quinta-feira, 22 de setembro de 2016

»»» CRÓNICA OCASIONAL N.º 153 »»»» Escreveu: RO »»»» O PALATSI DA CHARNECA (CCFC)



»»» PEDRO SANTOS, o PALATSI do ou da Charneca fica registado!

PEDRO SANTOS é um dos Amigos, da primeira hora... das páginas do “Facebook” do CCFC e de Luís Rodrigues (RO) mas, nem por isso, tinha, ainda, merecido o destaque conveniente do “Repórter de Ocasião”! Nem tão pouco foi destacado, ainda..., nos Postais que compõem as “Estrelas... do CCFC!” por mais estranho que pareça! No entanto, PEDRO SANTOS, um melhores Atletas do CCFC a actuar na posição ingrata (quanto a mim) de guarda-redes... soube esperar a sua hora... o seu momento e... ele aqui está a merecer a consideração e o respeito do “Repórter de Ocasião”... lá estou eu... com a poesia... rima e é verdade!

           

DE BALIZA, A BALIZA!
  O PALATSI DA CHARNECA
CRÓNICA OCASIONAL N.º 153
    
Escreveu: Repórter de Ocasião

E
SCREVER sobre os guarda-redes é sempre mais difícil, em relação a outro qualquer jogador que faz parte de uma Equipa, num jogo de futebol ou de outra qualquer modalidade desportiva, porque o realce maior pende sempre para aqueles que fazem golos e num desafio, um guardião pode executar muitas e óptimas defesas que as mesmas serão tendenciosamente ignoradas em função de um dos seus companheiros que, naquele jogo, tenha conseguido marcar dois ou 3 golos! Todavia, existem guarda-redes que, por se evidenciarem, em certos encontros, ficam notáveis! Estou a lembrar-me, por exemplo, de Vítor Damas, um brilhante guarda-redes do Sporting Clube de Portugal que mesmo sofrendo cinco golos num desafio, contra o Sport Lisboa e Benfica, em 27 de Dezembro de 1970, derrota 5-1, foi considerado o Melhor Jogador em campo, ao mesmo tempo que, no mesmo encontro, o avançado “encarnado” Artur Jorge marcou 3 golos (Hat-Trick). 
No mesmo ano, 1970, em Janeiro, outro valoroso guarda-redes, este do Benfica, Manuel Bento, ficou célebre por ter marcado um golo de baliza, a baliza, num jogo que tinha como adversário a Académica. Aproveitou-se do vento... rezam as crónicas! Treze anos depois, em maio de 1983, Manuel Galrinho Bento tenta repetir o feito e assume marcar uma grande penalidade contra o rival Sporting! Meszaros, guarda-redes contrário não lhe permitiu a ousadia, travou-lhe o desplante e... defendeu!  

JERÔME PALATSI O MELHOR
Muitos guarda-redes têm marcado golos pelo Mundo do Futebol como foram os casos de Rogénio Ceni, Brasileiro e José Luís Chilavert, Paraguaio mas, em Portugal, o melhor de todos os tempos... foi PALATSI. Quem se lembra de Jerôme Palatsi... um Francês que em Portugal defendeu as balizas do Vitória de Guimarães e do Beira-Mar e que ainda detém o registo... de o melhor guarda-redes, marcador de golos em Portugal, na 1.ª divisão?...
Pelo Guimarães marcou um, ao Moreirense, em 2004 e a actuar no Beira-Mar, em duas jornadas seguidas, marcou ao Braga e ao União de Leiria.
Ricardo, o nosso guarda-redes herói do Europeu de 2004, também marcou um golo pelo Boavista, em 2003, ao Beira-Mar.

LEMBRANDO RUI LOGRADO – CCFC – 2011/2012
No Charneca de Caparica Futebol Clube também se têm marcado golos pelos guarda-redes e alguns deles de baliza, a baliza, como foi o caso de Rui Logrado, pelos Juniores na temporada 2011-2012. O caso ficou notado num dos registos do “Repórter de Ocasião”, desta maneira:



“GUARDA-REDES:
»»» A principal tarefa e missão dos guarda-redes das Equipas é impedir que a bola dos jogos entre na sua baliza! Como tal, raramente, os guarda-redes, são referenciados e destacados nas reportagens porque os Repórteres dão sempre primazia aos golos e respectivamente aos seus executantes! Na realidade, mesmo que os homens-da-baliza façam uma brilhante exibição... é sempre o marcador do(s) golo(s) que aparece na montra do jogo! Os guarda-redes do CCFC foram muito competentes durante toda a Época mas houve um deles que conseguiu sair do anonimato... porque marcou um golo! O seu nome é Rui Logrado e jogou pelos Juniores!! Foi um golo mágico, de baliza-a-baliza... um feito histórico somente para predestinados do Desporto Rei... o Futebol!
»»» Outros guarda-redes do CCFC, esta temporada, 2011-2012: Raquel Teixeira, Francisco e Miguel; Rodrigo Teixeira e Tomás Santos; Diogo Fortunato e João Alves; António Vicente e André Viegas; Daniel Guerreiro; Ângelo Pacheco e Jorge Matos; Fábio Antunes e Ernest Silva; Nelson Silva, Contradança e Rui Ferreira.”



NOTA DO “RO”:
»»» No presente somente RODRIGO TEIXEIRA se mantém como Jogador do CCFC actuando no Escalão dos JUVENIS (A). Daniel Guerreiro e André Viegas, por exemplo, estão nos PESCADORES (Costa da Caparica).

O PALATSI DA CHARNECA!
Na Época passada (2015-2016) um jovem guarda-redes, alinhando pelos Infantis (A) do Charneca de Caparica Futebol Clube (CCFC) também marcou um golo de baliza, a baliza! Actualmente continua como Atleta do Clube e pertence ao Escalão de Iniciados (B)... o seu nome: PEDRO SANTOS!
PEDRO SANTOS, o PALATSI do ou da Charneca fica registado!
PEDRO SANTOS é um dos Amigos, da primeira hora... das páginas do “Facebook” do CCFC e de Luís Rodrigues (RO) mas, nem por isso, tinha, ainda, merecido o destaque conveniente do “Repórter de Ocasião”! Nem tão pouco foi destacado, ainda..., nos Postais que compõem as “Estrelas... do CCFC!” por mais estranho que pareça! No entanto, PEDRO SANTOS, um melhores Atletas do CCFC a actuar na posição ingrata (quanto a mim) de guarda-redes... soube esperar a sua hora... o seu momento e... ele aqui está a merecer a consideração e o respeito do “Repórter de Ocasião”... lá estou eu... com a poesia... rima e é verdade!
No último fim-de-semana, no jogo amigável que os Iniciados B disputaram com as Escolas de Formação do Sacavenense pude admirar, de perto, e com atenção, as qualidades deste jovem talento que... SÃO MUITAS! Gostei da sua actuação e, melhor, ainda, da humildade revelada pois... sem qualquer hipótese de defender um dos golos que sofreu... PEDRO SANTOS comentou pessoalmente comigo que... naqueles casos, podia ter feito melhor... sabendo eu... que seria impossível fazê-lo!      
O Palatsi da Charneca tem um bom companheiro, na Equipa, de seu nome SALVADOR! Também é um excelente guarda-redes... que defende penalidades! O Grupo está pois muito bem servido. Ivo Pinheiro o treinador parce não brincar-em-serviço... pelo que antevejo uma excelente Época aos Iniciados (B). 



PEDRO SANTOS...
O PALATSI DA CHARNECA...
FICA...
E...
ESTÁ... NA HISTÓRIA DO CCFC!

Repórter de Ocasião (20 de SETEMBRO de 2016)
Nota O Repórter de Ocasião opta por escrever os seus textos na ortografia antiga.

















 A ÁRVORE do CASSAPO segue atentamente o PALATSI do CCFC!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.