sábado, 2 de setembro de 2023

*** MEMÓRIAS DO POLICIÁRIO! - (Por: O Gráfico) - 056 👤HOMENAGEM AO "DETECTIVE INVISÍVEL" - Prova n.º 5

 🔎 Memórias do Policiário – 056 🔍

🧐 O Gráfico 🕵️

 

https://reporterdeocasiao.blogspot.com/


O Gráfico - Especial

 

Torneio de Entretenimento

Problemística Policiária

Em memória de notáveis Policiaristas:

Sete de Espadas, Detective Misterioso

M. Constantino, Detective Invisível 

 

🔦 Detective Invisível 🔍

📖  Antelóquio da Etapa n.º 5 🖊

HOMENAGEM📜

 

…DAVID VARGAS MARTINS, invisível somente no uso do pseudónimo é recordado, com imensa saudade, nas 56 edições das Memórias do Policiário – O Gráfico como um verdadeiro compincha, simpático, sereno, calmo e muito amigo de quem o estimasse e lhe quisesse o bem! O “Detective Invisível” era quase uma alma gémea dum outro ser humano extraordinário e insigne Policiarista... o DOMINGOS PRATA RODRIGUES, o consagrado “Detective Misterioso”!

O “Detective Invisível”, sempre o conheci de barbas, -embora, no primeiro convívio realizado em Almada tenha aparecido sem as barbas que o caracterizou e definiu como um dos melhores decifradores de sempre da Problemística Policiária! Raramente falhava... um pormenor! Era considerado uma “raposa velha” entre os Policiarista, Novos e Veteranos e era admirado por todos! Não me recordo de alguma vez ter lido um Problema Policiário de sua autoria, mas na vertente da decifração... era dos MELHORES!

O “Detective Invisível”, nos Convívios Policiários, era o meu companheiro dos “Martinis”... enquanto observávamos as classificações dos Torneios Policiários ou conversávamos sobre um determinado Problema Policiário, mas ele nunca dizia tudo aquilo que pensava ou deduzia... fazia “caixinha” e era um “especialista” em “sacar” pormenores aos seus amigos “adversários” sem nunca revelar totalmente os seus, as suas descobertas! Enfim... tudo fazia parte de estratégias... mas a amizade tornava-se intocável! Três “Detectives”, dos mais Veteranos, alegraram, sempre o meu coração e como eles me estimavam, adoravam “O Gráfico”! Foram eles... “Detective Invisível”, “Detective Misterioso” e “Detective Said”!!! Ai... que recordações!

O “Detective Invisível” escrevia, sempre, à mão, as suas respostas policiárias, (propostas de solução!) com esferográfica de tinta preta, numas folhas compridas e estreitas, de bloco, com linhas... e não se limitava apenas a uma ou duas folhas..., no mínimo, os seus relatórios, sempre bastante minuciosos e bem explicados, distribuíam-se por meia-dúzia daquelas folhas, escritas de um só lado!

Sinto-me muito lisonjeado e agradecido por ter conhecido o David Vargas Martins, como meu companheiro das lides Policiárias!

SAUDAÇÕES POLICIÁRIAS.

O Gráfico

 


https://crimepublico.blogspot.com/

Terça-Feira, 23 de Janeiro de 2018

OPINIÃO
LP (Luís Pessoa)

 

 

FALECEU O DETECTIVE INVISÍVEL

O POLICIÁRIO ESTÁ DE LUTO

DETECTIVE INVISÍVEL

n. 1936.12.24 - f. 2017.02.06

 

FALECEU HÁ QUASE UM ANO, mas só agora tomámos conhecimento do facto.

 

O Detective Invisível era um dos melhores decifradores de problemas policiários e brilhou a grande nível nos anos 70 e 80 do século passado, mercê de um notável poder se síntese, que transformava cada solução quase telegráfica num tratado de bem decifrar, já que estava lá tudo!

 

Operário metalúrgico na CARRIS em Alcântara, era presença assídua na Tertúlia do Palladium, todos os sábados, como bem documenta a foto de um desses excelentes encontros:

 

Finais dos anos 70 - reunião de Policiaristas em tertúlia no "Café Palladium" (Lisboa): Belém Valente; Detective Invisível (sem barba); Detective Misterioso; Durandal; Raul Ribeiro; Lanterna Vermelha; Sete de Espadas; ???; Delgas ou O Gráfico e Carlos Duarte

 

Jovial e camarada, grande conviva, raramente falhava os convívios policiários, que nessa época, por iniciativa e impulso de SETE DE ESPADAS, percorriam todo o País, ao ritmo de um por mês!

 

Afastado do Policiário, encontrou "refúgio" em Lamego, terra natal da sua mulher, depois da reforma de ambos e lá terminou os seus dias.

 

O Detective Invisível faz parte da nossa história, como um dos nossos maiores, deixando um rasto de tristeza e saudade em todos que o puderam conhecer.

 

Onde quer que esteja, que tenha reencontrado todos os seus parceiros de tantas "batalhas" policiárias e que partiram antes de si!

 

Blogue RO – 1 de SETEMBRO de 2023

https://reporterdeocasiao.blogspot.com/

 


Convívio Policiário - Marinha Grande - 18 de Setembro de 1977


LENA - A. RAPOSO - O GRÁFICO - DETECTIVE INVISÍVEL - OLGA LIMA


Convívio de Almada (TPA) - 26 de Maio de 1991

 





Convívio Policiário - Almada (TPA) - Princípios dos Anos 80 - MASC - DETECTIVE MISTERIOSO - PAL - C. POKAS - BECAS - A LAMPADINHA - DETECTIVE INVISÍVEL - O GRÁFICO - YENSID TLAW - PRMS - LIVAU - SETE DE ESPADAS

ABRANTES - CONVÍVIO POLICIÁRIO - 1977

DETECTIVES "GÉMEOS" - "INVISÍVEL" & "MISTERIOSO"

Convívio Policiário em BEJA - 1977

 

Convívios - Beja 1977

O Convívio realizou-se no dia 29 de Janeiro de 1977 e a foto saiu no "Há horas para tudo... esta é a hora do Policiário" publicado no Mundo de Aventuras Especial n.º 17, em Junho de 1977.

Embora a fotografia não tenha legenda, foi publicada a lista dos presentes: Detective Misterioso, Durandal, O Gráfico, Mabuse, Pal, Ubro Hmet, Detective Invisível, Carlos Duarte, Satanás, Godévora, Lince, Investigador Lince, Bill, Jopepa, Callan, Cecílio e Esposa. São ainda referenciadas  por terem passado no local, Anel, Mana e Inspector Bu-Lacha.

 


Convívio - CANEÇAS - 3 de Março de 1991

Convívio Policiário - Almada - 1980

Convívio Policiário de Almada - 1976 ou 1977 - Detective Invisível sem barba!

TORRES VEDRAS - ANOS 80

Convívio Policiário - Torres Vedras - Venthocanni - O Gráfico - Detective Invisível - Carlos Duarte - Detective Misterioso - Ubro Hmet - PAL

 

Convívio Policiário: Xek-Brit; Jartur; Freddy; Durandal; M. Constantino; O Gráfico, Detective Invisível



Convívio Policiário (TPA-Almada) - Maio de 1983


PAL - O GRÁFICO - DELGAS - DETECTIVE INVISÍVEL - DURANDAL

O GRÁFICO - TIO PATINHAS - CARLOS NEVES - DETECTIVE INVISÍVEL



TORRES VEDRAS - 1982


Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.