segunda-feira, 26 de setembro de 2016

(R)eportagens (O)riginais n.º 92 - Escreveu: RO »»» PARABÉNS E OBRIGADO!


»»» Encerramento do “TROFÉU ALMADA 2016”, englobado nos “3.ºs JOGOS ASSOCIATIVISMO MOVE-TE”, realizações que ocorreram na manhã do dia 25 de Setembro, Domingo, no PARQUE DA PAZ, o “Pulmão” de Almada e jogo de futebol dos Seniores do CCFC em setúbal, para a taça da Associação de Futebol de Setúbal (AFS). - RO


»»»
PARABÉNS E OBRIGADO, Câmara Municipal de Almada, juntamente com o seu Grupo de Trabalhadores, Colaboradores e Staff da Organização dos Jogos, por nos terem proporcionado, mais uma vez, de uma forma divertida, original e novamente diferente (!) a participação nesta brilhante iniciativa.   
 

»»» PARABÉNS E OBRIGADO, também, a Catarina Trabulo, ao Júlio Quintino, a Andreia Caldas (nossa cicerone no Evento), à simpática “Fernandinha”, ao rapaz do microfone que iniciou a apresentação dos Jogos e julgo ser um óptimo e capaz guarda-redes de Futebol Salão, a todos os restantes elementos que vestiam uma vistosa camisola preta que mostrava no seu dorsal a palavra “ORGANIZAÇÃO” especialmente à Senhora que dirigiu, com simplicidade e imensa mestria, aquele saboroso e bem confortante final de descompressão, serenidade e repouso e um abraço especial ao Quintino que maravilhou todos os participantes e assistentes com aquela sessão dos números mágicos (fomos 120 pessoas na roda humana!) que terminou num abraço final entre todos! Foi muito lindo, cativante, na realidade. Magnífico. Exultei.   


»»» PARABÉNS E OBRIGADO, à Nação CCFC que participou activamente nos Passatempos, com cinco repetentes da edição anterior (2015): Sandra Teixeira, Rodrigo Teixeira; Raquel Teixeira; EU (Luís Rodrigues) e José Manuel Santos. Estrearam-se, nestas notáveis andanças, Paulo Piedade, Coordenador do Charneca de Caparica Futebol Clube e Jorge Coelho... o cómico! Brilhante.  




»»» PARABÉNS E OBRIGADO, a todos aqueles, da Nação CCFC, que não puderam estar presentes neste salutar Convívio por motivos de compromissos com os jogos de fim de semana do CCFC: António Campos, António Espinha e Sérgio Marques, como exemplo.   



»»» PARABÉNS E OBRIGADO, a todos os Escalões do CCFC que disputaram desafios neste precioso fim de semana desportivo. Enaltecendo as Equipas que ganharam e enviando o meu sincero aplauso aos outros que empataram e/ou perderam porque, mesmo assim, merecem o meu respeito e a minha indelével consideração e estima por sentirem orgulho em representar um Clube como o nosso, o diferente... CCFC! Contamos com todos.  
  



»»» PARABÉNS E OBRIGADO, a todos os elementos da Nação CCFC que gostam de me ler e tecem comentários em meu favor, pelo meu entusiasmo em prol do CCFC e se não me levarem a mal, desta vez, distingo Carlos Videira e Ana Patrícia Agostinho! Vou-me repetir: PARABÉNS E OBRIGADO! 



»»» PARABÉNS E OBRIGADO, ao Presidente da Câmara Municipal de Almada, Joaquim Judas, e ao Vereador António Matos pelos seus discursos laudatórios referentes ao Movimento Associativo do nosso Concelho que... fazem mexer Almada! De improviso mas sinceros, emotivos e conscientes... compreendeu-se. 


»»» PARABÉNS E OBRIGADO, à Equipa extraordinária que tudo fez para que nada faltasse, sobre alimentação, aos Convivas, assistentes e convidados! Muito trabalho, enorme canseira, consideravelmente, mas todos foram de uma cortesia extrema que é raro ver-se noutras confraternizações.    


»»» PARABÉNS E OBRIGADO, a todos os nossos Amigos do Movimento Associativo do Concelho de Almada, Desportivo ou de outra vertente homóloga, que com dignidade e humildade se mostraram, com carinho, sem preconceitos e megalomanias, de uma forma simplória, sem serem papalvos, descontraída e muito sincera! Todos os que lá estiveram, nestes Jogos, a divertirem-se e a brincar uns com os outros, são muito pequeninos mas... enormemente grandes em espírito desportivo! PARABÉNS E OBRIGADO!... mais uma vez. 


OS JOGOS
         De uma forma original, e novamente diferente, os Jogos, desta vez, foram todos realizados em Grupo o que animou imensamente os participantes! Na primeira prova, do lançamento dos ovos, sobressaiu a destreza e a argúcia do nosso concorrente (do CCFC) Jorge Coelho que fazendo um dueto com Rodrigo Teixeira (o nosso digno e valente capitão!) marcaram muitos pontos a nosso favor! Os ovos dos outros concorrentes iam-me partindo, após os lançamentos incorrectos mas... os ovos do CCFC pareciam de borracha porque caíam na relva e saltitavam, inteiros, por ali e acolá! Foi bonito.  


JOSÉ BARRETO E JÚLIO QUINTINO        
         Com responsabilidades na Organização do Evento foi vê-los, na prova das esponjas, impregnadas de água, a atiram os objectos, um contra o outro! Há fotos para provar. Divertiram-se loucamente e Júlio Quintino não enfiou o barrete porque se esquivou, com perícia, aos ataques devastadores de José Barreto que mais parecia um... diabo à solta. Momento giro.



ÓCULOS MIRABOLANTES   
         Foi dia de óculos fantásticos... aqueles que Paulo Piedade utilizou, com umas aranhas nas lentes, na prova das esponjas embebidas em água... e os outros que Élio Santos, Treinador dos Seniores do CCFC, costuma usar, de cor branca... quando está Sol, nos jogos da sua Equipa! Em ambos os casos o Charneca de Caparica foi feliz porque... Paulo Piedade não falhou um arremesso em direcção ao quadrado para o qual as esponjas se destinavam e o Rodrigo Teixeira limitou-se a colher as dádivas para dentro do contentor do lixo, usado para o efeito! Prova perfeita. Élio Santos que apanhou uns sustos enormes porque se encontrou a perder, por duas vezes (0-1) e (1-2), com o Comércio e Indústria de Setúbal, estando empatado ao intervalo (2-2) não hesitou em mudar algumas peças do conjunto, no início da segunda metade do desafio, rectificando posições e elaborando alguns ajustes que resultaram numa vitória trabalhada do CCFC por 3-2. É evidente que as estratégias não foram preparadas e alteradas pelo efeito dos óculos porque ali existe trabalho, competência e muita qualidade do plantel mas aqueles óculos de Sol, brancos, vistosos e enigmáticos, assentam que nem uma luva nesta reportagem que se pretende ser original! PARABÉNS E OBRIGADO! (A todo o Grupo).   


GIGANTES – ANÕES – CORNETAS QUE CANTAM  
         O Charneca de Caparica é um Clube considerado anão em relação ao gigante do Comércio e Indústria de Setúbal, este, um Clube que já militou na antiga 3.ª Divisão dos Campeonatos Nacionais. Porém, o Gulliver, parece estar do lado do CCFC porque no ano passado, no último desafio que lá jogámos, o CCFC ganhou por uma bola a zero, com golo de “penalty” marcado por Edson Semedo. Desta vez, antes do intervalo, Sérgio Daniel empatou o jogo: 2-2 e o nosso gigante Edson, no início da 2.ª parte, meteu a bola na “gaveta”, num livre soberbo, e fez 3-2. Nesta história, os Liliputianos foram de Setúbal. 
         Não vi o terceiro golo do Charneca, segundo da autoria de Edson, na partida, porque ainda não tinha entrado nas bancadas do campo, uma vez que me ausentei, no intervalo do jogo, para tratar de assuntos relacionados com o CCFC (até ali, em Setúbal, vejam lá...) e, quando, cá fora, nos apercebemos que tinha sido golo, devido aos festejos ouvidos EU até comentei para quem (ainda) estava ao meu lado: -Olha... já sofremos novo golo! Rapidamente fui corrigido, no meu comentário, por alguém que me disse: -Nada disso! O golo é nosso, do Charneca! Não estás a ouvir a corneta? Realmente era verdade... a Corneta do Amílcar Piteira não parava de cantar! É uma corneta mágica!... 


CÂNTAROS À PROVA DE QUEDA 
         No passatempo dos Cântaros, Sandra Teixeira foi Rainha e andou por ali a passear, de cá para lá... com os objectos na cabeça, sem que ninguém a atormentasse! Bela prova. Não deixou cair... nenhum! Ela que andou afastada das redes Sociais durante algum tempo e que agora regressou com toda a sua energia, simpatia e boa vontade, desinibiu-se nesta etapa dos Jogos com muito engenho e perseverança. Gostei. PARABÉNS E OBRIGADO!  


OS DAVIDs E O GOLIAS  
         A prova da corda, um trabalho de Hércules, correu-nos às mil maravilhas onde, Paulo Piedade, Rodrigo Teixeira, Jorge Coelho, José Manuel Santos e EU... fomos eliminando os adversários com estratégia, naturalidade e... força! Até que nos surgiu pela frente... o GOLIAS... nas meias-finais... um tipo que em arcaboiço suplantava, em dobro, o nosso Técnico de Equipamentos Amílcar Piteira! Estão mesmo a ver... não é verdade!? Há fotos para comprovar. Ter como adversário um Gigante daqueles era uma luta desigual como a História de David contra Golias... e foi precisamente, por acreditarmos numa repetição da História que fomos, esperançados... à contenda! O Homem até assustava... Quando agarrou na sua parte da corda até impedia que víssemos os seus companheiros dada a sua estrutura óssea!       
Início do passatempo... um esticão e... lá fomos nós de arrrasto! Mesmo assim ainda refilámos porque não estávamos devidamente preparados para o começo da prova. Após várias solicitações da Organização... aceitámos a repetição do desafio... embora conscientes que mesmo sendo uma luta de David (nós, CCFC) contra Golias (adversário)... não teríamos qualquer hipótese de vencer este concurso e... então optámos por uma estratégia/ardil que serviu de divertimento, para todos, porque resultou na sua mais completa perfeição! EU conto: combinámos todos (da parte do CCFC) aguentar o primeiro esticão do Golias e... depois soltar a corda de propósito... Dito e feito. E... o que é que aconteceu?... Aconteceu que ao largarmos a nossa parte da corda, devido à força exercida pelo adversário (Golias) este, sem oposição, despenhou-se, ao comprido, de um modo muito enrolado e em queda pela relva do Parque do PAZ e, ainda por cima, por arrastamento, levou com o Rodrigo Teixeira em cima que nunca largou a corda! Fartei-me de rir e, neste momento, sem maldade, ainda me estou a rir! Houve quem comentasse que este Golias bateu o recorde, em piruetas, do António Campos (Guarda-Campos) quando, no ano anterior, se espalhou de modo idêntico, aquando da apresentação do Plantel Sénior! Eu... concordei em absoluto. (Risos).     


DISCURSOS VERMELHOS  
         No começo e no final dos Jogos as palavras sábias de Joaquim Judas e António Matos, vestidos de vermelho..., que dispensam apresentações, valorizaram muito a participação de todos pelo que de emocionante e verdadeiro disseram. Toda a gente ficou com ganas de dar o máximo das suas forças e com vontade de voltar no próximo ano. O Movimento Associativo foi elevado ao máximo e o discurso de Joaquim Judas terminou com vivas ao Movimento Associativo, Movimento Associativo Desportivo, Concelho de Almada, Dirigentes Associativos, Atletas/Jogadores e Cidadãos depois de um início prometedor onde se exprimiu, dizendo que “Uma Pessoa não faz uma Equipa! O que é importante é a própria Equipa e a Equipa é que é a vencedora!


Repórter de Ocasião (26 de Setembro de 2016)
Nota       O Repórter de Ocasião opta por escrever os seus textos na ortografia antiga.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.