sexta-feira, 26 de abril de 2019

»»» (R)eportagens (O)RIGINAIS n.º 149 - INÉDITO ««« *** O Aniberchário… da BINA!!" - Escreveu: RO ***


O Aniberchário… da BINA!
Não me recordo muito bem… mas parece-me que existe, por aí, uma anedota que narra mais ou menos, assim:
Dois Amigos observam um Camião de Transporte de Mercadorias, que passa perto deles, repleto de Barris e um deles exclama:
-Deve ir carregado de Binho Berde!
O outro responde: -Ou… bai bazio! (ah, ah, ah!)



(R)EPORTAGENS (O)RIGINAIS (149)

Por: Repórter de Ocasião (RO)

O Aniberchário… da BINA!

Um ser Humano com as qualidades de Aldevina Gouveia Vitorino… merece ter nascido no dia 25 de Abril… dia de Cravos Vermelhos e… de LIBERDADE! Quando aconteceu, em Portugal, a Revolução do 25 de Abril de 1974, Aldevina Gouveia Vitorino (VINA, para os Amigos!) tinha 14 anos! Quarenta e cinco anos depois… os Festejos do seu 59.º Aniversário… ocorreram na Sala de Convívio do Charneca de Caparica Futebol Clube, ontem à noite, que se prolongou pela madrugada e eu arrisco-me a afirmar… que talvez tenha sido das mais bonitas, diferentes, originais e criativas… que sucederam nos 59 de Vida de Aldevina Gouveia Vitorino! Não foi uma Festa premeditada… aconteceu, simplesmente, mas foi uma Confraternização só possível graças à disponibilidade e a Amizade que reina entre os seus intervenientes, daqueles que lá estiveram a divertir-se do princípio até ao fim… e também graças às palmas, companhia e sorrisos, dos poucos, mas muito humildes que participaram, a espaços, na Festa de Aniversário da VINA e aqui lembro, Treinadores, Jogadores, respectivos Pais e Familiares, Directores e Colaboradores do CCFC!

VITÓRIAS E DERROTAS – CCFC - NO 25 DE ABRIL
As Equipas do Charneca de Caparica Futebol Clube, que actuaram neste Feriado Revolucionário do 25 de Abril, perderam e ganharam desafios, com destaque para os Petizes A, de Samuel Espinha, que espalharam o seu perfume de conquista, no Zambujal, ganhando o 1.º lugar do Torneio 25 de Abril, e a vitória categórica dos Benjamins B-1 que derrotaram, no Campo do Cassapo, a congénere do Comércio e Indústria, de Setúbal! Os Seniores (a parecer Petizes!) perderam em Sines, com o Vasco da Gama, por 5 a 1…, com um penálti falhado e outro concretizado, um golo anulado e uma bola na trave contrária! O conjunto da localidade até podia ter vencido por mais… porque lhe invalidaram, outrossim, dois golos…, por alegado fora-de-jogo, com dúvidas entre os assistentes mas o que importa referir é que esta Equipa dos Seniores do CCFC é muito jovem e garantida a manutenção…, na Temporada actual, o objectivo presente é subir 2 ou 3 lugares na Classificação e preparar, com mais rigor, a próxima Época, exigindo-se que haja um melhor compromisso e entendimento entre todos os envolvidos, Direcção, Treinadores e Jogadores!

COMIDA ABUNDANTE – BEBIDAS – BOA DISPOSIÇÃO -PRENDAS – 
- BEIJOS E ABRAÇOS – DESGARRADAS –
 CANÇÕES DE ABRIL E OUTRAS CANTIGAS

Apesar de algumas contrariedades Futebolísticas, um Grupo de elementos da Nação CCFC, conseguiu reunir-se para cantar “os Parabéns a Você” à Amiga VINA! Um Lanche ajantarado, com Pizzas, seguido de mais Petiscos, e ainda mais Comezainas, Champanhe e Bolo de Aniversário resultou, mais tarde, num autêntico Festival de Canções de Abril e Liberdade que deram lugar às habituais Cantigas Populares improvisadas ao desafio! Aqui… foram Mestres José Manuel Santos, Luís Rodrigues, António Espinha e Sérgio Marques! Digno de ser ver… andam Vídeos… por aí! A Festa seria sempre linda, da mesma maneira, mas… sem a presença destes três Mágicos da boa Camaradagem e Divertimento… não seria a mesma coisa! Cantava-se e lançavam-se piropos, entre todos, do mesmo modo, mas sem a presença, nesta paródia, de José Teixeira, Carlos Cardoso e António Campos… não seria a mesma coisa! Podia ter havido Festa rija e muita Comida mas… sem a presença, o espírito reinadio e a prestimosa participação de Veva Dias… jamais seria a mesma coisa!

Nas desgarradas o principal visado foi António Espinha mas… José Teixeira, Carlos Cardoso, José Vitorino, António campos, entre outros… não escaparam à censura e improvisação dos cancionistas do CCFC que acabaram a cantar, em uníssono, a Canção de António Macedo:

Canta canta amigo canta

vem cantar a nossa canção

tu sozinho não és nada

juntos temos o mundo na mão


O Aniberchário da BINA… foi um dos momentos mais dibertidos e atraentes… realijádos na Chala de Conbíbio do Chê, Chê, Fê, Chê! As palabras, as Canchões, com batuques e muita Mújica, e os piropos Populares foram do Burgau, passando pela Charneca e o Barreiro, até Castelo Branco, Guarda e Chanta Comba Dão! (Ah, ah, ah!). Foi uma Festa recheada de alegria, danchas e cantares como há muito não se via… neste Clube… que desta brilhante e cativante maneira… continua a mostrar a sua real e verdadeira diferencha! Agradechido a todos os meus Amigos e Amigas dedico-lhes esta bela e formoja crónica! (RO)


Repórter de Ocasião (26 de ABRIL de 2019)
NOTA – O Repórter de Ocasião opta por escrever os seus textos na ortografia antiga.


 FOTOGRAFIAS: José Teixeira & Blog-RO








































Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.