terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

»»» BOLA FORA... (036) ««« Edição Especial (Por: RO) *** Chalanix, o Príncipe! Pantera Negra, o REI! ***

»»» "...Rodrigo Moreno, do S. L. Benfica, na homenagem ao "REI" Eusébio, n.º 13 da Selecção de Portugal, aos 13 minutos, isolado por Markovic, através de um passe fantástico, "fuzilou" a baliza de Helton, "guardião" do F. C. Porto! Foi coincidência. BENFICA vs PORTO (2-0). 15.ª Jornada, 1.ª Liga, 12 de Janeiro de 2014. " «««

 
*** BOLA FORA... (036) - Edição Especial - Por: RO
 
CHALANIX

*** DEDICATÓRIA: 
- COM UM GRANDE ABRAÇO PARA UM ENORME BENFIQUISTA! O MEU AMIGO PEDRO ABRANTES! VENHA… QUEM VIER! (RO)


M
UITA gente se preocupou, nas Redes Sociais e nalguns programas televisivos, com a goleada, histórica, (des)respeitada, infligida ao Nacional da Madeira, pelo Sport Lisboa e Benfica, na 1.ª Liga Profissional, alvitrando -mesmo com maneiras disfarçadas! -a “combinação” do resultado… como se fosse possível um enredo desta natureza, pelos números registados (10 a 0) e esqueceram-se do mais importante que era de realçar a bonita homenagem do Sport Lisboa e Benfica a um “Pequeno Príncipe do Futebol”, pelos festejos do seu sexagésimo aniversário, Fernando Chalana (Chalanix) que por motivos de saúde deixou de integrar os Quadros das Escolas de Formação do Clube, porque sofre de doença degenerativa, do foro neurológico.
É necessário, por vezes, um desvio à maquinação que alguns vêem e utilizam no Futebol para que se encontre, outrossim, no mesmo, a magia e o fantástico que o mesmo encerra… quando surgem acontecimentos destes que são o resultado final da união, do desejo, do coração, unidade, paixão, fraternidade, querer e amor ao próximo! (RO)

EFEMÉRIDES, COINCIDÊNCIAS… OU TALVEZ NÃO
Também imensas pessoas registaram as coincidências ocorridas na vitória do Benfica sobre o Nacional, por dez a zero, lembrando que o jogo aconteceu no dia do aniversário de Fernando Chalana, 10 de Fevereiro, com 10 golos, em sua homenagem, ele que jogava com o n.º 10 nos seus tempos áureos de futebolista e anotaram que o 10.º golo dos “encarnados” foi marcado pelo “Jonas” que igualmente actua com o n.º 10 no seu dorsal!
Eu… vou mais além e quero referir, no avolumar destas coincidências, que Fernando Albino de Sousa Chalana completou naquele dia 60 anos e que o Sport Lisboa e Benfica chegou “à hora do jogo”, aos 60 minutos, precisamente a ganhar por 6-0, com o golo concretizado por “Ferro” aos 54 minutos! Depois Rúben Dias marcaria, somente, aos 64 minutos!
Voltando atrás… seria preciso uma genial trama, de todo maquiavélica, com efeitos e intuitos perniciosos…, para prever que todas estas semelhantes ocorrências se praticassem conforme o planeado! Mas… eu compreendo… é mais simples e cómodo, para as pessoas, escolherem o caminho mais fácil… só lamento é que esse trilho de opiniões e considerações ponha em causa e não enobreça os corações e fé que se entrelaçaram, neste bonito dia... e que foram os principais causadores de todas estas efemérides e também é bom lembrar que… não foi a 1.ª vez que tal sucedeu…

EUSÉBIO DA SILVA FERREIRA
Se denominei Fernando Albino de Sousa Chalana como “Pequeno Príncipe do Futebol” foi por veneração ao “Rei do Futebol”, Eusébio da Silva Ferreira que outrossim foi craque no Benfica... o “KING”, a “Pantera Negra”!
Eusébio faleceu no dia 5 de Janeiro de 2014 e no dia 12 do mesmo mês, o Sport Lisboa e Benfica prestou-lhe a devida homenagem, quando recebeu o F. C. Porto, no Estádio da Luz, levando todos os seus jogadores a terem escrito na sua camisola o nome de EUSÉBIO!
EUSÉBIO FERREIRA foi uma lenda do futebol e embora actuasse, normalmente, com o n.º 8 ou 10, no Mundial de Futebol em 1966, alinhou com o n.º 13 sagrando-se o melhor marcador do Torneio! A história é conhecida… por sorteio calhou o n.º 13 ao Simões e o 11 ao Eusébio! António Simões convenceu o “King” a trocarem de número.

*** NO DIA DA HOMENAGEM AO EUSÉBIO, QUANDO O BENFICA RECEBEU O PORTO, NA 15.ª JORNADA DA 1.ª LIGA, E VENCEU POR 2-0, TORNANDO-SE LÍDER, NO FINAL DA 1.ª VOLTA…, RODRIGO MORENO, ACTUALMENTE NO VALÊNCIA (ESPANHA) MARCOU, PARA O BENFICA, O 1.º GOLO, AOS TREZE (13) MINUTOS DO DESAFIO! PRECISAMENTE EM HOMENAGEM AO “REI” O N.º 13 DA SELECÇÃO NACIONAL!

Estava tudo… combinado… parece! Foi pena ter sucedido a 12 de Janeiro de 2014, quase, quase… dia 13!




*** DEDICATÓRIA: 
- COM UM GRANDE ABRAÇO PARA UM ENORME BENFIQUISTA! O MEU AMIGO PEDRO ABRANTES! VENHA… QUEM VIER! (RO)
                                                                                             

 
Repórter de Ocasião (12 de Fevereiro de 2019)
NOTA – O Repórter de Ocasião opta por escrever os seus textos na ortografia antiga.
(Texto: Repórter de Ocasião. Fotografias: Google. Cabeçalho: RO.)





Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.