terça-feira, 18 de novembro de 2014

De Regresso... às Crónicas!

Olá, Leitores e Amigos do CCFC!

No regresso à publicação de crónicas antigas tenho verificado que Abril de 2012 foi um mês intenso com publicação de várias que muito completavam os momentos vividos no seio do Clube onde a Amizade e a União, o bom Companheirismo, também, eram a palavra de ordem!... Hoje, na vida actual e estamos em Novembro de 2014, essa Amizade, União, Companheirismo, Confraternização e sobretudo o respeito entre Pessoas de bem... MANTÉM-SE e eu estou (e continuo) muito contente com tal situação! O clube vai continuando a sua progressão de firmeza, transparência e clarividência, enquanto vários elementos vão-se mantendo, uns saem, outros entram... muitos deixam saudades, outros nem por isso... alguns nem tão pouco conseguem ser motivos de análise... pelo tão pouco tempo que permanecem no CCFC. É isto... o Mundo do futebol, na sua generalidade!
A crónica de hoje, a n.º 51, foi das mais queridas que escrevi... e surge, agora, numa sequência de publicações... no momento certo!! Só não percebe quem não quer compreender.
Boas leituras.
Todos e o Charneca de Caparica Futebol Clube (CCFC)...podem contar sempre comigo.
Repórter de Ocasião (RO)
Luís Rodrigues.














Crónica Ocasional N.º 51

A EQUIPA… PERFEITA!

Por: Repórter de Ocasião

            Toda a gente sonha… uns, sonham por melhores dias, para finalmente terem uma vida quotidiana sem sobressaltos e tranquila… outros, pelo dia em que sejam bafejados pela sorte e lhes saia o “euromilhões”! Outros, ainda, em qualquer prova de desporto, sonham pela vitória, quando esta está próxima de se concretizar!... Eu, evidentemente, também sou um sonhador! Há dias… tive um sonho sobre o qual me atrevo, hoje, a contar-lhes… Sonhei com a EQUIPA PERFEITA do Charneca de Caparica Futebol Clube (CCFC)!

            A meio do sonho relembro... que foi solicitado ao Charneca de Caparica a selecção de uma equipa de futebol de onze para participar num torneio inédito onde se juntariam várias gerações de jogadores! Anos antes o mesmo evento já se havia realizado e o CCFC imaginem… tinha sido Campeão! Chamava-se “Torneio da Amizade, do Respeito e da Consideração” e era uma Festa disputada com fraternidade e amor pelo próximo onde toda a gente convivia em prol do bem estar e da comunidade! Aquele anterior torneio foi um exemplo digno para todo o Mundo! Agora, passados alguns anos… iria repetir-se a mesma Confraternização e, como tal, o vencedor da 1.ª Edição, o grandioso CCFC, foi convidado para participar.

             Inicialmente foram seleccionados quarenta (45) jogadores (uma enorme dor de cabeça para a Direcção do Clube e respectivos Treinadores porque, escolher 45 atletas entre 150 ou 200 que militavam no Colectividade, era uma tarefa demasiado difícil!). Com enorme dificuldade, mas com alguma justiça, à mistura, os jogadores seleccionados foram os seguintes:

            André Santos e Pedro Santos; Samuel Espinha e João Espinha; Tiago Santos; Gonçalo Vasques e André Vasques; João Rodrigues e David Rodrigues; Gonçalo Dias; Gonçalo Reis; Daniel Guerreiro; Rodrigo Teixeira; Cristiano Faustino; Hugo Café; Diogo Gonçalves; David Dias; Fábio Vitorino; Cristo; Carlos Viana; Pedro Xavier; André Baptista (Lobo); Ricardo Araújo; Miguel Gomes; André Rasteiro; João Cachado; José Diogo Simões; André Pedra; Ivo Brazuna; Carlos Cardoso; Rafael Cândido; Bruno Rosa; Francisco Marques; Jorge Matos; Rui Freixo; Fábio Veloso; André Coimbra; Márcio Francisco; Tomás Nunes; Pedro Cardoso; André Carvalho; João Saul e João Santos; Ricardo Francisco e Dário Jesus.

            Depois, ainda mais complicado, foi escolher, destes todos, os 24 jogadores que poderiam participar no torneio… Após muitas reuniões entre Direcção, Presidente e Treinadores de todos os Escalões, foram destacados, os seguintes:

            Tomás Nunes; Rui Freixo; Jorge Matos (gr); Ivo Brazuna; André Pedra; Ricardo Araújo; José Diogo Simões; João Cachado; André Rasteiro; Miguel Gomes; Carlos Viana; David Dias; Gonçalo Reis; João Espinha; Rodrigo Teixeira (gr); Gonçalo Dias; João Rodrigues; Gonçalo Vasques; Daniel Guerreiro (gr); David Rodrigues; Tiago Santos; Samuel Espinha; Hugo Café e Pedro Santos.  


            Tal como na anterior edição deste Torneio da Amizade a equipa do Charneca (CCFC) chegou à final! Os jogadores tinham a dirigi-los, o seguinte grupo de Treinadores: José Guilherme; João Ramalho; Márcio Rodrigues; Luís Vasques; Ricardo Sebastião; Ricardo Gonçalves e Samuel Espinha (que acumulava funções de jogador e treinador!).

            Na final, o onze inicial, apresentou a seguinte formação:

DANIEL GUERREIRO.
DAVID RODRIGUES; SAMUEL ESPINHA e TOMÁS NUNES.
GONÇALO VASQUES; JOÃO CACHADO e TIAGO SANTOS.
ANDRÉ RASTEIRO; RICARDO ARAÚJO e GONÇALO DIAS.
PEDRO SANTOS.  

            Uma táctica 3x3x3x1 raramente vista nos campos de futebol e que também não sortiu o efeito desejado pois, atingiu-se o tempo regulamentar de jogo com o 0-0 inicial a manter-se teimosamente! Estávamos nos descontos da partida, dados pelo árbitro, quando este assinalou um livre directo a favor do Charneca. Toda a gente se calou. Silêncio total. Barreira adversária composta, misturada com jogadores do CCFC e quem vai para junto da bola é o Pedro Santos, que no seu jeito peculiar se coloca a uma distância de dois metros do esférico com a mãos colocadas sobre as ancas e pernas abertas à espera do apito do juíz da partida...
            (...) Então, algo de extraordinário aconteceu... tão rápido, tão instantâneo... tão veloz... que nem no meu sonho eu consegui descortinar... A bola, sozinha... por sua própria iniciativa... talvez auto-comandada e enfeitiçada... elevou-se a dois palmos do terreno de jogo... parecia que estava a levitar! De seguida dirigiu-se em direcção à bota do pé direito do Pedro Santos e enquanto este permanecia inerte a bola gravitou a uma velocidade supersónica em redor da sua chuteira! Aproximou-se do bico da bota do “Pedrão” e deu-lhe um beijo de amor! Depois, num rodopio vibrante e esplendoroso sobrevoou a barreira de jogadores e acomodou-se de um modo sublime no fundo das redes que cobriam a baliza da equipa adversária!
            Golo! Foi... golo!! Goooooooooolooooooooooo!!!
            Pedro Santos estremunhado só teve tempo para levantar os braços... enquanto era abraçado pelos companheiros! O árbitro apontou para o centro do terreno e a multidão assistente gritava de contente! Ninguém percebera muito bem o que realmente sucedera, ali, naquele momento mágico!... A verdade é que o Charneca ganhou a final por 1-0 e mais uma vez voltou a ganhar um Torneio... só possível... EM SONHOS! Repetiu-se a história.

            Como nota de registo, ainda tive tempo para memorizar, neste meu sonho, a Equipa que iniciou o jogo da final, no 1.º Torneio, a saber:

Vitor Guerreiro.
Luís Rodrigues; António Espinha e Domingos Nunes.
Luís Vasques; Manuel José Cachado e João Peres Santos.
João Rasteiro; Francisco Araújo e Adelino Dias.
José Manuel Santos.

            Agora, em final de Crónica, fico à espera dos comentários dos meus leitores a darem a sua opinião sobre este meu sonho... Se não o fizerem arriscam-se a acordar para... a realidade!
           
            Nota do Autor:
            Os jogadores Diogo Gonçalves; Miguel Gomes; André Carvalho e Ricardo Francisco são mesmo esses... que estão a pensar! Presentemente não se encontram nos quadros do CCFC mas, para mim, é como se lá estivessem... E, para terminar... não se esqueçam que este relato, afinal... foi um sonho que eu tive!...

            R.O. (17 de Abril de 2012)









































































































 EU, LUÍS RODRIGUES (RO), SINTO UM ENORME       ORGULHO E POR CONSEGUINTE ESTOU MUITO                          ORGULHOSO DO MEU PASSADO... NO 
CHARNECA DE CAPARICA FUTEBOL CLUBE
(CCFC).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.