel Amiguinho. (Parece que não me esqueci de nenhum).
A Festa durou até tarde e pelo meio também houve ocasião para a “Equipa de Sueca” derrotada no “Porco no Espeto” levar nova “cabazada”! Nem a “bandeira” lhes valeu...
=====
No dia 4 de Outubro, o Presidente da Direcção do CCFC esteve presente na Sessão Solene dos Festejos de Aniversário da Junta de Freguesia da Charneca de Caparica.
=====
No dia 5 de Outubro, os Iniciados voltaram a jogar no Cassapo, desta vez com o Costa da Caparica. Perdemos por 4/1, não esqueçamos que os “Pescadores” são da 1.ª Divisão! Todavia todos os assistentes concordaram que o “ZOO do Cassapo” poderia ter dizimado os adversários... tão inocentes que eles eram! Houve quem dissesse que o João Peres fez um “favor” ao “Belinha”! Eu, não acredito. Estive a assistir ao jogo e cheguei a não concordar com algumas decisões do Árbitro João Peres nomeadamente com os dois primeiros golos do “Costa” em fora-de-jogo e pela anulação inacreditável do golo marcado pelo nosso “Diabo da Tasmânia” que nos garantia o 2/1!! No entanto reconheci que quem não ia para o lugar do JP era EU!!! Estaria certamente traumatizado pelo jogo anterior com o Arrentela! Tudo bem.
=====
No dia 6 de Outubro... a ESPERA! Cheguei a assustar-me quando, na Secretaria, os “Animais” do “ZOO do Cassapo” se começaram a juntar, após o treino do costume! Vi o “Touro”, o “Tigre”, o “Pernalonga”, o “Gorila”, o “Cangurú”, o “Camaleão”, a “Piranha”, o “Super-Rato” e outros mais, muito próximos da porta desta Sala espreitando ameaçadoramente para dentro do compartimento... O “Touro” foi mais longe e apontou com o dedo indicador em direcção a um elemento que estava dentro de casa, gritando, ao mesmo tempo: -FOI AQUELE! Olhei, de repente, e os meus olhos fitaram o João Peres! Era, sem qualquer dúvida, o acusado!! Tive atabalhoadamente mil pensamentos e um deles foi assustador... Pensei e deduzi, perante tal acusação, se seria o João Peres AQUELE que “deixou cair o menino”! Pois, no CCFC não se fala de outra coisa e todos aguardam pela história que foi prometida ser contada! Rapidamente num exame de consciência instantâneo raciocinei que seria impossível ter sido o meu Amigo João Peres a “deixar cair o menino”! Mas, ao mesmo tempo interrogava-me a mim próprio sobre o quê ou quem, afinal, teria “deixado cair o menino”!!! Ainda estava absorto nas minhas cogitações quando ouvi o “Touro” repetir: FOI AQUELE! Foi ele que nos tramou contra o “Costa”! Marcaram-nos três golos fora-de-jogo e invalidou o golo do Rafa (Rafael Cândido)! Anda cá! –instigava o Rui Freixo.
O João Peres nem sequer se assustou pois, tudo não passava de uma brincadeira e segundos depois todos ríamos às gargalhadas! Eu, ainda comentei, a brincar: -João Peres não vás lá para fora que os “Animais” estão ressentidos e... devoram-te!
Momentos depois todos abalaram para as suas casas e mesmo após, uma hora antes, ali naquele local, a Direcção ter trabalhado seriamente em prol do futuro do CCFC tratando de assuntos pendentes à Evolução do Clube... a inquietação continua a prevalecer:
-Afinal, pergunto eu, quem é que “deixou cair o menino”?...
A resposta urge.
Até à próxima.
(Repórter de Ocasião)
07.Outubro.2010