quarta-feira, 8 de junho de 2011

Era uma vez... (1)

(1) ERA UMA VEZ...
UM DIABO... QUE QUERIA SER FALCÃO!
 

Produção, de:  Repórter de Ocasião 

DEDICATÓRIA:
Esta produção é dedicada às Crónicas Semanais “ORA VIVA” da autoria do colega JMS.


            EU, Repórter de Ocasião, principal mentor da atribuição do cognome de ZOO DO CASSAPO aos Iniciados do CCFC, Época de Futebol 2010/2011, usufruindo dos poderes e da dignidade que eu próprio conquistei e me foram igualmente autorizados pela Família  deste Clube, retiro-te, por minha honra, a ti, RAFAEL CÂNDIDO, jogador, agora JUVENIL, na Época vindoura de 2011/2012, a alcunha de “DIABO DA TASMÂNIA” e Glorifico-te, a partir deste momento, conforme prometi, com o epíteto de “FALCÃO” respondendo, com desejo firme, ao teu desejo! Mais concretamente: Nomeio-te, pelas faculdades que me foram concedidas, O FALCÃO SAGRADO DO CASSAPO, apelido que é fundado na qualidade mais notável da tua pessoa!! Assim foi feita e realizada a tua vontade!!!
            Ficarei atento ainda, e mais do que em qualquer outra situação, aos teus altos VOOS (Golos!) que sei serão felizes e certamente célebres que engrandecerão de sobremaneira, gloriosa e magnificamente este honroso Charneca de Caparica Futebol Clube. (R. O.)


    E
U aprendi, no decorrer dos anos, que a memória das pessoas, dos Seres Humanos, é muito curta... É ZERO, mesmo! Em relação ao futebol, na generalidade, então, a memória dos Dirigentes Associativos e todos os semelhantes que os envolvem é considerada... ABAIXO DE ZERO! Enfim, as acções ficarão sempre para quem as pratica –aprendi esta lição, quando era pequenino, ainda, com tenra idade!
            Eu não quero pertencer a este lote, por isso, este trabalho (se lhe quiserem chamar assim...) sobre o Rafael Cândido é um paradoxo comparado com o comportamento das pessoas que dirigem e se envolvem no Futebol, em todas as suas vertentes. Para mim, seria muito fácil ter-me esquecido deste menino/jogador e passar uma esponja por tudo o que ele fez e tem feito pelo CCFC! Mas... eu não tenho a memória curta. Eu, não quero ter a memória curta! Ao contrário de muitos que só gostam de receber... eu gosto imenso de dar e por isso, não podendo compreensivelmente falar de todos os meninos que acompanhei nestes últimos oito anos, escolhi o Rafael Cândido, como exemplo, para esta minha produção e também porque ele timidamente teve a coragem de se chegar junto a mim e dizer-me: -Mister, eu não quero ser o “Diabo da Tasmânia”! Quero ser um “Falcão”! Então, eu prometi-lhe: -Serás o Falcão quando marcares dois golos, num só desafio!... Selámos, ali... o acordo.

            A competição estava próxima do fim e o “Diabo” do Rafael Cândido, com problemas Escolares/Familiares ficou proíbido de realizar muitos jogos! Ainda regressou a tempo de marcar um golo, na última jornada, ao Sporting Vinhense! Semanas depois, já integrado na equipa dos Juvenis, que representará na próxima época, quando acreditaram realmente nele e o colocaram a titular, o “Diabo” do Rafael cometeu a proeza de fazer um “Hat-Trick”! Não sei se ele se lembrou do nosso pacto, provavelmente não, mas isso, para mim, pouco me importa, o que essencialmente me satisfaz é que eu, no imediato, comecei a trabalhar nesta história que hoje vos dou à estampa! 





RECORTES DO... DIABO!



PONTAPÉS - DE - CANTO (1) 
22.Set.2010
“...dentro daquilo que me foi dado observar e me foi transmitido, nestes primeiros desafios da época do CCFC, destaco o RAFAEL CÃNDIDO (Iniciados) pelos TRÊS golos que já marcou nos jogos particulares, dois ao Alfarim e um ao Vale Milhaços.”

PONTAPÉS – DE - CANTO (3)
07.Out.2010
“...Depois da apresentação dos “Animais”, numa reunião Familiar na Sede/Bar do CCFC, os novos elementos do ZOO foram divulgados. Lembramos as novas “Feras”, para este ano, do “ZOO do Cassapo”... “Diabo da Tasmânia”/Rafael Cândido.

PONTAPÉS - DE - CANTO (4)
10.Out.2010
T...RRR...IDENTE GOLEADOR! 
“Falando da meia-dúzia de golos, marcados hoje, ao LUSO do Barreiro, começa a revelar-se no “ZOO do Cassapo” um Tridente Ofensivo de triplos ERRES (RÊS) que fazem quase sempre golos em todos os jogos! São eles: Rui, Rafael e Ricardo. Rui Freixo, Rafael Cândido e Ricardo Araújo, para perceberem mais convenientemente ou, melhor, ainda: “Touro”, “Diabo da Tasmânia” e “Raposa”, já que se tratam dos Animais do “Zoo do Cassapo”! Atenção a eles.”

PONTAPÉS – DE - CANTO (5)
19.Out.2010
“Nos momentos seguintes  o “Diabo da Tasmânia” (Rafael Cândido –O regressado do Costa da Caparica), vingou-se, também de grande penalidade, e colocou o resultado numa igualdade. Acreditámos. (INICIADOS: CHARNECA / 4 – 1.º DE MAIO SARILHENSE / 3)” 

PONTAPÉS – DE - CANTO (7)
01.Nov.2010
RAFAEL CÂNDIDO 
“O nosso “Diabo da Tasmânia” não merecia esta derrota porque foi um Diabo revoltado no dia de Todos-os-Santos! Acabou o jogo em lágrimas e depois de marcar o nosso único golo (perdemos por 1 / 2) numa jogada de insistência, após canto, em que rematou rasteiro, com precisão e em diagonal em direcção ao buraco aberto, nas suas redes, pelos Fabrilenses, ainda teve mais ocasiões para voltar a concretizar, com um remate, em arco, já na segunda parte, que foi defendido em aflição pelo guarda-redes contrário. Momentos depois, com o guardião Barreirense fora da baliza chuta para fora, ainda o resultado estava em 1/0 a nosso favor. Depois dos dois golos do União Fabril, quando já estávamos em desvantagem, nos últimos segundos da partida, o “Diabo da Tasmânia” sofreu uma carga, por trás, e foi derrubado dentro da área contrária! Grande penalidade, indiscutível, que a menina árbitra não teve coragem para assinalar! Num jogo dos Diabos, em que perdemos, no dia de Todos-os-Santos, o nosso “Diabo da Tasmânia” foi o Senhor do Jogo! Parabéns, também, pela polivalência... Jogou a avançado, a médio ofensivo e a lateral direito! É obra! Temos Diabo.” 


                                                                

PONTAPÉS - DE - CANTO (9)
16.Nov.2010 
O GOLEADOR
“Uma vénia Especial para Rafael Cândido (Diabo da Tasmânia) que, até à Sexta Jornada  -à sua conta -já marcou oito (8) golos. É obra! Brilhante. É um dos ARTISTAS PRINCIPAIS do ZOO, num Filme que se vai repetindo, desafio, após desafio.
De salientar, desta vez, perante o Cova da Piedade, (Vitória: 5/1),  o “Hat-Trick” fenomenal do DIABO DA TASMÂNIA que arrasou completamente os jogadores visitantes. Saiu da contenda, momentos antes do termo da partida –para receber a ovação merecida dos adeptos! Parabéns.”


PONTAPÉS – DE – CANTO (12)
28.Nov.2010
“O “Diabo da Tasmânia” (Rafael Cândido) e o “Touro” (Rui Freixo), jogadores dos Iniciados (ZOO do Cassapo), andam num despique pegado e salutar, a ver quem consegue marcar mais golos e, por isso, dão-me cabo do bloco de apontamentos!”
“Estava eu a chegar ao Cassapo, quando os “Animais” elevaram a contagem para dois a zero, com um tiraço do sempre presente e demolidor “Diabo da Tasmânia”. Não pode haver melhor entrada no Campo do Cassapo, a não ser num momento destes!...”
“De repente, vejo a bola no ar -talvez centrada pelo “Super-Rato” ou pelo “Relâmpago” –ir direitinha à cabeça do “Pernalonga” que a cabeceou, com força e engenho em direcção à baliza deserta do Alfarim... Não foi golo porque apareceu, qual D. Sebastião... o guardião contrário que fez uma grande defesa, socando a bola para a sua frente... aí, surgiu o enraivecido  “Diabo” que a chutou, também com força, obrigando-a (a maldita!) a beijar as redes guardadas pelos Azuis!!! Gritou-se roucamente Goooooolooo! O jogo acabou logo a seguir. Nem a redonda voltou ao centro do terreno. No final, palmas para o ZOO do Cassapo! (CCFC, 3  -  ALFARIM, 1).” 

PONTAPÉS-DE-CANTO (13)
05.Dez.2010
“12h35m –Antes de terminar a jogatana, com o Almada Atlético Clube, o Rafael Cândido –que de ingénuo e inocente só tem o nome! –o nosso extravagante, original e excêntrico “Diabo da Tasmânia”, não quis regressar ao balneário sem obter mais um “Hat-trick” para a sua colecção de golos! Vai daí chutou de novo de muito longe e fez o sétimo golo do encontro. CHARNECA DE  CAPARICA, 7  -  ALMADA, 0”

PONTAPÉS – DE – CANTO (14)
08.Dez.2010
“Uma Festa não é propriamente um Recreio é mais uma Animação, um Divertimento com Confraternização. Os Animais do “ZOO do Cassapo” convidados, hoje, dia 8 de Dezembro de 2010, Feriado Nacional (dia da Imaculada Conceição de Maria Santíssima), para disputarem um jogo de treino, na Costa da Caparica, com a equipa local, de Iniciados (1.ª Divisão) resolveram recrear-se com a bola e também porque o tempo estava muito chuvoso não quiseram alinhar na Festa do jogo transformando-o num joguinho e numa brincadeira amigável. Por isso, a derrota por 6/3 nem beliscou os “Animais”. O “Diabo da Tasmânia” (Rafael Cândido) aproveitou o ensejo para contabilizar mais dois golitos na sua conta pessoal...” 

FALCÃO (Rafael Cândido) e TOURO (Rui Freixo)

PONTAPÉS - DE - CANTO  (32)                           
27.Fev.2011
“...Juntamente e na companhia do FALCÃO, o TOURO era, igualmente, um dos animais mais respeitados, religiosamente, no Mundo Antigo, ambos, eram adorados e venerados em Hermôntis, Cidade do EGIPTO, situada a sudoeste de TEBAS. Estes dois animais estavam relacionados com o culto do DEUS da GUERRA! “
“A propósito do FALCÃO, companheiro inseparável do TOURO, no Antigo Egipto, (Há cada uma!... Eu até fiquei pateta com esta descoberta!...) quero dizer “à navegação” que o nosso “Diabo da Tasmânia” quer mudar de apelido para “Falcão”!!! Há algumas semanas que me fala e comenta o assunto!... Eu prometi ao Rafael Cândido (“Diabo...”) que, quando ele marcasse dois golos, para o “ZOO”, logo faria uma Crónica de transmutação do “Animal”!!! Entretanto, os golos do “Rafa” não aparecem e... o TOURO, agora, leva-lhe vantagem! Já são 16, contra 14!!! Vamos lá, Rafael... são precisos dois golos! Agora, que descobri que FALCÃO e TOURO eram “Animais” duplamente venerados, no Antigo Egipto, não há volta a dar... Quero mesmo um FALCÃO e um TOURO SAGRADOS... no Cassapo! O “Touro” já cá mora... faltam, agora, os tais (teus, -Rafael!) dois golos!... (Parece-me, quanto a mim, que o coitado do “Diabo da Tasmânia”... tem os dias contados!...)”

PONTAPÉS – DE – CANTO (43)
22.Abril.2011
JOGOS DO FUTURO (C. M. A.)
“Aos cinco minutos a irreverência do nosso “Diabo da Tasmânia” (Rafael Cândido),
dominador, sobre a posse e o domínio da bola, ganhou posição e rematou rasteiro, fora do
alcance do guardião contrário. 1/0, a favor do Charneca. O “ZOO do Cassapo” ganhou
vantagem. (BEIRA MAR, 2 – C.C.F.C., 1).”

2010-11-04
O Diabo-da-Tasmânia é um animal corpulento e robusto, com pelagem castanha ou negra exceptuando a zona do peito onde, por vezes, aparenta uma mancha branca. A cabeça, nalguns casos, é grande em relação ao seu corpo. Tem orelhas redondas e nariz adelgaçado. Os seus músculos das mandíbulas são bastante fortes e, conjuntamente com os dentes molares, permitem ao Diabo esmagar ossos. O tamanho dos Diabos-da- Tasmânia varia muito, consoante o seu habitat, mas os maiores atingem 90 cm de comprimento e 15 kg de peso.
No “ZOO do Cassapo”, o nosso “Diabo”, muito semelhante aos animais atrás descritos, esmaga os seus adversários, marcando golos em quase todos os desafios! É um obstinado no decorrer dos jogos e procura sempre a Vitória. Chora quando se sente injustiçado. Já esteve fora do CCFC –foi jogar para os “Pescadores”  -mas quando regressou, numa das Festas do Cassapo proferiu: “-Nunca, em lado nenhum, onde joguei, assisti a Festas tão carinhosas para os Jogadores! Obrigado.” 

          
03.Junho.2011
O voo assustador e a agressividade natural do Falcão impõem respeito aos seus adversários no Mundo Animal. Rafael Cândido, agora Juvenil do CCFC é a imagem fiel do Falcão, dentro do Campo, num jogo de Futebol, defrontando os adversários! Nas pirâmides, do Antigo Egipto, abundam imagens de Falcões como sendo Animais respeitados, venerados e temidos. Como um Rei do Ar, o Falcão  tornou-se um Animal Sagrado do Reino dos Deuses. Rafael Cândido (O Falcão), depois de habitar o “ZOO do Cassapo” será, agora, Juvenil: O FALCÃO SAGRADO... DO CASSAPO!!!
Irá fazer história, com certeza!


HISTÓRIA... ANTIGA
03.Junho.2011
O FALCÃO, com uma visão muito poderosa era  o único Animal a poder fixar o SOL, durante o Império Antigo, segundo rezam as crónicas registadas de 2575 até  2134 a. C. (antes de Cristo).  Durante este Império o Deus-Sol era adorado como Pai legítimo do Faraó Reinante, Criador de todas as Leis e Entidade de quem comandava toda a Autoridade Visível. O Deus-Sol governava nos Céus como um Soberano Divino. Hórus, representado pelo Falcão, era o Deus do Céu, um símbolo da Realeza Divina e o Protector do Faraó Reinante, por conseguinte era o único Animal que podia olhar o Sol.
Rafael Cândido, O Falcão... desta História Moderna não é o único jogador do CCFC a poder olhar para as balizas contrárias... no entanto, com toda a certeza, irá ser aquele que mais se destacará perante os adversários... porque tem asas... voa e... em voos de magia dará muitas alegrias ao CCFC com os seus golos mirabolantes e voadores! Tenho fé ou não seja eu o Repórter de Ocasião.    

                                                                                                                          

                                                                                                      
PROEZAS DO... DIABO!



            » O Rafael Cândido (Diabo da Tasmânia do ZOO do Cassapo) foi o segundo melhor marcador da equipa no Campeonato Distrital de Iniciados da 3.ª Divisão, com 15 Golos! Mesmo falhando muitos jogos obteve somente menos dois que Rui Freixo (O Touro).

            » Dos doze adversários, no campeonato, só não marcou golos ao Vale de Milhaços e ao Monte de Caparica. As “vítimas” do “Diabo”, foram: Leão Altivo (1); Beira Mar (1); Almada (3); Alfarim (2); Cova da Piedade (3); Zambujalense (1); União fabril (1); 1.º de Maio (1); Luso (1) e Sporting Vinhense (1).

            » Regista-se, nesta quinzena de golos, dois “Hat-Tricks” (3 golos num só desafio): Almada Atlético Clube e Clube Desportivo da Cova da Piedade.

            » Nesta Pré-Época, já Juvenil. Até 5 de Junho de 2011, o agora “Falcão” já obteve novo “Hat-Trick”, perante o Paio Pires e também marcou um golo ao Monte de Caparica.

            » Na Pré- Época, anterior (2010/2011), quando deu entrada no “ZOO do Cassapo”, nos Jogos Particulares e nos Jogos do Futuro da Câmara Municipal de Almada (Páscoa 2010), este goleador nato marcou mais seis golos, a saber: Alfarim (2); Cova da Piedade (1); Costa de Caparica (2) e Beira Mar (1).

            » Rafael Cândido é um predestinado do futebol e revela, com as cores do CCFC, uma apetência exemplar manifestada numa inclinação devastadora para marcar golos a grandes rivais, tais como: Costa de Caparica (2); Beira Mar (2); Almada (3) e Cova da Piedade (4). –Todos estes feitos foram conseguidos na mesma época!
                                                                                                                                                 
            » Este ainda jovem jogador iniciou a sua carreira desportiva no terreno pelado do Cassapo. Teve sempre bons treinadores a acompanhá-lo, homens da casa, onde se destacam Manuel José e José Manuel Santos. Um dia, tal como outros, tentou uma nova experiência e foi jogar nos Pescadores da Costa de Caparica. Regressou de imediato, no ano seguinte. Disse não ter gostado da experiência! Nunca foi tão bem tratado e acarinhado como no Charneca! O Rafael Cândido (O Falcão Sagrado do Cassapo) regressou ao CCFC para ser aclamado como um valioso portento na arte de jogar Futebol! Outro lugar melhor, para enaltecerem as suas qualidades futebolísticas, não encontraria, certamente! Assim, outros... lhes sigam o exemplo.

            » O então “Diabo da Tasmânia” na sua segunda época de Iniciado, “animal” feroz do “ZOO do Cassapo” levou seis jogos seguidos, a marcar golos, desde a 4.ª até à 9.ª jornada! Só não marcou na 10.ª (Um a zero, vitória sobre o Vale Milhaços, marcou Rui Freixo); 12.ª (empate 2/2 no campo do Vinhense, golos de João Marques/Jacaré e Ricardo Araújo/Raposa) e igualmente na 3.ª jornada (Derrota 1/3 no Monte de Caparica, com o golo do “ZOO” a ser marcado pela “Raposa”); Marcou golos ao Luso (1), na 1.ª partida do campeonato e ao 1.º de Maio Sarilhense (1) na 2.ª! Marcou também um (1) golo ao Leão Altivo na 11.ª jornada. A obra está feita. Na 1.ª volta da competição, concretizou golos em nove (9) desafios, num total de doze (12) jornadas.

            » Seis jogos consecutivos, a marcar golos: União Fabril (1); Zambujalense (1); Cova da Piedade (3); Alfarim (2); Almada (3) e Beira Mar (1).

            Caros Leitores:
            É tudo o que se me oferece dizer sobre o RAFAEL CÂNDIDO, um jogador que estando disponível foi sempre opção válida para o treinador Luís Vasques! Mas, mesmo assim, o “Mister” foi criticado por esta decisão!... Quando assim é…

            Um Grande abraço para todos.

            PSSTT…
            RO(naldo), o “Fenómeno” foi hoje, dia 7 de Junho de 2011, homenageado no Brasil, pela Selecção Brasileira!!! Afinal, a memória das Gentes que Lideram o Universo do Futebol não é assim tão curta!... Esperemos ver também exemplos destes no… CCFC! Quem diria?...

            Repórter de Ocasião              
            7. Junho. 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.