quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Crónica Ocasional N.º 210 - Por: Repórter de Ocasião ### QLS - Qualidade, Limpeza e Serviço! (Mc Donald`s)

CRÓNICA OCASIONAL N.º 210
QLS – Qualidade – Limpeza - Serviço 

Por: Repórter de Ocasião (RO)


*** DEDICATÓRIA: 
Com um grande abraço, e profundo agradecimento, em nome do CCFC – Charneca de Caparica Futebol Clube, a todos os presentes, Empregados, Gerentes, Administradores e outros Convidados, pela excelente Confraternização que me proporcionaram com respeito, amizade e consideração! Jamais esquecerei este dia e aqui deixo os vossos nomes, nem todos, apenas aqueles que consegui memorizar, mas esperando que todos se sintam incluídos nesta dedicatória: Carlos Cunha, António Oliveira Martins, Luís Lobão, Yara de Jesus, Marta, Patrícia, Paula Rodrigues, Catarina, Vanda Correia, Natacha Filipe, Patrícia Cuemca, Cláudia Vargas e Sílvia Viana. (RO)
  


O CHARNECA DE CAPARICA FUTEBOL CLUBE foi convidado para participar nas Comemorações do DIA DO FUNDADOR, Homenagem a Ray Kroc, num Evento realizado pelo MC DONALD`S -com sede na Charneca da Caparica, rua António Andrade n.º 214/216 -Patrocinador das Escolas de Formação do CCFC! Indigitado pelos Corpos Sociais, Luís Rodrigues, Presidente da Mesa da Assembleia Geral, foi quem esteve presente em representação do Clube.


RETRIBUIR À COMUNIDADE PARTE DAQUILO QUE ELA NOS DÁ! (Ray Kroc) 

### O programa era aliciante antevendo um dia bem passado, com chegada ao local próximo das 11 horas, seguido de visita ao Restaurante, visualização de vídeos sobre segurança alimentar e mostrava de modo explícito que os convidados, antes do almoço, a ser servido pelas 14 horas, tinham que desempenhar funções idênticas, na companhia dos empregados locais, em vários Postos de Trabalho! Quase que não liguei…, a este tema, pelo que… quando chegou o momento… vi-me vestido com um avental adequado às tarefas que ia desempenhar… embelezado com dois pequenos crachás (pin) comemorativo do Evento! Já com a rede de protecção sobre a cabeça, colocada aquando da chegada às Instalações, fui entregue às minhas funções e… a experiência foi deslumbrante e maravilhosa!

QUALIDADE – LIMPEZA – SERVIÇO (QLS) 
Acomodados e bem juntinhos, numa sala de recepção, preparada e a condizer para a mostragem e comentários dos vídeos, os convidados, empregados, gerentes e administradores do Restaurante Mc Donald`s da Charneca de Caparica enquanto bebiam um sumo e/ou água, dispuseram-se para apreciação das imagens. Antes, os meus olhos fixaram-se perante um fascinante e luzidio quadro que estava exposto a um cantinho do compartimento, no alto e rodeado de velas acesas, como se estas lhes prestassem veneração e homenagem! Tratava-se de uma camisola das Escolas da Formação do CCFC, com o patrocínio Adidas/Mc Donald`s. Fiquei deliciado, logo ali, com aquela imagem impressionante!

Maria, Alice e José, vestidos a rigor e muito sorridentes, nos vídeos, explicaram em 10 sessões o bom atendimento que deve ser servido ao público! Qualidade, Limpeza e Serviço são a chave mestra do sucesso e continuado progresso da Mc Donald`s tal e qual como Ray Kroc sugeriu em 1955 tornando-se obsessivo e determinado nesta ideia, devido à concorrência, acrescentando…

"Cuide do cliente e o negócio cuidará de si mesmo."

“SE ANTECIPARES PERMANENTEMENTE AS NECESSIDADES DO CLIENTE ESTARÁS SEMPRE UM PASSO À FRENTE!” Palavras da anfitriã, MARTA, e apresentadora da 1.ª sessão do Encontro, sempre muito compenetrada nos esclarecimentos adicionais ao conteúdo das visualizações!

Antes dos “trabalhos forçados” por onde passei, Mc Café e Gelados, Batatas Fritas e Torre de Bebidas (O Programa indicava dois lugares… mas eu estive em três!) pude constatar, livremente, que estava na presença de Pessoas com um espírito de Comunidade extraordinário, revelando um atendimento incrível de acolhimento, sensacional, pelo que de bom e agradável conteve! De facto… senti-me quase no paraíso devido às boas maneiras e à cordialidade com que fui recebido e bem tratado! Como é bom estar num ambiente destes… onde o carinho, a simpatia e a amabilidade transparece e se enaltece! Senti-me num lugar inimaginável e era tão bom… que o Mundo funcionasse, sempre, assim! (RO)

Mc CAFÉ E GELADOS COM A PATRÍCIA
Sempre me afastei das Máquinas de extrair café, na Sala de Convívio do CCFC, e foi logo calhar-me a primeira tarefa no Mc Donald`s da Charneca de Caparica, no DIA DO FUNDADOR! Não tive remédio… e acabei por me tornar quase profissional porque a PATRÍCIA, com uma simpatia contagiante, foi muito competente nos ensinamentos prestados e… até me confidenciou alguns truques, de mestre (!), de como se obtém um óptimo café! Adorei. Mais tarde dei por mim a receber palmas… por ter conseguido produzir o melhor gelado de… principiante! Safei-me. 20 valores!

NA SECÇÃO DAS BATATAS FRITAS COM A PAULA RODRIGUES
Nesta segunda missão quase nunca atinei com o colocar da espátula, no sítio certo e adequado, que mexia as batatas já fritas e as colocava dentro do recipiente de cartão mas… com as constantes reprimendas da PAULA RODRIGUES, sempre com um sorriso, para disfarçar, lá me habituei. Gostei da técnica do fritar das batatas e como são acomodadas, por ordem, em fila, desde os pequenos pacotes, médios até aos grandes. Tudo é tratado ao pormenor, com critério, rigor e responsabilidade!

CATARINA, EU E A TORRE DE BEBIDAS
Uf! O local… com mais andamento, daqueles que visitei/trabalhei! Nem há tempo… para respirar! É visualizar o pedido num ecrã… preparar os recipientes para receber os variados líquidos condizentes…, no lugar certo…, tapá-los convenientemente, depois de enchidos, e colocar as bebidas numa mesa apropriada, depois de se retirar o talão correspondente de uma pequena máquina e apagar o pedido num outro ecrã! Tudo muito simples, para quem tem prática… o pior é quando solicitam, em simultâneo, um gelado e também uma sopa! Uuuuiiii… nem sabia para que lado… me virar! A jovem Catarina é uma valente, tal e qual como são todos os que trabalham no Mc Donald`s da Charneca da Caparica e, sozinha, dá bem conta dos recados… foi a secção onde menos me esforcei mas, mesmo assim, num instante… chegámos a executar cinquenta pedidos!  Até que veio a ordem… para o almoço. Estava livre. Deveres cumpridos! Viva!

ALMOÇO, BOLO FESTIVO, MAIS FOTOGRAFIAS, OS PARABÉNS A VOCÊ E AS PRENDAS!
O repasto foi delicioso… e nem sei o nome do hambúrguer que comi… pareceu-me ser um Big Mac… qualquer coisa! Muito bom, guloso! As batatas fritas da praxe, sempre deliciosas, uma cerveja e café… até que chegaram os Bolos da Comemoração! A Festa foi enorme, com sorrisos, abraços e muitas fotografias, com prendas, à mistura! Foi um dia magnífico, rodeado de Pessoas admiráveis e no final do encontro reconheci que saí, dali, muito mais enriquecido! Obrigado! (RO)
 



Repórter de Ocasião (09 de Outubro de 2019)
NOTA – O Repórter de Ocasião opta por escrever os seus textos na ortografia antiga.














































Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.