PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Uma Pausa... para Três CAFÉS!



  D
IGO-O, com sinceridade... que em nenhum momento imaginei escrever uma Crónica dedicada ao incomparável Joaquim Café Nisa!... É verdade. Todavia, eu sempre afirmei que ao escrever uma Crónica... nunca saberia quando surgiria a próxima... nem tão pouco penso no tema ou assunto a evidenciar! Quando a oportunidade surge... a Crónica, acontece! É o caso de hoje, 13 de Agosto de 2012, quando me apresto para narrar “Uma Crónica... de Café!” embora já a tivesse prometido escrever no dia 6, ainda deste mês... aquando da assinatura do Protocolo entre a Câmara Municipal de Almada e o Charneca de Caparica Futebol Clube a propósito da viabilização para a implantação da relva sintética no Campo do Cassapo.

            Refiro-me claramente ao “pigmeu” (homem sem importância... segundo os dicionários da Língua Portuguesa) Joaquim Café Nisa... que devagar e devagarinho... desde há muitos anos, é um Sócio-Dirigente do acolhedor CCFC! Não estão muito distantes os tempos em que o Café era visto no CCFC... “de pé atrás” que é como quem diz... as pessoas olhavam-no com reservas e com desconfiança!... O Joaquim Café tem o seu próprio feitio... mas, quem se considerar imaculado de pecados... que atire a primeira pedra! Por vontade de muitos... o Café já tinha sido excomungado da Família dos “Canários” porque estes pássaros amarelos preferem alimentar-se da saborosa semente originada de plantas poáceas, da família dos cereais, à qual se dá o nome do famoso alpista ou alpiste. Actualmente o JCN é um dos Vogais do Conselho Fiscal dos Órgãos Sociais do CCFC e representa um dos decanos das Direcções do Clube. Quase sem dar nas vistas tem sido mais um elemento a trabalhar... em prol do Charneca! Uma das agruras que o atormentou, nos últimos tempos... foi o facto de a Direcção do CCFC ter alugado a exploração do Bar a Pessoas estranhas ao Clube... porque, assim... lá se foram as gratuitas e apetitosas Bifaninhas da praxe... aos Domingos e as Minizinhas da ordem... mas, do mesmo mal me queixo eu! E... se calhar... outros, também.

            Escrevendo mais a sério, esta Crónica surgiu porque eu, senti-me culpado, por me ter esquecido de escrever o seu nome (JCN) quando mencionei um grupo de Fotógrafos, dos mais assíduos, na Alínea (F) Fotografias do Documento “CCFC de A a Z” (Epóca 2011-2012), ainda em publicação no Site do CCFC! Aquando da Festa do Protocolo fiquei em pânico... quando a Cerimónia estava para começar e... não havia Fotógrafos na Sala! Num momento de História, como aquele... seria terrível não estar um Fotógrafo presente na Sede/Bar do CCFC. JMS, o nosso digno Presidente já me confidenciara que o Joaquim Café lhe prometera estar presente... mas, ele, nunca mais aparecia... Até que, de rompante, lá surgiu o JCN de máquina fotográfica, em riste... (o instrumento é quase maior do que ele!). Aliviado comentei para o Café que já desesperava pela sua ausência... então, de um modo inocente, o Vogal do Conselho Fiscal, Café Nisa, justificou-se que simplesmente se esquecera... do Protocolo! Foi mesmo... uma desculpa à Joaquim Café Nisa! Só dele... Um elemento que mora ali, a escassos metros do Cassapo!... Vejam só... Os Sintéticos para o Cassapo têm sido tantos... e tantos... que até dá para o JCN se esquecer duma Cerimónia daquelas!...

            São dele, do “Repórter-Fotográfico-Esquecido”, (JCN) todas as Fotografias que englobam a reportagem fotográfica que está exposta no Álbum de Fotografias do Site do CCFC. Todos, os amantes do Charneca de Caparica Futebol Clube, certamente, lhe estarão gratos. Numa, ou noutra ocasião, o JCN tem sido muito prestável como Repórter Fotográfico e estou a lembrar-me de algumas fotos dos Iniciados e dos Juvenis da Época 2010-2011 onde ele, mais uma vez... foi o “Salvador” do CCFC quando retratou estas duas Equipas para irem direitinhas para a Caderneta dos “Cromos da Bola”... quando, igualmente, à última hora... não havia mais ninguém para fazê-lo!

            Outras tarefas, noutros tempos, o JCN tem desempenhado no CCFC e se ainda por cá anda... mesmo com muitos defeitos, tem sido útil em várias funções e há também quem afirme que o Café ainda está nos Quadros dos Órgãos Sociais do CCFC porque outros e poucos Sócios existem e se disponibilizam para assumir cargos Directivos no Clube. Seja verdade... ou não... o que é certo é que o Joaquim Café Nisa já faz parte da História do CCFC! Esta é que é uma grande verdade!

            Não seria justo para comigo próprio, se não referisse nesta Crónica que o JCN tem outra virtude... Ainda não perdeu, contra mim... um jogo de cartas de “Sueca”! Também é verdade! O melhor que eu consegui, como sendo seu adversário... foi um empate... se a memória não me falha! Há quem diga (e o Presidente JMS é um deles...) que o Café não faz outras coisas na vida (não cumpre alguns deveres...) para ter a Sorte no jogo da “Sueca”!... Aí é que eu não concordo... que se lixe o jogo das cartas!...

            Se um Café incomoda muita gente... dois Cafés incomodam muito mais... e, então... três Cafés... já são demais!!! Pois é... Existem mais dois Cafés, pelo menos, que frequentam o Cassapo: O mais velho que é o Pai do JCN e o mais novo, que é o Hugo Café, é Atleta, actualmente, e desde há muitos anos (Prata-da-Casa), dos Seniores do nosso Clube! O Avô é um refilão, por natureza! Os árbitros que arbitram no Cassapo... que se cuidem! O Neto é uma jóia de rapaz... uma simpatia, por excelência! Um extraordinário jogador.

            Antes de iniciar esta Crónica fui ao meu e-mail para verificar as mensagens-do-dia. Então não é que lá estava uma... do próprio Joaquim Café Nisa, a dizer-me que se iniciaram as Obras do Sintético, no Cassapo (?!) e remetia-me, ao mesmo tempo... uma foto dum Caterpílar a escavar o Campo do Cassapo! Há cada uma!... Só para os Leitores terem uma ideia digo-vos que em três ou quatro anos... o JCN enviou-me três ou quatro mensagens... apenas!
            Por todos estes motivos... e mais alguns... eu adoro o CCFC!
                                                                                                                                          
            Repórter de Ocasião
            (13 de Agosto de 2012)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.