PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026

🔎🌞CONTRA-SENHA FOLHA INFORMATIVA DO NÚCLEO POLICIÁRIO DO BARLAVENTO (NPB) N.º 11 - JUNHO 1987


📑TRATA-SE de uma publicação em folha A/4, fotocopiada, dos Anos 80, produzida pelo Confrade "FERMAN" (Fernando Vieira) do então NÚCLEO POLICIÁRIO DO BARLAVENTO (NPB) - uma espécie de Boletim que acompanhou a distinta Secção "CÓDIGO SECRETO" - onde além de evidenciar alguns dos notáveis do POLICIÁRIO e da sua PROBLEMÍSTICA incluiu outros motivos de interesse, sobre as Actividades Policiárias, na Época.

 

CONTRA-SENHA

BOLETIM INFORMATIVO DO NÚCLEO

POLICIÁRO DO BARLAVENTO

1 de Agosto de 1986 a 29 de Fevereiro de 1989

»»» 29 Edições «««



        É com crescente preocupação que notamos, nos grandes e nos pequenos gestos, estarem os pólos de actividade policiária em gradual afastamento uns dos outros, quando o bom senso e a experiência aconselhariam exactamente o contrário.

        Verifica-se, até, uma muda, mas latente incompatibilidade, primeiro no inconsciente e depois na prática, entre os responsáveis pelos projectos recentemente ou relançados ou criados. Todos temos presente indícios dessa “rivalidade”. E note-se que a “concorrência” quando praticada saudavelmente é benéfica por estimular o engenho e a arte, na procura da tal melhoria que sobressai e conquista adesões.

        Mas, francamente, a problemística policiária é um palco pequenino em largura e comprimento e, para interessar o muito “público” ainda alheio aos prazeres e benefícios da dedução policiária, não parece adequado cada “actor” representar para si próprio, negligenciando ostensiva e presunçosamente os atributos daqueles que o acompanham na mesma causa, embora perfilhem ideias diferentes, mas intuitos similares.

        Mais uma vez, o NPB apela ao diálogo construtivo e à concórdia e lança o alerta para que nenhum policiarista responsável veja o seu próprio umbigo como o centro do Mundo.

        ...A “união entre todos” é uma frase que soa muito bem, só que — acompanhada de acções que a consolidem e lhe deem crédito — terá a efectiva força de que o policiarismo necessita neste momento crucial para a divulgação e dignificação que todos nós, sempre que temos oportunidade pare tal, não nos cansamos de propagandear.

 


J

OSÉ MANUEL DE SÁ CUNHA MACHADO nasceu em Pevidém, precisamente na casa onde ainda vive, no dia 22 de Setembro de 1963.

     INICIOU-SE na Problemística Policiária em 1978, como a maior parte dos amantes deste “hobby” na secção “Mistério… Policiário". A estreia apenas não se deu na altura em que surgiu pela 1.ª vez a citada secção, devido a um “receio” infundado, que talvez atinja alguns dos futuros policiaristas.

     APRESENTOU-SE com o pseudónimo “Jomasacuma”, tendo sido este mais tarde alterado para um mais simples de nomear, “Zé Manel”. A partir de Janeiro de 1984 passou a assinar com o actual pseudónimo “Mac Jr.” (e não “Mac Jor.”, nem “Mac Júnior”, como alguns confrades têm escrito).

     AINDA leva vida de estudante pois frequenta a Universidade do Minho no 4.º ano de Eng. de Sistemas e Informática, facto este que o afastou um pouco do Charadismo e do Cruzadismo, mas não definitivamente.

     PODE considerar-se um decifrador de nível médio, nunca tendo ganho qualquer torneio, mas participando sempre que possível. A melhor classificação obtida foi, supõe, um 4.º lugar na recente II fase dos Campeonatos de Atletismo Policiário nas “Badaladas da TPO”.

     NÃO esquece de lembrar a existência do Círculo Policiário Vimaranense, que está a viver um momento de consolidação, prometendo um papel importante no panorama policiário... porque “do Norte nem só Nortada”...

 




 

📝


 Policiário!


O "Blogue RO" tem para oferecer a quem estiver interessado 1 exemplar da "CONTRA-SENHA" N.º 11, datada, de: JUNHO de 1987. A referida folha será enviada, gratuitamente, via CCT, a quem a solicitar! 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.