quinta-feira, 2 de novembro de 2023

🧐 SOLUÇÃO e Comentários - Factores de Valorização! ☝ 🖊Problema Policiário n.º 6 Insp. Rodriguinho Investiga "Uma Morte Colorida" -- Original (inédito) de: O Gráfico

 💖🦉📝 Este é o vosso Blogue RO! 👀🥂🌠

⌛📖🔍🧐🌷🚦 https://reporterdeocasiao.blogspot.com/ 🖊📲

 🧐🕵️ 2.º Torneio de Entretenimento de Problemística Policiária 🔍

 

 

Torneio de Entretenimento

Problemística Policiária

Em memória de notáveis Policiaristas:

Sete de Espadas, Detective Misterioso

M. Constantino, Detective Invisível

 

Problema Policiário – 6

Inspector Rodriguinho Investiga

Uma Morte Colorida

Um Original (inédito) de: O Gráfico

 

EXEMPLO DE CORES MISTURADAS:

Amarelo + Vermelho = Laranja

Vermelho + Azul = Roxo ou Violeta

Azul + Amarelo = Verde

 

 


 

Solução do Autor: 


 

ROLANDO ao ser surpreendido pelo regresso do amigo à sua casa e ter sido vítima de um disparo, ainda com vida... -não esquecer que todos os intervenientes usufruíam de excelente forma física -teve coragem para deixar indícios que pudessem incriminar o seu agressor e um deles foi agarrar umas folhas de plantas trepadeiras que provavelmente seriam de cor verde! Ora... o Sportinguista (clube de cor verde) era o Joaquim, ex-Polícia que gostava do rigor e não sorria muitas vezes e se exaltava quando perdia à “Sueca” e perdia quase sempre e também quando brincavam com ele dizendo que o Sporting só ganhava um campeonato de 20 em 20 anos e era também o mais velho, em idade, do grupo, já menos disposto para aturar provocações! Naquele dia, talvez furioso ou estando mesmo danado, não pensou duas vezes, voltou para trás e deu um tiro, no amigo! Ao atirar-se para dentro da piscina Rolando indicaria, e indiciaria, com mais precisão, o seu assassino, o Sportinguista Joaquim, clube de cor verde, porque a água da piscina de coloração levemente azulada misturada com o amarelo e azul-celeste do seu fundo e o amarelo das altas paredes... resultavam numa tonalidade esverdeada... e quem era adepto Sportinguista era o reformado da Polícia, Joaquim que teria uma arma em sua posse e assim praticou o crime! Rolando era mestre em mistura de cores, muito experiente, como é referido no texto. Joaquim, já arrependido, confrontado com a argúcia do Inspector Rodriguinho e a sagacidade do seu Ajudante Lumafero acabou por confessar o crime.

 

 


 

Resposta simples:

O tom misturado e envolvido das cores amarelo, das altas paredes e fundo da piscina, azul-celeste e amarelo, com a tonalidade levemente azulada da água transformava-se numa cor verde, esverdeada, por isso a vítima se atirou para dentro de água para indicar, indiciar, que o seu assassino era adepto do Sporting... cor verde! As plantas na sua mão, provavelmente verdes, também seriam um indício. Culpado... o Sportinguista, ex-Polícia, Joaquim que sabia usar uma arma de fogo e se arreliava muito quando perdia à “Sueca” e quando gozavam com o seu clube e apesar do divertimento sorria poucas vezes.

O Gráfico

 

 

PORMENOR INCRIMINATÓRIO:

1 - Água da piscina envolvida com o amarelo das altas paredes e fundo azul resulta numa visualização de cor esverdeada! 1-a) -Joaquim, Sportinguista, Verde.

 


FACTORES DE VALORIZAÇÃO:

1 – Rolando, a vítima, mestre na arte de mistura de cores. ”Rolando trabalhou, desde tenra idade, em Artes Gráficas, assistindo ao progresso e à evolução desta Indústria, durante 50 e longos anos desde Tipografia, Litografia e Impressão Offset e tornou-se um mestre na arte de misturar e achar novas cores...”

 

2 – Plantas trepadeiras nas mãos da vítima, provavelmente de cor verde, a corroborar com o indício da visualização esverdeada da cor da água da piscina.

 

3 – Joaquim não aturava provocações. “Tinha o feitio mais problemático de todos. Gostava do rigor...”

 

4 – Joaquim ex-Polícia exaltava-se quando perdia à “Sueca” e sorria poucas vezes. “Joaquim, o mais idoso, gabava-se de ser Sportinguista desde pequenino e ficava bastante exaltado quando lhe diziam que só ganhava um campeonato de 20 em 20 anos e não gostava nada, mesmo nada, de perder à “Sueca” e perdia... quase sempre...”

 

5 – Joaquim ex-Polícia certamente conhecedor do uso de armas de fogo.

 

 

Justificativo, Esclarecedor: Patrício, usufruindo da Profissão de Professor de Natação, relacionado com Piscinas... ”...apenas se queria divertir, nestes convívios, para ele perder ou ganhar pouco lhe interessava... Era um ancião calmo e sereno”...sem razões aparentes para voltar atrás e assassinar o anfitrião.... aliás também era o seu parceiro de “Sueca”!

 


NOTA DO AUTOR: (O Gráfico)

...PENSEI, mais uma vez, que se trataria de um Problema Policiário de resolução fácil, este desafio ao leitor “Uma Morte Colorida”... e para afastar uma impossibilidade de total decifração ainda acrescentei ao tom verde resultante da mistura de cores proveniente da piscina (azul e amarelo, cores primárias, misturadas, resultam na secundária verde!) as tais folhas de trepadeira nas mãos da vítima, provavelmente... verdes!

...DEPOIS os comportamentos peculiares e a sua maneira de ser do assassino Joaquim, Sportinguista, com a sua carreira de Polícia, descortinavam o seu “mau feitio” e a sabedoria de manusear uma arma de fogo, com silenciador, ou não, eliminando vestígios!

...OS restantes elementos, companheiros de “Sueca”, inclusive, o “simpático” Patrício, apenas se queriam divertir... “ganhar ou perder”... pouco lhes interessava!

...APESAR de todos estes indícios que considero de irrefutáveis, alguns solucionistas imaginaram o mais insólito... e acabaram por incriminar outros suspeitos, Zacarias e Patrício -apesar da ingenuidade deste! -não dando importância às descrições sobre o Joaquim! Interessante o depoimento de Cocas (Portalegre) que apresentou uma das melhores “propostas de solução”, culpando o Joaquim, não se deixando levar por “distracções”... acabando por referir:

“A cor verde também está associada à Irlanda e o seu Patrono é St. Patrick representado com o trevo verde na mão e por vezes de manto verde, mas neste caso o bem disposto Patrício, professor de natação não é o culpado.”

 

...ACTUALMENTE, com as novas tecnologias, NET, GOOGLE e outras fontes... os Produtores têm de ter imenso cuidado com os seus escritos... porque os Decifradores pesquisam tudo... e também é verdade que alguns Problemas Policiários, dos mais jovens e igualmente e esporadicamente dos mais antigos, se baseiam em factos de buscas naqueles “Sítios”... todavia as descrições psicológicas e comportamentais dos personagens terão sempre de ser consideradas e nunca devemos ignorá-las!

 

...RESPEITEI, analisei, aceitei e compreendi, todas as “propostas de solução” que não estavam em sintonia com a “Solução oficial” de “Uma Morte Colorida” e no momento dos chamados “corte de pontos”... não fui muito penalizador, por isso mesmo e tive em consideração todos os relatórios, mas contra factos... não existem argumentos!

 

 

 

NÚMERO DE PARTICIPANTES NAS 6 PROVAS:

 

Problema Policiário n.º 1 = 52 Concorrentes.

Problema Policiário n.º 2 = 46 Concorrentes.

Problema Policiário n.º 3 = 50 Concorrentes.

Problema Policiário n.º 4 = 48 Concorrentes.

Problema Policiário n.º 5 = 50 Concorrentes.

Problema Policiário n.º 6 = 50 Concorrentes.

 

Total de participantes no Torneio: 60!

 

 

 


2 comentários:

  1. AO MENOS ACERTEI NO ASSASSINO🔫🔫🔫

    ResponderEliminar
  2. MTR
    Ganda Joaquim, deste cabo do fanfarrão benfiquista! Mai nada 🥳🤢🤢🤢🤢 e vivó Sporting 💚💚💚💚💚

    ResponderEliminar

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.