segunda-feira, 22 de maio de 2023

*** MEMÓRIAS DO POLICIÁRIO! - (Por: O Gráfico) - 034

 🔎 Memórias do Policiário – 034 🔍

 

🕵️ O Gráfico

 


Inspector Moisés

Ernesto Lopes Nunes 🔍 👀

Especial

  

HOJE... em Memórias do Policiário – O Gráfico... vamos recordar Ernesto Lopes Nunes, “Inspector Moisés” no Policiarismo e “El-Nunes” no Charadismo e similares! Na fotografia do cabeçalho estão um grupo de Policiaristas Veteranos, na altura, 1975, 1976, quando o saudoso “Sete de Espadas” ressurgiu o Policiário na sua Secção “Mistério... Policiário”, no “Mundo de Aventuras”! Daqueles oito nomes sonantes que eram um exemplo para os Novos que se iniciavam nas lides da Problemística Policiário, estão da esquerda para a direita: M. Lima, Sete de Espadas, Inspector Aranha, Inspector Moisés, Jartur, Detective Misterioso, Dr. Aranha e Big Ben. Creio que ainda estão vivos, no nosso convívio, Inspector Aranha (Domingos Cabral), Jartur (João Artur Mamede -que tive o grato prazer de abraçar no passado dia 21, em Sintra!) e Big Ben (Manuel Barata Dinis). Juntamente com muitos outros Veteranos, que não estão na foto, Detective Invisível, Detective Said, M. Constantino e D. Chicote, para só mencionar estes, eram eles a imagem de inspiração dos Iniciados!

Já esclareci, em edições anteriores, nestas minhas memórias, que as mesmas são produzidas e direccionadas para e sobre mim, “O Gráfico” pois cada um, cada Policiarista, tem uma história para contar... eu tenho a minha!

SAUDAÇÕES POLICIÁRIAS

O Gráfico

 

“O SENHOR DA PALAVRA E DO HUMOR!”

Ernesto Nunes - Inspector Moisés - El-Nunes

 

In CAMPEÃO DAS PROVÍNCIAS


 

"TER BOM HUMOR,

SER UMA PESSOA ALEGRE, COMO EU!"

(Ernesto Nunes)

 


 

In CAMPEÃO DAS PROVÍNCIAS

COIMBRA – Semanário no Papel – Diário Online

18 de Fevereiro de 2022

 

Ernesto Nunes: Faleceu o Charadista, senhor da palavra e do humor

 

...Ernesto Nunes, charadista, autor de vários livros de prosa e poesia, e dotado de um assinalável sentido de humor, faleceu, esta sexta-feira, 18 de Fevereiro de 2022, aos 93 anos, em Coimbra.

Ernesto Nunes tinha sempre mil e uma histórias para contar, ou não fosse o campeão do charadismo, de inúmeros livros de poesia e prosa, de prémios em jogos florais e participação em vários concursos na Televisão.

Durante vários anos teve uma página charadística no “Campeão” com seguidores em todo o país, incluindo as ilhas, e com prémios da Porto Editora, onde colaborava com a Agenda Doméstica.

Diariamente, Ernesto Nunes prosseguiu com anedotas e histórias diárias para animar os ouvintes da Rádio Regional do Centro, escutadas sempre com encanto.

Iniciou-se no charadismo, com 14 anos, adoptou o nome de El Nunes (E de Ernesto, L de Lopes) e também se dedicou ao policiário com o pseudónimo de Inspector Moisés. Participou em muitos jogos florais e conquistou várias dezenas de prémios, quer em poesia, quer em prosa. Já publicou 14 obras, muitas delas reeditadas e esgotadas, mas humildemente não se considerava um escritor. Entrou em quase 13 dezenas de concursos na televisão, com grande sucesso.

Durante 30 anos manteve, também, uma secção de charadismo no “Diário de Coimbra”, tendo prosseguido com os Passatempos na edição semanal do “Campeão”.

 

O Gráfico

...EMBORA tivéssemos iniciado (O Gráfico e o Inspector Moisés) uma longa e duradoura amizade no campo do Policiário foi nesta Secção, do DIÁRIO DE COIMBRA, denominada “RECREIO” que criámos raízes de bom companheirismo, onde sob o pseudónimo de “The Mirmecófagos” (Charadismo) e “Bicho da Letra” (Palavras Cruzadas e Diversos), se publicaram alguns trabalhos da minha autoria, sempre com o cunho da gentileza e distinta cordialidade manifestada pelo Ernesto Lopes Nunes. “O Gráfico” retribuía com a oferta de lembranças e outros prémios para serem distribuídos pelos concorrentes da notável Secção.

Recordo uma homenagem de “El-Nunes” na Secção RECREIO, datada de 19 de Junho de 1985, -faz no próximo mês... 38 anos! -quando além dos Testes a Concurso... TELEFONÚMEROS E PALAVRAS CRUZADAS, TESTE DE LITERATURA POLICIAL e CHARADAS, o Orientador escreveu algumas palavras sobre “O GRÁFICO”...

 


»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

 


 

RECREIO – ANO VIII – N.º 102 (19-6-1985)

APRESENTANDO... (31)

“O GRÁFICO” / “BICHO DA LETRA”

/ “THE MIRMECÓFAGOS”

 

Luís Manuel Felizardo Rodrigues Malanho

Rua Padre Manuel da Nóbrega, 9 – Anexo 6

Laranjeiro – 2800 ALMADA

 

Nasceu em 21 de Junho de 1958 -completa, pois, na próxima sexta-feira 27 anos, pelo que aqui vai desde já um grande abraço de parabéns!

É tipógrafo-impressor, tem o 9.º ano de escolaridade e é casado com a sua “querida A LAMPADINHA”. 

 


Um nosso amigo comum (o confrade “Sete de Espadas”) disse dele recentemente: “Falar de “O GRÁFICO” torna-se já desnecessário. Parece-me que não há ninguém que não conheça aquele rosto redondo, sorridente, calmo e sereno, muito comedido -mas capaz de corar a qualquer momento. Tem duas coisas muito boas (aliás aquelas também o são!...); sabe pensar e tem ideias! E, além disso, é Amigo do seu Amigo!...” 

Gosta muito de praticar o Charadismo e o Cruzadismo mas o seu “hobby” preferido é o Policiário, onde “comecei a robustecer GRANDES AMIZADES desde 1976. Para cada passatempo optei por um pseudónimo diferente -do que me arrependi posteriormente -e, por isso, aproveito este “Apresentando” para me dar a conhecer a todos os confrades e dizer que a partir desta data continuarei somente a subscrever-me como “O GRÁFICO”. 

 

VETERANOS: Da esquerda para a direita - M. LIMA, SETE DE ESPADAS, INSPECTOR ARANHA, INSPECTOR MOISÉS, JARTUR, DETECTIVE MISTERIOSO, DR. ARANHA e BIG BEN

O que mais admira nos confrades que andam nestas lides é que são TODOS bons amigos e relevantes de uma educação extraordinária para o seu semelhante. “É bom sentir isso e por isso eu continuo”...   

Nas notas que nos enviou, “O GRÁFICO” não tem uma palavra para referir os seus êxitos, que são muitos, mas nós podemos dizer que ele é um extraordinário produtor de problemas e contos policiais, além de exímio decifrador, contando já com vários títulos no seu “curriculum”.

São de “O GRÁFICO” os três trabalhos seguintes, para cujos decifradores destina os seguintes prémios: 2 taças, 12 medalhas, 3 obras literárias, 5 álbuns de BD, 1 Cinzeiro de vidro trabalhado, 1 pratinho decorativo, 1 cesto com garrafinha e 1 cachimbo (este só para concorrentes que foram e/ou sejam policiaristas, pelo que, ao enviar as soluções, os interessados se devem identificar como tal).

 





»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

 

RECREIO – ANO XIV – N.º 241 (17/Abril/1991)

APRESENTANDO... (31)

Correspondência para:

”RECREIO”

Rua Dr. António José de Almeida, n.º 101

3000 COIMBRA

 


CORREIO

O Gráfico (Almada) – Recebi carta e conteúdo. Cartões distribuídos. Obrigado pela oferta e pela sua amizade. Muita saúde para a acrescida família.

 


NOTAS

1 – Registamos e agradecemos, as últimas ofertas recebidas para o Concurso “APA”; de “Lette” uma salva, de “Severo” uma Taça, 1 Tabuleiro e uma peça de artesanato, e do confrade “O Gráfico” – Luís Manuel Felizardo Rodrigues – Apartado 133 – 2800 ALMADA (que se encarrega de todos os trabalhos gráficos) um CENTO de cartões de visita no valor comercial de 1.300$00.

 

Opinião

Maria Luísa Azevedo:

-Ernesto Nunes é “senhor de uma longa e rica existência, uma pessoa bem-disposta, um homem do seu tempo, que vive várias vidas: a da experiência, a que imagina e a que relata – e com os fios de todas elas tece as histórias que nos oferece”.

 


Policiarista

N

ATURAL de Tomar e com residência fixa em Coimbra, Ernesto Lopes Nunes sob o pseudónimo de “Inspector Moisés” brilhou em diversas Secções Policiárias, entre muitas: Mistério e Aventura (Revista Mundo de Aventuras); Mistério e Aventura (Revista Quebra-Tolas); Mistério e Aventura, na Revista Camarada (3.º lugar no II Torneio de Aniversário); Secção Em Fim de Livro (1.º lugar em Decifração, no I Torneio Normal) e (6.º lugar, também na Decifração no II Torneio Normal); Mistério e Aventura da Revista Guião, com um 1.º lugar, no Torneio de Preparação, em Decifração e 5.º classificado em Produção;

 


Inspector Moisés foi o grande vencedor do “Torneio de Abertura”, o primeiro Torneio de Problemística Policiária organizado pela Revista Passatempo na Secção Enigma Policiário. E durante algum tempo foi o grande açambarcador de lugares honrosos, nesta Secção, tanto nas classificações finais, como nas categorias de Melhores Soluções e no campo da Produção, a saber: Torneio de Abertura, 1.º lugar na Decifração e 1.º lugar nas Melhores; Volta a Portugal em Problemas Policiários, 13.º lugar em Decifração, 3.º lugar nas Melhores (Regularidade), 3.º lugar nas Mais Originais (Montanha) e brilhante 2.º lugar na vertente da Produção; I.º Grande Torneio de Divulgação, 3.º lugar na Categoria de Consagrados; Taça de Portugal em Problemas Policiários, Finalista vencido e honroso 4.º lugar no Torneio Paralelo.

 

Blogue RO – 22 de MAIO de 2023

https://reporterdeocasiao.blogspot.com/

 


 





















1 comentário:

  1. MTR
    O que será que está em preparação???? Ai meu Deus…

    ResponderEliminar

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.