🔎 Memórias do Policiário – 042 🔍
👣 Pegadas...
O Gráfico
CLUBE DE DETECTIVES
Daniel Falcão
danielfalcao@clubededetectives.pt
Domingo, 2 de Julho de 2023
Olá, Amigos!
Muito bom-dia… boa-tarde… ou boa-noite, conforme o momento do dia que tiverem para nos dedicar. (7♠)
“ E porque hoje é o dia de apresentação do Problema Policiário n.º 3 – Morte Gelada do 2.º Torneio de Entretenimento de Problemística Policiária, promovido pelo blogue Repórter de Ocasião, o CLUBE DE DETECTIVES regressa com mais uma edição especial, continuando a acompanhar de muito perto o excelente trabalho desenvolvido no blogue por O Gráfico em prol da problemística policiária. Recordamos que voltaremos, ainda esta semana, com mais uma edição especial para trazer até vós o último problema do Torneio “Solução à Vista!”, promovido pela secção O Desafio dos Enigmas, mais um original de Inspetor Boavida.
Para que as células cinzentas continuem sem descanso, o CLUBE DE DETECTIVES continua a recordar enigmas de “outros tempos”, concretamente: Um Caso Fácil... de Espião Internacional, publicado em 5 de Fevereiro de 1981 na secção Mistério… Policiário; Sexta-Feira Negra de Durandal, publicado em 18 de Abril de 1986 na secção Detective; e Um Certo Modo de Vida de Xek Brit, publicado em 12 de Junho de 1994 na secção Policiário.
E, para aqueles que não tiveram a oportunidade de nos visitar na passada semana, relembramos os problemas anteriormente recordados pelo CLUBE DE DETECTIVES. Foram eles: Malandrice... de Papillon, publicado em 22 de Janeiro de 1981 na secção Mistério… Policiário; Dossier 10: O Telefonema de Carlos Estegano, publicado em 21 de Fevereiro de 1986 na secção Detective; e Flo e o Caso do Estranho Pescado de Flo, publicado em 29 de Maio de 1994 na secção Policiário.
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Página Cultural de Divertimento
Repórter de Ocasião é um blogue coordenado por Luís Rodrigues (O Gráfico para a Família Policiária), uma Página Cultural de Divertimento, cujos objetivos centrais são a diversão e o puro lazer, com o intuito de fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão, visando o companheirismo e fraternidade. Luís Rodrigues, o próprio Repórter de Ocasião, assume-se, na primeira pessoa (corroboramos que assim é, e muito mais!), como produtor de palavras cruzadas, charadismo e passatempos variados de entretenimento, autor de contos e problemas policiais, short story, com o pseudónimo de O Gráfico.
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
2.º Torneio de Entretenimento de Problemística Policiária – Problema n.º 3
Na sendo do sucesso das problemas policiários anteriores, eis-nos perante o Problema Policiário n.º 3 do 2.º Torneio de Entretenimento de Problemística Policiária, organizado em memória de notáveis Policiaristas que se recordam com muita saudade – Sete de Espadas, M. Constantino, Detective Misterioso e Detective Invisível –, mais um original inédito de O Gráfico, desta vez intitulado Morte Gelada. Desta vez, o Inspector Rodriguinho e o Ajudante Lumafero são chamados a uma fábrica de produção de gelo para desvendar como teria ocorrido a morte do gerente, encontrado pendurado numa corda. Estar-se-ia perante um homicídio ou um suicídio/autocídio!?
Relembramos que, após a leitura atenta do problema e respetiva resolução, a proposta de solução deverá ser enviada para reporter.de.ocasiao@gmail.com (outras formas de envio são indicadas no Regulamento), até ao dia 31 de Julho, mas nas esqueçam que as melhores propostas de solução e as soluções mais originais receberão pontos especiais.
PODE PARTICIPAR
ATÉ 31 DE JULHO!
2.º Torneio de Entretenimento de Problemística Policiária
Solução e Resultados do Problema n.º 1
“Afinal o culpado do assassínio descrito no Problema Policiário n.º 1 do 2.º Torneio de Entretenimento de Problemística Policiária – Inspector Rodriguinho em Londres - Enigma de O Gráfico, foi facilmente encontrado como o comprova a respetiva solução já conhecida, ficando assim resolvido mais um caso pelas mãos (e cabeças) da dupla Inspector Rodriguinho e Ajudante Lumafero.
Foram 52 o número de concorrentes que marcaram presença neste Problema Policiário n.º 1. Tratando-se de um problema simples de pormenor único (mas com uma pequena nuance), apenas 5 concorrentes receberam a pontuação máxima (10 pontos). Escolhidas as três melhores soluções entre estes e as três soluções mais originais entre todos os concorrentes, foram atribuídos os respectivos pontos especiais, utilizados exclusivamente para desempate na classificação tal como é estabelecido no regulamento. Dito isto, Detetive Excalibur é o primeiro líder da classificação do 2.º Torneio de Entretenimento de Problemística Policiária, partilhando os lugares do pódio com Detective Jeremias e Inspetor Moscardo (que apresentaram as três melhores soluções e receberam os correspondentes 6, 4, e 2 pontos, respectivamente), seguidos pelos dois restantes totalistas, Duarte Cordeiro e Os Mosqueteiros. Seguem-se na classificação dois dos concorrentes que, não sendo totalistas, apresentaram duas das três soluções mais originais, Inspector Pevides e Inspector Rickyi (com 9 pontos e 4 e 2 pontos especiais/originais, respectivamente), antecedendo uma longa lista de 23 concorrentes, com apenas 9 pontos. Resolvido o primeiro problema, como estará esta Classificação Geral após o segundo?
Detective – 2.ª Fase
(De 17 de Janeiro de 1986 até 21 de Dezembro de 1989)
No dia 17 de Maio de 1985, surgia no Jornal de Almada a secção Detective (1.ª Fase), uma secção policiária da Tertúlia Policiária de Almada (TPA), coordenada por The Punk (A. A. Oliveira). E assim continuou até ao dia 20 de Dezembro do mesmo ano. No dia 17 de Janeiro de 1986, a secção Detective apresentava-se com um novo visual e com nova orientação: “Olá, aqui estou!”, assim se apresentava O Gráfico (Luís Rodrigues Malanho). Esta 2.ª Fase da secção transformar-se-ia na secção mais emblemática da segunda metade dos anos 1980. Por fim, no dia 19 de Janeiro de 1990, com novo visual e com coordenação partilhada por O Gráfico (Luís Rodrigues) e Hannibal (Carlos Neves), “Ano Novo… Vida Nova!”, a secção assumia-se como órgão oficioso da Tertúlia Policiária de Almada e do Grupo A-Team, passando a designar-se como secção policiária O Detective / Zona A-Team. Esta brilhante aventura policiária cessaria no dia 2 de Maio de 1997. Todos os problemas publicados nas três fases da secção serão aqui recordados e merecidamente integrados no Arquivo Histórico da Problemística Policiária Portuguesa online.
RECORDANDO!
No dia No dia 18 de Abril de 1986 (secção n.º 4) iniciava-se a 1.ª Supertaça Policiária - Cidade de Almada e a respectiva 1.ª parte do Torneio de Decifração, homenagem ao Sete de Espadas. O torneio iniciava-se com a publicação de Sexta-Feira Negra, um original de Durandal (Torres Vedras), Problema n.º 1, o qual fora classificado em 8.º lugar no Torneio de Produção, homenagem ao L.P. (foram também homenageados: Inspector Aranha – Decifração (2ª Parte) e Zé – Torneio Paralelo).
http://clubededetectives.pt/
ARQUIVO HISTÓRICO DA PROBLEMÍSTICA
POLICIÁRIA PORTUGUESA
POLICIARISTAS - O GRÁFICO
ORIENTAÇÃO DE SECÇÕES
DETECTIVE (17.Janeiro.1986 – 21.Dezembro.1989)
PROBLEMAS POLICIÁRIOS:
LIGEIRA DISTRACÇÃO…
(4.Agosto.1977)
AMIGOS, AMIGOS…
(11.Maio.1978)
PODIA TER ACONTECIDO!…
(8.Fevereiro.1979)
HÁ SEMPRE UM PORMENOR…
(17.Maio.1985)
MAIS UM ASSALTO!...
(18.Outubro.1985)
A ÁRVORE DE NATAL
(20.Dezembro.1985)
DETECTIVE, MENTIROSO E… CRIMINOSO!
(21.Novembro.1993)
AS TRÊS CHAVES…
(2.Setembro.2021)
PROBLEMA POLICIÁRIO
(21.Outubro.2021)
OS FOTÓGRAFOS DO BLOGUE RO
(3.Setembro.2022)
SUICÍDIO OU HOMICÍDIO?...
(11.Setembro.2022)
O ASSALTO AO PATRIMÓNIO DE TERESA SILVA
(18.Setembro.2022)
INSPECTOR RODRIGUINHO EM LONDRES - ENIGMA
(2.Maio.2023)
TESTAMENTO ENCRIPTADO
(2.Junho.2023)
MORTE GELADA
(2.Julho.2023)
http://clubededetectives.pt/
danielfalcao@clubededetectives.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.