terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

O Jornalista SOU EU (148) - Por: Repórter de Ocasião *** Parque do Cassapo! Um REINO em ascensão! ***


*** DEDICATÓRIA:
Com um grande abraço, para o meu Amigo corrector José Teixeira! (RO)


O Jornalista SOU EU (148)
Escreveu: Repórter de Ocasião (RO)
Parque do Cassapo
Um REINO em ascensão!

M
ANHÃ de Sábado, 9 horas, 23 de Fevereiro de 2019, temperatura agradável, com o Sol a espreitar por entre os galhos secos e debilitados da “Árvore do Cassapo” um símbolo do Charneca de Caparica Futebol Clube outrora personificado pela prosa do autor destas linhas que teima em jamais florir após teimosa “doença”, pensa-se, que a torna débil e desconsolada aos olhos de quem constantemente a vê, a ama e observa! Todavia, esta Árvore, lendária -afirmam aqueles que a conhecem e veneram (!) -continua, mesmo aparentemente caída e semi destroçada, a aplaudir e a transmitir alento e firmeza, abençoando as Escolas de Formação do CCFC onde já conheceu meninos que se transformaram em Homens, educados, estudiosos, bons chefes de família e óptimos desportistas, ao longo dos tempos! (RO)



INFANTIS A (Futebol de 9)
Foi o primeiro jogo, num dia aprazível para se praticar futebol, que se iniciou pelas 9 horas, com os rapazes de Ivo Pinheiro, a mostrarem-se bem-dispostos e decididos para realizar uma boa tarefa, ao receber a equipa do Grupo Desportivo “Os Amarelos” provenientes de Setúbal. Cá fora falava-se em adversário teoricamente acessível para as Escolas de Formação do CCFC começarem o Sábado… a ganhar mas… quantas vezes isso não sucedeu! Confirmaram-se as previsões e os Infantis A (2006), Sub/13, nesta nova experiência do Futebol de 9 (apenas neste Escalão) acabaram por vencer por 7 a 2, (2-0, ao intervalo!) com golos de Tiago Brito -ele que desempenhava a função de guarda-redes na Temporada anterior! (2) e David Cardoso, Auto-golo, Rui Branquinho, Lucas Ribeiro e Rodrigo Vitorino a marcar os restantes.

Foi fácil…, dirão alguns, mas, na realidade, o CCFC jogou liberto, desinibido, trocou bem a bola, foi unido e os golos surgiram a confirmar que nem todos os dias são “maus” neste Parque do Cassapo que cada vez mais… se torna num REINO em ascensão!




INFANTIS B-2 (SUB/12) - 2007
Começo por enviar um enorme abraço a este Grupo, nomeadamente ao Director de Escalão Rui Carreira, aos Treinadores Micael Calado e Edgar Bento, e aos Jogadores que estiveram presentes neste encontro que disputaram e perderam (2-3) com a Formação vinda dos Brejos de Azeitão e que foram: Gustavo Kuesters, Sebastião Ribeiro, Jorge Gomes, Tiago Dias (finalmente “apanhado” pelo “RO”!), Rodrigo Castanheira Santos, Frederico Pires, Bernardo Carreira, Ricardo Macedo, Tiago Oliveira, Rodrigo Pereira, Rodrigo Trindade e Fábio Azevedo. E também acrescento um aceno de Amizade, especial, aos Pais e Familiares que apoiam o Escalão porque igualmente não me esqueço que são estes que figuram no recorde dos Postais “O Charneca é… Fixe!” com 42 presenças… fotografia obtida, na Época anterior, no Almoço e Jogo de Futebol de Confraternização de final de Temporada! Quem se lembra?...
Perderam o jogo mas… também podiam ter vencido e tal não sucedeu por mera infelicidade! Foi um desafio muito igual, bem disputado, com a sorte a favorecer os visitantes! Com o resultado a “zeros”, ao intervalo, Tiago Dias o marcador de “serviço”, desta Equipa empatou o jogo (1-1) depois do CCFC ter sofrido o 1.º tento através de grande penalidade! O Brejos de Azeitão, em partida renhida, chegou ao 3-1 e quando Rodrigo Trindade reduziu para 2-3 já o relógio do Árbitro marcava os 60 minutos previstos para a realização da contenda! Bom jogo, enorme atitude, a provar que este também é um bom Escalão do Parque do Cassapo – Um REINO em ascensão!







BENJAMINS A-1 (SUB/11) – 2008
Em Fase Complementar de Nível 1, este Escalão orientado por Guilherme Gonçalves e José Inácio iniciou nova competição com um empate caseiro que… soube a pouco… para os créditos e aspirações deste Grupo! Um golo sofrido logo aos 3 minutos… fez tremer os jogadores do Parque do Cassapo que somente recuperaram do “susto” quando Miguel Ribeiro, após uma sequência de pontapés de canto, executados por Simão Antunes, viu a bola na direcção da sua cabeça e enviou-a, sem contemplações, para o fundo da baliza das Estrelas de Santo André! O resultado do confronto acabou por se aceitar, apesar do maior pendor ofensivo pertencer à Equipa que reside no “Parque do Cassapo – Um REINO em ascensão”! Uma nota de valor para os forasteiros que mostraram ser um Conjunto que não vira a cara à “luta”, sempre rápidos e muitíssimo compenetrados no contra-ataque! O Árbitro, Tomás Dias, como sempre, efectuou um bom trabalho ele que também é um valor em ascensão no REINO da Arbitragem!
RODAPÉ: -Pareceu-me ter faltado um “Carpinteiro” que com o uso de uma “Serra” no seu melhor…  para armar, consertar, melhorar e completar esta tarefa… teria sido útil na construção deste desafio! (RO)




BENJAMINS A-2 (SUB/11) – 2008
Foram goleados, no Campo do Cassapo, no 4.º jogo do dia, por meia-dúzia de golos, sem resposta, mas esta derrota não vem beliscar, em nada, os jogos e a postura deste Escalão em desafios anteriores! Estão, neste momento, quando terminou a 1.ª volta, desta nova fase de competição, no meio da classificação, com 2 vitórias, 2 empates e 2 derrotas! Saldo positivo para mais um carismático Grupo do “Parque do Cassapo – Um REINO em ascensão”! O dia 16 de Março está próximo… quando receberem o Ginásio de Corroios para o primeiro desafio da 2.ª volta! Vamos acreditar numa vitória e num óptimo jogo! Força! Parabéns à Claque, Pais e Familiares, que nunca desistem de incentivar e apoiar “os seus meninos”! Um abraço de Amizade ao Timoneiro João Pedro Rosado Bexiga.








INFANTIS B-1 (SUB/12) – 2007 (FERAS À SOLTA)
Temia-se que no primeiro jogo da tarde, neste dia agradável, passado no Campo do Cassapo, os resultados talvez não pudessem melhorar, a favor das Escolas de Formação do CCFC quando, de manhã, as contas estavam com 1 vitória, 1 empate e 2 derrotas! O Escalão, agora dirigido por Diogo Silveira (O GRANDE!) que comandava a classificação sem derrotas, contando por vitórias, todos os jogos disputados, ia receber o 2.º classificado, o Grupo Desportivo de Sesimbra que na jornada anterior tinha infringido a maior derrota aos “Pescadores”, neste campeonato, até ao momento! Equipa que tem menos golos sofridos em relação ao CCFC… apenas 6. O Charneca já consentiu 7 apesar de ter o melhor ataque da prova, agora, com 24 golos!
O jogo começou, com equilíbrio no meio do terreno, bola cá, bola lá, como se costuma dizer até um jogador que consideramos de “falso-lento” desequilibrar “aquilo” tudo e marcar o 1.º golo para o Charneca de Caparica aos 8 minutos! Golo de Tiago Lopes. Dois minutos depois… um outro jogador, muito rápido, com a bola nos pés, que até parece ser (também) lento… mas… não é (!) pega na “bolinha”… e aí vai ele pela ala direita… pumba! “Disparo” certeiro e 2 a 0 para os pupilos de Diogo Silveira! Golo de Pedro Castro. O Sesimbra desorientou-se e quando pensou estar a disputar um jogo com tenros “Canarinhos”… viram-se na presença de “Feras à Solta” no “Parque do Cassapo – Um REINO em ascensão”! Veio o intervalo e o resultado não parou de aumentar… Ninguém parece acreditar mas Tiago Lopes vai somando golos atrás de golos e… marcou mais um… o 3.º para o CCFC! Hugo Duarte a quem o “RO” teimava chamar de “Tiago”, para arrelia do mesmo, “respondeu”, também, com um bonito golo, o 4.º para a Formação da casa. Entretanto, lá atrás, Diogo Louro Azinheira, já não consegue “esconder” de ninguém… a sua enorme qualidade de jogador de Futebol! Keven e Santiago foram perfeitos a guardar as balizas da sua Equipa e Gonçalo Vieira é um pêndulo, a defender, na sua mais completa perfeição! O desconcertante EDU que atrapalha e atordoa, com o seu incrível pé esquerdo, os adversários, ajudou no avolumar do resultado que ainda teve um golo da “Fera” Daniel Almeida. Malik Matine e Martim Rijo não marcaram, desta vez, mas também “assustaram” os amedrontados de Sesimbra! E quando as “Feras à Solta” neste extraordinário Parque do Cassapo que continua num REINO em ascensão tinham dizimado as hostes contrárias… ainda “apareceram” mais três golos de uma “Fera” que julgamos tratar-se de um “mago-da-bola”, disfarçado…, pois, não se cansa de concretizar “Hat-Tricks”! Até parece um “animal doméstico” que depois de cativar quem anda nas suas proximidades… afia as “garras” e… tomem lá… disto (golos)! O seu nome, para fixar: Mathias David Carreira!
Feitas as contas… foram oito, os golos, para a Equipa da casa e nenhum para quem veio de fora! Uma vitória histórica a (com)provar a evolução deste Escalão, após ficar ao dispor do GRANDE Diogo Silveira! Um resultado para mais tarde recordar, registado no “Parque do Cassapo – Um REINO em ascensão!” e… que venha o próximo adversário para estas “Feras” que continuam insaciadas de vitórias!




JUVENIS B vs GALITOS (2-1) JOGO DE PREPARAÇÃO
Em vista à fase de apuramento para Campeão ou subida de Divisão os comandados de José Teixeira e Jorge Fernandez ensaiaram um jogo amigável com o Galitos (Barreiro), no Campo do Cassapo, que terminou com uma vitória para o CCFC e valeu para encaixar no Grupo alguns jovens, com a mesma idade, vindos dos Juvenis A que mostraram qualidades e vão acrescentar (ainda) mais valor ao Plantel já existente. Esperamos um êxito retumbante a estes jovens do “Parque do Cassapo – Um REINO em ascensão!”



BENJAMINS B-2 (SUB/10) – 2009
Leo Dias continua a ser o “artilheiro” de “serviço” ao marcar (quase) sempre os golos de “honra” deste Escalão que perdeu no Seixal (8-1), fora do Cassapo, com uma das melhores Formações do futebol do Distrito, o Seixal C 1925 A, que é o guia da classificação, isolado, com cinco vitórias em outros tantos jogos! Nada a deslustrar, portanto! O Grupo é composto por meninos de idade inferior ao que o Escalão diz respeito pelo que estão numa fase de aprendizagem e crescimento! Melhores jogos chegarão para estes jovens que estão a ganhar conhecimentos na arte de jogar futebol neste fantástico “Parque do Cassapo – Um REINO em ascensão!”
(Ainda ouviremos falar muito bem deste Grupo! Força!) 


JUNIORES (PRIMEIRO LUGAR ASSEGURADO)
Com golos de João Costa, Diogo Antunes, Vasco Pendão e o estreante José Simões (um bom reforço para a fase final de Apuramento de Campeão ou Subida de Divisão), os Juniores de José Beleza ganharam em casa do Monte de Caparica por 4 a 3 e confirmaram, desta maneira, o 1.º lugar, isolado, na 1.ª fase do Campeonato! Agora, juntamente com União de Santiago, Estrelas de Santo André, Ídolos da Praça, Beira Mar e Brejos de Azeitão vão realizar um mini-campeonato onde somente os dois primeiros, da tabela, com jogos a duas voltas, jogarão, na próxima Temporada, no Distrital da 1.ª Divisão! A campanha não vai ser fácil… mas a Nação CCFC acredita que nesta Época, novamente nesta fase, é possível um dos lugares cimeiros! Força, pessoal! Acreditamos que os Juniores do CCFC, habituados a ganhar…, representarão com dignidade e vontade de vencer este honroso “Parque do Cassapo – Um REINO em ascensão!”



SENIORES NO BARREIRO
Nos jogos de Domingo, fora de portas, o Escalão maior do Charneca de Caparica Futebol Clube empatou a “zeros” no Vale da Amoreira (Barreiro) com o Banheirense! Foi o melhor que se pôde arranjar… num jogo equilibrado (!?), com o último classificado! É verdade que os comandados de Renato Fernandes e Dino Pereira passaram todos os 9o minutos, mais os 10 de compensação, no meio-campo adversário mas a eficácia não apareceu! Miguel Louro foi quase sempre um homem… só… com um meio campo, inteirinho, só para ele, contudo, na segunda metade do desafio, o Banheirense podia ter sido mais feliz e ter marcado ao CCFC… não fosse uma defesa excepcional, “à queima”, daquelas habituais que o Miguel costuma efectuar!! Por incrível que possa parecer… uma grande penalidade, indiscutível, na opinião de quem redige estas linhas, não foi assinalada a favor do Charneca de Caparica, já nos “descontos” da partida, quando uma mão de um defensor anfitrião se ergueu para tocar na bola, alta, que seguia rumo à sua baliza, entre um molhe de jogadores! Toda a gente viu e presenciou… inclusive os adeptos da casa que afirmaram ser um “penalty” claríssimo! O trio de Arbitragem nada decidiu… ou não viu!


JUVENIS (A) PERDERAM EM ALCOCHETE
Sofreram quatro golos e marcaram dois mas a Nação CCFC é unânime em afirmar, nas Redes Sociais, que a foi muita injusta esta derrota que não demonstra a realidade do jogo onde os alvos principais, deste desaire, foram os juízes da partida que se revelaram de um “caseirismo” incompreensível! Os Juvenis (A) são um bom Grupo que honram, também, o “Parque do Cassapo – Um REINO em ascensão!” É preciso acreditar em melhores dias.





INICIADOS A (Máquinas aceleradas!)
As peças de Joel Trigueiro tiveram, desta vez, pela frente, um conjunto tipo Transformers (O Filme), com os jovens pequeninos, do Barreirense B, a transformarem-se em diversos tipos de aceleração que de um modo estonteante emperravam, por vezes, “As Máquinas” robustas e coesas dos Iniciados A, do Charneca de Caparica Futebol Clube! João Martins Lopes conseguiu empatar a contenda (1-1), através de um golo bonito mas… (quase) não serviu para apaziguar os motores do Barreiro porque, quase no culminar do desafio…, o “Transformador” de lances, transições e jogadas magníficas, o n.º 36 do Barreirense, resolveu pegar na bola deambular pelo Campo do Cassapo, ao invés, com um destino e sentido certo (!) até ser derrubado dentro da área das “Máquinas do CCFC”! Uma grande penalidade que o “Transformer n.º 36”… não perdoou! Temeu-se o pior porque a “corrida” aproximava-se do fim! Entretanto… uma peça da “Máquina” do Barreiro… “avariou”! Saiu de cena e… a formação Barreirense “apanhou-se” a jogar…, desfalcada, com menos um! O Charneca acreditou mas, mesmo assim, o tal n.º 36… não deixou de atormentar a baliza dos visitados só que, desta feita, esta… estava guardada por um gigante rochedo, uma “Rocha” enorme que protegeu, de sobremaneira, as suas redes, por uma, duas, três, quatro vezes… com gritantes e inolvidáveis defesas! Uma rocha, sim senhor…, de seu nome completo João Pedro ROCHA Figueiredo! Uma “peça”, desde há muito identificada pelo Blog/RO, muito útil, na engrenagem das “Máquinas” dos Iniciados A do CCFC e que só aguardava pelo momento certo… para entrar na “montra” do “Parque do Cassapo – Um REINO em ascensão”! Aconteceu no último Domingo, para nós, o “melhor-em-campo” neste duelo de “Máquinas aceleradas”! Pois…, ainda, outrossim, por duas ou três ocasiões…, e até depois de David Miguel Albano repor a igualdade (e resultado final!) no marcador (2-2)… o “endiabrado” n.º 36, equipado com listas verticais, vermelhas e brancas, na sua camisola, conseguiu importunar o “guardião” “canarinho” que, mesmo no último segundo, deste fantástico jogo…, conseguiu “roubar” a glória deste bombástico “Transformers, n.º 36”… (uma “LUZ” que sempre brilhou nas “Máquinas” do Barreiro!) com uma defesa de outro Planeta!
O Blog/RO faz uma vénia à exibição espectacular do jovem João Pedro Figueiredo -de permeio com todos os seus companheiros -uma “ROCHA” que brilha no defender das redes das balizas do CCFC! Abraço. (RO)

 Fotografia de Rui Paulo Sousa

INICIADOS B (SUB/14) - 2005
Continuam sem perder, na 2.ª Jornada do Torneio Complementar, e cada vez mais demonstram e revelam ser um Escalão a progredir neste “Parque do Cassapo – Um REINO em ascensão!” A Equipa do Colégio Atlântico veio empatar ao Campo do Cassapo (1-1) e esteve em vantagem até o “goleador” Fábio Oliveira devolver a esperança ao CCFC! Com vários jogadores de mais idade, em relação aos rapazes de Luís Ramalho, os visitados foram dominados na 1.ª parte e foi com alguma felicidade que marcaram muito perto do intervalo. Este Escalão do CCFC é um exemplo de trabalho e serenidade e não é por acaso que ocupam, actualmente, o 2.º lugar da tabela classificativa! Parabéns!

*** DEDICATÓRIA:
Com um grande abraço, para o meu Amigo corrector José Teixeira! (RO)

REPÓRTER DE OCASIÃO (26 de FEVEREIRO de 2019)
NOTA: -O Repórter de Ocasião opta por escrever os seus textos utilizando a ortografia antiga.



1 comentário:

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.