terça-feira, 13 de setembro de 2016

Crónica Ocasional n.º 152 - Escreveu: RO »»» O menino do boné encarnado



»»» A educação dos jovens atletas do CCFC, aqueles que iniciam os primeiros passos na modalidade do Futebol, começa em casa, com a Família, onde aprendem devidamente os seus primeiros processos de assimilação de atitudes, comportamentos, deveres e... respeito! No Charneca de Caparica Futebol Clube esses mesmos meninos recebem igual tratamento no sentido do cumprimento das regras, com critério e sensibilidade, porque na estrutura do CCFC, neste momento, existe uma EQUIPA (Directores e Trabalhadores do Clube, incluídos!) que trabalha de olhos fechados onde cada membro actua com afinco e firmeza no trabalho para o qual está destinado e, assim... o segredo é este! Uma explicação muito simples para quem anda surpreso e se interroga pelo sucesso do Charneca de Caparica Futebol Clube. (RO)   


CRÓNICA OCASIONAL N.º 152

Escreveu: A ÁRVORE do CASSAPO
O menino do boné encarnado
O
BRIGADINHO! O Charneca de Caparica Futebol Clube realizou mais uma enorme Festa de convívio e amizade, na apresentação do Plantel dos Seniores para a temporada que se iniciou, momentos depois, com a Equipa a receber o Brejos de Azeitão, para a Taça da Associação de Futebol de Setúbal e... EU (A Árvore do Cassapo) mais uma vez... não fui convidada! Já começo a ficar habituada e habituada com estes esquecimentos... vá lá que eu observo e vejo tudo no local onde estou plantada e quanto a isso a Direcção e o Presidente do CCFC não podem evitar, depois, que eu escreva a minha crónica com algum azedume! Ah, mas isto costuma passar, de imediato... quanto mais..., à socapa, ainda “desviei” duas bifanas e uma entremeada que me caiu que nem ginjas! Foi um regalo. Quem se prejudicou foi o Técnico de Equipamentos, o gigantão Amílcar Piteira, que “agarrado”, primeiro e muito bem, às suas tarefas de Rouparia (assim mesmo é que é! Um digno exemplo) quando se apresentou disponível para participar na merenda... já não havia nada para comer! Confesso, a “culpada” fui EU... porque aquelas 4 bifanas e as 2 entremeadas mais as 5 “minis” que o “RO” engoliu não fizeram mossa na abundante comida! Ops!
Repórter de Ocasião (12 de Setembro de 2016)
NOTA: O Repórter de Ocasião opta por escrever os seus textos na ortografia antiga.
 

O JOGO DO CCFC COM OS BREJOS         

         Não pretendo relatar muito os momentos do caloroso e bem disputado desafio porque a Equipa da casa apresentou a sua qualidade e venceu  naturalmente, com os três a zero registados ao intervalo. Gostei também dos visitantes mas esta Época, estou convencida que o Charneca... vai ganhar a Taça! Eh, eh, eh, eh! Aposto. Os rapazes são quase os mesmos da Temporada anterior e reforçaram-se com valiosos talentos. O trabalho dos Treinadores é competente e... temos gente! Acredito. 
         Um registo para o Rafael Cândido que marcou um golo, tal e qual como o ano passado quando o CCFC recebeu e ganhou, com um golo seu... ao União de Santiago. Quem se lembrava disto? Só eu... claro! Bom golo do Neca, a estrear-se a marcar na Taça e o Tavares, pareceu-me, a mim, não ficou muito contente com o Fabinho... porque este entrou-com-tudo... roubou-lhe a bola e atirou-a para dentro da baliza do desamparado Semblante, guarda-redes do Brejos que, na 2.ª parte, realizou uma exibição de muito mérito, com categoria, evitando o avolumar do resultado por parte do CCFC! Adorei.    

A NAÇÃO CCFC 
         Grande jornada de organização, sintonia, empenho, dedicação, união de esforços, coordenação e... formação! A NAÇÃO CCFC continua o seu progresso para um dia, mais tarde... ser um grandioso Clube da Região!
         A educação dos jovens atletas do CCFC, aqueles que iniciam os primeiros passos na modalidade do Futebol, começa em casa, com a Família, onde aprendem devidamente os seus primeiros processos de assimilação de atitudes, comportamentos, deveres e... respeito! No Charneca de Caparica Futebol Clube esses mesmos meninos recebem igual tratamento no sentido do cumprimento das regras, com critério e sensibilidade, porque na estrutura do CCFC, neste momento, existe uma EQUIPA (Directores e Trabalhadores do Clube, incluídos!) que trabalha de olhos fechados onde cada membro actua com afinco e firmeza no trabalho para o qual está destinado e, assim... o segredo é este! Uma explicação muito simples para quem anda surpreso e se interroga pelo sucesso do Charneca de Caparica Futebol Clube. 

DIOGO ANASTÁCIO  
         A iniciativa da EQUIPA do CCFC (Corpos Sociais e Colaboradores) em convidar os mais pequeninos dos seus Escalões de Formação para entrarem em Campo de mão dada com os Seniores, no seu primeiro jogo de apresentação aos Sócios... não é nova, nos últimos tempos tem sido assim... mas, o que é bom... deve repetir-se! Eu contei vinte e sete meninos (27!), uns com mais idade do que outros, que durante 3 ou 4 horas se divertiram alegremente no Campo do Cassapo! Brincaram uns com os outros, receberam instruções no Balneário, jogaram á bola e no momento solene foi vê-los, todos aperaltados e bem posicionados para entrarem no terreno do jogo com os seus ídolos! Foi tudo muito giro e verifiquei que muitos miúdos perguntavam, a alguém:
 -Eu vou com o Edson?
-O “Rafa” (Rafael Cândido) está cá?
-E o Hadil? Eu quero entrar com ele. 
-Posso entrar com o Maside?  
-Eu escolho o Pedro Santos!
-Eu quero ir ao lado do Chaves!
-Com o “Neca” vou eu.       

O MENINO DO BONÉ ENCARNADO 
          No meio de tanta criatividade, animação e correrias, reparei num menino que, para mim, era o mais novo de todos e mais tarde confirmei que sim! Trata-se do DIOGO ANASTÁCIO, nascido em 2011, que se apresentou na Festa com um boné encarnado! Veio-me à memória um jogador que jogou no CCFC nos anos de 1995, 1996 ou 1977, mais ano, menos ano... e que se chamava TIAGO ANASTÁCIO! Bom jogador, na altura, representando os Juniores e comendo o pó do Pelado do Cassapo! Ausentou-se, depois, devido aos estudos porque entrou para a Universidade! Ai... as coisas que eu sei! E... nem sequer me convidaram para a Festa! Diogo Anastácio, ainda muito pequenino goza e usufrui, agora, na sua evolução como jogador de Futebol dum Relvado Sintético magnífico, dos melhores e mais bem tratados do Concelho... para não afirmar Distrito! O seu pai, Tiago, provavelmente, outrora jogador dos célebres “Canários” terá muitas histórias... para lhe contar! Pois, que sejam ambos felizes nesta aventura, no CCFC onde, para mim, “A ÁRVORE do CASSAPO” sempre contei com o Tiago Anastácio como membro da nossa família... agora NAÇÃO CCFC! Ele, apenas se ausentou, por uns momentos.

AS 27 ESTRELAS – UMA ESPÉCIE DE PIRILAMPOS
         Luís Miguel Silva (2008), Guilherme Galão (2009), Tiago Campos (2002), Gonçalo Favinha (2006), Francisco Cardoso (Kiko-2010), Guilherme Cardoso (Gui-2005), Márcio Oliveira (2006), Francisco Duarte Viegas (2009), Dinis Macuá (2009), Rafael Pereira (2008), Isaac Baltazar (2008), Francisco Paulo (2007), Tiago Lopes (2007), Guilherme Neves (2007), João Pereira (2010), Diogo Anastácio (2011), Martim Branco (2008), Salvador Videira (2006), David Pina (2006), Guilherme Rosa (2006), Gustavo Campos (Guga-2006), Eduardo Alexandre Duarte (2010), Tiago Vaz (2009), Igor Oliveira (2008), Eduardo Fileno (2008), Rodrigo Martins (2004) e Gabriel Monteiro (2007).     

NINGUÉM ESQUECEU NINGUÉM  
         Além dos jogadores apresentados foram lembrados também Outros Elementos da Nação CCFC: »»» Paulo Piedade (Coordenador); Corpos Sociais: Pedro Teixeira; Sérgio Marques; Carlos Cardoso; Rodolfo Rodrigues; Joaquim Café; Ana Patrícia Agostinho; Sandra Teixeira; Marcos Lourenço; Manuel Cachado; João Marques e Luís Rodrigues (RO). Colaboradores: Serafim Peralta; Jorge Coelho; Dina Piteira; José Luís Moura de Oliveira; Cristina Favinha e Nuno Favinha. Apanha bolas: Tiago Campos e Gonçalo Favinha. UM AGRADECIMENTO MUITO ESPECIAL, PELO APOIO TOTAL, AOS PATROCINADORES DO CLUBE E PARA OS ÓRGÃOS AUTÁRQUICOS do CONCELHO. (Escreveu: A Árvore do Cassapo)


































































































1 comentário:

  1. Os miúdos são adoráveis 🤡🤡 Muito sucesso, para os canarinhos ✌️

    ResponderEliminar

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.