domingo, 17 de agosto de 2025

🎓 Borda D`Água do Conto Curto - ☝Edições Fora da Lei 🗝 4.ª EDIÇÃO - ANO 2025 - AUTORES Desconhecidos ❕

🖥🦉Este é o vosso Blogue RO!📜

🔖🔍🌷🚦 https://reporterdeocasiao.blogspot.com/ 🖊📲

⌛ 📖 🔦 reporter.de.ocasiao@gmail.com 🖋 🧐 📝
🧐 POLICIÁRIO! 🕵️🂧

 

 

DIA UM

     O primeiro dia de cada mês representa, para Januário Janvier, um dia único e imprescindível. Janvier é um jovem distinto que fará em breve 25 anos – tantos quanto o milénio. Nascera em França por mero acidente, ou talvez não, já que os pais e os avós eram franceses. O bisavô paterno, de quem Januário herdara o nome, teria emigrado de uma desconhecida aldeia beirã para os arredores de Paris, logo após o final da II Guerra Mundial e por lá ficou.

Janvier começara o primeiro dia deste ano com um frugal pequeno-almoço matinal. Era pouco dado a festejos de passagem de ano e preferia a tranquilidade do seu lar e o conforto do sofá de marca. Depois, resistia até ao limite do suportável. Sabia que iria executar uma tarefa que lhe traria a satisfação máxima. “Adiar um pouco a recompensa para aumentar o grau de prazer” era o seu lema. Conservador e tradicional por natureza, abria o invólucro transparente da agenda em papel e iniciava um ritual que mantinha, sem falhas, desde os 15 anos de idade. As folhas imaculadas da agenda aguardavam, expectantes, a tinta da caneta de Janvier. Este, começava então a anotar cuidadosa e sistematicamente, no dia 1 de todos os meses de 2025, cada assassínio que tencionava cometer. Alinhava os detalhes do crime, numa cifra que só ele conhecia. Até agora nunca tinha deixado de cumprir as marcações da agenda.

Era um serial killer perfeito.

 

===============================================================

SMART OU DUMB?

     Benedita tem um namorado. Manuel tem uma namorada.

Ela é estudante de Artes Visuais. Ele é estudante de Ciências e Tecnologias.

Ela tem a cabeça na lua e um fascínio por histórias antigas. Ele tem os pés na terra e planos projectados no futuro.

Combinaram fazer qualquer coisa de especial no Dia dos Namorados. Ela preferia um lanche tardio numa tasquinha do centro histórico. Ele preferia um jantar na pizzaria italiana na nova urbanização.

(se isto fosse um conto desconcertante, tinham-se separado neste ponto e ido cada um à sua vida. Benedita encontrava um novo namorado na tasquinha e Manuel uma nova namorada na pizzaria.)

Resolveram o assunto de forma salomónica. O jantar foi marcado na pizzaria no dia 14 e no dia seguinte iriam à tasquinha. E assim foi.

Foram assaltados nas arcadas da nova urbanização, a 200 metros da pizzaria, por um bando de arruaceiros.

Ao Manuel levaram-lhe o telemóvel topo de gama, uma oferta conjunta de todo agregado familiar, correspondente à prenda natalícia e à de aniversário.

À Benedita deixaram-lhe o velho Nokia 3210, do final do século passado, que fora recuperado da gaveta de tralha do seu avô paterno.

Foi com ele que contactou a polícia e conseguiram reaver o smart de Manuel.

 

 ===============================================================

 


 

»»» A PRÓXIMA EDIÇÃO,"🎓 Borda D`Água do Conto Curto - Edições Fora da Lei 🗝 4.ª EDIÇÃO - ANO 2025 - AUTORES Desconhecidos❕" voltará ao convívio dos leitores, com a publicação dos Contos de Março e Abril, somente no Domingo, 31 de Agosto! No próximo fim-de-semana o "Blogue RO" vai "armar-se" em "Fora da Lei" e cometerá o "crime"... de fazer "gazeta"!

 

 

🙆 BOM Domingo!

📑BOAS Leituras!

1 comentário:

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.