quinta-feira, 3 de junho de 2021

# Crónica Ocasional N.º 218 - Por: Repórter de Ocasião »»» OS SONHOS, O LEITÃO, OS GALOS E O PINTO! «««

Crónica Ocasional n.º 218

SONHOS REAIS

OS SONHOS, O LEITÃO, OS GALOS E O PINTO

Por: Repórter de Ocasião (RO)

 

Quando sonhamos com qualquer coisa de grave que nos sucedeu materialmente e ao acordarmos, normalmente de manhã, e… compreendemos que, afinal, tudo está bem… foi apenas UM SONHO… ficamos muito contentes!

Quando sonhamos com qualquer coisa de benéfico… que nos sucedeu e ao acordarmos, normalmente de manhã, e… compreendemos que, afinal, não foi apenas UM SONHO… aconteceu, na realidade…, ainda ficamos mais contentes!!

 …Mas também sonhamos acordados (!) e vivemos sonhos de felicidade… em pleno dia… quando menos se espera!! E… numa dessas ocasiões… só para os afortunados (!) ainda ficamos muito mais contentes!!!

 …Ontem, 02 de Junho de 2021… estava a sonhar já não sei com o quê… já era de manhã… quando o telefone tocou! Levantei-me estremunhado e corri para o aparelho, mas… já não fui a tempo! A barulheira cessou! Momentos depois liguei de volta para comunicar com o Presidente da Direcção do Charneca da Caparica Futebol Clube! O assunto, urgente, relacionava-se com os novos Estatutos do CCFC… que se pretendia registá-los na Conservatória do Registo Civil do Barreiro. Faltavam uma ou duas assinaturas e umas quantas rubricas em determinados lugares e páginas… exigidos por aquela Conservatória para que os Documentos ficassem legais! Foi-me dito que o João Barros vinha ter comigo para se resolver o assunto!

 …João Barros que podia muito bem ser chamado de João Nobre Barros andou pela manhã a fazer de mensageiro e a obter as respectivas exigências para que tudo batesse certo! Quando chegou a minha vez… o convite surgiu para um almoço entre Amigos e… não hesitei! Juntos partimos em direcção ao Barreiro com o propósito de se comer, antes do acto notarial, um valoroso Leitão! Só que, com o João Barros ao volante…, ele ia-me perguntando se realmente eu apreciava Leitão e, em determinado momento, confidenciei-lhe que não era, de facto, um grande “admirador” de tão distinta iguaria! Ui… o que eu fui dizer… O fabuloso e bem robusto carro empinou-se como um antigo Cavalo dos Cowboys… e lá do alto “relinchou”… enquanto fazia uma profissional inversão de marcha… e eu, surpreendido, ouvia o desafabo do João… enquanto ele, ao mesmo tempo, dominava e acalmava a sua “máquina”…

-Eh… pá! Se não gostas de Leitão… resolve-se, já isso, vamos procurar outro local e outra comida! Só que eu… tenho um “Galo” do caraças… quando procuro um Restaurante, nestas circunstâncias, quase de improviso, os “malandros” estão, sempre, fechados!!

 …E assim foi… esbarrámos por 4 ou 5 vezes… em Casas encerradas! É verdade! Eu… nem sei por onde andei! Também é verdade! Lembro-me que no último caso… não era dia de fecho, mas… tinha falecido um Familiar do Gerente! Ele… há coisas! Estupefactos com uma realidade, já conhecida do Barros, olhámos um para o outro e comentamos em simultâneo “bem… isto já quase dá… para um a Crónica!” (risos).

 …Lá bem no fundo… eu sabia, por experiência própria, que estas “aventuras” normalmente acabam em momentos de grande felicidade que serão recordados eternamente e, por isso mesmo, continuava muito calmo, mas… a fome apertava! (mais risos).

 …Decidimos, então, porque já estávamos muito próximo das 14h30m… ir em primeiro lugar à Conservatória e… só depois almoçarmos com tranquilidade! E isso mesmo aconteceu! Assunto resolvido. Documentos autenticados com Selo Branco e tudo guardadinho numa Pasta a condizer e… ala… que lá vamos nós!

 …Atracámos no famoso Restaurante e Marisqueira “O PINTO”… na Amora! O João Barros nem precisou de cardápio para começar a escolher e a seleccionar o banquete! Eu fiquei mais atrás e ele… parecia um antigo “Pistoleiro” do Velho Oeste de arma em punho, tipo Colt Walker ou Colt M1877, a disparar por tudo quanto era sítio! E… logo ali… foram “alvejados”… Camarões da Costa, Camarões do Algarve, Berbigões, Lingueirões e outros “adversários”… cujos nomes não me recordo! Bem acompanhados por uma cerveja “Imperial” porque o momento era de Realeza (!) num ameno Convívio de REI e IMPERADOR!!

…Mais tarde vieram as faustosas Ostras para completar o festim REAL antes de um mitológico -só pode ser invenção! -PREGO EXTRATERRESTRE ser servido à mesa omnipotente e que facilmente se derreteu, como açúcar em água morna, nas nossas gargantas! Que luxo! Seguiram-se o Café e os Doces excêntricos… para se terminar o aparatoso repasto com uma Aguardente deliciosa de nome MARTHA`S -Aguardente Velha… já nossa “camarada” de outras aventuras!

…No entanto tudo isto… foi o menos importante do acontecimento mais fantástico deste dia… deste sonhar… acordado… e o momento solene, mais enfático e deveras majestoso, chegou… quando olhos nos olhos... ouvi da boca do meu ilustre Amigo João Barros… as suas humildes palavras de que… EU, PARA ELE, TINHA SIDO OU SOU… UMA DAS PESSOAS QUE MAIS ENRIQUECEU A SUA EXISTÊNCIA COMO SER HUMANO! DISSE-ME FRONTALMENTE QUE EU TINHA FEITO DELE… UM HOMEM MAIS RICO EM AFECTOS!!

…De repente, quase com lágrimas nos olhos… fiquei sem palavras!! E… como as palavras se acabaram… a Crónica também chegou ao fim!

Repórter de Ocasião (03 de JUNHO de 2021)

NOTA – O Repórter de Ocasião opta por escrever os seus textos na ortografia antiga.

 

*** DEDICATÓRIA: 

Com um grande abraço, mas mesmo com um gigantesco abraço, muito sentido, de indelével Amizade, esta edição de “CRÓNICA OCASIONAL!” é dedicada ao generoso João Barros fazendo jus ao notável PENSADOR Elmer G. Letterman quando um dia afirmou que “Só existe uma coisa melhor do que fazer novos amigos: CONSERVAR OS VELHOS!”  E agradecer de sobremaneira ao Charneca da Caparica Futebol Clube por ter permitido que estes dois ENTES se encontrassem!! Por outro lado, e ao mesmo tempo, pedir também desculpa ao João Barros por (só!) ter encontrado esta maneira de agradecer os seus gestos de grande magnanimidade! (RO)

Repórter de Ocasião (03 de JUNHO de 2021)

NOTA – O Repórter de Ocasião opta por escrever os seus textos na ortografia antiga.

 






















2 comentários:

  1. Maria Teresa Rodrigues
    Ora bem, depois de cumprirem com a obrigação que vos levou ao Barreiro, passaram à parte do restaurante e, depois de muito procurar la encontraram o tal, escolheram umas ostras 🦪 gordas e afrodisíacas, depois de umas sobremesas deliciosas foi servido o café com uma aguardente mais velha que vocês..., 😂 após o delicioso repasto regressaram ao conforto do lar, será que a vossa escolha “ostras” produziu algum efeito? Nãoooooo, não quero saber!

    ResponderEliminar
  2. Viva a amizade 💪☺️ Quando regada com respeito, bom vinho e boa comida, ainda mais vivas merece 👏👏 Parabéns pela vossa cumplicidade 🙏

    ResponderEliminar

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.