sábado, 25 de dezembro de 2021

🎄🔔🌲 A Loja das Crónicas🔖 (Edição 08 - Por: RO)☃️ Escreveu: 📜📓Repórter de Ocasião (RO) - Natal/2021

🎅*** É NATAL!🎄

*** Uma Saudação Especial para Todos os Leitores e Seguidores do Blogue RO!

♡♡♡♡♡ Saudações, Satisfação, Sintonia, Saúde e … Sorte!

 

 🦉📝 Este é o vosso Blogue RO!☃️👀🎄

 🎅👪http://reporterdeocasiao.blogspot.pt/🔔

🏰 “Rainhas” e “Reis” 👑 dos “Gostos” 👸🤴

 👏😆😅🙌👌💖

  *** Feliz Natal!🎄


 

A Loja das Crónicas

Histórias de Natal!

Escreveu: Repórter de Ocasião (RO)

A CAMISOLA

-Olá, senhor Zeferino! Bom-dia! -cumprimentou o pequeno Luiz, o ancião que estava na sua Barraquinha, em Burgau.

-Bom-dia, Luiz, por aqui logo de manhã?

-Sim, a minha mãe está a preparar o almoço e venho perguntar-lhe se tem alguma nova crónica… para eu ler!

-Sim, amigo, por acaso até tenho… escrevi-a ontem e trata-se de uma camisola de lã, de cor verde, que vai ter uma vida longa… e que provavelmente terás a oportunidade de conhecê-la… no futuro! -respondeu o dono daquele mágico espaço muito apreciado pelo Luiz, menino que ainda não tinha completado os 11 anos.

-Ah… ainda bem! Então se me autorizar vou lê-la agora mesmo…

 

O senhor Zeferino pegou numa sebenta já envelhecida, mas com muitos escritos, abriu-a em determinada página e deu-a ao jovem indicando com o indicador direito o início da crónica. O rapaz, em bicos de pés, apoiado numa espécie de balcão da Barraquinha, começou a ler o texto que tinha o título de “A CAMISOLA”…

 

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

 

-Um bom Natal para todos! Esta é a minha história, de uma velha camisola que já foi nova… e viveu momentos maravilhosos desde que foi comprada pelo Luís Rodrigues lá para o início dos anos 80 do século passado! Tenho perto de 40 anos, vivo a ternura dos 40… e desde a 1.ª hora ainda continuo a aquecer o meu dono!

 

…Um dos melhores momentos vividos, vestida pelo Luís Rodrigues, foi no dia 3 de Dezembro de 1984, era eu, ainda, uma menina muito vistosa, de pelos finos, brilhantes e muito macios! Fui por momentos, uma vedeta na TV, no Programa “1-2-3”… -a Tertúlia Policiária de Almada foi convidada para assistir e participar/colaborar no programa que se destinou ao POLICIAL! -que pena ainda não existirem telemóveis…, nem haver fotos… dos espectadores…, porque no momento, ai, lembro-me tão bem, de  meu dono responder, e acertar, à pergunta do organizador do Concurso sobre quem era o criador do Inspector Maigret, fui filmada em grande plano, com o Luís Rodrigues a bater palmas, depois de responder Georges Simenon, o Escritor Belga!! Foi fantástico eu aparecer, assim, na televisão!

 

…Em 1986 estive na Zona de Lafões, mais concretamente em Oliveira de Frades, num Convívio Policiário, numa festa muito bonita, coorganizada com os residentes da Região e o “The Punk” (Artur Agostinho) que vivia em Almada proveniente daquelas localidades! Curiosamente, nesse Evento o Luís Rodrigues confraternizou com outro jovem, o Luís Batista! Anos mais tarde, estes dois Luíses encontraram-se no Charneca de Caparica Futebol Clube, para aí quase 30 anos depois (!?), conviveram muito, mas… não se reconheceram… incrível! Não se lembravam que tinham estado juntos em Lafões! A meio de Novembro, deste ano, Luís Batista ao ler “As Memórias do Policiário” – O Gráfico, pseudónimo de Luís Rodrigues, lembrou-se da “Tertúlia Policiária de Almada” (TPA) e comunicou com o meu dono a perguntar se o “RO” (CCFC) e “O Gráfico” (TPA)… eram a mesma pessoa!?! Foi muito giro! Existem fotografias do Encontro de Lafões, com os dois Luíses muito jovens, e o Rodrigues vestido por mim, que provam esta efeméride!

 

…Costuma-se dizer que “velhos são os trapos”… mas seria muito bom e benéfico para todos, especialmente para os mais jovens, que se respeitassem e acarinhassem os mais velhos… porque o tempo passa muito depressa e um dia… todos chegaremos a velhos! No meu caso, deve haver poucas existências como a minha… fui sempre muito bem apreciada pelo meu dono, tratou muito bem de mim, não me atirou fora, depois de eu ser velha… e, ainda hoje, continuo a aquecê-lo no Inverno, quando está a escrever crónicas e/ou a publicar mensagens no Blogue do “Repórter de Ocasião”! E juntos… vivemos momentos muito queridos…

 

…Servi, vestida no corpo do Luís Rodrigues, para Sábados e Domingos, outros dias de semana, banquetes, almoços de confraternização, utilizou-me no trabalho, na Gráfica Almadense, enquanto Impressor de Offset GTO; Servi para vários Cartões de Sócio de Clubes e Colectividades; Vestiu-me para Convívios do Policiário e esteve também sempre comigo na Tipografia Lobão onde fui evidenciada no seu corpo naquele vídeo hilariante de “são muitos anos”!

 

…Entretanto… o tempo passou, mas a união, a amizade, o carinho, a gratidão, um pelo outro, mantém-se intacta, inalterável! Viva o Luís Rodrigues-O Gráfico-RO! Viva eu uma Camisola com muita sorte… até para se ser camisola… é preciso ter sorte! Tantas há… que ao fim de um ou dois anos… são depositadas no lixo ou ficam abandonadas!!

 

…Vivam os seres humanos que tentam fazer deste Planeta… um Mundo melhor!

Bom Natal e Feliz 2022 para todos os que gostaram de me ler.

A CAMISOLA

 

Repórter de Ocasião (25 de DEZEMBRO de 2021)

NOTA – O Repórter de Ocasião opta por escrever os seus textos na ortografia antiga.

 

CRÓNICA DE NATAL dedicada a: Silvério Ameão, Katya Nogueira, Ana Ameão, Luís Rodrigues (MTR), Luís Rodrigues (Lanceiros), Manuela Morgado, Maria Teresa Rodrigues, Carla Duarte, Zablita Mariazita, Aldevina Gouveia Vitorino, Pedro Abrantes, Sofia Ribeiro, Marina Anselmo, Nuno Nóbrega Batista, António Pãozinho, Paulo Bolas, Anabela Correia Gomes, Luís Manuel Viegas Viegas, Luís Batista, Carla Nunes Infante, Mário Louro, Simone Sa, Celina Alves, Domingos Paixão da Eugénia, Victor Moura Miguel, Soraia Pires, Joel Trigueiro, Conceição Lopes, Roxy Henriques, Marco Silva, Paula Luís, Rui Martins, Miguel Almeida, Pedro Monteiro, Pedro Marques, Jorge Torbolento, Ricardo Matos e a todos os meus Amigos que gostam de ler e apreciam as minhas crónicas! (RO)

 


































3 comentários:

  1. Esperacular cronica. Gostei. Muito bom.

    ResponderEliminar
  2. MTR
    Excelente estória, porém vim aqui à procura da localidade onde está a camisola e a resposta que obtive foi: “procuro e não te encontro” 😂

    ResponderEliminar
  3. MTR
    Agradeço também o facto de ter o privilégio por esta estória tb me ter sido dedicada e ao meu marido. Obrigada Patrono/Imperador. O meu bem-haja 🙏

    ResponderEliminar

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.