PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

terça-feira, 2 de julho de 2024

🧐 SOLUÇÃO e Comentários - Pormenores Decisivos!! ☝ 📑 Problema Policiário N.º 6 - De: Detective Jeremias 🧐 🕵️ UM DESAFIO - UM DESAFIO - 🚲 - UM DESAFIO 👀 * Cultores do POLICIÁRIO! Homenageados num Grande Torneio de Problemística Policiária - 2024 - Blogue RO!

 💖🦉📝 Este é o vosso Blogue RO! 👀🥂🌠
⌛📖🔍🧐🌷🚦 https://reporterdeocasiao.blogspot.com/ 🖊📲

📚 Torneio Cultores 🎓

do Policiário 🔍

 

 

Problema Policiário N.º 6

 

UM DESAFIO

 

Um Original de:

Detective Jeremias Santarém

 


 

 

Detective Jeremias Santarém

📖 HOMENAGEM 📖

 

BIG BEN – Decifração

DANIEL FALCÃO – Combinado

INSPECTOR ARANHA – Melhores

INSPETOR BOAVIDA – Originais

JARTUR – Combatividade

LP (Inspector Fidalgo) – Produção

 

 


Solução da Autora:  

 

SOLUÇÃO OFICIAL DA AUTORA:

Uma vez lançado o desafio, espero que os decifradores se tenham divertido com a leitura e descubram a solução. Agora, cabe-me apresentar a “solução oficial”.

 

Assim que voltei à minha casa, reabasteci a salamandra e, apoiada por uma caneca grande de chá bem quente e as broas de Natal que a vizinha me oferecera, comecei a escrevinhar num papel. Eu vira a cara do larápio e sabia quem era o culpado. Só me faltava descobrir como é que o meu vizinho já o sabia, mesmo antes de o rapaz tirar o gorro ou proferir uma só palavra.

O meu vizinho desconfiava de um dos quatro netos do Chico Nicolau, como já me confidenciara: moravam perto, sabiam do pagamento semanal, metiam-se em embrulhadas, os cães não deram sinal...

Depois pensei: Espera aí! O Abel estava confinado à casa onde vivia. Ainda por cima com pulseira electrónica. Ah... e o André é demasiado alto para encaixar com “um vulto pequeno”!

O meu vizinho devia ter hesitado entre um dos gémeos. O António ou o Augusto.

É bem verdade que o que sobra em audácia e imaginação ao António, falta ao Augusto. E este só se mete em encrencas quando está em grupo.

Agora tenho quase a certeza de que o meu vizinho teve a confirmação da sua suspeita com a reação do rapaz. António, ao ser surpreendido, não conseguiu ripostar, nem sequer fugir, começou a tremer e a chorar, um comportamento que está de acordo com “um galaró, que briga com os colegas de escola, mas quando confrontado, encolhe-se e baixa a crista”. 

NOTA:
Para melhorar a sua resposta a Autora enviou uma canção gravada em áudio, muito divertida, que relatava a história e respectiva solução que por motivos compreensíveis não é possível divulgar neste espaço!
(O Gráfico - Blogue RO)

 

 

Notas do Blogue RO:

Perante a solução da Autora... não houve dúvidas em concluir que apenas o António, um dos mais jovens dos irmãos, poderia ser indicado como “responsável” pelos furtos da nota de “10 euros”, uma vez que se descortinava álibi para os outros três rapazes! Decidiu-se contar como “Factores de Valorização” essas mesmas justificações, por parte dos solucionistas e hesitou-se em penalizar, ou não, quem não relatasse na sua “proposta de solução”... o facto de o “ladrão” ser “pessoa conhecida” (e não um estranho ao ambiente domiciliário do lesado ancião) porque os cães nunca ladravam pela aproximação e presença à casa e ao “roubo”!

...Porque, afinal, está bem descrito no texto original (desafio) que os cães não “davam sinal” aquando da chegada do “intruso”... optou-se por considerar, também, esta “situação” como “Factor de Valorização”!

O Gráfico - RO

 

 

 

Outros Comentários do Blogue RO:

1 – Por se tratar de um Problema Policiário de “pormenor único”... decidiu-se, igualmente, “castigar” (ui... que palavra tão feia!) com a “perda” de “2 pontos” os decifradores que indicassem o Augusto ou outro “culpado da acção”... que não fosse o “galaró” (matreiro, espertalhão) do António, sem as demais justificações da decisão/escolha!

 

2 – Quem indicou o António, mas não justificou o facto de ele “tremer” e “chorar”... quando foi descoberto... porque apesar de ser “atrevido”... “encolhe-se e baixa a crista”... quando tal sucede... tem somente... “9 pontos”!

 

3 – Quem preferiu incriminar o Augusto e explicou o procedimento da sua opção... obteve também “9 pontos”!

 

4 – Na examinação dos relatórios para a selecção das “Melhores Soluções”, aí, sim, as decisões foram rigorosas... sendo necessários os “escolhidos” mencionarem todos os pormenores considerados como “Factores de Valorização”!

O Gráfico - RO

 

 

 


PORMENORES DECISIVOS PARA UMA

 “PROPOSTA DE SOLUÇÃO” CORRECTA 

 A VALER 10 PONTOS

 

 

1Indicar como culpado o António. (1 ponto) “um galaró, que briga com os colegas de escola, mas quando confrontado, encolhe-se e baixa a crista”. “Começou a chorar e a tremer”... (1 ponto)

2 PRESENÇA DO SOLUCIONISTA: 8 pontos (Excepcionalmente)Art.º 4.b - Regulamento.

 

(Factores de Valorização)

a – Ilibar todos os intervenientes da história (os irmãos) com possível e justificado álibi.

b – Mencionar o facto dos “cães não ladrarem” ao “visitante” inesperado, sinal de que era pessoa conhecida!

c – Maneira airosa como o concorrente apresentou a sua “proposta de solução”.

 

 


 

ESCLARECIMENTOS PARA AS ESCOLHAS

DAS “MELHORES”, “MAIS ORIGINAIS

E “COMBATIVIDADE

 

 

 

A – Somente as “Propostas de Solução” que sejam classificadas com “10 pontos” (Totalistas/Pontuação máxima) poderão conseguir “pontos extras” na classificação de As Melhores.

 

B – A selecção para as “Propostas de Solução” da categoria As Mais Originais são as que mostram sentido de originalidade e inovação no modelo de serem apresentadas quer sejam visualizadas directamente ou virtualmente, em fotografia, vídeo, desenho, verso, apresentadas em áudio e até textualmente, enviadas por “mensageiro instantâneo” (Messenger) ou “correio electrónico” (Email) ou ao vivo, em matéria real e sólida remetida através dos CTT.

 

C – O escrutínio das “Propostas de Solução” para a modalidade da Combatividade incide na análise que o classificador realiza e observa ao comportamento, vontade, voluntariedade e intenção do concorrente, solucionista e/ou decifrador que imprime, utiliza e emprega nos processos utilizados para produzir e criar a sua exposição, relatório, narração, etc.

 

§ – É fácil compreender-se e deduzir que os gostos e apreciações de quem observa e classifica... terão sempre um pequeno grau de subjectividade!

 

 

 

🖊NOTA – No Blogue do “Repórter de Ocasião” opta-se por escrever os textos na ortografia antiga.

 


 

A HABITUAL PALAVRA DE APREÇO... para todos os solucionistas que marcaram presença nesta sexta Etapa do Torneio Cultores do Policiário, sabendo o "Blogue do Repórter de Ocasião" o sacrifício que alguns fizeram para não faltar à chamada... por motivos vários, entre eles, o estado de saúde de cada um! Aplauso especial para "CA7" e "Detective Caracoleta"... "Rainha Katya" e "CN13"!

REALÇAR, de novo, o quanto de extraordinário significa para o "Blogue RO" apreciar no lote dos Solucionistas... CINCO DOS SEIS INSIGNES CULTORES QUE SÃO HOMENAGEADOS NO TORNEIO! Uns... com o pseudónimo que os distinguiu na Problemística Policiária, outros com nomes de "guerra" menos vistos e alguns com "identificação" diferente do habitual!

EVIDENCIAR a nossa tristeza por terem "faltado", nesta Prova, três dos Concorrentes do Desafio anterior, mas não nos podemos esquecer que "isto" é apenas um PASSATEMPO! Congratulamo-nos por desfrutar da presença de 45 Solucionistas!!

MAIS PALMAS para os chamados "Veteranos" que "teimam" em vincar a sua presença neste entretenimento, dos quais destaco, mais uma vez, os Confrades "Clóvis", de Viseu, e "Molécula", de Évora, que são, sempre, OS PRIMEIROS a responder -Fantástico! E também muitas palmas para os "novos/iniciados" que mesmo sem saber... onde, afinal, estão "metidos"... nestas "coisas" do "Policiário"... lá vão elaborando as suas "propostas de solução"! Os designados como "Peixe-miúdo"... em jeito de brincadeira, divertimento e animação... continuam a "morder os calcanhares" a alguns dos "Tubarões" ou chamados de "Trutas"... deste Entretenimento! Voltou a haver surpresa nesta Prova com alguns dos altos valores do Policiário a não conseguirem a totalidade dos pontos! Aplausos para "Photus A. D.", "Ana Marques", "CN13", "Joel Trigueiro", "Sofia Ribeiro", "Rainha Katya", "Carlos Caria", entre muitos outros, gente que começou a decifrar Problemas Policiários no "Blogue RO" e já assimilaram convenientemente o que é preciso fazer... para se conseguir uma óptima "Proposta de Solução"! E, muita atenção, neste grupo, há gente de imenso valor... que quando enraizarem definitivamente o "caminho" e a "perspicácia" do desvendar destes "crimes fictícios"... serão um "caso sério" na Problemística Policiária! "Cocas" continua firme, na frente, isolada, lá vai levando... "a água ao seu moinho"!! Já começa a ser... UMA GRANDE REVELAÇÃO, esta Concorrente de Portalegre!! Será que se "aguentará", em 1.º LUGAR, até final do Torneio?? Tudo pode acontecer... pois esta Etapa "provou-nos" que em qualquer momento... qualquer concorrente pode "derrapar"! Aguardemos pelos próximos episódios!... Nas primeiras Etapas chamamos a atenção para o "Photus A.D."... pois ele aí está... a "mostrar serviço"... é um Solucionista completo!

DEPOIS... lembrar que este Entretenimento é bastante enriquecedor para o cérebro humano e que, como em tudo aquilo que seja... UM JOGO..., pode-se ganhar (acertar!) e... perder (não ser totalista -não acertar completamente na ideia de quem escreve e idealiza o chamado "Problema Policiário"!). 

PORTANTO... não há que desanimar... é necessário continuar a decifrar e... "desconfiar", sempre, das artimanhas do Produtor, aquele que propõe os Desafios!

SEMPRE dissemos, por aqui, neste divertido espaço que continuaremos presentes, mesmo, com apenas 2, 3, ou 4 participantes! Ter 45 concorrentes, num só Passatempo, enche-nos a alma de contentamento! OBRIGADO! 

 


POR FIM, um agradecimento e também gratificante palavra de apreço para a Autora do Problema Policiário, - “UM DESAFIO", de Santarém (Terra de distintos e meretíssimos Policiaristas, ILUSTRES, DO MELHOR PARA O POLICIÁRIO!!)  pois sem Produtores não poderia existir a Decifração! OBRIGADO.

RO - O Gráfico

 

 

 

 

Comentários de “O Gráfico” – Coordenador do Torneio

ESTA PROVA N.º 6 do “Torneio Cultores do Policiário”... tratava-se de um Problema Policiário de fácil resolução... genuinamente dedutivo, pois bastava apreciar-se os comportamentos de cada suspeito... para se chegar a uma conclusão lógica... relacionada e comparada com a reação do “gatuno” “apanhado em flagrante” e, aí, só o gémeo António poderia ser indicado..., mas, mesmo assim, houve quem se inclinasse para o Augusto... (...mas este só se metia em encrencas quando está em grupo. -Sintomático!) facto de se ler os textos apressadamente... e como todos sabemos é sempre conveniente duas, três, quatro leituras ou mais, as necessárias, até desfrutarmos de uma dedução irrefutável e, por vezes, até nem chega... para igualar a “solução do autor”... que por vezes é irrisória e inadmissível, na penalização de “um pormenor ilógico, não racional”..., mas neste aspecto... entraríamos numa outra discussão... que não é o caso!

DURA LEX SED LEX. Abraços. Saudações Policiárias.

O Gráfico RO

Repórter de Ocasião

 

 

 

NÚMERO DE PARTICIPANTES NAS PROVAS:

 

Problema Policiário n.º 1 = 47 Concorrentes.

Problema Policiário n.º 2  = 40 Concorrentes.

Problema Policiário n.º 3  = 41 Concorrentes.

Problema Policiário n.º 4  = 42 Concorrentes. 

Problema Policiário n.º 5  = 48 Concorrentes.

Problema Policiário n.º 6  = 45 Concorrentes.

Total de Participantes no Torneio: 51!

 


 

O Gráfico RO

 

O problema policial sendo um passatempo, é igualmente uma fonte de desenvolvimento intelectual e fonte de conhecimentos.