PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

quarta-feira, 2 de outubro de 2024

🧐 SOLUÇÃO e Comentários - Pormenores Decisivos!! ☝ 📑 Problema Policiário N.º 9 - Autor: Inspector Fidalgo 🔎 🧐 »» O INSPECTOR FIDALGO APOSENTADO «« 🕵️ 📘 * Cultores do POLICIÁRIO! Homenageados num Grande Torneio de Problemística Policiária - 2024 - Blogue RO!

 💖🦉📝 Este é o vosso Blogue RO! 👀🥂🌠
⌛📖🔍🧐🌷🚦 https://reporterdeocasiao.blogspot.com/ 🖊📲 

👤👥👪👫👬👭👦👧👨👩💑💙💚💛💜👏👏👏📸

⌛ 📖 🔦 🧐  reporter.de.ocasiao@gmail.com 💣🖊📱


📚 Torneio Cultores 🎓

do Policiário 🔍

 


Problema Policiário N.º 9

 

O INSPECTOR FIDALGO APOSENTADO

Um Original de:

Inspector Fidalgo Marinhais


INSPECTOR FIDALGO - LUÍS AMARAL PESSOA

 

📖 HOMENAGEM 📖

 

BIG BEN – Decifração

DANIEL FALCÃO – Combinado

INSPECTOR ARANHA – Melhores

INSPETOR BOAVIDA – Originais

JARTUR – Combatividade

LP (Inspector Fidalgo) – Produção

 

 


Solução do Autor:  

O Inspector Fidalgo chegou à conclusão que o Zé Matulão inventou tudo, certamente para ganhar algum com os seguros.

Em primeiro lugar, esta cena passa-se no mês de Junho, altura em que feriados religiosos, nacionais e municipal de Lisboa ocorrem e o Fidalgo continua a seguir o mesmo padrão de quando estava no activo e tinha miúdos/adolescentes. Só que agora vai para mais longe, para outros horizontes.

As condições descritas pelo Zé Matulão e verificadas pelo Fidalgo, são incompatíveis com o mês de Junho! Folhas caídas, ramos despidos, frio... se tudo se passasse aqui, em Portugal, claro!

Mas bate tudo certo se o Fidalgo estiver em férias no hemisfério sul, por exemplo no Brasil, em que o frio, a queda da folha, o despir das árvores ocorre a partir de Março/Abril, estando tudo no chão em Junho. Como o Fidalgo conheceu o Venâncio num intercâmbio e deu-lhe formação, poderia muito bem ser entre países falantes de português.

O erro do Zé Matulão está na sua hipotética aplicação dos exemplos práticos dos escuteiros no Norte de Portugal, que teriam de ser a procura da Estrela Polar para encontrar o Norte e assim ter um rumo para seguir. Só que no Hemisfério Sul não há maneira de encontrar a Estrela Polar e bem podia ele andar à procura das Ursas (Maior e Menor). Apenas poderia procurar o Cruzeiro do Sul e rumar a Sul, mas isso não podia ele ter praticado com os escuteiros em Portugal, porque no Hemisfério Norte não é visível!

Inspector Fidalgo

***************

 

Anotações do "Blogue RO"...

ALÍNEAS ESSENCIAIS! AS PREMISSAS DO TEXTO!

 

1 - ...O Inspector Fidalgo percorria o calendário à procura de feriados e pontes...

2 - ...já não precisava de escolher destinos para onde fosse... ...e podia apontar para outros horizontes...

3 - ...O passeio estava a ser excelente, a temperatura um pouco baixa, é certo, mas o céu estava limpo e o sol radioso, nada de ventos, só uma brisa fresca lembrava que não era verão...

4 - ...- Inspector Fidalgo, que surpresa! Minha senhora, os meus cumprimentos! Quem diria que o ia encontrar por aqui!... 

5 - ...O Venâncio, que encontrou em algumas formações de intercâmbio que ministrou...

6 - ...Então, apareceu debaixo de uma árvore, sentado em cima das folhas caídas, mesmo na orla da floresta...

7 - ...e só à noite, graças às suas recordações de infância dos exercícios nocturnos dos escuteiros, no Norte de Portugal e às árvores com copas despidas, conseguiu orientar-se olhando para o céu e seguiu o rumo que o salvou...

O Gráfico - RO

 

 

Comentários do Blogue RO:

ESTE era um Problema Policiário, do Mestre LP (Inspector Fidalgo) que punha à prova a perspicácia dos solucionistas, tal e qual como qualquer um outro Desafio, mas, neste caso, era necessário “descobrir” o cerne ou busílis do questionário... (As férias, em Junho, passadas fora de Portugal!) pelo que... ou se “chegava lá...” ou... não! E os pormenores (as pistas!) estavam, todos, muito bem disseminados ao longo do texto... desde o primeiro ao último parágrafo! Ora... quem “resolveu” foi TOTALISTA... ou andou por “lá perto”... quem não “pescou nadinha” da trama/enredo... “perdeu” (muitos) pontos!

O Gráfico - RO

 

 

PORMENORES DECISIVOS PARA UMA

 “PROPOSTA DE SOLUÇÃO” CORRECTA 

 A VALER 10 PONTOS

 

1 O Móbil da história: SEGUROS. (0,5 pontos)

2 Conjunto de Feriados/Junho/Lisboa. (0,5 pontos)

3 Novos horizontes para Férias que não Portugal. (0,5 pontos)

4 Local/Junho/Tempo/Não em Portugal. (0,5 pontos)

5 Local/Junho/Tempo/Talvez Brasil. (0,5 pontos)

6 Intercâmbio/Venâncio/País de Língua Portuguesa. (0,5 pontos)

7 Norte de Portugal/Estrela Polar. (0,5 pontos)

8 Hemisfério Sul/Brasil/Cruzeiro do Sul. (0,5 pontos)

9 – PRESENÇA DO SOLUCIONISTA: 6 pontos – Art.º 4.b - Regulamento.

10 – Na examinação dos relatórios para a selecção das “Melhores Soluções”, a avaliação foi rigorosa... (apreciando-se todas as aldrabices relatadas do “Zé Matulão”!) valorizando-se a maneira airosa e inequívoca como o concorrente apresentou a sua “proposta de solução”.  

 


 

ESCLARECIMENTOS PARA AS ESCOLHAS

DAS “MELHORES”, “MAIS ORIGINAIS

E “COMBATIVIDADE

 

 

A – Somente as “Propostas de Solução” que sejam classificadas com “10 pontos” (Totalistas/Pontuação máxima) poderão conseguir “pontos extras” na classificação de As Melhores.

B – A selecção para as “Propostas de Solução” da categoria As Mais Originais são as que mostram sentido de originalidade, diversidade, sem repetitividade/repetibilidade do modelo utilizado em provas anteriores e inovação na maneira de serem apresentadas quer sejam visualizadas directamente ou virtualmente, em fotografia, vídeo, desenho, verso, ou outros, apresentadas em áudio e até textualmente, enviadas por “mensageiro instantâneo” (Messenger) ou “correio electrónico” (Email) ou ao vivo, em matéria real e sólida remetida através dos CTT.

C – O escrutínio das “Propostas de Solução” para a modalidade da Combatividade incide na análise que o classificador realiza e observa ao comportamento, vontade, voluntariedade e intenção do concorrente, solucionista e/ou decifrador que imprime, utiliza e emprega nos processos utilizados para produzir e criar a sua exposição, relatório, narração, etc.

§ – É fácil compreender-se e deduzir que os gostos e apreciações de quem observa e classifica... terão sempre um pequeno grau de subjectividade!

 

 

🖊 NOTA – No Blogue do “Repórter de Ocasião” 

 opta-se por escrever os textos na ortografia antiga.

 

 

  

 

 

 

 Comentários de O Gráfico RO Coordenador do Torneio

...A procura de Feriados Nacionais, Religiosos e Municipal no mesmo mês, em Lisboa, acontece no mês de Junho e o Inspector Fidalgo, sem o compromisso que tinha para com os adolescentes... procurava novos horizontes para as suas férias...

...E nesses horizontes foi de férias para o Brasil, Hemisfério Sul, onde em Junho estamos no Outono, quando as folhas caem das árvores! Sintomático.

...No Hemisfério Sul guiamo-nos pelo Cruzeiro do Sul... no Hemisfério Norte orientamo-nos pela Estela Polar.

...No restante do contexto do episódio é óbvio que “Zé Matulão” mentiu... para obter algum dinheiro dos Seguros e, por isso, toda a sua narração é mentirosa, irrisória, inoportuna, inadmissível, ilógica, por variadas situações, repleta de contrariedades!

DURA LEX SED LEX. Abraços. Saudações Policiárias.

O Gráfico RO

Repórter de Ocasião

 

 

NÚMERO DE PARTICIPANTES NAS PROVAS:

 

Problema Policiário n.º 1 = 47 Concorrentes.

Problema Policiário n.º 2  = 40 Concorrentes.

Problema Policiário n.º 3  = 41 Concorrentes.

Problema Policiário n.º 4  = 42 Concorrentes. 

Problema Policiário n.º 5  = 48 Concorrentes.

Problema Policiário n.º 6  = 45 Concorrentes. 

Problema Policiário n.º 7  = 49 Concorrentes. 

Problema Policiário n.º 8  = 50 Concorrentes.

Problema Policiário n.º 9  = 47 Concorrentes.

Total de Participantes no Torneio: 56!

 


 

 A Inteligência Artificial (IA) Chegou ao Policiário! 🫥👽🦾🦿👀

🧠🕵️‍♂️🧚‍♂️👤🔮🔍"Soluções" com Muita Qualidade!

»»» Decifração! «««

...POIS é, os tempos vão mudando e as inovações sucedem em catadupa e o Policiário, mais concretamente a Problemística Policiária, vai-se adaptando à evolução da História! Ultimamente, alguns Decifradores têm "utilizado" a "IA" nas suas "Propostas de Solução" e o valor das mesmas tem sobressaído de sobremaneira! Outros continuam a solucionar como tradicionalmente... remetendo (ainda) escritos com máquina de escrever, à mão e o mais usual por via email, também com registos de vídeo, áudio, desenhos, extractos de fotos via Google e semelhantes! A maioria dos concorrentes soluciona normalmente, com relatórios curtos e sucintos, mas por vezes, também se excedem em pormenorizações! Aqueles que se esforçam por ganhar, merecer destaque, e já ultrapassam uma dúzia, em cada Prova, nos Concursos presentes tornam, desta maneira, utilizando, agora, a "IA", a escolha das "Melhores"... muito difícil, incluindo... as "Originais" e também a "Combatividade"! Portanto, quando antes, elaborávamos uma "Solução" para determinado Problema Policiário e quase tínhamos a certeza... que iríamos triunfar em "Originalidade" e/ou "Melhores"... hoje já não é bem assim... e (quase) tudo passa por uma questão de gosto e apreciação do Coordenador/Orientador das Secções... no presente... os Blogues de Problemística Policiária!

...NO entanto continua a prevalecer as "Pontuações" -os tais "10 pontos" (totalista) em cada Desafio -e quanto a isto... não há volta  a dar! Um deslize... pode comprometer a vitória num Torneio!

O Gráfico RO

 

O problema policial sendo um passatempo, é igualmente uma fonte de desenvolvimento intelectual e fonte de conhecimentos.  

 

3 comentários:

  1. SÓ QUE OS FERIADOS PORTUGUESES NÃO SÃO OS MESMOS DO BRASIL😕😯

    ResponderEliminar
  2. Um problema muito bem imaginado. E muito mais difícil do que parecia. Parabéns ao autor.
    Vic Key

    ResponderEliminar

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.