sábado, 17 de dezembro de 2011

CRÓNICAS ANTIGAS (05)

                                                                                                        
INTRODUÇÃO:

            Lá por estar sem competir, após uma arreliadora lesão, grave, surgida numa brincadeira, no Cassapo, nunca me esqueci do Rui Freixo, o menino dos golos bonitos, dos golos encantados(!) –O “Touro Sagrado do Cassapo"!
            Agora, finalmente, sujeito a uma intervenção cirúrgica que o obrigará a ficar parado, nos próximos seis meses, achei oportuno e conveniente deixar, aqui, a minha sincera mensagem de apoio –a ele, à irmã e sobretudo aos Pais! –com desejos fortes de que recupere depressa e apareça completamente restabelecido, na próxima época desportiva, para voltar a deliciar os fãs e os adeptos do CCFC com os seus golos maravilhosos!
            Vem a propósito, relembrar a “Crónica Ocasional” n.º 25 que redigi como homenagem ao “Touro” (Rui Freixo) estávamos, na altura, a 25 de Fevereiro do ano corrente.
            Um grande abraço, para ti, Rui Freixo.
            RO (10 de Dezembro de 2011).

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
 
CRÓNICA OCASIONAL N.º 25    

OS GOLOS ENCANTADOS DO “TOURO” ou
AS PROEZAS INOLVIDÁVEIS DO FREIXO!!

Homenagem, de: Repórter de Ocasião


            ESTA semana, completou catorze aninhos de idade, um Jovem Talentoso que pratica Futebol no Cassapo! O talento que espalha pelos campos, onde joga futebol, já nasceu com ele, é como dizem os Sábios: O talento não se aprende –nasce com a Pessoa! O seu nome é RUI FREIXO –o demolidor “Touro” do “ZOO do Cassapo”!
            A Homenagem que eu lhe quero prestar, como prenda, incide, como não podia deixar de ser, nuns pequenos “retalhos” que fui buscar às Crónicas que tenho escrito sobre este Jogador -que eu próprio acompanho e tenho dado apoio há um bom par de anos!... Orgulho-me dele tal e qual como os seus Pais e Familiares e também a estes, eu pretendo enviar-lhes os meus Parabéns, pelas quatorze Primaveras do seu MENINO!! Que tenham Sorte e Saúde para darem a este prodígio tudo aquilo que ele necessitar porque, certamente, será uma graça para vocês, quando se concretizarem os seus (e os vossos!) sonhos!!
            O RUI FREIXO (apelidado de “Touro”, sem qualquer ponta de ofensa -antes pelo contrário!  -devido à sua ferocidade que apresenta no decorrer dos jogos de Futebol!) é, como todos já perceberam, um menino criado no Cassapo! É “Prata-da-Casa” do CCFC!!! E, todos nós, nos sentimos envaidecidos por tê-lo CONNOSCO! Bendito Pelado do Cassapo, qual árvore encantada(?) que revela  e preserva tão abençoados frutos!
            O FREIXO, ao longo dos anos tem marcado bastantes golos, inesquecíveis, na minha memória, que eu classifico de grandes feitos que não se podem apagar!... 
            Parabéns, RUI FREIXO, recebe um grande abraço do Repórter de Ocasião e, quando marcares um golo, no próximo Domingo, ao Zambujalense –vais marcar, com certeza! -não te esqueças de me vir retribuir O ABRAÇO!!!

    oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo




RETRATOS DE ALGUNS GOLOS DO “TOURO” (Rui Freixo): 

CCFC , 4  –  1.º DE MAIO SARILHENSE, 3 
19. Out. 2010.
            (...) foi o “Touro” dos “velhos tempos” que resolveu acabar com “aquilo”...! Recebe um passe de mestre da endemoninhada “Doninha” (Gonçalo Dias) e... começou a dança... um, dois, três adversários fintados... um, dois, três ressaltos ganhos... uma, duas, três simulações e... pumba! Já está! Bolinha no fundo da baliza! Quatro a Três, a nosso favor!!! Foi o delírio do costume. (...)


CCFC, 3 – ALFARIM, 1
 28/Nov/2010
            (...) O “Touro”, com génio-a-mais, até arrepiava com as suas fintas tiradas de um filme de ficção (...)

PONTAPÉS  -  DE  - CANTO  (16) 
ÉS... TOURO! 
(A Prenda de Natal que o Rui Freixo ofereceu ao ZOO do Cassapo!)
VALE MILHAÇOS, 0  -  CHARNECA DE CAPARICA, 1
(Campeonato Distrital de Iniciados da 3.ª Divisão – Série A)
            (...) a bolinha, caprichosamente foi endossada ao generoso “Touro”... Logo ali, naquele momento, eu próprio senti um estremeção! Alguém gritou, ao meu lado: É AGORA! O Rui Freixo assume o controlo da sua “amiga” em dois instantes... passa em correria entre dois jogadores opositores, finta um outro e dirige-se para a baliza do Vale Milhaços... O guarda-redes saiu ao seu encontro e toda a gente pensou que ele ia rematar, mas não... numa simulação perfeita de corpo para a sua direita, o Touro obliquou para a esquerda e desviou-se do último jogador adversário... A bola, tal como uma lapa residente numa rocha apetitosa, esteve sempre colada aos seus pés... De repente, o Rui Freixo e a sua “donzela”, como num Conto de Fadas, viram-se perante a baliza escancarada e abandonada dos visitados!... O “Touro” abriu os braços e juntamente com a sua “companheira” entrelaçaram-se, os dois, naquelas redes celestiais! Entraram no CÉU! Eu, deixei de ver (...) – 19 de Dezembro de 2010.


NO DIA DAS COMEMORAÇÕES DO 22.º ANIVERSÁRIO DO CCFC
CHARNECA, 7 – PAIO PIRES, 0  -  INFANTIS/A
(CINCO GOLOS!!! MARCOU O RUI FREIXO)
            (...)No momento seguinte o “Rooney da Charneca”, (Rui Freixo) “abre o livro” e num remate de longe, maravilhoso –só dele! –faz 2/0! (...)

            (...) Decorriam vinte e três minutos de jogo quando o “Wayne Rooney” (Rui Freixo) resolveu fintar a equipa inteira do Paio Pires, pedir desculpa ao seu guarda-redes, que se encolhera perante a explosão de talento deste jogador, e ordenar majestosamente à bela, redonda e embelezada “menina” que fosse dar um “beijinho” afável às redes do outro lado, para onde atacava a sua equipa!!! Estavam realizados os mágicos 4/0 com que se atingiu o intervalo (...)

            (...) Precisámos de mais dezassete minutos para se chegar à obtenção do quinto golo e, aqui, mais uma vez, brilhou, inevitavelmente o Rui Freixo –jogador adulto! (...) 

            (...) quando chegaram aos 6/0, cometido pelo “Poker” Rui Freixo, marcavam os relógios precisamente dez horas da manhã! Cinco golos conseguidos, num só desafio, é de enaltecer e não está ao alcance de qualquer jogador –mesmo que de uma partida de Infantis, como foi o caso, se tratasse!!! No entanto, Rui Freixo conseguiu este feito inédito e histórico para a sua conta pessoal ao marcar o sétimo golo da Equipa (quinto, para si!) numa jogada magistral em que fintando primorosamente, desviou vários adversários do seu frutuoso caminho e atirou a bola para o fundo das redes da baliza guardada pelo Paio Pires! Foi transcendente. A magia estava no ar, sublime, num grande dia de Aniversário para o CCFC e... os Infantis/A fizeram as “honras da casa” com uma Vitória Histórica e Excepcional! Fica registada. (...)

            REPÓRTER DE OCASIÃO
            (25 de Fevereiro de 2011)

 

A FORÇA!...
Rui Freixo já foi operado e recupera, em casa! Está bem e com saúde.
Vai estar mais seis meses parado, sem competir!
Já não vai jogar esta época.
O “Touro Sagrado do Cassapo” não está esquecido!!
No próximo ano regressará a jogar pelos Juvenis.
Então mostrará novamente toda a sua bravura!!
Boa recuperação, RUI!!!
A Força… está contigo!!!
(R. O.)

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

N.º 13 - SORTE ou AZAR!?

O Jornalista... SOU EU! (01)










A FORÇA!...  
                                                                                                  
INICIADOS (ZOO): Charneca, 1 - Monte de Caparica, 0                               
(Vitória Inédita e Histórica... desta Geração de Jogadores!)

-Foi para isto que eu cá vim... (Gritei, EU, com os punhos fechados, no final do jogo).

-Venha mais vezes!... (Responderam-me os adeptos dos Iniciados do Charneca).

            A sorte também se procura e aliada à Fé e à Crença não há mal, enguiço, infelicidade ou infortúnio que nos resista! Por vezes, com raça, garra, perseverança, querer e sobretudo atitude, mudamos o destino! E foi confiante numa vitória que eu, no Domingo passado, me desloquei ao Cassapo para assistir ao jogo do “ZOO do Cassapo” (Iniciados) com o vizinho do Monte de Caparica. Nunca estes jogadores, esta Equipa da Charneca, tinham ganho um jogo, sequer, a tão distinto rival!... Foi desta... Reuniram-se todos os factores, todos os ingredientes para, desta vez, estes miúdos vencerem o Monte e... conseguiram! Parabéns. Eu guardo para mim o meu quinhão em relação a este resultado porque estive presente e, quando lá cheguei, ao banco dos suplentes do CCFC, dirigi-me ao Luís Vasques, um dos Treinadores da Equipa (o outro é o Adelino Dias) e disse-lhe, sem papas na língua:
             -Estou aqui, hoje, para ganharmos ao Monte!
            E, não fui sozinho... levei o meu filho comigo, o João Rodrigues, um dos primeiros Capitães deste Grupo, desde há uns quatro ou cinco anos atrás... A FORÇA não enganava... Tinham a palavra e a ARTE... os Jogadores do “ZOO do Cassapo”!
            Antes, havia pensado que esta semana iria escrever a Edição N.º 13 de “Vamos Falar de Futebol...” e, como tal, sendo o Treze um número de Sorte e... Azar eu fui ao Cassapo também em busca de matéria para a reportagem porque, igualmente, sabia que os Infantis/A “Aranhas” iam ter folga e, como tal, a possível lacuna da Crónica de Lina Reis tinha que ser colmatada com uma qualquer novidade mágica e realmente retumbante pois, só assim, os leitores não sentiriam um vazio na Edição N.º 13 de “VFF”...
            A Equipa, no seu todo, esteve brilhante e efectuou um jogo soberbo, belo, sublime! Sem querer individualizar, António, o guarda-redes, com três defesas espectaculares evitou o golo do empate; André Baptista enviou duas bolas ao poste (está muito evoluído!); João Pedro Marques continua ágil e súbtil (também rematou uma bola ao poste!); Pedro Cardoso e Luiz Carlos (a dupla de Centrais) estão intransponíveis; Fábio Veloso comanda as hostes no meio do terreno... A Equipa marcou primeiro e defendeu-se bem depois, mas, mesmo assim, podia ter elevado o marcador!... Foi uma Vitória Histórica, tal e qual como os jogos ganhos, na época passada, ao Vale Milhaços, outrossim, com vitórias por 1-0!! Luís Vasques mal terminou a partida não se conteve e veio dar-me um abraço fraterno! Tinha recebido a minha mensagem e contagiou os jogadores! Depois, com lágrimas nos olhos, abraçou posteriormente o João Peres! Este é o lado bom do Futebol. Devia ser sempre assim.

O GOLO... 
(DO N.º 13!!!)
  Sensivelmente, a meio da primeira parte do desafio, Márcio Francisco, o avançado do Charneca, recebeu a bola, endossada por um colega... agradeceu, tratou-a com carinho e leveza e fugiu com ela, para a sua direita... eu gritei que ia ser golo e... foi! Repentinamente, o atacante chutou a bola para o lado oposto, para onde corria. A redonda foi entrar no canto superior direito da baliza do Monte! Foi um golo à “Tacuara Cardoso” como gritou o João!..
   Quando o Márcio Francisco veio abraçar os Treinadores e os colegas, do banco de suplentes, verifiquei que ele ostentava no seu dorsal o n.º 13!!! Sorri de felicidade.

 Repórter de Ocasião.
(06. Dezembro.2011) 






SUPLEMENTO DA EDIÇÃO N.º 13 DE "VAMOS FALAR DE FUTEBOL..."

Assim se vê... a Força do CCFC!

  VAMOS FALAR  DE  FUTEBOL…

www.omeuclube.org/charneca

reporter.de.ocasiao@gmail.com 

reporterdeocasiao.blogspot.com
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         

 
                 Fotografia de Repórter de Ocasião – Cassapo – 04 de Dezembro de 2011


      António, guarda-redes dos Iniciados faz grande defesa e... evita o empate!...

CHARNECA, 1   --   MONTE, 0

Esta Página será sempre do Leitor...  para o Leitor!


A Força!...  -  (13)
           
            Quando, por iniciativa própria (e ou em comunhão de julgamentos iguais!), exprimimos a faculdade de nos movermos e executarmos as nossas ideias, os nossos pensamentos -a esta faculdade de vontade indómita, crença, bem-querer e determinação... chama-se FORÇA!
            Força... teve o Ricardo Favricico, jogador dos Infantis (B), que perante os azares de um jogo de futebol, resistiu ao infortúnio e acabou o desafio com alma de guerreiro!...
            Força... mostraram os nossos Benjamins (A) que embora perdendo por dezassete a zero, uma partida de futebol (!), mostraram coesão de grupo e não se desmantelaram!...
            Força... realçaram os nossos Juniores, em Sines, perante o Vasco da Gama, pois, perder tangencialmente, perante tão valente adversário, não beliscou este Escalão!...
            Força... evidenciaram os incompreendidos Juvenis, ao derrotarem o Leão Altivo, no Cassapo, onde, Treinadores, Jogadores e Directores se uniram em prol do bem comum!...
            Força... espargiram os Iniciados num jogo de paixão, tendo como adversário uma equipa que nunca tinham vencido... o Monte de Caparica!...
            Força... finalmente revelaram -porque acreditaram, sempre (!) -os Seniores do CCFC com uma vitória brilhante e contundente em presença do Faralhão!...
            A Força... não é um dom é uma atitude tenaz e de firmeza que está definitivamente enraizada e implementada nas gentes que dia após dia se entregam ao CCFC!...
            A Força... do CCFC englobará, SEMPRE... Jogadores, Treinadores, Direcção, Massagistas, Colaboradores, Familiares e Amigos, Sócios, Simpatizantes e Adeptos!...
            A Força... que nos faz mover dará origem ao SONHO que ambicionámos!...
            (R .O.)

Márcio. Um golo histórico!
                                                                          
RESULTADOS:

Almada, 17  -  Charneca, 0 (Benjamins/A)
Seixal, 3  -  Charneca, 2 (Infantis/B). 
(Folgaram)  -   (Infantis/A).                                    
Vasco da Gama, 2  -  Charneca, 1 (Juniores).
Charneca, 3  -  Leão Altivo, 1 (Juvenis).
Charneca, 1  -  Monte, 0 (Iniciados).
Faralhão, 0  -  Charneca, 3 (Seniores).
                                                                                                               
PERDER E... GANHAR, TUDO É DESPORTO!
Os Benjamins do CCFC, nesta época desportiva, são compostos de um misto de jogadores com idade para competirem em A e B!!! Daí a Equipa não apresentar o traquejo suficiente para ombrear com os demais opositores que certamente estão fortalecidos de Atletas com as idades convenientes e ajustadas! Os miúdos, no entanto, estão felizes, vão perdendo mas ganham ensinamentos. Valorizamos de sobremaneira o trabalho e a paciência de Samuel Espinha, Vitor Faustino e Cláudio Faustino por acompanharem este Escalão de Formação. Bem hajam! Continuem com a mesma vontade. A Força está convosco!...

RICARDO FAVRICICO, O “HOMEM DO JOGO”!!!!
Oleirinha
Nesta Secção n.º 13, sendo este número um talismã da sorte e do azar, o CCFC, no Escalão dos Infantis (B) teve em Ricardo Favricico a demonstração plena que os Atletas do Charneca são ensinados e educados a combater as adversidades e, contra o Seixal, a este jovem jogador, aconteceu-lhe de tudo, a saber: a) –Foi responsável por um autogolo; b) –Cometeu uma grande penalidade; c) –Foi assinalado um penalty sobre si; d) –Marcou um grande golo! Entre o azar e a sorte Ricardo Favricico não se atemorizou e saiu do desafio como estrela marcante e até porque o Seixal só marcou o golo da vitória a escassos segundo do final do encontro!                      
Outros destaques, neste jogo, vão para o guarda-redes Rodrigo Teixeira que continua a encantar, Leonardo Oleirinha que também realizou um bom jogo e atenção, muita atenção à novidade Tomás Goulard –um nome a fixar! –pela excelente partida que realizou.
O outro golo dos “Canarinhos” foi marcado, de penalty, pelo Leandro Nunes mas, como sabem, este jogador já dispensa apresentações... É uma das Estrelas Cintilantes desta Equipa!

JUNIORES, PERDEM NO ALENTEJO!
Ser derrotado em Sines, por 2-1, com o Vasco da Gama é quase uma vitória para os nossos Juniores! Se compreendermos o pequeno desnorte dos Atletas que desde há uns tempos, para cá, sabiam que iriam mudar de Comandantes, por motivos pessoais dos seus actuais Treinadores, o resultado até nem foi muito mau!... Valeu o golo (habitual!) do Fábio Castanheira para amenizar o prejuízo! A Equipa Técnica deste Escalão queixou-se de falta de apoio e resolveu demitir-se. O Presidente do CCFC resolverá esta questão muito brevemente.
 
A SECÇÃO N.º 13...
Na nova rubrica (O Jornalista SOU EU!) –aberta a todos os Leitores do Site do CCFC –o Repórter de Ocasião desmistifica o Azar e a Sorte do misterioso número treze! Convenhamos que foi uma sorte, contradizer o azarado n.º 13 (para alguns!) indo ao campo do Cassapo à procura da aventura e ver com os seus próprios olhos, o Jogador n.º 13 dos Iniciados concretizar o único golo da partida, dando uma vitória inédita ao “ZOO do Cassapo”!!! Pode ter sido coincidência... mas também é verdade, tal e qual como diz o “Repórter”, que a Sorte também se procura e com Fé e Crença também se consegue fazer com que o destino sorria a nosso favor... Quem não acreditar que é assim... de certeza... vai perder o próximo jogo!
                                     
DESCON(CEN)TRAÇÃO
Descontraídos e desconcentrados... estiveram os Jogadores e Técnicos do S. L. e Benfica ao defrontarem o Marítimo na competição da Taça de Portugal! Não souberam contrariar o destino e estavam a contar com favas contadas!... É mais uma prova que, num jogo de futebol, nunca poderá haver vencedores antecipados!...

JUVENIS GANHAM AO LEÃO ALTIVO!
Os “Irmãos Metralha” (Daniel Duarte, pelos Juniores e Ricardo Duarte, a favor dos Juvenis), andam por aí a espalhar o terror pelos adversários!... Não têm emenda e tal e qual, como no ano passado, marcam golos (leia-se tiros) em quase todos os desafios! Não há ninguém que os consiga segurar! Desta vez, o Ricardo (será o 677 ou o 776 ou o 767 ou ainda o 676???) voltou a marcar perante o Leão Altivo, na vitória dos Juvenis, por 3-1. Já é, talvez, o melhor marcador da Equipa, suplantando o “Gulliver”, “Pedrão” e também o “Falcão”!!! É obra!
Eduardo Dionísio (Edu) e Pedro Santos (Pedrão) obtiveram os restantes golos.
Força... Juvenis!
Vocês, todos, são um forte exemplo da Força que existe no CCFC! Continuem unidos.

SENIORES... AO TOQUE DA CONCERTINA!
Ora... aqui está a primeira vitória dos Seniores, em casa do Faralhão, por 3-0!!! Ao toque da concertina, com uma melodia de encantar os adversários, este Grupo vai ganhando raízes e a sua Força será tamanha que não haverá instrumento nenhum, no Mundo, que consiga ganhar à Orquestra dos Seniores do CCFC! Eu acredito nesta Equipa! Nos briosos Jogadores!! No carismático e sofredor (Rei) Treinador!!! No agitado Director, nos Massagistas, restantes Treinadores e empenhado Presidente!!! Podemos levar as maiores porradas do Planeta mas quando cair um Jogador dos Seniores outros dois se levantarão!!! Não haverá Força que destrua a nossa FORÇA!!! Vamos já ganhar o próximo jogo. Seremos uma equipa inelutável!
Ricardo Silva, Fábio Carvalho e Samuel Ângelo marcaram os golos deste início vitorioso.


10.ª Jornada (Iniciados)                                                             
                                                                                 
CHARNECA vs MONTE DE CAPARICA

Escreveu: LUÍS VASQUES

A FORÇA!... Luís Vasques e João Rodrigues
                                                                                                           
Resultado 1-0 ( Marcador: Márcio – N.º 13! )

A vontade e o crer dos meus jogadores deixou-me surpreendido, deram-me uma alegria enorme, porque há 4 anos que andava atrás deste resultado, e só espero que continuem a divertir-se como o fizeram neste Domingo!

Quero deixar aqui uma nota de reconhecimento e Amizade para todos os Adeptos que estiveram no Campo do Cassapo e que nos apoiaram do princípio ao fim.

Não quero no entanto deixar de ressalvar 3 elementos, que sempre me apoiaram desde que eu treino no Charneca, aos quais efusivamente, no final do jogo, celebrei com eles:
-O meu antigo Director Luís Rodrigues (RO); O meu Grande Capitão João Rodrigues, e o meu Grande Amigo João Peres.

A equipa inicial foi constituída da seguinte forma:
António, Rodrigo Marques, Pedro Cardoso, Luiz Carlos e Miguel Dias. Marco Navarro, Fábio Veloso, Márcio, João Castelo e Gonçalo Dias. João Pedro Marques (JP).

2.ª parte:
Aos 15m do 2.º tempo entrou o entrou o André Baptista (Lobo), para o lugar do João Castelo.
Aos 30m entrou o Ricardo Garcia (foi a estreia oficial, porque esteve muito tempo lesionado) para o lugar do Márcio Francisco.
Os restantes suplentes desta vez não deu para entrarem, mas também tiveram o mérito de apoiar os colegas durante todo o jogo.
Cumprimentos
Luís Vasques

                                                                                            
A FORÇA!
Luís Vasques; Cristina Matoso;
Luís Rodrigues; Adelino Dias.




AS PALAVRAS DOS COLABORADORES!


(LUÍS RODRIGUES)

AFINAL, SEMPRE FOI O "LOBO" QUE MARCOU O GOLO!!! (ARRENTELA)
AI, AI, AI... ESTES REPÓRTERES!!! DÃO-ME CABO DAS CRÓNICAS!!!
NÃO FAZ MAL!!! FICA REGISTADO QUE ESTA ÉPOCA O ANDRÉ BAPTISTA
(com P) JÁ FEZ DOIS GOLOS!!!
Cumprimentos.
(RO)drigues

======================================================================

(CRISTINA MATOSO) 

Boa noite,
(...) Afinal, a mãe desnaturada enganou-se!!! O Vasques tinha razão, foi o “Lobo” que marcou o golo e hoje confirmaram-me isso -o Gonçalinho estava ao lado do André, quando este marcou golo! De onde eu estava parecia ter sido mesmo o Márcio Francisco, eles estavam à boca da baliza e eu não vi bem!...
Queria ser justa, afinal eu é que estava enganada!
Desculpe toda a confusão.
Ana Cristina Matoso.

=======================================================================

(DIOGO MARECO)  +  (DÁRIO JESUS)      

Olá Sr. Rodrigues!

Obrigado pelo o seu apoio, todas as semanas e finalmente chegou a tão desejada e
merecida vitória que também é sua por tudo o que tem feito por nós.
Os autores dos golos foram o Ricardo Silva, Fábio Carvalho e o Samuel Ângelo.
Abraço.
Diogo Mareco

Boas, Sr. Rodrigues,
Os marcadores de serviço foram Bolacha (penalty), Fábio Carvalho e Samuel Ângelo.
Abraço.
Dário Jesus

===============================================================

(R. O. versus FÁBIO CASTANHEIRA) 

Olá Fábio!
Podes enviar-me um e-mail e dizer-me quem foi o marcador do Golo dos Juniores
contra o Vasco da Gama!?
Obrigado.
É urgente.
Um abraço.      
Repórter de Ocasião
(RO)drigues.

Resposta:  OLÁ! Fui eu que marquei o golo! (Fábio Castanheira)


GLOSSÁRIO

(azar)
1 -Má sorte. 2 -Infelicidade. 3 -Enguiço. 4 -Infortúnio.

(sorte)
1 –Quinhão. 2 –Destino. 3 –Classe.  4-Condição.
5 -Inclinação para circunstâncias maioritariamente positivas ou negativas
(ex.: boa sorte, má sorte).
6 -Disposição para acontecimentos positivos ou favoráveis. = FELICIDADE, FORTUNA.

(quinhão)
1 -Parte que toca a cada um na repartição de um todo. = QUOTA-PARTE.

(inelutável)
1 -Contra o qual não se pode lutar. = INVENCÍVEL.

(descontração)
1 -Acção de descontrair.

(desconcentrar)
1 -Diminuir ou suprimir a concentração.
2 -Perder a sua concentração. 3 -Distrair a atenção.

COLABORADORES:
(Nesta Edição)

Luís Vasques (Treinador dos Iniciados) “ZOO do Cassapo”.
José Manuel Santos (Crónica “Contra-Ataque”) – Presidente do CCFC.
Ana Cristina Matoso (Directora dos Iniciados).
Samuel Espinha (Treinador dos Benjamins (A) e Jogador Sénior do CCFC).
Vitor Faustino (Director do CCFC).                                          
Pedro Teixeira (Director do CCFC).
José Botelho Guilherme (Treinador dos Seniores).
João Rodrigues (JONAS).
Diogo Mareco (Jogador Sénior do CCFC).
Dário Jesus (Jogador Sénior do CCFC).
Fábio Castanheira (Jogador Júnior do CCFC).
João Peres (Tesoureiro do CCFC e Director dos Juvenis).
Hugo Frazão (Fotos dos Infantis B).
Francisco (XICO) Araújo (Foto de LR).

Remate Final:
Esta Secção “Vamos Falar de Futebol...” pertence exclusivamente ao Site do CCFC e é feita em Prol do Desporto e do Charneca de Caparica Futebol Clube.

Repórter de Ocasião                                                                                                                             (RO)drigues                        


ESTA SECÇÃO, N.º 13, DE “VAMOS FALAR DE FUTEBOL...” (VFF) INCLUI UM SUPLEMENTO:
 “O JORNALISTA SOU EU” DA AUTORIA DO REPÓRTER DE OCASIÃO
(LUÍS RODRIGUES).

 
     A FORÇA!...
Rui Freixo foi operado, esta semana, se tudo correu como planeado!
Vai estar mais seis meses parado, sem competir!
Já não vai jogar esta época.
O “Touro Sagrado do Cassapo” não está esquecido!!                                 
No próximo ano regressará… a jogar pelos Juvenis.
Então… mostrará, novamente, toda a sua bravura!!
Boa recuperação, RUI!!!
A Força… está contigo!!!

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

CRÓNICAS ANTIGAS (04)

Por:
Repórter Ocasião                                                                                     


INTRODUÇÃO:

            Volto hoje, com o relembrar das minhas “Crónicas Antigas” porque chegámos ao fim da “Maratona” da publicação de todos os Cromos das Cadernetas da Época passada! Samuel Espinha, o Cromo N.º 188 era o penúltimo da lista –o número de Cromos, no Álbum das Fotografias do Site do CCFC, contém a indicação de 190 Cromos porque lá foi incluído o Emblema do CCFC! –seguindo-se Sandro Noronha mas foi guardado propositadamente para o fim para fecharmos este percurso de mais ou menos 190 dias... com “chave de ouro”!! É caso para se dizer que os últimos são os primeiros e, neste caso, o ditado aceita-se, perfeitamente, uma vez que o Samuel merece a nossa total admiração pelo seu trabalho em Prol do CCFC!!!
            Para os mais distraídos republico, então, uma “Crónica Ocasional” que escrevi em Fevereiro, deste ano, de homenagem ao Samuel Espinha, quando ele sofria de alguns azares de saúde que o impediam de jogar futebol!... Hoje, o Samuel está completamente recuperado e é uma mais valia no seio do plantel Sénior às ordens do “Rei” Guilherme.
            RO (20 de Novembro de 2011).    


CRÓNICA  OCASIONAL  N.º  22 


O  “BOMBEIRO”  ESTÁ  DE  “BAIXA”!...  

Homenagem, de: Repórter de Ocasião

         Com a crónica de hoje, 9 de Fevereiro de 2011, quero homenagear, desta vez, um Atleta Sénior, cujo nome é SAMUEL ESPINHA!
         O “Bombeiro” está em convalescença, após mais uma pequena intervenção cirúrgica a que se submeteu! Coisa de somenos importância, para um Jovem que se tem dedicado de Alma e Coração ao nosso Clube, ao nosso Charneca de Caparica Futebol Clube, ao nosso CCFC!!


         O Samuel Espinha pode passar despercebido, entre os adeptos, mas, ele, é “pau-para-toda-a-obra”, como se diz na gíria… Ele, Samuel, é jogador Sénior… é Treinador das Camadas Jovens do CCFC e, quando faltam árbitros para os Torneios de Aniversário do nosso Clube, Carnaval ou Páscoa ou, até, para jogos particulares, lá vai o “sacrificado” do Samuel arbitrar mais um joguinho, qual Bombeiro chamado para apagar fogos inesperados!?... Além disto tudo, ainda leva “secas” do Pai, quando, quer ir cedo para casa… e tem de esperar que o Vice-Presidente da Direcção feche a “Loja” do Cassapo. 
         Igualmente, embora com pseudónimo, o Samuel é um colaborador do “Site” do CCFC, com comentários algo interessantes e sinceros! Estou convencido que, quando recuperar deste período, menos bom, da sua vida, vai voltar com notícias capazes. Conto com ele. 
Samuel Espinha e os seus BENJAMINS!!! (Foto, de: RAQUEL)
         Nos Cromos, da Caderneta do CCFC, o Samuel aparece na Foto da Equipa dos Benjamins / B e é o cromo n.º 6, como Monitor. Surge também na fotografia de grupo dos Seniores, sendo o cromo n.º 188, como jogador daquela equipa.
         Por tudo isto, a minha homenagem, de hoje. Estou convencido que o Samuel está a passar mais um mau-bocado com esta (outra) inesperada “operação”, todavia, como é apanágio de gente-forte, ele vai regressar ainda mais “maduro” e disposto a elevar este nosso Clube, o CCFC!!!          Contamos com ele.
         Força, SAMUEL!
         Um grande Abraço.
         (R. O.)

Porco... no Cassapo!

VAMOS FALAR DO... PORCO!


Texto, de: Repórter de Ocasião

Fotos, de: José Pedra e Daniel Reis

                                                                                          

   C
OITADINHO... apenas tive o prazer de o conhecer eram para aí umas três horas da tarde do dia 1.º de Dezembro de 2011! Só restavam, da sua inicial estrutura, umas míseras costeletas e uns pequenos nacos representativos daquilo que se podia ter designado, outrora... de um bom pernil... Mesmo assim, com esta desfigurada apresentação, ainda me comentaram os seus prestáveis “carniceiros” de que  o porco estava óptimo e... que muito havia para... comer! Sorri e concordei porque o meu principal objectivo, da minha útil presença no Cassapo, era conhecer as caras de Amigos, de quem apenas avaliava os nomes!
            Por motivos profissionais e como atempadamente esclarecera, por via telefónica, os responsáveis pelo evento, só pude comparecer naquele momento, como tal, não assisti aos jogos de fraternidade e convívio entre “novatos” e “velhas guardas” do futebol da nossa humilde “praça” e... “freguesia”!...


            Ainda fui, portanto, a tempo... de degustar o apetecível porco! Cumprimentei e conheci os procurados Amigos e convivi, com eles, numa animada paródia de toque de concertina, a cargo do competentíssimo José Guilherme! (É... tal e qual, como se diz e se revela na Crónica... -Pobres... mas Felizes!). Mais tarde, já em casa,  ainda dei uma olhada nos e-mails, a ver se já tinha recebido fotos do Convívio... mas, os indispensáveis “bonecos”... ainda não tinham chegado! Não esperei e aprestei-me a escrever esta Crónica.



            De manhã, os jogos de futebol animaram os inscritos para a “Festa do Porco”! Depois, o almoço foi excelente!! À tarde, cantaram-se os “Parabéns” ao Presidente do CCFC... JMS! Os bolos estavam apetitosos. Num entusiasmado (nem tanto ébrio!) salutar convívio de cantares e música, muitos dos participantes na Festa mostraram os seus dotes de bons executantes nestas duas vertentes! Destacamos: José Guilherme (concertina), Baptista (viola) e Rodrigues, José Manuel, José Duarte, Aníbal Luís, Cunhado do JMS e Mestre Jorge nos cantares apropriados!!! (Foi um momento interessante).
            Aqui se regista uma palavra especial para quem ajudou na Cozinha, neste dia de “trabalhos forçados”: -Esposa do “Senhor Marcos” (não decorei o nome!); Susana Daniela; Graça Mendes; Irmã do JMS e Sandra Teixeira, para só mencionar as “Senhoras” que presenciei, durante a tarde! É lógico e evidente que outras e mais Personagens colaboraram afincadamente na “Festa” mas não me levem  a mal... por não evidenciar os seus nomes.
                                                                         
            Ainda, durante a tarde, apareceram mais conhecidos e amigos do CCFC, brincou-se, conviveu-se e o ambiente de Confraternização foi espectacular! Participaram os que puderam. A sala não chegava para 300 ou 400 pessoas se todos os elementos dos Escalões do Charneca, incluindo Iniciados, Juvenis, Juniores e Seniores... tivessem feito parte do Convívio!
            Copiando uma frase de uma Jornalista do CCFC -que tive o prazer de conhecer, cara a cara, nesta Festa, -termino esta mini-crónica com o seu indelével grito de guerra:



CHARNEEEEEEEEEEEEEEEEEECCCCAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!  OLÉ! OLÉ!!

        Abraços, para todos.
            (RO)drigues – 1.º de Dezembro 2011.