segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

*A PALAVRA do ANO lembra a História da Humanidade!

 🦉📝 Este é o vosso Blogue RO! 🎊👀

🎄📖 https://reporterdeocasiao.blogspot.com/🖊📲🌲
🏰 “Rainhas” e “Reis dos “Gostos👰🤴

☃️🌲🔔🦉🎅🎄🎊🤡

💑 HOMEM 👨 E MULHER 👩 DOS “GOSTOS"👍

 👏😆😅🙌👌💖📣📖 📚

 

 

 🦉 🍾🤩🌲⛄🥳🎈

 *** Uma Saudação Especial para Todos os Leitores e Seguidores do Blogue RO!

☃️🌲🔔🦉🎅🎄🎊🤡

♡♡♡♡♡ Saudações, Satisfação, Sintonia, Saúde e Sorte... Senhoras e Senhores!!

 

 

 

*** Ora, viva!

Eu já votei na "Palavra do Ano" e apesar dos abusos constantes em várias situações... dos ciberataques... do aumento assustador da energia... do horror da inflação... dos juros altíssimos para quem necessita de adquirir habitação... da ameaça nuclear... do desaparecimento da Rainha... das ameaças de seca... e das monstruosidades de falta de assistência, nas urgências, aos mais necessitados... e porque me revejo e também sofro nalgumas destas calamidades... mesmo assim... acabei por escolher a palavra GUERRA... apesar de Portugal ser um País onde se pode viver... em PAZ, pelo menos, no que diz respeito a sossego e liberdade!! Com os outros males... vamos resistindo e sobrevivendo... agora, com a GUERRA... com as GUERRAS... digo BASTA... porque me lembro dos outros... daqueles que sofrem e são exterminados... somente porque são seres humanos! Lamento imenso a perda de Vidas... sem motivo aparente... nada justifica um ser humano levar com um míssil em sua própria casa... deixar de ter habitação, energia, não ter alimentos, ficar sem água, sem nada... é um abuso, uma desgraça... um atrevimento... um desvario de interesses inusitados... no século em que vivemos!! Por isso... votei na palavra GUERRA... por favor... acabem com ela... e/ou com as GUERRAS!! (RO)

 

Sobre a iniciativa

A PALAVRA DO ANO® é uma iniciativa da Porto Editora que tem como principal objetivo sublinhar a riqueza lexical e o dinamismo criativo da língua portuguesa, património vivo e precioso de todos os que nela se expressam, acentuando, assim, a importância das palavras e dos seus significados na produção individual e social dos sentidos com que vamos interpretando e construindo a própria vida.

 

A lista de palavras candidatas a PALAVRA DO ANO® é produto do trabalho permanente de observação e acompanhamento da realidade da língua portuguesa, levado a cabo pela Porto Editora, através da análise de frequência e distribuição de uso das palavras e do relevo que elas alcançam, tanto nos meios de comunicação e redes sociais como no registo de consultas online e mobile dos dicionários da Porto Editora, tendo em consideração também as sugestões dos portugueses através do site www.palavradoano.pt.

 

A PALAVRA DO ANO, AO LONGO DOS ANOS,

TAMBÉM CONTA A HISTÓRIA DA HUMANIDADE

 

2009 = ESMIUÇAR

2010 = VUVUZELA

2011 = AUSTERIDADE

2012 = ENTROIKADO

2013 = BOMBEIRO

2014 = CORRUPÇÃO

2015 = REFUGIADO

2016 = GERINGONÇA

2017 = INCÊNDIOS

2018 = ENFERMEIRo

2019 = VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

2020 = SAUDADE

2021 = VACINA

2022 = ???

1 comentário:

  1. Eu escolhia FUTEBOL, porque não há mais nada em Portugal! Meses e meses à procura do local onde colocar a taça que o noso presidente já tinha como certa, país parado e presidente a comentar todos os dias e horas "aquilo que é importante", milhares de horas em televisões, tudo parado à espera do orgulho nacional, goleada em cima da Suíça, coitada, onde todos vivem mal, com salários de miséria e pobreza angustiante. Só perdeu com um colosso mundial, aceita-se e por isso não ponho "futebol português". Para mim, fica só FUTEBOL!

    ResponderEliminar

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.