terça-feira, 16 de julho de 2019

»»» (R)eportagens (O)RIGINAIS n.º 155 - INÉDITO ««« ### !SEZACIFE=EFICAZES! - CHARNECA (6-10) COSTA **Crónica-RO - Um Original de Repórter de Ocasião!**


CHARNECA DE CAPARICA (6 – 10) COSTA DA CAPARICA

O JOGO DOS TREINADORES

OS “ROBOTS” DO CCFC “IÃO” QUERER GANHAR O JOGO MAS NÃO SE DERAM BEM COM OS “AIRES” DA COSTA!

EM CASA DE “FERREIRA” O ESPETO NÃO FOI DE PAU!

UM GUARDA-REDES SEM “PALAS” NOS OLHOS!


UMA EQUIPA REALISTA COM SENTIMENTOS DE NOBREZA COM OS REIS “ARAGÃO” E “SEBASTIÃO” A DAREM O EXEMPLO!




*** ESTA é uma Crónica diferente onde o “Repórter”, adido a um Clube, vê-se na contingência, por eminência, de tomar o partido de um outro, no momento de narrar e redigir os acontecimentos vividos num jogo de Futebol de Praia… onde, afinal, apenas as cores das Camisolas eram… diferentes porque, para o noticiarista, uma grande maioria dos intervenientes, aqueles que as vestiam e exibiam, em ambos os casos, representavam fortes laços de Amizade granjeados reciprocamente nesta Modalidade e outrossim na componente/vertente do FUTEBOL, em si generalizado! E os abraços sucederam-se antes, durante e no final do desafio! O Charneca de Caparica perdeu… o Costa da Caparica… GANHOU! Foi somente um jogo de Futebol de Praia, mas também foi um gigante exemplo de bom Convívio, Respeito e Camaradagem entre Pessoas Nobres, Cordiais e de Bom-senso! Parabéns, a todos, devia ser, sempre, assim! (RO)




(R)EPORTAGENS  (O)RIGINAIS   (155)
Por: Repórter de Ocasião

CHARNECA DE CAPARICA (6 – 10) COSTA DA CAPARICA

Os “ROBOTS” do Charneca de Caparica Futebol Clube estavam confiantes para o desafio com o Costa da Caparica mas… o jogo começou muito mal para o CHARNECA que sofreu, de rompante, dois golos em quarenta segundos, marcados, inesperadamente, mas com enorme serenidade por Ricardo Aires e Nuno Mendonça! Sérgio Mendes e Jackson Souza e conseguiram empatar mas, de novo, em poucos segundos, Ruan Dias e Nuno Ferreira devolveram aos “Pescadores” os dois golos de vantagem! Sérgio Mendes reduziu e o final do 1.º período chegou com 3-4 para o COSTA!

No início do 2.º tempo… mais do mesmo… o COSTA entra fortíssimo, consciente e muito sereno e faz, de imediato, o 3/5 por intermédio de João Aragão Oliveira! Dino Pereira, de calcanhar, reduz (4/5) para o CCFC e após um equilíbrio momentâneo Sérgio Mendes (Serginho) empata a contenda (5/5) e o segundo tempo… terminou! Havia esperança, nas hostes “Amarelas”... mas para quem assistia à partida… via e compreendia, perfeitamente, que a vitória iria sorrir aos “Verdes”! Sempre mais organizados e concentrados, embora (sempre) felizes na obtenção dos seus golos… -fizeram, talvez, uma dúzia de remates, direccionados à baliza do CCFC, e… marcaram DEZ golos! EFICAZES!

Começou a 3.ª metade do encontro e repetiram-se os acontecimentos anteriores… com o COSTA DA CAPARICA a marcar, de novo, no minuto inicial (5/6), por Armando Lopes e depressa chegou ao 5/7, 5/8 e 5/9, através de 3 livres, todos num único minuto (!) concretizados, com mestria, por Nuno Ferreira, Nuno Mendonça e outra vez, Nuno Mendonça! Não havia nada, a fazer… Rafael Cândido (RAFA) ainda reduziu, numa grande penalidade, a favor do CCFC, para 6/9 mas… o cronómetro corria, avassalador, em prol da competência, do rigor e do querer dos HOMENS da COSTA da CAPARICA! Nuno Ferreira, a 2 minutos do final…, na concretização de mais um livre directo… carimbou o resultado final… 6/10 para os “Pescadores”! Merecido e muito justo! Foram brilhantes, unidos e muito conscientes do trabalho que tinham por realizar!

No final… mais outra lição! Os vencedores nem exultaram… não saltaram de contentes… e pouco festejaram! Preferiram, antes, abraçar-se aos “Robots” do CCFC com gestos fraternos de amizade, respeito e consideração! E… estas nobres atitudes só estão ao alcance de HOMENS BONS, com carácter! Gostei. Muitos Parabéns! Obrigado, também, pelos abraços e cumprimentos que me dedicaram e, não foram poucos!

O JOGO DOS TREINADORES

Por mera curiosidade tive o cuidado de verificar que um número considerável de Treinadores (Diplomados ou não!) participaram neste encontro de AMIGOS, dentro e fora do rectângulo de jogo! Sabendo que posso não mencionar algum (!), por desconhecimento, escrevo os nomes dos meus conhecidos: Bruno Simões, Ricardo Silva, José Teixeira, Dino Pereira, Ricardo Canário, Ricardo Jorge Sebastião, Ricardo Aires, Nuno Ferreira, Gonçalo Silveira e Rodrigo Teixeira!

OS “ROBOTS” DO CCFC “IÃO” QUERER GANHAR O JOGO MAS NÃO SE DERAM BEM COM OS “AIRES” DA COSTA!

Dois destaques para outros tantos Jogadores, do COSTA da CAPARICA, que adorei ver actuar… Nuno Mendonça (IÃO) que soube, depois, ser alcunhado de “IÃO”, e Ricardo Aires! O primeiro, pelos magníficos golos que marca... uma preciosidade… um Jogador que reconheci do ano passado… com a mesma qualidade! Não é de muitas peripécias nem malabarismos, com a redonda nos pés, mas… mete a bola dentro da baliza adversária… com muita facilidade!

Ricardo Aires, um autêntico Cavalheiro, dentro e fora da Areia! Antes do desafio se iniciar dirigiu-se a mim, tal e qual como o fizeram… Ricardo Jorge Sebastião, Nuno Ferreira, Francisco Palas e João Aragão Oliveira, todos do COSTA da CAPARICA, para me felicitar, cumprimentar e… abraçar! Ricardo Aires, aos 5 segundos da contenda…, marcou um golo, a frio, oportuno e sem contemplações! Deu o mote e anteviu a história… daquele jogo! Durante todos os minutos em que participou apenas foi “traído” por um penálti, considerado a favor do CCFC, por suposta falta… sobre RAFA! Acontece!

OS “ROBOTS” DO CCFC “IÃO” QUERER GANHAR O JOGO MAS NÃO SE DERAM BEM COM OS “AIRES” DA COSTA!

EM CASA DE “FERREIRA” O ESPETO NÃO FOI DE PAU!

Diz o velho Ditado Popular que em Casa de Ferreiro o Espeto é de Pau… mostrando que uma Pessoa pode ser muito habilidosa em determinada função… mas, depois, perante os seus, não a usa em seu favor! Um Ferreiro que produz Espetos de Ferro, para os outros e, na sua casa usa Espetos de Pau!

Ora… Nuno Ferreira, acutilante, tal e qual como quando representava o CCFC nesta Modalidade, onde chegou a ser o melhor Marcador da Equipa (!), utilizou as suas melhores qualidades, no seio dos seus Companheiros, foi valente e guerreiro, compenetrado e eficaz, e marcou… TRÊS GOLOS! Esteve em contradição e muito bem, com o velho Ditado Popular!

UM GUARDA-REDES SEM “PALAS” NOS OLHOS!

Francisco Palas, um excelente Guarda-Redes que foi PIONEIRO do Futebol de Praia do Charneca de Caparica Futebol Clube (2013) a defender, agora, as redes dos “Pescadores” não teve palas nos olhos porque esteve sempre de boa visão para defender, com competência e concentração, os remates (quase) certeiros dos “Robots” do CCFC! Ao contrário do “Robot-Gato” do CHARNECA, Gonçalo Silveira que me fez lembrar uma Pessoa quando está com visões e tenta desviar, da frente dos seus olhos, moscas invisíveis!! É claro que não se acerta em nenhuma mosca… porque elas não estão lá… e, deste modo, Gonçalo Silveira… raramente acertou em (defender) dar palmadas… nas bolas! Há dias… assim! Um grande abraço para estes dois, BONS, Guarda-Redes!

UMA EQUIPA REALISTA COM SENTIMENTOS DE NOBREZA COM OS REIS “ARAGÃO” E “SEBASTIÃO” A DAREM O EXEMPLO!

Foi um encontro de REIS com João ARAGÃO Oliveira no centro das atenções porque não festejou o seu golo, que marcou (!), o quinto para o COSTA da CAPARICA… juntando as mãos e pedindo desculpa! E... isto porque… o “REI ARAGÃO” da Amizade e do Compromisso igualmente foi um dos PIONEIROS do Futebol de Praia do CCFC! É preciso ter um enorme sentido de responsabilidade, carinho, devoção e fraternidade para efectuar um gesto destes… apenas ao alcance de GENTE GRANDE! Parabéns João ARAGÃO Oliveira!

Quanto ao “EL-REI D. SEBASTIÃO”… já um “velho” nestas andanças… palavras… para quê!?... Não há igual em Amizade, Reconhecimento, Sabedoria, Humildade, Valor, Sinceridade e… AMOR AO PRÓXIMO! O Sábado passado… foi UM GRANDE DIA! O melhor que o Futebol de Praia nos proporciona!

*** DEDICATÓRIA:
-Com um enorme abraço de respeito e admiração, dedico esta Crónica, aos meus AMIGOS: Ricardo Jorge Sebastião, João Aragão Oliveira, Ricardo Aires, Nuno Ferreira e Francisco Palas, com desejo de um resto de Campanha, muito feliz, no Campeonato Nacional de Futebol de Praia – 2019! (RO)

### FRASES NOBRES!

“-Para além das 4 linhas, há Valores mais altos que se levantam, e a Amizade é um deles. Obrigado Luís pela postura sempre dedicada e respeitada!” - (João Aragão Oliveira)

“-Mais uma vez sem palavras para o seu trabalho e dedicação, grande abraço!” - (Ricardo Jorge Sebastião)

“-Muito obrigado pela sua postura correcta de sempre!
Foi um jogo bonito. Fomos realmente mais felizes mas é sempre tão bom encontrar amigos!” – (Nuno Ferreira)

Repórter de Ocasião (16 de Julho de 2019)
NOTA – O Repórter de Ocasião opta por escrever os seus textos na ortografia antiga.






 Futebol de Praia - CCFC (2013) com João Aragão e Francisco Palas - PIONEIRO!
 NUNO FERREIRA COM A CAMISOLA DO CCFC - 2016

Ricardo Aires e "Repórter de Ocasião" - Cassapo - 201-2018

























6 comentários:

  1. O desporto é isto mesmo, desportivismo acima de tudo. Parabéns pela reportagem e parabéns a todos os intervenientes que a proporcionaram.

    ResponderEliminar
  2. E este é um exemplo a seguir, desportivismo e respeito fazem muita falta nos jogos mas neste houve muito. Parabéns a todos

    ResponderEliminar
  3. Mais palavras para quê ... foi um excelente jogo de futebol praia todo ele jogado com extrema correção e onde a amizade e o Fair Play foram mais fortes que o resultado ! Excelente crónica RO

    ResponderEliminar
  4. Top 👍💪👏👏👌 charnecaaaaaa parabéns a todos um exemplo a seguir

    ResponderEliminar

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.