domingo, 3 de maio de 2020

Crónica Ocasional N.º 214 - Por: Repórter de Ocasião *** A PROFECIA! - HOMENAGEM AOS JUVENIS B (2004) ***


Crónica Ocasional n.º 214
A PROFECIA
Por: Repórter de Ocasião (RO)



…A
INDA me lembro muito bem… do dia da Apresentação do Plantel e Estrutura Técnica dos Juvenis B, nascidos em 2004, Sub/16, do Charneca de Caparica Futebol Clube, à Nação CCFC, aos seus Sócios, Adeptos, Directores, Amigos e Simpatizantes, respectivos Pais e Familiares dos Jogadores, no Campo do Cassapo, esta Temporada de 2019-2020 que ocorreu no ano passado… em 2019, para ser preciso no dia 21 de Setembro!

…NÃO HOUVE! NÃO SE REALIZOU O DESFILE HABITUAL DOA ATLETAS… UM A UM!... (RO)


APRESENTAÇÃO DO PLANTEL
JUVENIS B À NAÇÃO CCFC
Charneca de Caparica Futebol Clube
(1-2)
CIF – Club Internacional de Foot-Ball Lisboa

Ao contrário do que “Belinha Pereira” possa pensar… este Escalão, sob as ordens de Jorge Fernandez e José Teixeira, como Treinadores principais, Fernando Bento, Treinador dos Guarda-Redes e Rui Martins, Director Desportivo, mais tarde também sob a guarida da bem aparecida e bem-parecida Manuela Morgado, em termos Médicos, estas antigas “MÁQUINAS” de Joel Trigueiro, da Temporada de 2018-2019, transformadas em terríveis “DINOSSAUROS” (pela batuta e imaginação do “Repórter de Ocasião) nesta Época que terminou… de modo abrupto por causa do flagelo do “Covid-19”… perderam aquele malfadado desafio de Apresentação à Nação CCFC por (1-2) com os Amigos do CIF - Club Internacional de Foot-Ball Lisboa que visitaram o Campo do Cassapo naquele dia louco, chuvoso, friorento e horrorosamente desconsolado por causa de uma chuva torrencial que se abateu e assolou a Freguesia da Charneca de Caparica!

…UMA derrota amigável que valeria…, mais tarde, uma Campanha sensacional e fantástica quando apenas consentiram 3 empates em 20 jogos… sem sofrer nenhuma derrota, em jogos oficiais para o Campeonato Distrital de Juvenis (3.ª Divisão) da Associação de Futebol de Setúbal. Dois empates em casa, no Parque do Cassapo – Um Reino em Ascensão (2/2 A. D. Almada, 4.ª Jornada e 1/1, Seixal – 16.ª), 2/2 fora de casa no terreno do Seixal! De resto… somaram 17 vitórias e marcaram 74 golos (AD Almada fez 88) e notabilizaram-se como a melhor defesa da Série C (13 golos consentidos, com mérito dos 3 “Guardiões” utilizados: Afonso Teixeira, João Figueiredo e Ilídio Santos).



COVID-19 TIROU-LHES O BRILHANTISMO
O desgraçado do “Coronavírus” tirou aos “Dinossauros” a alegria de festejarem, possivelmente…, o Título de Campeões (!) na fase seguinte que se seguiria… uma vez que o APURAMENTO estava decidido, mesmo faltando 2 jogos por realizar e… caso os perdessem, esses restantes 2 jogos…, o 1.º LUGAR e VENCEDORES DE SÉRIE já estava no “papo” destes terríveis e “assassinos” “DINOSSAUROS” que não contavam ser “derrotados” por um outro “MONSTRO” ainda mais terrível e assustador do que eles… e ainda por cima… UM MONSTRO INVISÍVEL! SUBIRAM DE DIVISÃO por decisão dos Órgãos competentes da A. F. S. e por isso mesmo esta Crónica/Reportagem “nasceu” para se vincar e registar para a posteridade que jamais, em caso algum semelhante, foi feita tão exemplar e idónea JUSTIÇA!

O MEU ENORME E GIGANTE APLAUSO
…EU bato palmas de regozijo, tiro o meu chapéu e curvo-me, humildemente, perante esta magnífica proeza de Jogadores, seus Pais e Familiares e todo o Staff do Plantel porque sem sofrer de megalomania e aqui refiro-me mais directamente a José Teixeira, Jorge Fernandez, Rui Martins e especialmente a Fernando Bento (porque pela 2.ª vez… participou na subida de Divisão de uma Equipa ao serviço do CCFC!) acabaram por realizar com a competência que lhes é reconhecida -por quem admira a sua dedicação e voluntariedade, humildade e obediência e não os olham de soslaio! -o seu valoroso, capaz e audaz TRABALHO!


ÀS VEZES RIR… É O MELHOR REMÉDIO!
Escrevendo sobre mim (Repórter de Ocasião)… confesso que sempre apoiei este Escalão, desde o 1.º momento, com Crónicas, Cartazes, Notícias e outras coisas mais… e... se em determinada altura, aos olhos dos Leitores (Adeptos, Pais e Familiares do Grupo) fiz uma pausa…, sem nada escrever e comentar (!) (e por isso não noticiei, na hora certa, o 2.º “Hat-Trick” do António Simões… e, depois, até fui “acusado” disso mesmo!...) foi porque fui chamado à atenção (!) para me “acalmar” e não noticiar assim tanto… de modo sensacional… os “DINOSSAUROS”… pois os Jogadores podiam exultar e transcender-se com os meus elogios… e se não subissem de Divisão… a “coisa” podia dar para o “torto”! Ah… pois é…

O CAMINHO PARECEU FÁCIL
Pode ter parecido fácil… a trajectória de sucesso e a ascensão dos “DINOSSAUROS” mas… não foi! Não foi, não…, porque os JUVENIS B (2004) foram “vítimas” por terem ficado isentos na 1.ª Jornada e, a partir daí…, perante adversários também competentes… como foram os casos de CORROIOS, AD ALMADA e SEIXAL, para somente falar destes…, a subida ao 1.º lugar tornou-se difícil e só com o largo triunfo em PAIO PIRES na 11.ª Etapa (vitória 10/2) os “DINOSSAUROS” chegaram, finalmente, ao 1.º lugar! Porém, de novo, por motivos do Calendário de jogos, voltaram a perder essa posição de guia só voltando a conquistá-la na 15.ª Ronda depois de uma vitória categórica em casa do A D Almada por 3/0. Uma semana depois (16.ª Jornada) ao empatarem no Campo do Cassapo (1/1) com o SEIXAL a liderança voltou para o CORROIOS… mas chegou o jogo entre ambos, no Jogo seguinte, em CORROIOS, e os “DINOSSAUROS” ganharam brilhantemente por 2/1 (com um golo de Miguel Carmo aos 63 minutos!) e voltaram a isolar-se no 1.ºlugar e nunca mais saíram de lá!! Todos os jogos foram importantes e os Goleadores da Equipa foram muitos… como se pode ver no registo em anexo mas lembro o golo de Tomás Rodrigues que faz o 3/2 para o CCFC, no Campo do VINHENSE, aos 80 minutos, depois da Equipa da casa ter empatado (2/2) um minuto antes: 79! Foi frenético!

AGORA… A PROFECIA
Quando foi conhecida a notícia, na Nação CCFC, que José Teixeira e Jorge Fernandez estavam de regresso ao Cassapo -depois de uma anterior passagem que ocorreu por alturas da Inauguração do Relvado Sintético, onde eles foram os protagonistas e responsáveis por a Nação CCFC se ter vestido, nesse dia, TODOS DE AMARELO (!)… Ah… pois é… (!) -eu fiz questão de tornar PÚBLICO uma mensagem onde expressava o meu CONTENTAMENTO por voltar a abraçá-los e afirmei que ELES IAM VOLTAR AO CCFC PARA REALIZAR AQUILO QUE NÃO LHES TINHAM PERMITIDO CONCRETIZAR E PERPETUAR DA 1.ª VEZ… QUANDO SERVIRAM O CLUBE!! POIS… A PROFECIA ACONTECEU… COM ESTA SUBIDA DE DIVISÃO DOS JUVENIS B (2004). TENHO DITO ABRAÇOS. (RO)

Obrigado, a todos, por me lerem!
E… desculpem... qualquer coisinha!
Até á próxima! (RO)


*** DEDICATÓRIA: 
Com um grande abraço de indelével Amizade, esta edição de “CRÓNICA OCASIONAL!” é dedicada ao Amigo e Director dos “DINOSSAUROS” Rui Martins porque ele me aconselhou para escrever uma daquelas “Crónicas” como só eu sei produzir (!) de Homenagem aos Juvenis B, pela Subida de Divisão! Está feita… só não sei se será do seu agrado ou… terá a plena aceitação de muita gente! Grande abraço. (RO)


TODOS OS JOGADORES UTILIZADOS (Escalão: 2004)
Afonso Teixeira, Rodrigo Martins, Nuno Rodrigues, Fábio Lungoci, João Lopes, Guilherme Tomás, Luís Aranha, António Simões, Guilherme Palreiro, Tiago Timóteo, Rodrigo Pereira, João Carvalho, David Albano, Tomás Rodrigues, João Figueiredo, Martim Lourenço, Rodrigo Alves, Hugo Letras, Pedro Pereira, Miguel Carmo, Ilídio Santos, David Silva, Ricardo Costa, Gonçalo Gomes, Tiago Martins e Igor Costa. (Nota do Autor: Se faltar alguém… é favor dizer!)

AS LESÕES! 
Uma palavra de apreço para os lesionados, alguns com gravidade, durante o percurso da Época! O Autor destas linhas deseja que estejam todos bem e com boa saúde! (RO)

OS 74 GOLOS:
JOÃO LOPES (11) -Um “Poker”. ANTÓNIO SIMÕES (10) -Dois “Hat-Trick”. LUÍS ARANHA (10) -Um “Hat-Trick”. GUILHERME TOMÁS (8). FÁBIO LUNGOCI (7). HUGO LETRAS (6) -Um “Hat-Trick”. -Um “Hat-Trick”. AUTOGOLOS (4). MIGUEL CARMO (4). PEDRO PEREIRA (3). RODRIGO MARTINS (3). TIAGO TIMÓTEO (3). TOMÁS RODRIGUES (2). IGOR COSTA (1). NUNO RODRIGUES (1). RODRIGO ALVES (1).  









































4 comentários:

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.