sábado, 20 de maio de 2023

1 Problema Policiário - Insp. Rodriguinho em Londres ENIGMA 📖 Um Original (inédito) de: O Gráfico🖊👀😵

 🍾🦉📝 Este é o vosso Blogue RO! 👀🥂🌠

⌛📖🔍🧐🌷🚦 https://reporterdeocasiao.blogspot.com/ 🖊📲

🕵LEMBRAMOS que está a concurso o primeiro problema policiário do “2.º Torneio de Entretenimento de Problemística Policiária", cujo prazo para o envio de respostas expira no dia 9 de Junho! Para os Leitores APURADOS na Iniciativa “REI” e “RAINHA” dos “GOSTOS” (2023) alertamos para o facto de remeterem, obrigatoriamente, solução/relatório até ao dia 5 de Junho, mostrando desejo de participar, pois a falta de participação poderá influenciar o seleccionamento dos 5+5 finalistas que passam para o mês de Julho! DURA LEX, SED LEX! -RO

 

 

🧐🕵️ 2.º Torneio de Entretenimento de Problemística Policiária 🔍

 


 

Torneio de Entretenimento Problemística Policiária

Em memória de notáveis Policiaristas:

Sete de Espadas, Detective Misterioso

M. Constantino, Detective Invisível

 

Problema Policiário - 1

Inspector Rodriguinho em Londres

ENIGMA

Um Original (inédito) de: O Gráfico

Q

UANDO o Inspector Rodriguinho conseguiu aquilo que mais desejava na sua vida... tornar-se Inspector da Polícia Judiciária viajou com o seu indelével amigo e Ajudante Lumafero... até Inglaterra para realizar um estágio com os seus colegas Inspectores Ingleses aproveitando, ao mesmo tempo, para visitar o número 221-B da famosa Baker Street, em Londres, residência imaginária do extraordinário Detective Sherlock Holmes, criado por Sir Arthur Conan Doyle, isto antes de 1990... quando foi criado o Museu Sherlock Holmes.

 

Museu Sherlock Holmes

O Museu Sherlock Holmes (em inglês: Sherlock Holmes Museum) é um museu privado britânico dedicado ao detetive ficcional Sherlock Holmes. Foi fundado a 27 de Março de 1990 e está situado na Baker Street, em Londres, Inglaterra, na mesma rua onde Arthur Conan Doyle fez residir Holmes na fictícia 221B. Atualmente o museu é gerido pela Sherlock Holmes Society of England, uma organização sem fins lucrativos.

O museu possui exposições de itens de várias adaptações diferentes de Sherlock Holmes e recriações de cenas da série Sherlock Holmes de 1984 da Granada Television.

In WIKIPÉDIA – A Enciclopédia Livre

 

UNS quantos casos, de muito fácil resolução, lhe foram propostos pelos Inspectores Ingleses, para testar as capacidades dedutivas e culturais do Inspector Rodriguinho e do seu Ajudante Lumafero e um deles... foi este:

 

Numa vivenda isolada em determinado local o seu proprietário foi encontrado morto com uma faca espetada no peito! Verificava-se com facilidade que existiu luta entre vítima e assassino e que após o acto consumado o corpo foi deixado ao abandono, porém o homem, antes de expirar, conseguiu arrastar-se e agarrar um pequeno cinzeiro, de barro, que tinha como fundo a cabeça de um javali... como tentando dar uma pista à Polícia Judiciária... do nome de quem tinha sido o seu assassino! Quando o cadáver foi encontrado o objecto ainda se encontrava na mão direita do morto! E foi precisamente... com esse indício que os Inspectores ingleses descobriram o homem que matou o proprietário daquela isolada vivenda! AGORA... o desafio estava lançado ao Inspector Rodriguinho e ao seu sagaz Ajudante para concluírem se os Portugueses eram tão bons como diziam... a solucionar casos bicudos!

 

OS NOMES dos suspeitos, após várias investigações, eram os seguintes:

 

Washington Ethan Cigar Homem alto e forte que só fumava charuto. Familiar do assassinado.

 

Clayton Everton Ashtray Empresário de uma Fábrica de Cerâmica e não era fumador. Tinha negócios com o morto.

 

Cleiton Chain-SmokerRevendedor de barro com o vício de fumar desde a adolescência e que tinha um bom relacionamento com a vítima.

 

Taylor Innocent TobaccoProprietário de um Talho que fumava três maços de cigarros num só dia. Vendia fiado ao morto, mas não eram amigos.   

NUM dossiê apropriado para o caso... estavam todas as declarações destes quatro suspeitos e o nome do acusado pela Polícia Metropolitana de Londres que após interrogatório confessou ter sido ele o assassino! O Inspector Inglês que possuía os respectivos documentos, material entretanto arquivado, tinha-o bem guardado, debaixo do braço e olhava com um sorriso trocista para o seu amigo Português!

 

-Vocês devem estar, mesmo, a gozar connosco! Mais simples do que este caso... não pode existir! -proferiu o Inspector Rodriguinho enquanto tirava da cabeça o seu chapéu peculiar e passava os dedos indicador e polegar, da mão direita, por baixo do seu bigode.

 

De imediato segredou umas breves palavras ao ouvido do seu Ajudante Lumafero que parou de tomar apontamentos e exclamou:

-Oh, claro, meu Inspector! Sem dúvida. Eu sou bom é em Francês!

 

Nem necessitaram de regressar à Scotland Yard para encerrarem o teste... o assunto terminou logo ali e todos riram às gargalhadas!

 

...Agora é a vez dos decifradores e solucionistas do Blogue do “Repórter de Ocasião” (RO), dizerem de sua justiça perante esta morte com um indício enigmático! Apresentem a sua resposta/solução indicando o nome do assassino do proprietário justificando o porquê da sua escolha entre os suspeitos.

(10 pontos)

 

ENDEREÇOS E PRAZOS PARA

O ENVIO DE RESPOSTAS:

As respostas dos Concorrentes/Solucionistas aos Problemas Policiários deste Torneio ou de outro qualquer Passatempo... podem e devem ser, sempre, enviadas através de três exemplos:

 

a - Via Messenger, Facebook, mensageiro instantâneo e aplicativo de Luís Rodrigues. 

 

b - Por emails, correio electrónico, de Luís Rodrigues:

reporter.de.ocasiao@gmail.com

lumaferoma1958@sapo.pt  

 

c - Utilizando o Correio Normal (CTT):

Luís Manuel Felizardo Rodrigues

Praceta Bartolomeu Constantino, 14, 2.º Esq.

FEIJÓ 2810 – 032 ALMADA

 

📑 IMPRETERIVELMENTE, para

este primeiro Desafio, até ao

dia 9 de Junho de 2023,

 24 horas

 


3 comentários:

  1. MTR
    Estou extremamente curiosa por saber se acertei no assassino, claro que o patrono não dirá o resultado antes da data prevista, mas la que estou curiosa, estou 😂😂😂

    ResponderEliminar
  2. Bom dia. MTR vamos lá ver a resposta correta, pois tenho a certeza que para quem falhou servirá de exemplo para as próximas provas. Pois estamos sempre a aprender. Beijinhos e Abraço ao Luis Rodrigues.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 🧐🕵️ Meus caríssimos Amigos, Maria Teresa Rodrigues e Ricardo Matos, a problemística policiária é mesmo assim... quando "tropeçamos" num desafio... adquirimos conhecimentos para o futuro! Este torneio, o segundo do Blogue RO, relacionado com o policiarismo pretende cativar aderentes para a modalidade, muito enriquecedora para o desenvolvimento da perspicácia e raciocínio... e é sempre necessária muita atenção aos indícios, mensagens e pormenores expressos nos textos... pois um deslize... pode "comprometer" uma boa resposta/relatório! Nos problemas policiários é preciso dar valor aos "ingredientes" mencionados pelos produtores/escritores e... se se descrevem alhos... não se devem confundir com bugalhos... tem de haver argúcia para se deslindar o porquê desses "alhos"... e tentar descortinar porque é que o autor não mencionou nabos ou beterrabas, por exemplo!?... Se os alhos estão ali... é porque há mistério... não devemos ignorá-los! O primeiro problema policiário... do "Inspector Rodriguinho em Londres - ENIGMA" é de fácil resolução, conforme o pretendido, mas... atenção, muita atenção... ao busílis! 🔍 Um grande abraço, aos dois! - RO (O Gráfico)

      Eliminar

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.