quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Porco... no Cassapo!

VAMOS FALAR DO... PORCO!


Texto, de: Repórter de Ocasião

Fotos, de: José Pedra e Daniel Reis

                                                                                          

   C
OITADINHO... apenas tive o prazer de o conhecer eram para aí umas três horas da tarde do dia 1.º de Dezembro de 2011! Só restavam, da sua inicial estrutura, umas míseras costeletas e uns pequenos nacos representativos daquilo que se podia ter designado, outrora... de um bom pernil... Mesmo assim, com esta desfigurada apresentação, ainda me comentaram os seus prestáveis “carniceiros” de que  o porco estava óptimo e... que muito havia para... comer! Sorri e concordei porque o meu principal objectivo, da minha útil presença no Cassapo, era conhecer as caras de Amigos, de quem apenas avaliava os nomes!
            Por motivos profissionais e como atempadamente esclarecera, por via telefónica, os responsáveis pelo evento, só pude comparecer naquele momento, como tal, não assisti aos jogos de fraternidade e convívio entre “novatos” e “velhas guardas” do futebol da nossa humilde “praça” e... “freguesia”!...


            Ainda fui, portanto, a tempo... de degustar o apetecível porco! Cumprimentei e conheci os procurados Amigos e convivi, com eles, numa animada paródia de toque de concertina, a cargo do competentíssimo José Guilherme! (É... tal e qual, como se diz e se revela na Crónica... -Pobres... mas Felizes!). Mais tarde, já em casa,  ainda dei uma olhada nos e-mails, a ver se já tinha recebido fotos do Convívio... mas, os indispensáveis “bonecos”... ainda não tinham chegado! Não esperei e aprestei-me a escrever esta Crónica.



            De manhã, os jogos de futebol animaram os inscritos para a “Festa do Porco”! Depois, o almoço foi excelente!! À tarde, cantaram-se os “Parabéns” ao Presidente do CCFC... JMS! Os bolos estavam apetitosos. Num entusiasmado (nem tanto ébrio!) salutar convívio de cantares e música, muitos dos participantes na Festa mostraram os seus dotes de bons executantes nestas duas vertentes! Destacamos: José Guilherme (concertina), Baptista (viola) e Rodrigues, José Manuel, José Duarte, Aníbal Luís, Cunhado do JMS e Mestre Jorge nos cantares apropriados!!! (Foi um momento interessante).
            Aqui se regista uma palavra especial para quem ajudou na Cozinha, neste dia de “trabalhos forçados”: -Esposa do “Senhor Marcos” (não decorei o nome!); Susana Daniela; Graça Mendes; Irmã do JMS e Sandra Teixeira, para só mencionar as “Senhoras” que presenciei, durante a tarde! É lógico e evidente que outras e mais Personagens colaboraram afincadamente na “Festa” mas não me levem  a mal... por não evidenciar os seus nomes.
                                                                         
            Ainda, durante a tarde, apareceram mais conhecidos e amigos do CCFC, brincou-se, conviveu-se e o ambiente de Confraternização foi espectacular! Participaram os que puderam. A sala não chegava para 300 ou 400 pessoas se todos os elementos dos Escalões do Charneca, incluindo Iniciados, Juvenis, Juniores e Seniores... tivessem feito parte do Convívio!
            Copiando uma frase de uma Jornalista do CCFC -que tive o prazer de conhecer, cara a cara, nesta Festa, -termino esta mini-crónica com o seu indelével grito de guerra:



CHARNEEEEEEEEEEEEEEEEEECCCCAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!  OLÉ! OLÉ!!

        Abraços, para todos.
            (RO)drigues – 1.º de Dezembro 2011.                         

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.