quarta-feira, 28 de março de 2018

»»» (R)eportagens (O)RIGINAIS n.º 133 - Por: RO ««« OS MUNICIADORES - Inédito de Repórter de Ocasião


»»» "...Na véspera, estes Juniores “municiadores” tinham jogado em Pontes, ou lá muito perto, nos terrenos do Sonho XXI onde ganharam por 3-0, com golos obtidos pelos “artilheiros” Tomás Pereira (O "Cavalo de Corrida" de regresso!) que foi “municiado” por Ricardo Zavricico (Ricky-ZA); Diogo Oliveira (Trinar dos Canários – 2018) e o “premiado” Carlos Cardoso que se “municiou” a ele próprio desferindo um “tiraço”…, após apanhar uma bola “perdida”, depois de um canto a favor da sua Equipa! Convém justificar que o substantivo “tiraço” outrossim está inserido em qualquer dicionário, na vertente “desporto”, como um “chuto violento na bola”, igual a “balázio” ou “bojarda”! Com estas considerações cada vez se justifica mais, o termo “municiador” para quem dá assistência… nos golos!
Os Juniores começaram, assim, da melhor forma, o Apuramento de Campeão, em fase de subida, do Campeonato dos Juniores da 2.ª Divisão da AFS! Parabéns ao Grupo/Plantel que está muito bem dirigido por quem o coordena." ««« (RO)


Os Municiadores
(R)EPORTAGENS (O)RIGINAIS (133)
Escreveu: Repórter de Ocasião (RO)


OS JUNIORES MUNICIADORES
Tomás Pereira, Vasco Pendão, Carlos Cardoso e Rodrigo Rodrigues no último Domingo foram “municiadores” dos Seniores, não porque tivessem assistido qualquer golo, dos quatro que o CCFC alcançou em Almada, perante o Beira Mar, mas sim porque foram convocados, pela primeira vez, para representar os Seniores… uma etapa, na sua carreira de jogadores, que jamais esquecerão! Daí merecerem as honras de capa” desta crónica, uma escolha merecida! O prémio coube ao “felizardo” Carlos Cardoso (O Perigoso) que actuou durante alguns minutos e não comprometeu! Parabéns, aos quatro! (RO)



N
O Futebol marcam-se golos; fazem-se grandes e memoráveis defesas; há bolas que batem nos postes e nas barras da baliza; dão-se “frangos” (!) quando os guarda-redes sofrem golos “esquisitos” mas em tudo isto, e também noutras coisas mais…, o destaque maior vai sempre para quem concretiza os golos, ou seja, quem introduz a redonda… dentro da baliza adversária! A esses… são chamados de “artilheiros” e têm o mérito de figurar em qualquer léxico (ou via net) que mereça ser consultado! Normalmente, referindo-se aos “artilheiros”, esclarecem da seguinte maneira: “Jogador que, numa equipa, marca habitualmente os golos”. Também os “frangos” merecem destaque no dicionário quando referem que é uma “Falha de um guarda-redes que origina golo da equipa adversária”.

Então o que dizer daqueles que fazem, na maioria das vezes, o “trabalhinho” todo…? Os jogadores que cruzam e centram as bolas para os “artilheiros” fintam uns quantos adversários e endossam o esférico aos companheiros para estes marcarem golos…? Em qualquer tabela classificativa de um verdadeiro jornal desportivo já aparecem classificações deste género que os designam como “assistentes” mas, a não ser em dicionários temáticos…, o assunto ainda não mereceu a consideração dos eruditos para o colocarem num glossário! Sem me considerar um “Dicionário vivo” vou atribuir o epíteto de “municiadores” aos jogadores de Futebol que colaboram activamente na construção dos golos que dão fama aos seus colegas de Equipa… os considerados “artilheiros”! “Municiadores” porque ajudam os companheiros nas suas funções de concretizar os golos! (RO)


OS JUNIORES MUNICIADORES
Tomás Pereira, Vasco Pendão, Carlos Cardoso e Rodrigo Rodrigues no último Domingo foram “municiadores” dos Seniores, não porque tivessem assistido qualquer golo, dos quatro que o CCFC alcançou em Almada, perante o Beira Mar, mas sim porque foram convocados, pela primeira vez, para representar os Seniores… uma etapa, na sua carreira de jogadores, que jamais esquecerão! Daí merecerem as honras de capa” desta crónica, uma escolha merecida! O prémio coube ao “felizardo” Carlos Cardoso (O Perigoso) que actuou durante alguns minutos e não comprometeu! Parabéns, aos quatro!

Na véspera, estes Juniores “municiadores” tinham jogado em Pontes, ou lá muito perto, nos terrenos do Sonho XXI onde ganharam por 3-0, com golos obtidos pelos “artilheiros” Tomás Pereira (O “Cavalo de Corrida” de regresso!) que foi “municiado” por Ricardo Zavricico (Ricky-ZA); Diogo Oliveira (Trinar dos Canários – 2018) e o “premiado” Carlos Cardoso que se “municiou” a ele próprio desferindo um “tiraço”…, após apanhar uma bola “perdida”, depois de um canto a favor da sua Equipa! Convém justificar que o substantivo “tiraço” outrossim está inserido em qualquer dicionário, na vertente “desporto”, como um “chuto violento na bola”, igual a “balázio” ou “bojarda”! Com estas considerações cada vez se justifica mais, o termo “municiador” para quem dá assistência… nos golos!
Os Juniores começaram, assim, da melhor forma, o Apuramento de Campeão, em fase de subida, do Campeonato dos Juniores da 2.ª Divisão da AFS! Parabéns ao Grupo/Plantel que está muito bem dirigido por quem o coordena.

RUIZINHO E CARLOS CARVALHO
São “municiadores” de excelência prontos para fornecer os “artilheiros” dos Seniores do CCFC! São peças fundamentais destinadas a fornecer as “munições” para os seus colegas “dispararem” contra as redes contrárias e isso, mais uma vez, se viu em Almada, quando “Ruizinho”, primeiro, serviu e “minuciou” Luís Miguel e depois, de parceria com Carlos Carvalho, na marcação de um canto “à maneira curta”, trocaram o esférico e o entregaram, de novo, ao “artilheiro-de-serviço” Luís Miguel para ele “disparar” mortiferamente pela segunda vez, naquela contenda! Beira Mar vs Charneca (2-4).


UM ROLO COMPRESSOR E A MARCA “RAFA” DO CCFC
Em Setúbal, no campo do candidato à subida de Divisão (Os Pelezinhos), os Juvenis A, do Charneca de Caparica Futebol Clube, venceram por 4-1, com dois golos de Rafael ROLO e outros dois de Rafael PEERALLY! É a marca continuada dos ”Rafa” do CCFC! E se Rafael ROLO e Rafael PEERALLY recebem o estatuto de “artilheiros” foi o “municiador” IAGO Marques quem mereceu o “Diploma” da melhor assistência do desafio! Para quem viu… aquilo foi uma entrega de “munições” perfeitamente exemplar!
Parabéns ao Grupo!




UMA MUNIÇÃO QUE NÃO CHEGOU
PARA DERROTAR O SESIMBRA
Os Iniciados (A) têm feito uma bela Campanha, nesta Temporada de 2017-2018 mas, desta vez, não conseguiram derrotar o conjunto de Sesimbra (1-1), no próprio Campo do Cassapo, apesar do “municiador” TOMÁS NUNES ter servido, na sua mais completa perfeição, o “artilheiro” Ricardo ANDRADE! (Ver vídeo)
É preciso continuar a acreditar num desfecho final bastante positivo para alegria a Nação CCFC! Eu… acredito! Força rapazes. (RO)


QUEM DISSE QUE “AS MÁQUINAS”
NÃO TINHAM CÉREBRO?
Brilhante jogo dos Iniciados (B) -AS MÁQUINAS! -que ganharam à ADQC por cinco bolas a zero! (5-0). “As Máquinas” apresentaram-se com algumas peças sobressalentes e aqui observámos e apreciámos o coração nobre do seu “Administrador”, “Operador”, “Maquinista” ou aquilo que lhe queiram chamar (JOEL TRIGUEIRO) que muito bem acompanhado por um “Directorzão” (JOÃO GOMES) -o neologismo é de minha autoria ou… talvez não! -conseguiu, num jogo, considerado teoricamente fácil (se é que, na realidade, estes existem!) “oleá-las” a bom gosto! Eu reparei na felicidade, por exemplo, expressa no rosto do jovem Rafael GALÃO! Bem visto “Senhor” JOEL TRIGUEIRO e… isto não é um “miminho”!
 
Numa das minhas crónicas anteriores escrevi sobre o “coração” destas “Máquinas” (uma espécie de “Jogador escondido” -JOÃO Trigueiro) mas, neste desafio, conclui que estas “Super-Máquinas” do CCFC, os vistosos, bem engrenados e engendrados Iniciados (B), também têm um “cérebro”, apelidado de “Doutor” (DR) e refiro-me ao talento e à perícia, posta em campo desta jovem “peça” DUARTE RAMOS! Marcou golos de cabeça e com os pés, em toques sublimes, só ao alcance dos predestinados! “Municiou-se” a ele próprio e ainda deu, outrossim, para “minuciar” um “Super-SILVA”, uma “peça” demolidora que marcou três golos nesta partida… um “Hat-Trick” bastante merecido!


DUARTE RAMOS (Um “Doutor” (DR) da bola)… vai longe, certamente, joga com a bola nos pés e de cabeça levantada! Está lá atrás, aparece no meio do terreno, finta, cruza, procura os espaços vazios e num ápice surge na frente a “disparar”! É “municiador” e “artilheiro”… ao mesmo tempo! Uma “jóia”, especial, rara, destas “Máquinas”… um belo artefacto, de facto!

*** Um rol de munições providas de ovos de Páscoa para os meus Leitores!

Repórter de Ocasião (28 de MARÇO de 2018)
NOTA – O Repórter de Ocasião opta por escrever os seus textos na ortografia antiga.

















































Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.