📚 Este é o vosso Blogue RO! 👦👧👨👩🦉
⌛🌷🚦 https://reporterdeocasiao.blogspot.com/ ️🔍
🔦🧐 reporter.de.ocasiao@gmail.com ️📱
💑 🎓 Concursos ♛ "Rainha” 👸 e “Rei” 🤴 🏰
"Homem" 👨 e "Mulher" 👩 dos "GOSTOS"!👌
🧐 POLICIÁRIO! 🔍
🕵Uma Visita do Blogue RO 👣
GLÓRIA AOS VENCEDORES; HONRA AOS VENCIDOS
SALVADOR SANTOS – DESTAQUES – 25/01/2026
Ao mesmo tempo que nas páginas do AUDIÊNCIA GP acontecem duas competições policiárias de grande fôlego (torneio de Decifração “Solução à Vista!” e concurso de Produção “Mãos à Escrita!”), que se estenderão até ao próximo ano, no espaço virtual terão lugar, no blogue A Página dos Enigmas (apaginadosenigmas.blogspot.com), orientado por Paulo, duas iniciativas policiárias de características muito especiais (torneio de Fórmula 1 Policiária e torneio Paralelo de Homenagem à Geração de 70), em simultâneo com os mesmos problemas, que contarão com a colaboração confrade Luís Pessoa, também conhecido por Inspetor Fidalgo, na construção de pequenos textos-memória de episódios ocorridos na década de 1970 no seio da família policiária.
O primeiro problema destes torneios foi já publicado no passado dia 10 de janeiro, devendo os seus potenciais participantes apresentar as respetivas propostas de solução até ao último dia do primeiro mês de 2026. Entretanto, chegou ao fim o Torneio do Cinquentenário de “Mistério… Policiário”, que decorreu ao longo de todo o ano 2025, alternadamente, nos blogues Local do Crime, Repórter de Ocasião, A Página dos Enigmas e Momento do Policiário. Tendo-se sagrado vencedora na Decifração a Detetive Jeremias, que também triunfou nas Melhores, enquanto que Mali venceu nas Mais Originais. Destaque ainda para os policiaristas que ocuparam lugares nos respetivos pódios, com Fotocópia e Inspector Aranha nos 2º e 3º lugares em Decifração (seguindo-se-lhes, por esta ordem: Inspector Pevides, Detective Verdinha, Inspetor Moscardo, Dona Sopas, Mandrake Mágico, Inspector Mucada e EGO); Fotocópia e Inspector Aranha nos 2º e 3º postos das Melhores (seguindo-se-lhes, por esta ordem: Detective Verdinha, Búfalos Associados, O Pegadas, Mandrake Mágico, Inspetor Moscardo, EGO e Inspector Mucaba; e Dona Sopas e Detective Jeremias nas 2ª e 3ª posições das Mais Originais (seguindo-se-lhes, por esta ordem: Fotocópia, Arjacasa, Detective Verdinha, Vic Key, Pintinha, Bernie Leceiro e Detective Kivee). No domínio da Produção, falta ainda apurar o grande vencedor (e o escalonamento final das doze produções em prova), função que compete aos veteranos Big Ben (ou Figaleira) e Luís Pessoa (ou Inspetor Fidalgo), após uma análise aturada, o que se espera venha a acontecer nos próximos dias.
Chegou igualmente ao fim o Torneio “Quem É?”, que decorreu em exclusivo no blogue A Página dos Enigmas, com a publicação de dez Testes de Questões sobre Literatura Policial (autores, títulos, personagens…), tendo vencido Rodriguda, em igualdade pontual com Mandrake Mágico, Detective Jeremias e Inspector Moscardo, após aplicados os critérios de desempate. Bernie Leceiro, Detective Verdinha, Arjacasa, O Pegadas, Mali, Vic Key, Mac Jr., Clóvis, Inspetor Boavida, Columbo, Inspector Ryckyi, Pintinha, Rainha Katya, Ana Marques, Virmancaroli e Edomar ocuparam os lugares seguintes da tabela classificativa, composta por quarenta sete (47!) briosos concorrentes, que discutiram “teste-a-teste” os prémios em disputa nesta original prova.
Entretanto, o Torneio “Português… Suave”, que decorreu em exclusivo no blogue Momento do Policiário e registou uma participação total de 56 concorrentes, chegou ao seu final antes da chegada do ano novo com a seguinte classificação: Arjacasa, Inspetor Boavida e O Gráfico (98 pontos); Detective Verdinha (96 pontos); Búfalos Associados, Clóvis, Detective Jeremias, Mali, O Pegadas e Pintinha (94 pontos); Ego (93 pontos); Inspector Pevides (91 pontos); Faria e Inspector Moscardo (89 pontos); Dick Tracy e Vic Key (88 pontos); Mandrake Mágico (86 pontos); Carlinha e Paulo (85 pontos), Bela, Pedro Monteiro e Rainha Katia (84 pontos); Ana Marques (83 pontos); Carluxa, Inspector do Reino e Molécula (82 pontos); Carlos Caria, Inspector Ricky, Joel Trigueiro e Jorrod (81 pontos); Detective Izadora (80 pontos); Inspectora Sardinha, Margareth e Sofia Ribeiro (79 pontos), à frente de um vasto pelotão de mais 22 participantes.
GLÓRIA E HONRA
A frase “Glória aos vencedores; Honra aos vencidos”, que dá título a esta edição de O Desafio dos Enigmas, é uma expressão antiga, de origem latina (“Glória Victis”), que exalta o respeito e o reconhecimento tanto para quem triunfa quanto para quem perde, destacando a dignidade na vitória e a nobreza na derrota, frequentemente usada no desporto e na política para promover o “fair play” e a moralidade no confronto. Frase que assenta perfeitamente no fecho dos vários torneios policiários que se realizaram ao longo de 2025 no espaço virtual, envolvendo perto de uma centena de amantes de uma modalidade de grande pujança em finais do século XX e que atualmente começa a despertar um interesse considerável junto dos cidadãos mais jovens, que souberam no ano passado discutir, sem receio e de forma empenhada, com os jovens da gloriosa década de 1970, a maioria iniciada nas secções orientadas pelo saudoso Mestre Sete de Espadas.
Uns conseguiram reconhecimento e louvor pelas prestações registadas em cada jornada, pese embora alguns deslizes a meio do percurso que os deixaram acima da primeira metade da classificação dos torneios, ou mesmo um pouco mais próximo do topo da tabela e em lugar de algum destaque; outros oscilaram a sua prestação entre conclusões bem-sucedidas e decisões um pouco precipitadas, sem sustentação lógica, acabando por ser vítimas de tombos classificativos de significativos a que não puderam escapar, terminando as respetivas provas em posições modestas, não deixando, porém, de merecer o respeito dos seus parceiros pela dignidade com que se bateram.
Em balanço final, podemos reafirmar a “Glória aos vencedores”, como reconhecimento e louvor para aqueles que alcançaram a vitória, e “Honra aos vencidos”, como sinal de respeito e dignidade para aqueles que foram derrotados, mas valorizaram a prova com o seu esforço e participação. Por que, em resumo, a grandeza de uma qualquer competição reside não só na vitória, mas também na capacidade de reconhecer o valor e a honra de todos os participantes, sejam eles vencedores ou vencidos. E, assim, são todos vencedores, mesmo os que não conseguiram a vitória!

Sem comentários:
Enviar um comentário
Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.