quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

A Nação CCFC de vento em popa...



A
 ÁRVORE do CASSAPO passou um dos fins-de-semana mais felizes da sua vida depois de assistir, no Domingo, à primeira vitória dos Seniores, para o campeonato e, no mesmo dia, observar também a magnífica conquista dos Juvenis (A) que ganhando ao Sesimbra por 3-1, registaram uma trilogia de êxitos, ascendendo ao 3.º lugar da classificação conseguindo, ao mesmo tempo, serem a 3.ª melhor defesa, com 11 golos sofridos e o 3.º melhor ataque da prova com 17 golos obtidos!!! Magnífico. Extraordinário. Como complemento destas proezas, no dia seguinte, Segunda-Feira, Feriado Nacional (Olá! Esqueceram-se de nos tirar este!?!) a Árvore voltou a ver mais um jogo no Cassapo (vitória dos Iniciados (B) por 6-4 diante do Trafaria) e, logo pela manhã, apesar do frio, ela própria deu um saltinho a Vale de Milhaços para se deliciar e orgulhar da estrondosa proeza dos Iniciados (A) que brindaram a equipa da casa por sete golos sem resposta!  Ora, sendo assim, a Árvore anda encantada da vida e pouco se importa com ditos e mexericos que por aqui e acolá vai ouvindo no Cassapo!...
         Como estamos muito próximos dos festejos Natalícios, os Iniciados A e B do CCFC não estiveram pelos ajustes e resolveram brindar os seus adversários, em acerto de calendário... marcando 13 golos nestes dois jogos atrás referidos e sofrendo somente 4, todos estes conseguidos pelo Trafaria. Estes foram, então, os brindes de Natal dos Iniciados! Esperamos ver mais brindes de outros escalões.

OS BRINDES
         Todos os treze golos dos jovens dos Iniciados do CCFC estão representados na foto do cabeçalho desta edição de “O Jornalista SOU EU” e, já agora, se o leitor pretender ser um bom observador poderá entreter-se com a fotografia e descobrir o que de belo e magnífico a mesma contém e exala em prol da Nação CCFC!... Divirtam-se.

OS DOIS JOGOS
         Em Vale de Milhaços, os Iniciados (A) propositadamente com algumas ausências habituais (ex: Diogo Hilário) levaram de vencida um adversário que nunca chegou a criar perigo ao guarda-redes do Charneca. Rochinha (2); Henrique Paulino (2); Ricardo Oliveira (2) e Amiguinho (1) foram-se divertindo e marcando golos sendo o mais bonito o do capitão RO conseguido através de “golo olímpico!” –canto directo. Assim, surgiram brindes para todos os gostos e feitios! Fragoso, autor do golo da vitória sobre o Palmelense bem tentou... tentou mas, desta vez, ficou em branco. É a grandiosidade do plantel. Hoje, marco eu... amanhã... marcas tu! E, Mister Godinho, calmo e sereno, vai levando a água ao seu fortificado moinho.   
         No campo do Cassapo os três pontos ganhos pelos Iniciados (B) não foram fáceis de conseguir porque o Trafaria também resolveu ofertar quatro brindes ao CCFC! O desafio estava a tornar-se difícil para as nossas cores quando os responsáveis da equipa se decidiram a meter uma “Lança”... no Cassapo! E foi aí, depois da entrada em campo do jovem Miguel Lança, que tudo, ou quase tudo... se transformou a favor do Charneca. Depois da vitória por 2-0 no terreno dos “Pescadores” esta 1.ª gracinha, no Cassapo, 6-4, ao Trafaria, talvez seja motivo para o pessoal não desanimar! Coragem, para todos. Lança (2); Ruben (2); Sandro (1) e Tomás Cunha (1-olá!), foram os obreiros dos golos. Parabéns.
                                                                                                                                        


 

N
UM misto agridoce de emoções, representadas por alegrias e... tristezas eu hoje vivi mais um dia inolvidável no seio da Nação CCFC!! É evidente que não vou relatar tudo... o que por lá me aconteceu, no campo do Cassapo, já me começo a habituar a guardar algumas coisas somente para mim... porque, na realidade, como diz o velho ditado... ninguém consegue arranjar mil amigos sem que, pelo meio, surgem dois ou três... inimigos! É verdade. No entanto, eu continuo a pensar que as acções, boas ou travessas, ficarão sempre no íntimo de quem as pratica. Nem tão pouco vou falar, aqui, nos habituais jogos de cartas da “Sueca”... porque, de uma vez por todas... eu e o “Senhor Marcos” já somos quase imbatíveis... só me falta desforrar do “Café” e do “Abrantes” (este último, um dos tais que nem sequer sabe pegar nas cartas!). Lá vão as más línguas dizer que eu só escrevo sobre a “Sueca”... quando ganho! Sendo assim... falo muitas vezes.
         O “Sorriso Amarelo...” regressou, também é verdade... e para reforçar a conquista da manhã, dos Juvenis (A), perante o Sesimbra, por 3-1, os Seniores, na parte da tarde, obtiveram a primeira vitória, no campeonato, por um a zero, diante do rival Beira-Mar de Almada! Então... se apenas relato vitórias... qual o porquê do sabor agridoce mencionado no início destes escritos?... O caso é muito simples... é que não me posso esquecer da lesão gravíssima que o atleta Frederico (FRED) sofreu no 2.º minuto do encontro com o Beira-Mar! Foi horrível. Medonho. O futebol é um jogo muito violento, já o referi por variadas vezes e desta feita foi o jovem talento “Fred” quem sofreu, na pele, essa mesma violência sem que, para tal, tenha havido agressão ou coisa parecida, pois... numa queda de somenos importância o centro-campista do Charneca lesionou-se gravemente fracturando dois ou três dedos de uma das mãos! Creio que o azarado “Fred” rapidamente transportado ao hospital já recebeu os devidos cuidados e, aproveito, aqui, neste momento, para lhe desejar um rápido restabelecimento porque faz (muita) falta à equipa! Boas melhoras, Frederico.

FOTOS E SUPERSTIÇÕES
         Nos bons momentos vividos, hoje, no Cassapo destaco os meus primeiros contactos com a nova equipa técnica que orienta os Seniores do CCFC. Também é verdade. Tinha sido incumbido de angariar uma fotografia do grupo dos Seniores cuja finalidade seria enviá-la para a Associação de Futebol de Setúbal e como o Joaquim Café e o amigo Joaquim Candeias não podiam estar no recinto, no início do desafio, calhou-me, a mim, a difícil e ingrata tarefa de cumprir tal missão. Conversando com o Élio Santos, Paulo, Espinha e Custódio Galveias logo tive conhecimento das superstições e maus agouros deste último técnico que me confidenciou que em todas as ocasiões que tirou fotos... nunca ganhou um jogo! De imediato lhe disse que estávamos ali... para contrariar o destino e que iríamos tirar a foto da praxe... e, desta vez, ele ia ganhar o jogo! Contaram-se outras histórias e obtiveram-se as fotografias!
         Logo no início da partida, nos segundos imediatos à grave lesão do “Fred”, os meus olhos viraram-se, de imediato, para a reacção de Custódio Galveias e ainda fui a tempo de vê-lo a dar um valente murro num dos bancos vazios dos suplentes, como que exclamando e irritando-se com os seus azares... por causa das fotografias!! Felizmente que Tiago Brito substituiu muito bem o Frederico, esteve bem na partida e... o Charneca, embora sofrendo muito... como é seu apanágio... conseguiu alcançar uma excelente vitória e manter-se invicto, em casa, após o comando desta nova equipa de treinadores! Quando assim é... estamos todos de parabéns. Foi um Adeus à “Lanterna Vermelha” que nos assolava as ideias desde o início do campeonato. Eu até gosto do vermelho... mas, já começava a ser demais! Agora, o “Lanterna Vermelha” veste-se de verde... coincidências.
         Não gostei da equipa de arbitragem (é a minha opinião) do jogo Charneca/Beira-Mar mas... vi um bom trabalho dos árbitros no jogo dos Juvenis entre o Charneca e o Sesimbra (é igualmente, a minha opinião). 


REI... DAVITSON
         Quanto a mim foi o herói da primeira vitória dos Seniores, porque foi o autor do golo da alegria, um jogador cumpridor, forte, audaz e dedicado que vem da temporada anterior quando, habitualmente, outrossim, fazia golos! Foi um regresso... aos golos, brilhante! Parabéns. Davitson além de bom jogador é um jovem humilde e de bom trato... merece representar o CCFC. Nunca escondi, a ninguém, a minha admiração por este jogador. Quem também realizou uma excelente partida, aliás, como sempre, foi o outro central da equipa, André Antunes, um autêntico muro (paredão)! Por ali, não passa nada. Desde a primeira vez que o vi jogar pelo CCFC disse logo que ali estava mais um distinto jogador.
         Como estamos próximos da época Natalícia, relembram-se os Reis Magos e outras coisas mais... portanto, quero também registar nesta crónica, a nobreza e a perseverança do Rei Cláudio Soares! Foi a vez... dele! Também inscreveu o seu nome na lista dos vitoriosos pelos poucos minutos que esteve em campo. Já é um dado adquirido que os Seniores nunca perdem... quando joga o Cláudio. Boa.
         Todos os utilizados, nesta jornada gloriosa: José Jesus; Pinheiro; Davitson; André Antunes e “Rafa”; “Fred”; Santiago e Barral; “Paulinho”; “Serginho” e Pedro Santos. Jogaram, ainda: Tiago Brito; Nuno Anjos e Cláudio Soares. Ficaram no banco de suplentes: “Jenny”; Fábio Vilar; e os Juniores “Kapinha” e Tiago Correia. 


O MÁGICO DOS JUVENIS
         Não é somente o Cristiano Ronaldo, o melhor jogador do mundo, que faz “Hat-tricks”! Os Juvenis (A) do CCFC também têm um mágico-da-bola que marca três golos num único jogo! Chama-se André Sequeira e apresenta como nome de guerra: CANUCA. De “penalty”, com a cabeça, em dois toques e de pé direito, André Sequeira (Canuca) resolveu o jogo com o Sesimbra obtendo um mágico “Hat-trick”. Parabéns. Aos poucos e sem se dar por isso... esta nova equipa do Ramalho... já ocupa um dos lugares do pódio na classificação do campeonato!

»»»»»» JOÃO FRAGOSO foi o autor do golo da magnífica vitória (1-0) dos Iniciados (A) perante o líder Palmelense. Posou sorridente para a objectiva do repórter. O “Sorriso Amarelo” voltou ao CCFC.                       

Abraços amarelos, cheios de sorrisos, aos meus consagrados leitores. (RO)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.