quinta-feira, 12 de março de 2015

(R)eportagens (O)riginais n.º 53 ***** (Estrelas do CCFC) *****



D
EPOIS do “Convívio Cinco Estrelas”, no Sábado, dedicado integralmente aos Benjamins BB, do Charneca de Caparica Futebol Clube, outros jogos se realizaram na Nação CCFC e como na companhia do Presidente JMS eu assisti a alguns deles... decidi-me a escrever mais uma crónica “Estrelas do CCFC” onde, originalmente, como (quase) sempre dou a conhecer aos meus leitores e adeptos do Charneca algumas peripécias que, ocasionalmente, surgiram nesses encontros. As metáforas, epítetos e/ou “invenções” que possam surgir nos relatos... são fruto da minha imaginação e se os transcrevo nas crónicas/reportagens é simplesmente no único e salutar intuito de oferecer, aos adeptos do CCFC e aos meus amigos que me lêem, alguns conhecimentos com algum divertimento à mistura proporcionando-lhes breves momentos de lazer, nada mais do que isso.
 
NA COVA DA PIEDADE COM OS JUVENIS – A
        Foi assim que encontrei na Cova da Piedade, no Domingo de manhã, o meu companheiro e amigo José Pedra que tal como eu e o José Manuel Santos assistia ao jogo entre a equipa local e os pupilos do João Ramalho. O conjunto do Cassapo perdeu o desafio por dois a um (2-1), com todos os golos a serem marcados na segunda metade do mesmo, depois de os visitados ficarem reduzidos a dez elementos, por expulsão de um seu jogador. Mesmo assim o Desportivo da Cova da Piedade chegou aos dois a zero reduzindo, depois, a desvantagem, a formação do Charneca de Caparica... não conseguindo, no entanto, evitar a derrota.
            Depois do intervalo juntou-se a nós Eugénio Cardoso, antiga glória do Cova da Piedade, guarda-redes, que também jogou no Esperança de Lagos, meu amado clube de infância. No meio de animadas conversas e recordações antigas... Eugénio Cardoso atirou de rompante, apontando para dentro do campo, sobre Rafael Gonçalves (Rafa), o n.º 8 do CCFC:


»»»»» -Aquele n.º 8 é jogador da bola!
»»»»» -A sua morfologia está lá.
»»»»» -É um jogador cinco estrelas!
»»»»» -Está lá... tudo!
»»»»» -...É um talento nato.


            Depois destas considerações em relação ao Rafael Gonçalves, que se divertia dentro do campo, comecei a pensar nas “Estrelas do CCFC” e, por coincidência, Eugénio Cardoso referiu cinco alíneas sobre o “Rafa”... logo, lembrei-me do convívio “Cinco Estrelas” da véspera. Surgiu, assim, a oportunidade para escrever sobre as “Estrelas do CCFC”.
                Alguns minutos depois, Paula Gonçalves foi apresentada a Eugénio Cardoso, como sendo a Mãe do menino referenciado. Os elogios continuaram mas, Eugénio Cardoso –que não gosta ser chamado de “Geninho”... pelo companheiro José Pedra! –pediu aos presentes, inclusive à Paula Gonçalves para não contar nada “daquilo”... ao miúdo. A ideia é deixá-lo crescer, como talentoso jogador que é... não fossem os encómios estragar a performance do jovem. 
            Eu... é que não me calo! Tenho este feitio. Sou tal e qual o outro... se não conto... rebento! 


        Ainda de manhã fomos -eu e o inseparável JMS -a tempo de assistir a alguns momentos do jogo de Iniciados – B, entre CCFC e Seixal 1925. Ganharam os de fora, também, por 2-1. Gostei de ver esta equipa... (do Charneca) em plena evolução. Já começam, alguns jogadores, a evidenciarem-se como “Estrelas”!... Rodrigo Mendes desenvolveu uma jogada, sozinho, junto à linha mais próxima da bancada, mesmo nas minhas barbas... que me encheu de orgulho. Grande talento. Continuem. Godinho, Luís Galveias e Luís Caetano, assim como o Director Auxiliar, Nuno Calapez, têm produzido óptimo trabalho e, reparo, agora, que os jogadores, Pais e Familiares... estão todos contentes. Ali, tomei conhecimento que, na véspera, os Infantis – A, de um dos “Luíses” do CCFC (O Professor Luís) começaram muito bem outra fase de competição da temporada ganhando ao Quintajense por 3-2. Os meus parabéns ao Grupo onde estão os meus amigos Tiago e António Campos. (Está prometida uma visita a um jogo futuro dos vossos... para a reportagem da praxe! Se calhar... vai já acontecer na visita à Costa de Caparica). 

        No Domingo de tarde, como de costume, eu e o José Manuel Santos lá fomos ver mais um joguinho dos Seniores. Desta vez acompanhou-nos -nem sempre... -o Sérgio Marques. Foi um jogo de “Cinco Estrelas” que se completou em mais uma vitória fora de casa do CCFC e logo perante um adversário do-nosso-campeonato... como se costuma dizer! Concretizou-se mais uma etapa “rumo-aos-objectivos...” –como o JMS habitualmente refere! A força que esta jovem equipa demonstra no campo é latente! Parece que o Charneca de Caparica só defende... com muito medo... mas, não é nada disso! É estratégia. É táctica. E os jogadores já estão habituados a isso. A sorte, nos jogos, também se procura... e é isso que fazem os pequenos jogadores (Gauleses) do CCFC. Os adversários vão ganhando coragem... adiantam-se e, de repente... sofrem um contra-ataque eficaz que resulta em golo e, quanto a isso... Pedro Santos (Speedy Gonzalez) –e outros, como ele! – Elias, Serginho, Paulo Costa, Fabinho, Ivan (O Terrível) e outros tantos... não dão hipóteses. Eu até penso que quando o líder da equipa -Élio Santos (Abracourcix) -destes pequenos jogadores (apenas em estatura...) que são autênticos Gauleses a fazer lembrar Astérix, o herói da Gália, das histórias aos quadradinhos, criadas pelos Franceses Uderzo e Goscinny –gesticula e grita para dentro do campo parecendo descontente com o desenrolar dos acontecimentos... que tudo não passa, também, de artimanha para confundir os concorrentes! Ao menor descuido e desatenção do adversário... -que pensa estar a esmagar os pequeninos da Gália... -tomem lá... sofrem um golo! Foi isto que sucedeu, na Arrentela, por duas vezes: Vitória do Charneca por dois a zero (2-0). Este desafio fez-me lembrar os Gauleses, Astérix e os seus amigos... porque a assistir à contenda entre o CCFC e o Arrentela se encontrava também o Júlio César (JC), o majestoso e inteligente Imperador Romano, inimigo dos Gauleses, que sofre, em vários combates, derrotas atrás de derrotas com os pequeninos heróis da Gália.


            No entanto, o Grupo dos Seniores do CCFC, tal como os Gauleses de Astérix têm um segredo que é do conhecimento dos apreciadores daquelas histórias... Tomam uma “poção mágica” que lhes faz valer uma força sobre humana! E, contra isto... não há solução!.... Então, no caso dos Seniores do Charneca quem é que lhes fornece a tal “poção mágica”?... Ora é precisamente o seu Massagista Paiva, Panoramix (P), que tal como o velho Druida das histórias aos quadradinhos... prepara o remédio com o consentimento de Élio Santos (Abracourcix), Custódio Galveias (Obélix), José Manuel Santos (Asterix), Paulo Loureiro (Automatix), António Espinha (Decanonix) e Jorge David (Chatotorix).
Para completar as referências mais sonantes dos Heróis Gauleses falta atribuir um nome: Ordenalfabetix. Posso, eu, identificar-me com o personagem, não me importo, mesmo que ele… seja o peixeiro daquele grupo de combatentes.
            No jogo da Arrentela escolhi, para mim, as CINCO ESTRELAS DO CCFC que passo a justificar pormenorizadamente:


                                                                                                                                                                            
JESUS (Omnipresença na baliza) 
            Interessante ubiquidade entre os postes e fora da baliza! Efectuou duas extraordinárias defesas entre os minutos 20 e 21 desviando a bola perigosa para canto. Voltou a disponibilizar-se já nos descontos da 1.ª  parte (46 min.) realizando defesa espectacular. Se o Arrentela, naquele momento, tem marcado... seria muito mau para o Charneca.

PEDRO SANTOS (Speedy Gonzalez)    
            É o factor P... de perfeição, desta equipa! Quando surge a oportunidade... lá vai ele... parece o “Speedy Gonzalez”, o pequeno rato Mexicano, criado ficticiamente pelos Estúdios da Warner Brothers. É um ratinho muito veloz e corajoso que faz tudo por um pedaço de queijo. Pedro Santos, quando pega na bola, ganha velocidade e faz tudo... para marcar um golo! “Arriba”... “Arriba”... Pedro Santos! Em duas ocasiões, na Arrentela, com dois contra-ataques... Pedro Santos (PS) foi o “culpado” por terem acontecido os dois golos da sua equipa... pegando na bola e dominando-a, aquando do 2.º golo, ainda dentro do seu meio-campo. Fantástico. 


PAULINHO (Paulo Costa)   
            A referência é pelo golo que marcou!... Acompanhou muito bem e de muito perto o “sprint”diabólico do “Speedy Gonzalez”... esperando o momento do passe de Pedro Santos para aparecer na área, qual estrela incandescente?, e finalizar com mestria. Completo. Magistral. 
 
IVAN (O Terrível) 
            Tal como o Czar, grande conquistador da Rússia (Ivã) o destaque é merecido pela serenidade, frieza e qualidade que demonstrou no golo marcado! Ao receber a bola, depois desta ter sido defendida “in-extremis” pelo guarda-redes do Arrentela, após remate quase fulminante de Pedro Santos, Ivan não rematou de imediato... esperou, fazendo contensão... desviou com delicadeza a redonda para o seu lado direito e perante a oposição e presença de jogadores contrários que, entretanto se colocaram, assustados, na sua frente, atirou a contar (!)... com confiança e certeza do dever cumprido. Gostei. Os adeptos vibraram. Jogador experiente.  

PAULO PAIVA (Massagista – O Druida!)
            Com um mágico da Medicina assim, o CCFC está muito bem servido! Três intervenções de luxo a recompor e a elevar dois jogadores do Charneca permitiram que a equipa se mantivesse intacta e em condições para continuar unida a desempenhar convenientemente as tarefas indicadas pelo seu Treinador. 23 minutos: Jesus. 32 minutos: “Rafa” e 36 minutos: Novamente “Rafa” (Hugo Almeida) foram os atletas “ressuscitados” pelas mãos milagrosas do Paulo Paiva, Panoramix (P), que deve ter recolhido os seus admiráveis e maravilhosos ensinamentos ao ler as histórias do velho ancião e Druida Gaulês –Panoramix. Os jogadores quando bebem aquela “poção mágica” de cor amarela (tinha que ser!) que o Paulo Paiva sempre leva para os jogos num garrafão de 5 litros... até ficam com os olhos brilhantes! Não tenho dúvidas: Paulo Paiva foi uma das CINCO ESTRELAS desta partida. Se o Arrentela tivesse um mágico idêntico não teria consentido o segundo golo, quando só tinha dez jogadores em campo devido a lesão de um seu atleta. São coisas do futebol e igualmente da competência.  

 
“ZÉ DO PELADO”... NA ARRENTELA 
            Está justificado o porquê da falta dos textos/desabafos do “Zé do Pelado”! O Homem, antiga “Estrela” do CCFC... agora, só bebe água!! Sendo assim... faltam-lhe as ideias para a escrita. Deixei-me fotografar com ele. Prometeu-me voltar a escrever. Faz falta. 


O MONSTRO DAS “BOLACHAS”... 
            Outro dos ilustres e distintos espectadores deste jogo de futebol entre o Atlético Clube da Arrentela (ACA) e o Charneca de Caparica Futebol Clube (CCFC) foi o animado Cookie Monster (Monstro das Bolachas)... que passou o jogo todo a meter-se, em tom provocatório, com o Presidente e adeptos do CCFC, ameaçando que além de gostar de comer muitas bolachas, especialmente aquelas decoradas com as letras “CCFC”... teria muito gosto e prazer em oferecer uma prendinha, no próximo dia quinze, ao Charneca, principalmente à equipa dos Juvenis (B), que consitia num “saco-cheio-de-bolas” quando o Clube Futebol Trafaria os visitar. Vou ficar atento a este jogo e ao seu resultado.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.