📑TRATA-SE de uma publicação em folha A/4, fotocopiada, dos Anos 80, produzida pelo Confrade "FERMAN" (Fernando Vieira) do então NÚCLEO POLICIÁRIO DO BARLAVENTO (NPB) - uma espécie de Boletim que acompanhou a distinta Secção "CÓDIGO SECRETO" - onde além de evidenciar alguns dos notáveis do POLICIÁRIO e da sua PROBLEMÍSTICA incluiu outros motivos de interesse, sobre as Actividades Policiárias, na Época.
CONTRA-SENHA
BOLETIM INFORMATIVO DO NÚCLEO
POLICIÁRO DO BARLAVENTO
1 de Agosto de 1986 a 29 de Fevereiro de 1989
»»» 29 Edições «««
Aos poucos, com segurança e constância, o nosso Núcleo Policiário do Barlavento vai juntando as peças, reunindo os valores dispersos ou apenas agrupados em restritas áreas geográficas, com vista a ter cada vez mais peso e significado no pouco consistente panorama da problemística policiária indígena.
Com o 3.º número da «Contra – Senha» continua o conhecimento estreito e fraterno de todos quantos já entenderam que MAIS FAZ QUEM QUER DO QUE QUEM PODE.
Toda a vossa colaboração, para lá de ser condição sine qua non, é principalmente essencial para o avanço do nosso projecto de contribuirmos decididamente para o alicerçar do nosso passatempo mental preferido.
Esta é a ocasião oportuna.
|
L |
UÍS MANUEL FELIZARDO RODRIGUES MALANHO nasceu em Burgau, concelho de Lagos, no dia 21 de Junho de 1958, sendo casado com A Lampadinha e fresquíssimo progenitor do Fotocópia – mascote do NPB. No policiarismo todos o conhecem por «O Gráfico», embora a sua carreira em charadismo e cruzadismo, com os pseudónimos de «The Mirmecófagos» e «Bicho da Letra», também seja de valor.
EXERCE a profissão de tipógrafo-impressor (daí o pseudónimo) e dedica-se com muito entusiasmo e carinho ao passatempo policiário, chegando por vezes a interrogar-se a si próprio se a tipografia não será o seu «hobby» e o policiário a sua profissão!...
DECIFRADOR, produtor e orientador em diversas secções policiárias, dizem ter sido o pioneiro da fundação da TPA, mas ele prefere considerar-se um dos seus fundadores em 23 de Maio de 1976.
TEM uma grande amizade pelos veteranos da problemística policiária, com os quais ainda continua a aprender, destacando de entre eles o seu generoso e camarada amigo «Detective Misterioso».
DESDE a 1.ª hora que aderiu ao Núcleo Policiário do Barlavento, não só por estar convicto que a iniciativa irá por diante (uma vez que, segundo afirma, foi pensada por confrades conscientes), mas sim porque o seu coração, embora vivendo há 17 anos em terras almadenses, ainda está muito arreigado ao seu querido Algarve, mais concretamente à sua amada praia do Burgau.
PROMETE ser um dos principais colaboradores da «Contra – Senha», folha informativa do NPB, com notícias da TPA e indicações de trabalhos futuros a publicar na secção policiária «Detective», que presentemente orienta no «Jornal de Almada», sendo defensor da frase “ADERIR AO NPB É APOSTAR CERTO NO FUTURO DO POLICIÁRIO”.
📝
Policiário!
O "Blogue RO" tem para oferecer a quem estiver interessado dois exemplares da "CONTRA-SENHA" N.º 3, datada, de: OUTUBRO de 1986. E mais 2 exemplares do "Opúsculo n.º 1". As referidas folhas serão enviadas, gratuitamente, via CCT, a quem as solicitar!











Sem comentários:
Enviar um comentário
Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.