🔎 Memórias do Policiário – 057 🔍
🧐 O
Gráfico 🕵️
CLUBE XIS N.º 1 - (Agosto 1982)
Crime na meia-praia
🔖Problema Policiário
🔦 Por: D. Chicote 📜
Solução Original de: O Gráfico 🖊
Como não podia deixar de ser, evidentemente, no primeiro exemplar surgiu um Problema Policiário, desenhado, da autoria do consagrado Veterano “D. Chicote” (Cristiano Cerol), intitulado “Crime na Meia-Praia”. Ano de 1982, há precisamente... 41 anos que se completam no próximo dia 14, quando não existiam Telemóveis em Portugal... nem Internet! A ERA do Computador ainda não tinha chegado! Tal facto não impediu “O Gráfico” de participar naquele desafio com uma Solução Original. Não se tratou de tarefa fácil... pois a condizer com os desenhos e narração foi necessário reunir um grupo de pessoas, na maioria crianças, também um cão e fotografar a encenação do crime na Praia de Burgau! Tirar fotografias, numa pequena e frágil máquina fotográfica, mandá-las revelar num Estabelecimento da especialidade, em Lagos, situado a 12 kms de Burgau, voltar lá e pagar... as fotos! Depois... efectuar recortes, escrever algumas palavras, resolvendo o caso, e endereçar, tudo, para o Confrade FERMAN... a quem estou agradecido por me ter enviado, há dias, esta nobre recordação e... AQUI ESTÁ UM EXEMPLO DE COMO SE PODE ELABORAR UMA “PROPOSTA DE SOLUÇÃO ORIGINAL”!
Foram tempos gloriosos de “O Gráfico” que nos primórdios do “Clube Xis” açambarcou (quase) tudo em Decifração e Produção... tinha pouco mais de 24 anos!!
SAUDAÇÕES POLICIÁRIAS.
"CLUBE XIS" – MENSÁRIO DE DESPORTO MENTAL E LITERATURA DE MISTÉRIO - EDIÇÃO DA CASA DA CASA
DE CULTURA DA JUVENTUDE DE FARO
CLUBE XIS N.º 1 – AGOSTO 1982
Crime na Meia-Praia
Por: D. Chicote
TEXTOS:
TODA A GENTE APANHAVA CONDELIPAS* QUANDO, NAQUELA MANHÃ, DEKA CHEGOU À MEIA-PRAIA.
* “cadelinhas", conquilhas.
====================================================
POR CERTO D. SÍLVIA FICARIA FELIZ SE DEKA LHE LEVASSE TAMBÉM UNS MARISQUINHOS PARA ABRIR AO ALMOÇO. MAS, UNS GRITOS E UM AMONTOADO DE BANHISTAS, PRENDERAM MAIS A ATENÇÃO DO INSPECTOR. NA LINHA SEPARADORA DA AREIA SECA E DA AREIA AINDA HÚMIDA, DEKA FOI ENCONTRAR UM BANHISTA ASSASSINADO. ERA O DR. JOÃO SALEMA, HÓSPEDE DE UM DOS HÓTEIS DA CIDADE, QUE, LOGO DE MANHÃ, HAVIA SAÍDO PARA A PRAIA COM O ENG.º COSTA, SEU AMIGO E ALI TAMBÉM PRESENTE.
====================================================
JOÃO PARTIU COM UM PESCADOR, PARA UM PEQUENO PASSEIO DE BARCO, JUNTO À PRAIA, EM DIRECÇÃO A ESTE LADO. DE REPENTE VI APENAS UMA PESSOA NO BARCO. CORRI PARA CÁ, MOVIDO POR UM ESTRANHO PRESSENTIMENTO. E FOI QUANDO UMA ONDA ATIROU O CORPO PARA A PRAIA, NO MOMENTO EM QUE EU IA A PASSAR, ENTÃO GRITEI...
====================================================
ALGUMAS TESTEMUNHAS DIZEM TER OUVIDO UNS GRITOS INSTANTES ANTES DE OUVIREM O PEDIDO DE SOCORRO. LOGO NÃO LIGARAM, PENSANDO TRATAR-SE DE BRINCADEIRAS NA PRAIA. NINGUÉM SE RECORDA DE TER VISTO O BARCO PASSAR OU O CORPO BOIANDO.
====================================================
A POLÍCIA VEIO A DESCOBRIR, NO CABO DO PUNHAL, AS IMPRESSÕES DIGITAIS DO ENGENHEIRO, POR CIMA DE OUTRAS NÃO IDENTIFICADAS...
====================================================
...É QUE AINDA JOGUEI A MÃO AO PUNHAL, TENTANDO SALVAR O JOÃO. MAS AO VER QUE JÁ NEM SANGUE CORRIA, QUE ELE JÁ ESTAVA MORTO, DESISTI. NO CORPO NEM CHEGUEI A MEXER!
====================================================
DE FACTO, PARA SE ASSASSINAR UMA PESSOA NÃO É PRECISO TOCAR-LHE COM AS MÃOS!...
====================================================
PERGUNTA:
-COMO DESCOBRIU O INSPECTOR DEKA QUE O ENG.º COSTA FORA O ASSASSINO?
INDIQUE TODOS OS PORMENORES.
RESPONDA ATÉ 15 DE SETEMBRO.
====================================================
Solução do Autor!
“Clube Xis” N.º 1
“CRIME NA MEIA-PRAIA”
Agosto de 1982
Os factos: o primeiro desenho mostra-nos uma praia de águas tranquilas, quase paradas, com muita gente apanhando mariscos. O segundo mostra-nos a vítima rodeada de banhistas e o terceiro desenho dá-nos, em pormenor, o fluxo de sangue escorrendo pelo peito da vítima.
Deka acorreu, como os demais banhistas, ao ouvir os gritos. O corpo encontrava-se na linha separadora da areia seca e da areia ainda húmida. Portanto, na zona precisa onde chegou a maré cheia. Havia impressões. digitais do Engo. Costa no cabo da arma usada no crime,
O depoimento: 1. “De repente vi apenas uma pessoa no barco corri logo para cá, movido por estranho pressentimento”. Não se entende porquê. Podia o amigo ter mergulhado para tomar banho...
2. “Foi quando uma onda atirou o corpo”. Já se viu que não havia ondas.
3. “No momento em que eu ia a tomar”. Por muito perto que o barco andasse da praia, sem ondas, sempre levando certo tempo para o cadáver chegar à praia. Segundo o depoimento (veja 1) tudo fora muito rápido.
4. “Ainda joguei a mão ao punhal”. Mas o curioso é que o punhal continuava cravado no peito do amigo.
5. “Ao ver que já nem sangue corria”. Pura mentira, como se viu. No entanto, se o corpo viesse da água, estaria já lavado do sangue e provavelmente já não traria o punhal espetado.
6. “No corpo nem cheguei a mexer”. Aqui ele falou verdade. Mas, para o corpo estar ali, sendo verdade o resto do depoimento, era preciso que alguém o tivesse arrastado.
Conclusões: As condelipas são apanhadas na maré vazia, durante umas duas horas. A maré leva 6 horas a encher. O corpo estava na linha limite onde a água chegou na maré cheia. Portanto, umas 5 a 7 horas atrás já que, como se viu, agora a maré estava vazia. Mesmo que houvesse ondas, a água, agora, chegava muito mais abaixo. Este era o pormenor principal.
Os gritos que todos ouviram antes do pedido de socorro (obviamente os da vítima), o sangue correndo da ferida, o barco que ninguém mais viu, o tal estranho pressentimento, as impressões digitais do suspeito no cabo do punhal, que continuava cravado no peito da vítima, são pormenores secundários que, no entanto, também servem de prova
contra o Eng.º Costa.
D. CHICOTE
CLUBE XIS N.º 10 – MAIO 1983
POLICIÁRIOS SOLTOS
Publicámos uma série de problemas policiários desde o N.º 1 do “Clube Xis” até ao início dos l.ºs C.D.P.P. como vencedor incontestado dessa meia-dúzia de policiários temos “O Gráfico” (Almada), para o qual. endereçamos os nossos parabéns.
Blogue RO – 09 de SETEMBRO de 2023
https://reporterdeocasiao.blogspot.com/
👇📖 Clicar no link e ver fotos da 📑Solução Original 📸 no Blogue RO: 🌿💐👀
🦉🏷 https://reporterdeocasiao.blogspot.com/2023/09/memorias-do-policiario-por-o-grafico_9.html 📲 🏝 📖
MTR
ResponderEliminarIsto são muitos anos a virar frangos! 😂😂😂