domingo, 14 de setembro de 2025

🎓 Borda D`Água do Conto Curto - ☝Edições Fora da Lei 🗝 4.ª EDIÇÃO - ANO 2025 -- AUTORES Desconhecidos ❕

🖥🦉Este é o vosso Blogue RO!📜

🔖🔍🌷🚦 https://reporterdeocasiao.blogspot.com/ 🖊📲

⌛ 📖 🔦 reporter.de.ocasiao@gmail.com 🖋 🧐 📝
🧐 POLICIÁRIO! 🕵️🂧

 

 

ASSALTO NUMA NOITE DE VERÃO

Este ano trocou-se a habitual festa de verão, que recriava as feiras medievais, por um evento que se revelou um sucesso. O centro de exposições da cidade alberga agora uma réplica das antigas Feiras Populares. Além da barraca dos tirinhos, do carrossel, do túnel do terror, do poço da morte, que não trabalha por ser considerado demasiado perigoso, temos pipocas e algodão doce rosa com travo a groselha. Apesar do preço exorbitante das entradas, a afluência de visitantes é tanta que surpreende a própria organização. O ambiente e os figurantes, vestidos à anos 60/70 do século passado, funcionam como um chamariz que atrai milhares pessoas de todo o país e turistas. Eu estou cá desde a abertura, com “A Bola de Cristal”. Na Festa, vestida a rigor, fui e sou Mariela, a vidente do futuro. É tudo encenado e a bola de cristal não passa de um aquário redondo de peixes sobre uma base de madeira. Foi um êxito do primeiro ao último dia ─ hoje. Mas estranhei que com estes últimos clientes começasse a ver imagens, flashes rápidos, na bola de cristal. Por exemplo, o par de namorados... vi-os como casados, mas com outras pessoas, a triste rapariga loira apareceu na bola com um bebé ao colo e com ar de felicidade plena, e este último jovem com ar tímido surgiu no cristal com a cara tapada e empunhado uma arma de fogo. Atribuo isto tudo ao cansaço e ao excesso de trabalho. Neste momento ainda não sei que todo o dinheiro do evento irá ser levado por um homem armado e com o rosto coberto. Tudo dinheiro vivo, por ausência de pagamento automático. O dinheiro desaparecerá sem deixar rasto e o montante nunca será do conhecimento público...

 =========================================================================

 

FÉRIAS

— Oi, Vidrinhos! ‘Tão tásse?

— Oi, Manga! Yá tásse naice.

— Meu puto, ‘videzer que ‘tás nessa de escrever, tipo, um conto pró Borda... Ganda mel!

— Yá, Manga. É um conto mini, tipo género miniconto. Pode só ter, tipo, uma frase... Tázaver?

— Yá meu. Isso é, tipo, mega, tipo bombástico!

— Yá! O meu velho escreveu, tipo, um manual. Esta cena de escrever já tá na famelga!

— WHAAAAT, Vidrinhos?

— Sério, Manga! Era, tipo, um manual da preguiça por Manel Calaceiro. Tázaver?

— Yá! Manual da preguiça? Bué da crazy, meu!"

 — Pró Borda o conto da ‘nhautoria é o d’ agosto. Inventado aqui pelo JE. É, tipo, assim: Não posso escrever muito (ponto e virgula) mês d’ agosto é p’ró descanso (ponto final) Fim

— Top, Vidrinhos!

— Yá, Manga. A lazeira também é de famelga. Tázaver, Manga? Escrever cansa, e o calor de Agosto não é p’ra isso!"

Nota do autor: Vidrinhos deve a sua alcunha ao uso de óculos graduados, que lhe dão o ar intelectual indispensável para a escrita. Manga é assim conhecido por causa do seu interesse por este género de banda desenhada. A tradução para português está disponível sob pedido.

 

===========================================================================

 


 

»»» A PRÓXIMA EDIÇÃO, de "🎓 Borda D`Água do Conto Curto - Edições Fora da Lei 🗝 4.ª EDIÇÃO - ANO 2025 - AUTORES Desconhecidos❕" voltará ao convívio dos Leitores, com a publicação dos Contos de Setembro e Outubro, no próximo Domingo, 21 de Setembro!


 

🙆 FELIZ Domingo!

📑BOAS Leituras!

1 comentário:

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.