segunda-feira, 10 de julho de 2023

*** MEMÓRIAS DO POLICIÁRIO! - (Por: O Gráfico) - 043 Crónica Policiária - Concurso de Cabeçalhos - Desenho

 🔎 Memórias do Policiário – 043 🔍

 

🕵️ O Gráfico

https://reporterdeocasiao.blogspot.com/

 


📜 Crónica Policiária

🖍 Desenhos - Autores

🔎 Concurso de Cabeçalhos 🖊
 

📜 O Detective - 1987 📜

 

 

43 EDIÇÕES das Memórias do Policiário – O Gráfico para se lembrar os tempos áureos da minha Secção “O DETECTIVE” orientada no Jornal de Almada. Estávamos em 1987, sensivelmente a meio do ano, e resolvi colocar a concurso, entre os desenhadores -que eram bastantes! -um cabeçalho para ilustrar as “Crónicas Policiárias”! Responderam “à chamada” abrilhantando a iniciativa, FERMAN, INSPECTOR PEVIDES, JARTURICASTRO, VIRMANCAROLI, LAM, JANES & JOSÉ LUIS, CARLOS ESTEGANO e A LAMPADINHA.

Os dedicados ao Policiarismo, decifradores e produtores, ou não, correspondiam a todas as iniciativas de “O DETECTIVE” e nesta aventura do desenho... não fugiram à regra! Para tornar o “assunto ainda mais sério” convidei um lote de Policiaristas para funcionar como júri, escolhendo e pontuando os melhores desenhos, para ilustrar, no futuro, as “Crónicas Policiárias”, depois de uma pré-selecção feita por mim! E o júri foi composto por: AVLIS & SNITRAM, BERIBICA, MALI, MASC, MOLÉCULA e ROCKMAN/77.

A classificação ficou, assim, ordenada:

1.º - LAM.

2.º - JARTURICASTRO.

3.º - INSPECTOR PEVIDES.

Estes três cabeçalhos/desenhos, todos diferentes, passaram a ser visualizados frequentemente na Secção “O Detective” fazendo a diferença no Policiário nos finais dos anos 80. Os desenhadores exultaram e o júri não se cansou de elogiar a iniciativa batendo palmas ao dinamismo de “O DETECTIVE”. São memórias que ficam, pois nem somente de problemística vivia o POLICIÁRIO!

SAUDAÇÕES POLICIÁRIAS.

O Gráfico

 

 

A OPINIÃO DO VENCEDOR

1.º lugar: Bernardo LAM

 

Porquê a minha colaboração gráfica na “Crónica Policiária”?!

 

B

OM, SOU DESENHADOR, sou criativo, gosto de desafios à criatividade e imaginação e respeito bastante o policial, que considero um desafio à inteligência e à observação, seja no aspecto literário seja como actividade real.

É certo que não estou propriamente integrado no vosso clube, embora nada me impeça de o fazer, bem o sei.

Não o faço porque não estou motivado para a literatura e jogos policiais, o que não me impede de colaborar na vossa secção literária, pois é do meu agrado ilustrar as vossas criações.

Fiquei contente por ter obtido o 1.º lugar na criação do símbolo para a secção da “Crónica Policiária” e espero poder agradecer pessoalmente o galardão por vós atribuído pelo facto.

Desejo a todos os Policiaristas as melhores “inspirações”

LAM

DESENHO DE "LAM" - ILUSTRAÇÃO SECÇÃO "SÁBADO POLICIÁRIO"

 Os Comentários

dos Júris

 

A

VLIS & SNITRAM: Uma das facetas que mais admiro em “O Gráfico” é o seu dinamismo em tudo o que diga respeito ao Policiarismo. A secção “O Detective”, que orienta com invejável mestria, está cheia de pequenos desenhos, grandes achados de imaginação! Recordo, por exemplo, “Correio”, “Soltas”, “Atenção”, “Notícias... Daqui e Dali” e outras, que dão vida à secção amenizando o visual do texto.

Mas ele não pára e tem nova iniciativa, que reputo feliz.

Ah! Já me esquecia... eu, membro do júri?! Bem, “O Gráfico” às vezes também falha!...

Embora pensando que “O Sapateiro não deve subir acima da chinela” aqui vai a minha classificação...

 

B

ERIBICA: ...Achei giro, quando li em “O Detective” que iria ser júri, pois nunca tinha feito nada no género. Digo também que me assustou um pouco, pois era uma missão difícil. Achei interessante o facto de terem posto alguns Policiaristas a votarem e não ser só o orientador a escolher, pois como a secção é de todos e dirigida aos leitores, penso que eles devem ter uma certa voz activa no assunto, o que não quer dizer que sejam eles a tomar decisões, mas apenas a darem sugestões... Espero que a minha votação corresponda àquilo que esperavam... Não sei bem o que vai ser a “Crónica Policiária” de qualquer modo julgo que deve ter algo a ilustrá-la que seja bem elucidativo. Daí pensar que o desenho “G” possa ser o mais representativo... Além disso, gosto de coisas simples!

 

M

ALI: ...É óbvio que fiquei muito contente por ter sido escolhida para júri, pois as surpresas boas, são sempre agradáveis, além de que pelo facto de ainda ser muito ”nova” nestas andanças do Policiário, considero ser uma honra.

Acho a iniciativa óptima porque penso que é dada oportunidade tanto a “novos” como a “veteranos” de se expressarem. Tudo o que é feito em prol do policiário acho bem e é bom que vão sempre surgindo novas fontes de interesse para que nada pare!

Os desenhos são todos muito bons e qualquer deles irá ilustrar perfeitamente a “Crónica Policiária”...

Penso que na realidade o “Gráfico” nasceu para o Policiarismo, vive mesmo estas coisas, além de lhes dar um cunho muito grande de sensibilidade e amor. Venham mais iniciativas destas.

 

M

ASC: ...Agradeço terem-me escolhido para júri, fiquei muito contente, pois dar uma opinião sobre algo é um trabalho de grande responsabilidade e eu gosto disso.

A iniciativa é óptima porque assim existe “luta” entre os concorrentes e com isso o despique torna-se mais emocionante.

Espero que não venham a dizer que “O Gráfico” copiou a iniciativa ou melhor, que não digam que já tinham pensado em fazer o mesmo!...

 

M

OLÉCULA: ...Desta iniciativa só tenho a dizer que é inovadora e acho que assim se deveria fazer sempre, pois aparecem novos desenhadores, alguns deles, verdadeiros artistas. Depois a avaliação por um júri é a mais indicada pois assim ganhará o melhor trabalho e deve trazer incentivo aos desenhadores.

A minha participação como jurado foi, realmente, uma surpresa, pois entre os amigos Policiaristas deveria haver pessoas em melhores condições. No entanto aceitei o cargo com bastante alegria e julgo ter dado uma boa contribuição, o mais honestamente possível.

 

R

OCKMAN/77: ...As iniciativas de “O Gráfico” atingem regularmente um êxito, que, para além de aproximarem os escassos (mas bons) Policiaristas existentes, revelam uma fértil e infindável imaginação que se fica a dever, sem dúvida alguma, à grande e persistente dedicação que este amigo desenvolve em torno deste passatempo mental. Daí que ser convidado a integrar o júri desta sua recente criação, fosse para mim um convite muito especial. 

Aceitei, pois sem quaisquer tipos de reservas colaborar nesta “Crónica Policiária” que acho -aproveito para dizer -uma excelente ideia e que contribuirá decerto para uma maior fomentação de amizade no seio desta família de relações (ultimamente) frágeis e inconstantes.

É sempre difícil escolher, pois factores como a originalidade e a categoria do desenho em si, fica certamente (e só) no critério de cada elemento do júri. Pela minha parte tentei (acho que consegui) ser honesto comigo mesmo.

Apareceram ilustrações com um traço altamente qualitativo não se enquadrando, no entanto, no objectivo inicialmente proposto. Pelo conteúdo, alguns de qualidade menor, pela sua simplicidade e um certo tom original, corresponderam totalmente àquilo que se pretendia.

A todos os meus parabéns e continuação de bons trabalhos.


Blogue RO – 10 de JULHO de 2023

https://reporterdeocasiao.blogspot.com/

 



EX-LIBRIS JOSÉ LUÍS

JANES (BARREIRO)



CARLOS ESTEGANO

A LAMPADINHA

DESENHO DE "INSPECTOR PEVIDES" (José David Carvalho)




Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.