domingo, 5 de outubro de 2014

(R)eportagens (O)riginais N.º 38 (Zé Carlos)









-E
STOU toda desengonçada!
-Já passaram cinco dias depois da viagem a Grândola e ainda continuo assim. Feliz ficou o “RO” porque levou com o tratamento do novo “curandeiro” do CCFC, aquele que está sempre a rir é humilde e acha muita piada às anedotas mas, ao mesmo tempo, é um excelente profissional da medicina e outras coisas mais! Estou a destacar o conceituado Massagista Jorge Paiva. Adiante.
-Eu sinto-me, ainda, desconjuntada, porquê? Ora, porque à socapa, infiltrei-me no autocarro da União das Freguesias da Charneca e da Sobreda (que palavra tão comprida! –desejo ardentemente, sem queimar os meus galhos, que um dia tudo venha a ser como dantes e faço votos para que as instalações próprias das antigas Juntas e dignas Freguesias não se desmoronem porque eu estou com fé que tudo vai voltar a ser como dantes... e, eu, já tenho alguns anos disto!) e também viajei com os Seniores até Grândola para ver o jogo da Taça da Associação de Futebol de Setúbal. Refiro-me, como todos sabem, ao meu querido Charneca de Caparica Futebol Clube. Como o Presidente José Manuel Santos apregoou aos quatro ventos que a camioneta superiormente conduzida pelo motorista Marques só levava jogadores, técnicos, directores e dirigentes do CCFC, à excepção do “RO” que até parece que é o dono do Clube, eu, de sorrelfa, meti-me nas caixas bagageiras do autocarro e lá segui viagem. Abro aqui um parêntesis para fazer uma pequena crítica construtiva é que reparei que no veículo da União das Juntas viajou um compadre do JMS (!) Ora... não achei bem pois, se o CCFC se proclama como um clube “diferente”... então, diz-se uma coisa e depois faz-se outra?... Ainda por cima... um compadre!? Será que o CCFC já anda metido naqueles negócios que todos nós sabemos que metem compadrios... e mais isso tudo!? Atenção, Senhor e Amigo Presidente, eu gosto muito do seu amável compadre, senhor Jorge (que já trabalhou muito em prol do Charneca, inclusive na instalação da electricidade, aquando das obras dos novos balneários, creio que em 2011) mas, os compadres participarem nas viagens dos Seniores sem o conhecimento e devido esclarecimento prévio aos pais dos jogadores e sócios do Clube é uma atitude que não cairá bem no seio do CCFC. Isto é só um à parte. Tomem nota.
-Bom, mas eu estou-me a desviar da conversa e do título desta crónica porque escrever ali em cima que “Eu gosto do Zé Carlos” e depois vir aqui com esta lengalenga e desviar-me do tema... realmente não é nada engraçado.
-Eu gosto do Zé Carlos, porquê? Ah... estão a ver e a compreender que me estou a referir ao Treinador principal dos Seniores do CCFC sim, digo principal, porque me parece que o Paulo, Adjunto e o Artur, Treinador de guarda-redes, também “metem a colher” no assunto e eu até acho muitíssimo bem porque, assim, estamos perante um verdadeiro trabalho de equipa e já nem sequer menciono (e estou a referi-lo) a presença no grupo do majestoso Director António Espinha figura de proa deste Escalão máximo dos Seniores do CCFC.
-Muitos Treinadores dos Seniores do CCFC (e igualmente de todos os outros Escalões) têm passado pelo Clube, eu estive sempre presente e conheci todos... Uns com mau feitio (aqueles que nunca me ligaram patavina) outros com uma simpatia de bradar aos Céus... ainda alguns outros meus devotos, etc, etc... todos maus, todos bons treinadores, uns vão por lá continuando, no Cassapo, outros saíram e depois voltaram... muitos são “persona non grata”... e nunca jamais regressarão... houve treinadores que treinaram muito bem os jogadores e acabaram por ir embora etc, etc... Enfim, cada um tem o seu carácter e o Charneca de Caparica Futebol Clube continua com uns e outros o seu caminho... do triunfo! A todos eles o CCFC está grato. Agora, quanto a simpatias... digo eu: O “Zé Carlos” pode ser “despedido” (desculpem esta palavra tão feia... mas é para o leitor perceber bem...) ainda antes do campeonato da AFS começar... ou nunca mais sair do CCFC mas... o que é certo é que eu gosto dele! Nada tem a ver com o “Zé Carlos” dos humoristas Ricardo Araújo Pereira, Zé Diogo Quintela, Tiago Dores e Miguel Góis que produziram vários programas de televisão através do seu grupo “Gato Fedorento”! “Zé Carlos” também é um nome muito conhecido no Futebol Mundial e até Benfica (defesa direito), Sporting (defesa central) e Porto (defesa direito) também tiveram nas suas fileiras um “Zé Carlos”, em diferentes gerações, a praticar futebol. Apelidos, então, são muitos, desde os goleiros Brasileiros: Araújo (Zé Grandão); Sávio e Pessanha do Botafogo; defesas, Almeida, Leal, Ferreira e Nascimento; Bernardo, médio-centro que actuou no Cruzeiro e Guarani e atacantes de nome Filho e Silva, este mais conhecido como Zé do Golo!
-Como podem constatar, “Zé Carlos” no Futebol Mundial são imensos e todos com qualidade... Como o CCFC é mesmo um Clube diferente... tinha que chegar um “ZÉ CARLOS” para treinar os mediáticos Seniores do Charneca. Este é bem Português e não é um qualquer porque o seu apelido é... SANTOS: José Carlos Santos! Tinha que ser... estão a ver: Santos! Tem 58 anos e nasceu  no dia 23 de Maio de 1956. Está, por agora, com sorte... Eu, “A Árvore”... gosto dele.

Repórter de Ocasião (03 de Outubro de 2014)

Nota: O Repórter de Ocasião opta por escrever os seus textos na ortografia antiga


FINALMENTE... UM TREINADOR COM PIADA
   Gosto muito do “Zé Carlos” e também é verdade que nos bastidores do CCFC e quando vou tomar café e até em funerais... ainda não ouvi uma alminha a dizer muito bem do homem. Irra! Será possível!? O que é certo é que o “Zé Carlos” entrou com o pé direito a treinar os Seniores do CCFC e mesmo que anuncie em público, num almoço, quem vai ser o Capitão dos Seniores para a nova temporada, quando o lógico seria comunicar aos jogadores, em privado, no balneário, eu continuo a gostar do homem porque é sincero, honesto e revela simplicidade! Além disso tem sido inteligente quando nos cinco ou seis jogos que a sua equipa já jogou esta Época, oficiosos e oficiais, o “Zé Carlos” colocou em campo, sempre no “onze inicial” seis ou até mesmo sete jogadores do plantel da temporada passada! Esclareço: Miguel Costa; Davitson; Bruno Santiago; Job António; Frederico (Fred); Pinheiro; Fábio Carvalho, Jackson Souza e agora, em Grândola, jogou de início Hugo Rafael, o Capitão que terá como vices: Santiago, Pinheiro, Cláudio e “Migas”. Penso não me esquecer de nenhuma opção... estes têm sido constantemente utilizados... a titulares! Isto, sem contar com Pedro Santos e Nuno Anjos (ex-Juniores campeões 2013-2014) que igualmente têm participado em quase todos os desafios, até ao momento.
         Gosto muito do “Zé Carlos” mas também vou aos “arames” quando o ouço a comentar que ainda não colocou no terreno de jogo a “equipa ideal” que tem na cabeça!...Atenção... que os resultados... é que contam! Até ao momento, nos jogos que eu presenciei a equipa tem estado bem, exceptuando o jogo de estreia com o Beira-Mar, mesmo aqui nas “barbas” dos meus ramos... onde o conjunto amarelo me pareceu algo nervoso! Depois, não vi os jogos... mas li algures que as prestações na Baixa da Banheira, quer no Torneio ou até mesmo para a Taça, foram elogiosas! Aqui, no Cassapo, a vitória perante o Paio Pires não ofereceu dúvidas... (A propósito quando é que este vizinho e amigo rival nos ganha um joguinho?? É em Seniores... É em Juniores... É em Juvenis... etc, etc... Como os tempos mudaram! Se o amigo Treinador José António Teixeira ler esta crónica... vai dizer qualquer coisa, com certeza!). Em Grândola, no desafio da Taça, com alguma sorte, o “Zé Carlos” empatou o jogo!! Todavia, a sorte protege os audazes e igualmente se conquista com trabalho, como dizia e muito bem o ex-Treinador dos Seniores do CCFC.
          Gosto muito do “Zé Carlos” pela sua transparência, rigor, presença, postura, maneira de estar e ser, bom conviva e (ir)responsabilidade... um Homem/Treinador que até conta anedotas... Depois de um bom e farto almoço, antes do jogo com o Grandolense, o “Zé Carlos” rapidamente se aprontou a dizer aos atletas que estava na hora de se levantarem e dirigirem-se ao autocarro a caminho de Grândola. Toda a gente obedeceu e a comitiva levantou-se, à pressa... só que depois, cá fora, o amigo “Zé Carlos” ainda teve tempo para mandar parar o pessoal e contar duas ou três anedotas... e eu, “A Árvore” aconchegada defeituosamente, já escondida, no buraco do autocarro, das malas de viagem... a levar “seca” obviamente! Contudo, gostei daquela anedota do “Lájaro”!!
         Podemos nada ganhar, este ano, a nível de Seniores... mas vamos todos certamente rir “à brava” com as anedotas do “Zé Carlos”! Ele próprio admitiu, se calhar, não fazer parte da comitiva na próxima viagem além Cassapo! -Talvez eu já tenho ido de vela proferiu em jeito de brincadeira o Treinador dos Seniores do CCFC.
         Por tudo isto... e tudo o mais... eu, gosto do “Zé Carlos”!
        

 FINALMENTE... UM CURANDEIRO NO CCFC
         Jorge Monção, Cláudia Sofia Viveiros, Lina Reis, Dr. Gil e outros exemplares e exímios Massagistas do CCFC vão ter que devolver as suas medalhas e troféus que já ganharam ao serviço do Charneca de Caparica Futebol Clube mais concretamente na atribuição dos prémios “Trinar dos Canários”, conferidos, todos os anos, aos notáveis do CCFC, no mês de Janeiro, aniversário do Clube, porque está em funções no Clube um “Curandeiro” na verdadeira e perfeita acepção da palavra de um modo prestigiante ou não fosse o Jorge Paiva esposo da simpática e afável Cristina um predestinado para arrebatar, no próximo ano o Troféu designado ao Melhor e Mais Completo Massagista do CCFC!!! E, tudo isto, porquê?... Ora, porque eu estava sorrateiramente infiltrada no balneário dos Seniores... coscuvilhando, enquanto os atletas faziam o aquecimento, antes do desafio com o Grandolense... quando, de repente entram no compartimento o “Repórter de Ocasião” (RO), o Director António Espinha e o Massagista Jorge Paiva. Assustada... escondi-me debaixo da camisola do meu querido Pinheirinho... se calhar dei-lhe sorte porque foi ele quem empatou o jogo aos 94 minutos! Até aqui... tudo bem. Compreendi depois que o “doente” era o “RO” e aqueles três estavam ali para um tratamento... Jorge Paiva começou a calçar umas luvas e o “RO” perguntou surpreendido para que servia aquela atitude... porque apenas lhe doía um braço!?... Paiva e Espinha começaram a falar em coisas da próstata... exames, etc... e tal! O “RO” amedrontado... tentou fugir... dizendo que já não tinha mazela nenhuma! Foi agarrado pelo possante Director que lhe despiu a camisola e o acalmou com serenidade! Jorge Paiva, então, todo sorridente e ao mesmo tempo muito competente tratou do ombro do “Repórter de Ocasião”! Pomadas, adesivos e massagens foram a receita e eu (A Árvore) ali quietinha a observar todas aquelas peripécias! O “RO” contorcia-se com dores e os outros dois riam à gargalhada! Bem... eu tenho que contar isto... pensei de imediato. Esperei 4 ou 5 dias e verifiquei que o Jorge Paiva é... mágico! Será ele... o “Mandrake”!? É que passados uns dias o “Repórter de Ocasião” foi visto na Charneca a beber Bagaço, Vinho Tinto, Cerveja, Vinho Branco, Ginga, licores e... outras coisas mais!!! O Homem estava curado. Então eu conclui: Jorge Paiva vai ser premiado, sem sombras de quaisquer dúvidas, com o Troféu “Trinar dos Canários” na edição do próximo ano. É bom. Sobre as companhias do “RO”... na Charneca... num animado e deveras secreto Convívio... eu não vou falar... mas, o leitor que está habituado a ler as minhas crónicas... já saberá que... são sempre os mesmos!!
         Cumprimentos e até à próxima e sempre vos digo, caros leitores, que além de eu gostar muito do “Zé Carlos” igualmente gosto imensamente de todos vós.

        A ÁRVORE  »»»  (03 de Outubro de 2014)



1 comentário:

  1. Muito bom como sempre.
    É aos domingos de manhã, enquanto o "puto não acorda que venho ler as tuas crónica.
    Que bela maneira de começar o dia.
    Obrigado
    PS:Ontem foram os Infantis A 6-1

    ResponderEliminar

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.