O Coleccionador
de Cartões de Sócio
📝 Este é o vosso Blogue RO! 👀
📖 http://reporterdeocasiao.blogspot.pt/ 💣
3 – ACADEMIA DE INSTRUÇÃO E RECREIO FAMILIAR ALMADENSE (AIRFA)
# A Academia de Instrução e Recreio Familiar Almadense (AIRFA) foi criada em 27 de Março de 1895, por um homem do Povo, que juntou um grupo de amigos, de nome José Maria de Oliveira, na altura comerciante mas que também já havia desempenhado a profissão de tanoeiro. Situa-se, ainda, em Almada e já tem 126 anos de existência, continuando com a sua Banda Filarmónica e Escola de Música, com muitas actividades Culturais e Desportivas, como Cinema, Natação, Teatro, Ginástica, Xadrez, Coro, Artes Marciais e Dança entre outras.
É importante que se refira, para esclarecimento do leitor, (ler “Introdução” da 1.ª edição) que nestas publicações de ”O Coleccionador de Cartões de Sócio de Clubes e Colectividades” as narrações são descritas somente na perspectiva subjectiva e meramente individual do seu autor, Luís Rodrigues, limitando-se o próprio a recordar certos e determinados episódios vividos, enquanto associado de Clubes e Colectividades do Concelho de Almada e não mais do que isso!
Não se pretende, com esta espécie de memórias…, contar sobre a origem, procedimentos e história dos referidos Clubes e Colectividades.
Em finais dos anos 70, do século passado, a Academia Almadense vivia tempos retumbantes de bailes e bailaricos com os seus associados! Eram bailes de Carnaval, festas do S. António e outros Santos, convívios por altura do Natal e Páscoa, etc, etc… Normalmente, no mês de Março, creio que por alturas da Páscoa a AIRFA realizava os seus tradicionais bailes da Pinha ou da Pinhata também conhecidos como “dança da pinha” ou “dança da fita”!
Chegou o baile da Pinha e eu mais o MM não faltamos à festa! Convidámos duas irmãs para o momento, Maria de Fátima Sousa Jácome e Maria Helena de Sousa Jácome (espero que no presente ainda sejam vivas e com muita saúde!) que aceitaram participar muito contentes! Tínhamos combinado: se algum de nós ganhasse algum prémio… seria para dividir pelos quatro!
A pinha, gigante estava colocada no meio da sala, uma cave, nas traseiras da Academia Almadense! Dela pendiam dezenas de fitas que eram puxadas, uma de cada vez, por cada par dançante! A música ia tocando e, a pouco e pouco os pares de dança iam puxando por uma das fitas à escolha… e três coisas podiam acontecer, no momento da escolha da fita… A mesma não ter indicação de qualquer prémio… ou ter um número que representaria um designado prémio ou… quem escolhesse e puxasse a fita certa… tornar-se-iam REI e RAINHA do baile da PINHA! Ao puxar a dita fita… a mesma bem presa… abria a Pinha e estava encontrado o PAR REAL!
Não fomos REIS, nem eu nem o MM, mas não sei o que me deu… para escolher uma fita de cor verde (!) e… lá estava um prémio: quatro almoços de frango assado numa Churrasqueira das proximidades, em Almada!
No fim-de-semana seguinte fomos os quatro (nós e elas!) almoçar, eu, o MM e as duas irmãs! Foi engraçado… para mais tarde recordar! Hoje ainda tenho o talão do almoço, guardado, assinado pelos “Quatro Cavaleiros Andantes”… estávamos em Março de 1979, há, portanto, 42 anos e mais meio! A despesa que causámos foi de 237$00, vejam só! Hoje 1,20€ chegava e ainda sobravam uns cêntimos!! “1.º Baile da Pinhata - ACADEMIA ALMADENSE (17-03-79)”. Cinco meses depois estava em Portalegre, com 21 anos, no serviço militar, como mancebo da “Polícia do Exército”!
Não me recordo se aquele “1.º Baile da Pinhata”, como escrevi a letras verdes, na ocasião, se referia ao nosso “1.º Baile da Pinha” ou se foi, realmente, o primeiro organizado pela Academia Almadense!
Bons e felizes momentos, aqueles!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.